Notícias

Carnaval segue em Arcoverde e Tabira

Por Nill Júnior

Dois tradicionais blocos do Carnaval Tabirense vão rua nesta segunda-feira. A festa do Cavaleiros começa com a concentração para o café da manhã em sua sede e em seguida com cerca de 30 integrantes o Bloco sai as ruas arrastando os simpatizantes.

Já o Sport Tabira Folia fará sua festa no Clube Cordeirão animado pelo cantor Renato Marinho. No Carnaval organizado pela Secretaria Municipal de Cultura as atrações da 2ª feira ás 20h – Orquestra Harmonia Frevo; 22h – Kako Bala & Oh Sacode e 0h – Padú Frajolaz.

A Folia dos Bois segue em frente no Carnaval de Arcoverde – Chegou a segunda e a folia dos Bois de Arcoverde indica a seguinte programação: 14h – Boa Vista, Emília em Folia; 16h – São Geraldo, Concentração Boi-ola; 17h – São Geraldo / Praça da Bandeira,  Homenagem ao Boi-ola com arrastão popular e Orquestra de Metal Nobre ; 18h – Encontro com Sertão Maracatu; 19h – Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata; 20h – Maracatu Nação Porto Rico; 21h – Quebra Coco Aliança e 22h – Botando o som: DJ Tatá.

Outras Notícias

Ex-executivos de empreiteira fecham delação e devem cumprir prisão domiciliar

Agência Brasil – Dois ex-executivos da Empreiteira Andrade Gutierrez, presos na Operação Lava Jato em junho do ano passado, vão cumprir prisão domiciliar. Conforme acordo de delação premiada assinado com o Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente da empreiteira, Otávio Marques de Azevedo, e o ex-diretor Elton Negrão passarão a ser monitorados por tonozeleira eletrônica. […]

1

Agência Brasil – Dois ex-executivos da Empreiteira Andrade Gutierrez, presos na Operação Lava Jato em junho do ano passado, vão cumprir prisão domiciliar.

Conforme acordo de delação premiada assinado com o Ministério Público Federal (MPF), o ex-presidente da empreiteira, Otávio Marques de Azevedo, e o ex-diretor Elton Negrão passarão a ser monitorados por tonozeleira eletrônica.

Na decisão, o juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, também suspendeu a ação penal que os acusados respondem na Lava Jato. No mês passado, nas alegações finais entregues a Sergio Moro, além de pedir a condenação de 11 réus ligados à empreiteira, o MPF requereu a devolução de R$ 729 milhões referentes aos valores indevidos pagos a ex-diretores da Petrobras.

Em novembro ao ano passado, a empreiteira assinou acordo com a força-tarefa responsável pela Operação Lava Jato, pelo qual decidiu colaborar com as investigações sobre a existência de um cartel de licitações na Petrobras e reconhecer a prática de crimes, bem como pagar multa de cerca de R$ 1 bilhão pelos prejuízos causados com desvios de dinheiro público nas obras da Usina Nuclear Angra 3 e de estádios da Copa do Mundo de 2014.

Drogas será tema de audiência pública hoje em Tabira

por Juliana Lima Idealizada pelo vereador Tote Marques(PT), acontece hoje na Câmara de Tabira uma Audiência Pública para discutir a prevenção às drogas no município. Palestrantes de várias cidades da região do Pajeú estarão presentes. O Comitê Municipal Antidrogas liderado pelo Secretário de Governo Tadeu Sampaio conta com a sociedade organizada para a Audiência. Durante […]

tote_marques

por Juliana Lima

Idealizada pelo vereador Tote Marques(PT), acontece hoje na Câmara de Tabira uma Audiência Pública para discutir a prevenção às drogas no município. Palestrantes de várias cidades da região do Pajeú estarão presentes.

O Comitê Municipal Antidrogas liderado pelo Secretário de Governo Tadeu Sampaio conta com a sociedade organizada para a Audiência. Durante o evento o vereador Tote Marques aproveitará para prestar contas de sua passagem pelo poder legislativo durante 4 meses uma vez que ele substitui a vereadora titular Nelly Sampaio que goza licença maternidade.

A audiência pública começa hoje ás 7 da noite.

Marrom Brasileiro confirmado no pré-carnaval de Arcoverde

Por Michael Andrade- Itapuama FM Na tarde desta quinta-feira (23), a secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Neryanny Cavalcanti, acompanhada de Caio Omena, participou do programa De Primeira Categoria, com a jornalista Zal Ferreira, na Itapuama FM. Eles falaram sobre o Pedal Tur e Pedal Tur Kids, eventos que acontecem este final de semana em Arcoverde, […]

Por Michael Andrade- Itapuama FM

Na tarde desta quinta-feira (23), a secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Neryanny Cavalcanti, acompanhada de Caio Omena, participou do programa De Primeira Categoria, com a jornalista Zal Ferreira, na Itapuama FM.

Eles falaram sobre o Pedal Tur e Pedal Tur Kids, eventos que acontecem este final de semana em Arcoverde, com o objetivo de incentivar a prática esportiva e proporcionar momentos de lazer para a comunidade.

A programação começa no sábado, 25 de janeiro, com o Pedal Tur Kids, a partir das 15h, na Estação da Cultura. As crianças terão a oportunidade de participar de um circuito de ciclismo no centro da cidade, com sorteio de três bicicletas e recreação com a turma do Sesc na Praça Virgínia Guerra. As inscrições são solidárias e podem ser feitas na Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos mediante a doação de um quilo de alimento.

No domingo, 26 de janeiro, os adultos participarão do Pedal Tur, percorrendo 16 km pelos principais pontos turísticos da zona urbana de Arcoverde. O percurso inclui banho de carro pipa, café da manhã, aula de zumba, frevo, samba de coco, recitação de poesias, pagode e apresentação do boi. As inscrições solidárias podem ser feitas através do link disponível na bio do perfil da Secretaria nas redes sociais, com a doação de um quilo de alimento não perecível.

Além disso, Nerianny e Caio falaram sobre o planejamento para o São João 2025, que já está 80% completo, com expectativa de divulgação da programação até o final de março.

Já em relação ao carnaval, destacaram que o baile já tem mais de 50% das mesas vendidas e falaram sobre a programação do pré-carnaval, que acontecerá uma semana antes do carnaval. A programação e os nomes dos homenageados serão divulgados em coletiva no dia 30/01.

Em primeira mão, Nerianny e Caio revelaram que Marrom Brasileiro está entre os artistas que se apresentarão em Arcoverde durante o pré-carnaval. E na semana de carnaval, a cidade será palco do Carnaval Folia de Bois, que será descentralizado.

Para mais informações sobre o Baile Municipal e sobre o Pedal Tur, acesse @arcoverdeturismoesporteeventos .

Petrolina: Miguel Coelho ameaça tirar concessão de água e esgoto da Compesa

Imbróglio dever ser resolvido em reunião no dia 25 de janeiro. Por André Luis Na última segunda-feira (15) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, emitiu nota à imprensa, dizendo que: “diante das dificuldades apresentadas pela Compesa para gerenciar as redes de esgoto e abastecimento, a Prefeitura de Petrolina decidiu iniciar os procedimentos para uma nova […]

Imbróglio dever ser resolvido em reunião no dia 25 de janeiro.

Por André Luis

Na última segunda-feira (15) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, emitiu nota à imprensa, dizendo que: “diante das dificuldades apresentadas pela Compesa para gerenciar as redes de esgoto e abastecimento, a Prefeitura de Petrolina decidiu iniciar os procedimentos para uma nova concessão desses serviços. A primeira ação foi publicar um edital, na semana passada, para instituições públicas ou privadas do setor realizarem estudos técnicos na capital do Sertão sobre esgotamento e fornecimento de água. As interessadas devem se cadastrar neste mês para apresentar, até maio, as propostas que melhorem o abastecimento e o saneamento de Petrolina”.

Segundo alguns veículos da imprensa a decisão de Miguel se dá por conta da desavença entre o grupo político do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e o governador Paulo Câmara (PSB).

O tema não é novo, pois a municipalização do setor é debatida desde o primeiro mandato de FBC como prefeito de Petrolina, entre 2001 e 2004.

Em nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) se diz surpresa com o anúncio de Miguel Coelho e disse não misturar política e gestão. “tenho a orientação do governador Paulo Câmara para seguir planejando, idealizando e realizando investimentos em prol dos petrolinenses, e para isso contamos com um plano de investimentos bastante arrojado para os próximos anos”, disse Roberto Tavares, presidente da Compesa.

A Compesa afirma ainda que a decisão de Miguel “vem em sentido contrário às tratativas iniciadas” com o ele desde que assumiu o mandato.

No próximo dia 25 de janeiro, Miguel Coelho e Roberto Tavares têm uma reunião agendada. De acordo com o presidente da Compesa, nenhuma atitude será tomada pela estatal até que o encontro ocorra.

Questionado sobre o imbróglio após o lançamento do Campeonato Pernambucano de Futebol, ontem à noite, Paulo Câmara limitou-se a dizer que existe um contrato entre a Compesa e o município e que “respeita o que está pactuado”.

Ministro Mendonça Filho autoriza construção de novo campus do IFPE em Paulista

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou, na tarde desta segunda-feira, 8, a ordem de serviço para as obras de construção do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Paulista, na região metropolitana do Recife. A obra está orçada em R$ 14.208.237,96 e o prazo técnico de execução da construção é de 14 meses. Mendonça Filho […]

Foto: André Nery/MEC

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou, na tarde desta segunda-feira, 8, a ordem de serviço para as obras de construção do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Paulista, na região metropolitana do Recife. A obra está orçada em R$ 14.208.237,96 e o prazo técnico de execução da construção é de 14 meses.

Mendonça Filho ressalta que ações como essa consolidam uma base de educação técnica e superior não só no estado de Pernambuco, mas em todo o país. “Todo esse investimento em infraestrutura vai garantir às próximas gerações um futuro melhor. Afinal, é a educação que muda a realidade de qualquer país”, explicou o ministro.

“É uma obra muito importante que vai atender a juventude na área da educação básica, técnica e superior, garantindo educação de boa qualidade para toda a região da área metropolitana da capital, especialmente Paulista, que é uma das cidades mais importantes do estado”, detalhou Mendonça, que adiantou que os recursos estão assegurados para que a obra seja realizada durante os próximos 14 meses.

O campus Paulista funciona, desde 2014, em sede provisória e espaço alugado, ocupando parte das instalações da Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup). A estrutura já não comporta o crescimento da unidade que, atualmente, oferta os cursos técnicos de administração e manutenção e suporte em informática.

A construção da sede definitiva, em terreno doado pela prefeitura do município, possibilitará a ampliação do número de vagas para 1.200 estudantes e a promoção da educação profissional, científica e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades. O campus conta hoje com 474 estudantes nos cursos regulares. Também é esperada a implantação de novos cursos técnicos, integrados e subsequentes, além de cursos tecnológicos e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

A reitora do IFPE, Anália Ribeiro, destacou a importância da obra. “A expansão três ainda está sem sede provisória e quem está em sede provisória tem que ter prioridade absoluta”, disse, ressaltando os benefícios da expansão como o aumento de vagas, do número de cursos, instalação de pesquisas, de extensão. “E que farão parte da nossa oferta, que já é uma boa oferta. Vamos ampliar e oferecer a partir da nossa sede definitiva”, disse.

O campus Paulista tem se tornado uma referência no município. Isso é confirmado pelo número de inscrições nos últimos vestibulares. No primeiro semestre de 2017, foram 1.983 inscritos para 144 vagas e, no segundo semestre, 1.201 inscritos para 72 vagas.

Atualmente, o campus recebe estudantes das cidades de Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Barreiros, Camaragibe, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Recife e São Lourenço da Mata.

“A semente que estamos plantando aqui hoje quem vai colher são as futuras gerações”, observou o prefeito de Paulista, Junior Matuto.

Acessibilidade – Durante a solenidade, o ministro Mendonça Filho assinou, ainda, a ordem de serviço para a primeira etapa das obras de acessibilidade do campus Vitória de Santo Antão, também do IFPE. Esta primeira etapa da obra está orçada em R$ 1.389.888,29 e o prazo previsto para sua execução é de seis meses.

A acessibilidade completa do Campus Vitória de Santo Antão está prevista em três etapas. Nesta primeira, serão contemplados o bloco principal, o auditório e a cantina, abrangendo uma área de 4.726,71 m². As intervenções constituem-se na construção e/ou recuperação de calçadas, rampas, guarda-copos e corrimãos, recuperação de elementos arquitetônicos, indicação tátil, adequação de sanitários, copas e de esquadrias, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, entre outras. Quando finalizada, a obra de acessibilidade vai beneficiar os estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Campus Vitória de Santo Antão foi criado em 1954, com o nome de Escola de Magistério de Economia Rural Doméstica. Em 2008, depois de várias denominações, a então Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão passou a integrar a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e passou a se chamar campus Vitória de Santo Antão. A unidade tem área total de 463 hectares e área construída maior que 35 mil m².

“Era uma demanda histórica do campus em Vitória de Santo Antão. Somando as duas iniciativas temos mais de R$ 15 milhões em investimentos, tanto em Vitória de Santo Antão como em Paulista”, ressalta Mendonça Filho.

Com um total de 1.141 alunos regularmente matriculados, o campus oferta cursos técnicos de forma concomitante e sequencial ao ensino médio nas áreas de agropecuária, agroindústria, agricultura e zootecnia. Na modalidade Proeja (programa que integra a educação profissional com a básica, dirigido a jovens e adultos), oferece os cursos posteriores do ensino fundamental de qualificação em agricultura e ainda em manutenção e suporte em informática.

A unidade também oferece cursos de curta duração de oferta sazonal – os de formação inicial e continuada de trabalhadores, e cursos de graduação – a Licenciatura em química e o bacharelado em agronomia. São atendidos estudantes de, aproximadamente, 40 cidades da região, além de alunos oriundos de outros estados brasileiros.