Coluna do Domingão
Falha inaceitável
A vinda de Raquel Lyra ao Pajeú teria sido contábil e totalmente positiva se não fosse por um ato falho: a ausência na agenda institucional e política em Afogados da Ingazeira.
A agenda de Raquel nesta sexta tinha Arcoverde, Sertânia, Brejinho, e por fim, Afogados da Ingazeira.
O problema foi a inclusão de cidades e encontros que não estavam na agenda oficial. Raquel esteve com Sávio Torres em Tuparetama, Evandro, George Borja, Fredson Brito e Zé Marcos em São José do Egito. Quando chegou a Brejinho, no encontro com Gilson Bento, já estava muito atrasada e era certo que não chegaria a tempo em Afogados da Ingazeira. O jeito foi abortar a sequência da programação.
Isso nada tem a ver com os agentes públicos que buscaram um espaço adicional na agenda com a governadora. “Se a governadora vem, que mal tem?” – afirmaram em linhas gerais.
Mas Raquel e seu staff, sua assessoria e responsáveis por montar o mosaico de seus encontros no interior tem obrigação de fazer cumprir com o que está escrito e prometido. A agenda institucional foi amplamente divulgada com timbre do governo no cabeçalho, por exemplo.
Na análise feita à boca miúda, Danilo Simões perdeu mais que Sandrinho. Os dois esperaram pela governadora, mas no fim das contas, a agenda política era mais cercada de expectativa que a administrativa, a ponto de Danilo definir toda a sua agenda a partir da data disponível de Raquel, que seria a cereja do seu bolo.
Independente de quem perdeu mais ou menos, um cargo dessa envergadura tem liturgia, rito, compromisso. E a versão política de Raquel deve estar onde promete estar. Seja em Afogados ou em lugar qualquer, que o bolo da governadora não se repita. De jeito nenhum…
Os pré-candidatos
O pré-candidato a prefeito de São José do Egito, George Borja, disse que são cinco a seis nomes cotados para integrar sua chapa na condição de candidato a vice. “Se há esse número, sinal de que estamos no caminho certo”. Na bolsa de apostas, aumentaram as especulações em torno da professora Roseane Borja.
Quem viu?
No ato de inauguração do sistema de abastecimento de água de algumas comunidades rurais de Brejinho, chamou atenção a conversa entre Anderson Lopes e Jordânia Siqueira com Silvio Costa Filho. Nessa eleição, a dúvida é se estarão juntos ou apartados.
Vazou
Na festa tradicional que no Santo Antônio 1, dia 22, vazou um áudio do organizador e pré-candidato Mário Martins proibindo o apresentador de citar nomes de vereadores. “Aqui não é pra falar nome de vereador”, esbravejou ao locutor que chamava as atrações. No evento, Gal Mariano e Renaldo Lima não gostaram. Na Câmara, acusaram o pretenso colega de ser no mínimo deselegante.
Uma banda
Nem oito nem oitenta. O cantor Oswaldo Montenegro liberou uma parte da transmissão do seu show na Expoagro, em Afogados da Ingazeira. Cerca de 25 minutos depois, o som foi cortado. A transmissão passou a gerar imagens das ações da gestão Sandrinho.
Saiu o vice
Em Serra, o pré-candidato a vice do médico Luiz Pinto, do PSOL, será Ivanildo Gomes, do PMB, Partido da Mulher Brasileira, sinal do machismo estrutural na política. Mas todos querem saber quem será o candidato a vice na chapa de Miguel Duque e de Márcia Conrado. Marquinhos Godoy e Leirson Magalhães seguem favoritos.
Ceticismo calculado
Como Raquel não veio ao ato de Danilo Simões, o prefeito Sandrinho Palmeira tirou uma onda e disse que não tem como cravar o apoio porque não foi ainda comunicado oficialmente da decisão da governadora. “Não duvido, mas espero que ela seja justa comigo como fui com ela”.
Que estratégia…
Em Carnaíba, a pré campanha de Ilma e cia continua mirando no prefeito Anchieta Patriota e não no seu pré-candidato. Prefere rivalizar e brigar com uma gestão com 80% de aceitação do que mirar em Berg Gomes, até agora sem ser alvo de uma crítica sequer. Parabéns aos envolvidos.
Chapa definida?
Ainda sobre Itapetim, o blog recebeu a informação de que a chapa do prefeito Adelmo Moura estaria definida com Chico de Laura na cabeça e Aline Karina na vice. A conferir…
Frase da semana:
“Cadê Raquel?”
Frase mais ouvida nos corredores da Expoagro por aliados de Sandrinho Palmeira e no ato de Danilo Simões por aliados do oposicionista.