Notícias

CECOR implementa novos projetos de convivência com o Semiárido no Sertão de Pernambuco

Por André Luis

Prestes a comemorar 30 anos de existência neste ano de 2024, o Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR) retomou nos últimos meses a execução de projetos sociais de convivência com o Semiárido na região do Sertão de Pernambuco. 

Por meio do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas), o CECOR está implementando novas tecnologias nos municípios de Serra Talhada, Flores, Mirandiba e São José do Belmonte, incluindo tecnologias do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Programa Uma Terra e Duas (P1+2), retomados pelo governo Lula, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Articulação Semiárido (ASA). 

Do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), o CECOR está implementando 584 cisternas de 16 mil litros de água nos municípios de Serra Talhada, Flores e São José do Belmonte. São 144 tecnologias para Flores, 160 para Serra Talhada, 120 para Mirandiba e 160 para São José do Belmonte. Além das cisternas, o projeto garante capacitação técnica para as famílias sobre gerenciamento de Recursos Hídricos e capacitação para pedreiros e pedreiras.  

Do Programa Uma Terra e Duas (P1+2), são 126 tecnologias implementadas em Serra Talhada e Mirandiba, distribuídas entre cisternas de placas com capacidade para 52 mil litros de água e barragens subterrâneas, sendo 32 cisternas de enxurrada, 88 cisternas calçadão e seis barragens subterrâneas. Além das tecnologias, o P1+2 ainda garante assessoria técnica para as famílias beneficiárias.

Somando-se aos programas de acesso à água, o CECOR está executando o projeto “Quilombo Sustentável – Transformando Paisagens no Sertão do Pajeú”, na comunidade quilombola Catolé, em Serra Talhada. Com o apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN e em parceria com a Casa da Mulher do Nordeste – CMN, o projeto consiste na implantação de 20 experiências agroecológicas em unidades produtivas de famílias quilombolas, visando a melhoria da segurança alimentar e nutricional, a comercialização e principalmente a geração de renda.

Estão sendo implementadas experiências agroecológicas de produção de hortas, frutas e criação de pequenos animais nos quintais das residências, com ênfase para as famílias chefiadas por mulheres. As famílias atendidas estão inseridas nas articulações e movimentos da agricultura familiar do município e do território do Sertão do Pajeú, como é o caso da Rede Pajeú de Agroecologia – RPA e da Feira Agroecológica de Serra Talhada – FAST.

Outras Notícias

IPEC TV Globo: Marília 33%, Raquel 11%, Anderson 10%, Miguel 9% e Danilo, 6%

Para o Senado: André de Paula (PSD): 14%; Teresa Leitão (PT): 12%; Guilherme Coelho (PSDB): 9%; Gilson Machado (PL): 7% Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada hoje pela TV Globo revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador de Pernambuco. A candidata do Solidariedade, Marília Arraes, lidera a disputa com 33% das intenções de voto. […]

Para o Senado: André de Paula (PSD): 14%; Teresa Leitão (PT): 12%; Guilherme Coelho (PSDB): 9%; Gilson Machado (PL): 7%

Pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada hoje pela TV Globo revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador de Pernambuco. A candidata do Solidariedade, Marília Arraes, lidera a disputa com 33% das intenções de voto.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 e 14 de agosto em 50 cidades pernambucanas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09411_2022.

Na pesquisa estimulada, Marília Arraes (Solidariedade): 33%; Raquel Lyra (PSDB): 11%; Anderson Ferreira (PL): 10%; Miguel Coelho (União Brasil): 9% e Danilo Cabral (PSB): 6%.

Na sequência, com 1%, Claudia Ribeiro (PSTU), Jadilson Bombeiro (PMB), João Arnaldo (PSOL) e Jones Manoel (PCB). Ubiracy Olímpio (PCO) e Pastor Wellington (PTB) não pontuaram. Brancos e nulos são 17%. Não souberam 9%.

Rejeição: quando perguntados em quem não votam de jeito nenhum os eleitores citaram por ordem Danilo Cabral (PSB): 22%; Marília Arraes (Solidariedade): 19%; Anderson Ferreira (PL): 18%; Miguel Coelho (União Brasil): 18%; João Arnaldo (PSOL): 16%; Raquel Lyra (PSDB): 14%; Ubiracy Olímpio (PCO): 13%; Jadilson Bombeiro (PMB): 12%; Jones Manoel (PCB): 12%; Claudia Ribeiro (PSTU): 11%; Pastor Wellington (PTB): 11%; Poderia votar em todos (resposta espontânea): 2% e não sabe: 27%.

Senado: Confira quais as intenções de voto para o Senado, de acordo com a pesquisa Ipec. Na resposta estimulada e única, André de Paula (PSD): 14%; Teresa Leitão (PT): 12%; Guilherme Coelho (PSDB): 9%; Gilson Machado (PL): 7%; Carlos Andrade Lima (União Brasil): 3%; Esteves Jacinto (PRTB): 3%; Roberta Rita (PCO): 3%; Dayse Medeiros (PSTU): 2%; Eugênia Lima (PSOL): 1%; Teio Ramos (PMB): 1%. Brancos e nulos: 27%. Não souberam: 19%.

 

Covid-19: confirmada circulação da subvariante BA.5 da Ômicron em Pernambuco 

Um novo sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta quarta-feira (22), apontou que a subvariante BA.5 da Ômicron já circula em Pernambuco. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado em postagem nas redes sociais. Ainda segundo a informação, das 146 amostras […]

Um novo sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado nesta quarta-feira (22), apontou que a subvariante BA.5 da Ômicron já circula em Pernambuco. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado em postagem nas redes sociais.

Ainda segundo a informação, das 146 amostras positivas para a Covid-19, coletadas entre janeiro e junho, nove foram identificadas como da BA.5.

“Os demais genomas processados também foram da linhagem Ômicron, com coletas realizadas entre janeiro e junho. Na semana passada, Pernambuco já havia confirmado a circulação da subvariante BA.4 da Ômicron no Estado. Neste novo sequenciamento, 38 amostras foram identificadas como da sublinhagem BA.4”. Informou o governo.

Ainda segundo as informações, a SES-PE continua enviando aos municípios pernambucanos testes rápidos de antígeno para que as gestões locais qualifiquem suas estratégias. Neste mês, foram mais de 69,2 mil unidades ofertadas para cidades espalhadas por todas as regiões do Estado.

“A entrada das sublinhagens BA.4 e BA.5 reforça ainda mais a importância da vacinação contra a Covid-19, inclusive das doses de reforço. Estas doses proporcionam o aumento da quantidade de anticorpos no organismo, ampliando a proteção e reduzindo a chance de infecção ou reinfecção, assim como formas graves da doença e óbitos”, destaca.

IPEC: Zeca 44%, Madalena 33% e LW, 6%

Dois candidatos oscilaram positivamente em relação à pesquisa IPEC de outubro do ano passado. Zeca foi de 41% a 44% e Madalena,  de 30% a 33%. Sem Wellington,  Zeca 46% e Madalena,  37% O Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco – IPEC divulgou pesquisa em parceria com a Rádio Independente FM, de Arcoverde. O Instituto aferiu […]

Dois candidatos oscilaram positivamente em relação à pesquisa IPEC de outubro do ano passado. Zeca foi de 41% a 44% e Madalena,  de 30% a 33%. Sem Wellington,  Zeca 46% e Madalena,  37%

O Instituto de Pesquisas Científicas de Pernambuco – IPEC divulgou pesquisa em parceria com a Rádio Independente FM, de Arcoverde.

O Instituto aferiu como estão as pré-candidaturas de Zeca Cavalcanti, Madalena Britto e do atual gestor, Wellington Maciel.

Os números foram apresentados pelo diretor do Instituto, Edvaldo Silvestre, falando ao comunicador e blogueiro Dárcio Rabêlo.

De acordo com a pesquisa,  no cenário estimulado,  o ex-prefeito Zeca lidera a disputa com 44% das intenções de voto contra 33% da ex-prefeita Madalena Britto.

O atual prefeito Wellington Maciel (MDB) aparece em terceira colocação com 6%. Os brancos e nulos somam 12% e não sabe e nem opinou 5%.

No cenário com  Zeca Cavalcanti e Madalena Britto,  Zeca tem 46% contra 37% da ex-prefeita.

Pesquisa de instituto se compara com o mesmo instituto:

Em outubro do ano passado,  pelo mesmo IPEC, Zeca Cavalcanti liderava as intenções de voto com 41%, contra 30% de Madalena e 12% de Wellington Maciel. Siqueirinha tinha 7%.

Resumindo, os dois principais candidatos cresceram 3%, mesmo percentual.  Quando Wellington sai do páreo,  Zeca cresce 5% e Madalena, 7%, de acordo com a pesquisa anterior.

Os de hoje reforçam a dificuldade do prefeito Wellington Maciel. Sua gestão tem reprovação de 81%. Apenas 12% aprovam a gestão do prefeito. Outros 7% não opinaram.

Em outra pesquisa, 8% disseram que LW merece ser reeleito e 90% afirmam que ele já teve sua chance.

A pesquisa IPEC foi realizada entre os dias 2 e 6 de junho, com margem de erro de 5,2% e grau de confiança de 95%. Foi registrada no TSE sob o número PE 06787/2024.

Clique aqui e veja detalhes da pesquisa IPEC.

Assistência Social conquista cozinha comunitária para Tuparetama

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, anunciou a conquista de uma cozinha comunitária, que em breve, será instalada na Vila Bom Jesus, no local onde funcionou a antiga creche. O espaço passou por uma grande reforma e foi todo revitalizado, ganhando novas pias, balcões, banheiro com acessibilidade, troca da instalação elétrica […]

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, anunciou a conquista de uma cozinha comunitária, que em breve, será instalada na Vila Bom Jesus, no local onde funcionou a antiga creche.

O espaço passou por uma grande reforma e foi todo revitalizado, ganhando novas pias, balcões, banheiro com acessibilidade, troca da instalação elétrica e hidráulica, pintura, dentre outros.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Raquel Torres, a conquista da Cozinha Comunitária é fruto do empenho da gestão municipal, que desde 2021 vem participando de reuniões e firmando parcerias junto ao Governo do Estado.

“Estamos nessa luta desde o início da gestão, mas foi em 2021 que demos o primeiro passo assinando o convênio do sistema de Transferência fundo a fundo do recurso vinculado da promoção de segurança alimentar e nutricional do programa estadual Tá na Mesa. Estamos na fase final da reforma do local e o próximo passo será a compra dos equipamentos e alimentos, que deve acontecer nos próximos meses.”, afirmou Raquel.

Gestor do CORE fala sobre os desdobramentos da ORQ Hooligans

Nesta terça-feira (21), no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), o gestor do Comando e Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil de Pernambuco, Delegado Especial Antônio Barros, se pronunciou sobre os desdobramentos da Operação de Repressão Qualificada Hooligans que trata do ataque ao ônibus do time de futebol do Fortaleza. O […]

Nesta terça-feira (21), no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), o gestor do Comando e Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil de Pernambuco, Delegado Especial Antônio Barros, se pronunciou sobre os desdobramentos da Operação de Repressão Qualificada Hooligans que trata do ataque ao ônibus do time de futebol do Fortaleza.

O Ministério Público e a Justiça acataram a representação da Polícia Civil, mas o juíz divergiu quanto o entendimento da prisão preventiva tanto para o presidente e o vice-presidente da torcida organizada do Sport, quanto os outros cinco homens que estavam presos, pondo-os em liberdade.

A investigação da Polícia Civil solicitou a prisão temporária por 30 dias que foi prorrogada por mais 30 dias, resultando em 60 dias de prisão temporária. No total, foram presas sete pessoas, estando duas ainda foragidas e duas outras respondiam em liberdade por terem colaborado com as investigações.

A investigação foi concluída e o Inquérito Policial foi remetido ao Ministério Público de Pernambuco com a solicitação de prisão preventiva por tentativa de homicídio, associação criminosa e provocação de tumulto.

“O posicionamento da Polícia Civil de Pernambuco é pela prisão dos indiciados pelos fatos graves que foram cometidos, mas precisamos deixar registrado o nosso respeito pelas decisões do Poder Judiciário. Nós entendemos que as medidas cautelares são importantes também para inibir atividades delituosas ligadas às torcidas organizadas”, disse o gestor do CORE, ressaltando que as medidas cautelares estabelecem aos indiciados o não comparecimento à jogos do Sport em Pernambuco e fora do Estado; proibição de frequentar as sedes das torcidas organizadas por tempo indeterminado, a proibição de afastamento da Região Metropolitana do Recife por mais de 15 dias.

“São medidas que vão inibir as atividades criminosas das torcidas organizadas e vamos estar atentos a movimentação dessas pessoas, pois o descumprimento das medidas cautelares são passíveis de prisão”, informou o Delegado Antônio Barros.

Em todas as suas fases, a ORQ Hooligans foi resultado da investigação da Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva, conduzida pelo delegado Raul Carvalho.