Com água do rio São Francisco, Campina Grande tem racionamento reduzido
Por Nill Júnior
A população de Campina Grande, na Paraíba, já começa a sentir os efeitos da chegada da água do Projeto de Integração do Rio São Francisco ao reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB), segundo o Ministério da Integração em nota.
Neste final de semana (22), o regime de racionamento na segunda maior cidade do estado paraibano foi reduzido de quatro dias para três dias por semana. A expectativa é de que nos próximos meses, as famílias paraibanas voltem a ter o abastecimento diário e regular em suas residências, com o reforço das águas do ‘Velho Chico’.
Nos últimos dias, o volume armazenado no Epitácio Pessoa aumentou de 0,3% para 3,2% da sua capacidade, depois que a água do projeto chegou à área do reservatório, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Leia mais. Quando o açude atingir o percentual mínimo de 8,2%, o manancial sairá do chamado “volume morto” e o governo estadual irá analisar a possibilidade de acabar com o racionamento.
Na semana passada (18), as águas do São Francisco encontraram o espelho d’água do açude, o que gerou as condições necessárias para o início da redução do cronograma de racionamento enfrentado pela população local. Leia mais.
O Projeto São Francisco também vai beneficiar, até maio, mais 17 cidades da região, como Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó e Cabaceiras.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), subiu o tom nesta segunda-feira (26) ao denunciar o que classificou como um esquema de “arapongagem” e uso político da Polícia Civil de Pernambuco. A declaração ocorre após revelações de que um grupo informal de agentes estaria monitorando secretários municipais e instalando rastreadores em veículos oficiais sem autorização […]
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), subiu o tom nesta segunda-feira (26) ao denunciar o que classificou como um esquema de “arapongagem” e uso político da Polícia Civil de Pernambuco. A declaração ocorre após revelações de que um grupo informal de agentes estaria monitorando secretários municipais e instalando rastreadores em veículos oficiais sem autorização judicial.
Para o gestor, as práticas ferem o Estado Democrático de Direito e transformam instituições de Estado em ferramentas de perseguição eleitoral.
Segundo a denúncia, revelada inicialmente pela TV Record, inquéritos sobre a gestão municipal — que já haviam sido arquivados por falta de provas — foram reabertos por “ordem superior” durante o período eleitoral de 2024. O caso mais grave envolve um grupo de mensagens formado por delegados e agentes para coordenar vigilância ilegal.
“O que a TV Record revelou é muito grave: o uso político da Polícia Civil. Rastreador colocado em carro oficial sem ordem judicial. Isso é criminoso”, afirmou o prefeito.
Campos relacionou a espionagem a uma estrutura maior de ataques que, segundo ele, inclui o financiamento de redes de ódio e a disseminação de fake news contra sua honra e de seus auxiliares. Ele questionou diretamente a cúpula do Governo do Estado sobre quem estaria financiando e dando as ordens para tais operações.
“Na polícia e na política não vale tudo. Tem regra, tem lei e tem que ser cumprida para todo mundo”, pontuou Campos.
O prefeito garantiu que levará o caso às instâncias judiciais para assegurar que os responsáveis sejam punidos. Em seu discurso, reforçou que a Polícia Civil, uma instituição de mais de 200 anos, não pode ser maculada por interesses partidários. “A democracia brasileira não permite nem permitirá nenhum ato autoritário”, concluiu.
O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13), após reunião com a coordenação política do governo, que o debate no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre 13 pontos das contas da gestão de Dilma Rousseff em 2014 deve ser “técnico”. Para ele, o espaço para debate político é […]
O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13), após reunião com a coordenação política do governo, que o debate no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre 13 pontos das contas da gestão de Dilma Rousseff em 2014 deve ser “técnico”. Para ele, o espaço para debate político é o Congresso.
Na reunião da coordenação, além da presidente Dilma, estavam presentes ministros e líderes do governo no Congresso.
No mês passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu 30 dias de prazo para o governo explicar ao órgão as chamadas “pedaladas fiscais”, que consistiram no atraso dos repasses para instituições financeiras públicas do dinheiro de benefícios sociais e previdenciários, como Bolsa Família, abono, seguro-desemprego e subsídios agrícolas.
Devido ao atraso, instituições como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES, tiveram de usar recursos próprios para honrar os compromissos, numa espécie de “empréstimo” ao governo, que, com o atraso, adiaria despesas a fim de aliviar a situação das contas públicas. Segundo o processo no TCU, as “pedaladas” somam R$ 40 bilhões.
Debate técnico: “Acredito que o espaço do TCU é um debate técnico. Quem faz debate político é o Congresso. E ele será travado, com as dimensões próprias de um poder como o Congresso Nacional. Apostamos e queremos que o TCU faça o debate técnico ponderado e seja capaz de realmente melhorar o sistema de repasse e pagamentos, tema altamente relevante”, afirmou o ministro. (G1)
A previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Clima indica continuidade de chuvas com intensidade de moderada a forte, principalmente no período da noite, em munícipios no Sertão Pernambucano, com destaque para o Sertão do São Francisco. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também previu o aumento de chuvas. São esperados ainda ventos […]
A previsão do tempo da Agência Pernambucana de Águas e Clima indica continuidade de chuvas com intensidade de moderada a forte, principalmente no período da noite, em munícipios no Sertão Pernambucano, com destaque para o Sertão do São Francisco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também previu o aumento de chuvas. São esperados ainda ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. Há, no entanto, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O instituto recomenda que os moradores das regiões procurem a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros em caso de emergências.
Apesar das chuvas, as temperaturas na região vão permanecer altas de acordo com o Inmet. A máxima deve chegar a 39º C. A mínima será de 18º C.
Segundo a consultora do Inmet Dayse Moraes, as chuvas esperadas pelo boletim são causadas por um sistema frontal que se desloca entre o sul do Piauí e o Recôncavo Baiano. “Esse sistema causa uma instabilidade e chuva intensa. Temos ainda uma convergência, pois está tendo bastante chuva no Sertão do Piauí, que se desloca para o Sertão de Pernambuco”, explica.
O sistema frontal, acrescenta Dayse, é uma banda de nebulosidade provocada por uma baixa pressão da atmosfera e encontros de massas de ar quente e ar frio. “Estamos monitorando o sistema e, caso se intensifique, iremos aumentar a severidade do aviso”, finaliza Dayse.
O empresário de Capoeiras (Agreste Meridional), Nego do Mercado, assinou ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro ao lado do governador Paulo Câmara e do presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, durante o último final de semana. O ato foi realizado na casa da prefeita da cidade, a socialista Neide Reino, e contou também […]
O empresário de Capoeiras (Agreste Meridional), Nego do Mercado, assinou ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro ao lado do governador Paulo Câmara e do presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes, durante o último final de semana.
O ato foi realizado na casa da prefeita da cidade, a socialista Neide Reino, e contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PP).
Após o anúncio da chegada de Nego do Mercado, o presidente Sileno Guedes destacou o fortalecimento do grupo na cidade. “Temos, em Capoeiras, uma gestão exitosa, que é encaminhada pela prefeita Neide Reino. Agora, com a filiação de Nego do Mercado, o Partido Socialista Brasileiro segue fortalecido na cidade. Discutir a continuidade desse projeto é uma dos objetivos do PSB para os próximos meses”, avaliou o dirigente estadual.
Nego do Mercado demonstrou satisfação com a nova filiação e disse que está disposto a contribuir com o PSB de Capoeiras. “Sempre fui aliado do governador Paulo Câmara. Estou à disposição do partido para ajudar minha cidade, não necessariamente como candidato em eleições, mas quero contribuir com nosso grupo político”, afirmou.
Por André Luis Nesta terça-feira (27), o vereador Douglas Rodrigues (PSD) foi o entrevistado do programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú. Durante a conversa, o político abordou diversos temas, incluindo a desistência do presidente da Câmara de Vereadores, Rubinho do São João (PSD), em seguir na vida política, e o anúncio da migração […]
Nesta terça-feira (27), o vereador Douglas Rodrigues (PSD) foi o entrevistado do programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú.
Durante a conversa, o político abordou diversos temas, incluindo a desistência do presidente da Câmara de Vereadores, Rubinho do São João (PSD), em seguir na vida política, e o anúncio da migração do PSD para o PSDB, partido da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.
Douglas, que participou ativamente da movimentação em torno da pré-candidatura de Rubinho do São João a vice-prefeito, explicou os motivos por trás da decisão do anúncio da migração do PSD para o PSDB.
Segundo o vereador, a falta de representatividade do PSD no âmbito estadual e federal dificulta as chances de sucesso nas eleições municipais de 2024. Com a proposta feita pelo gerente de Articulação Regional da Casa Civil, Mário Viana Filho, a migração para o partido foi considerada uma estratégia de sobrevivência política no município.
“Eu hoje eu sou filiado ao PSD que é o partido do ministro da Pesca, André de Paula e eu comuniquei a ele que sairia do partido pela questão de ter se tornado no estado um partido nanico”, afirmou Douglas.
No entanto, o vereador ressaltou que sua lealdade ao prefeito Sandrinho é um fator determinante na escolha do partido. Caso não haja alinhamento com o chefe do Executivo municipal, Douglas afirmou que não poderá se filiar ao PSDB.
Durante a entrevista, também foi questionado a respeito do alinhamento entre o PSDB e o PSB, partido da governadora Raquel Lyra. O vereador esclareceu que apesar das diferenças entre os dois partidos, o prefeito Sandrinho possui um alinhamento com a governadora, o que justifica a escolha pelo PSDB.
“Veja só! A gente procura aqui uma sobrevivência no município na questão do mandato para vereador. Até então a gente entendia, e eu ainda entendo assim: mesmo sendo do PSB e sendo presidente do partido aqui no município, Sandrinho votou com Raquel Lyra, portanto, eles tem um certo alinhamento”, disse o vereador.
Sobre a desistência de Rubinho do São João em seguir na vida política, Douglas Rodrigues revelou que a notícia emocionou vários colegas parlamentares. O vereador admitiu que levou algum tempo para entender e aceitar a decisão pessoal de Rubinho, mas afirmou respeitá-la.
Por fim, Douglas foi questionado sobre as declarações do vereador Vicentinho a respeito do vice-prefeito Daniel Valadares. Vicentinho havia afirmado que Daniel não estaria tendo um diálogo adequado com a Câmara de Vereadores, defendendo a importância de um vice que represente e dialogue com o parlamento. No entanto, Douglas discordou das afirmações de Vicentinho, destacando que ele próprio sempre teve um diálogo aberto com Daniel e que o vice-prefeito não é ausente quando solicitado.
“Eu posso falar por mim, não posso falar pelos demais porque cada um tem uma forma de ver, de analisar a política e de fazer o seu trabalho. Com relação a Daniel, eu nunca tive problema com ele na questão de ser ausente. Ele não é ausente comigo porque eu vou atrás”, afirmou Douglas.
Você precisa fazer login para comentar.