Carnaval de Arcoverde é encerrado com show de Nando Cordel
Por Nill Júnior
Finalmente saiu o resultado do Grupo Especial da Folia dos Bois de Arcoverde. O grande campeão foi o Boi Fantástico, com 265 pontos. Em 2º, o Boi Diamante que perdeu pontos por chegar atrasado, mas ainda registrou 258 e o 3º Lugar ficou para o Boi Estrelinha, de Tacaimbó, com 245 pontos.
O Boi Maracatu, que se apresentou hour concour, recebeu um troféu, assim como o carnavalesco Jimmy Web de Oliveira Souza que foi o homenageado do Carnaval 2017 de Arcoverde.
“É um carnaval tranquilo e alegre. As famílias vêm para a Praça da Bandeira para ver a Folia dos Bois e assistir aos shows. Todo mundo brinca, todo mundo participa. Tudo com segurança, brilho, cor e muito frevo no pé”, disse a prefeita Madalena Britto, que esteve presente durante os quatro dias de folia.
A primeira atração depois do desfile oficial dos bois foi o Quinteto Violado, que fez o público cantar e dançar. E a terça-feira (28) do Carnaval de Arcoverde terminou com o show do cantor e compositor, Nando Cordel. Ele já produziu centenas de composições, teve mais de 500 músicas gravadas por grandes artistas e contou com parceiros importantes como Elba Ramalho e Dominguinhos. O povo aprovou a escolha, dançando e cantando junto com Nando Cordel.
O novo prefeito de Triunfo, no Sertão do Pajeú, João Batista (PR), anunciou na noite desse domingo (1º de janeiro), durante solenidade de posse no Espaço Parque, os nomes oficiais dos novos secretários e gestores da administração municipal. Os nomes vão compor a gestão 2017/2020, que se iniciou nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro. Veja […]
O novo prefeito de Triunfo, no Sertão do Pajeú, João Batista (PR), anunciou na noite desse domingo (1º de janeiro), durante solenidade de posse no Espaço Parque, os nomes oficiais dos novos secretários e gestores da administração municipal. Os nomes vão compor a gestão 2017/2020, que se iniciou nesta segunda-feira, dia 2 de janeiro.
Veja os nomes dos secretários de cada pasta:
Dr. Josivan Geraldo (Assessor Técnico)
Erivaldo Melo (Secretário de Finanças, Planejamento e Administração)
Paula Cristiane (Secretária de Desenvolvimento Social)
Daniel Antas (Secretário de Saúde) e Taciane Pereira (Gerente de Saúde)
Stella Santos (Secretária de Educação) e Joseilda e Ivanice (Gerentes de Educação)
Romério Siqueira (Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural)
Dr. Nilton Madureira (Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico), Lucivaldo Ferreira (gerente de cultura) e João Paulo (gerente de esportes)
Dr. Haroldo Magalhães (Secretário de Assuntos Jurídicos)
Joildo Moreno (Secretário de Obras) e Nazaré Ferraz (Gerente de Obras)
Zaiu Ferraz, Evanildo Fonseca e Manitú Pedrosa (Assessores Especiais)
Claúdio Moreira (Secretário de Planejamento)
Solenidade de posse – A sessão solene foi presidida por Vital Cordeiro, parlamentar mais velho da Câmara de Vereadores de Triunfo, que passou os trabalhos para o vereador eleito Anselmo Martins Pereira e destinou Antônio Estevão da Silva como secretário. Durante a cerimônia os dez parlamentares que formam a frente ‘Unidos por Triunfo’ (base do novo prefeito), votaram em unanimidade na única chapa posta na mesa, que escolheu – Everaldo Martins da Silva (presidente), Genildo Francisco dos Santos (vice-presidente), Anselmo Martins Pereira (1º secretário) e José Carlos Rodrigues dos Santos (2º secretário) para o biênio 2017/2018 na Casa Deocleciano Pereira Lima.
Foram empossados os vereadores, João Hermano (PSB), Genildo da Águas (PSB), Béa (PTB), Zé Carlos de Solon (PR), Anselmo Martins (PR), Tonês (PR), Sandra da Alemanha (PTB), Vital Cordeiro (PR), Nego Rico (PROS), Camilo (PP) e Gilberto Serrano (PSB) – que juntos fizeram juramento perante a Constituição Legislativa Municipal e também deram posse ao prefeito João Batista (PR) e vice-prefeito Aluísio Rodrigues (PSB).
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec) não honrou a promessa de repassar os valores relativos ao programa Universidade para Todos – ProUPE – às Autarquias de Pernambuco. A promessa foi de que o montante de junho seria depositado até o dia 15 de agosto. Sobre o pagamento de julho, a promessa era de […]
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec) não honrou a promessa de repassar os valores relativos ao programa Universidade para Todos – ProUPE – às Autarquias de Pernambuco. A promessa foi de que o montante de junho seria depositado até o dia 15 de agosto. Sobre o pagamento de julho, a promessa era de repasse no mesmo mês. Em vez de trimestral, o repasse passaria a ser mensal. O resultado do descumprimento é óbvio: as treze Autarquias educacionais do Estado não estão tendo como honrar compromissos administrativos como salário de professores. Já começaram a paralisar atividades.
Em Afogados da Ingazeira, no Pajeú, a AEDAI/FAFOPAI tem tido extremas dificuldades. A Diretora Presidente da instituição Socorro Dias trata a situação como “dificílima”. “Asseguramos matrículas e mensalidade dos alunos desde a matrícula. Com três atrasos, é impossível gerir a entidade” , reclama. Para se ter uma ideia do problema, 90% da receita da Autarquia depende hoje do programa. Funcionários da Autarquia estão sem receber vencimentos.
Aedai/Fafopai: 90% da receita depende do ProUPE
Em Belo Jardim, a Autarquia Educacional sinaliza um protesto na porta do Palácio das Princesas por não ter como gerir a instituição. Mesmo Autarquias de polos maiores, como a Fecape em Petrolina há muitas dificuldades para administrar nesta situação, segundo o Presidente da Instituição Rinaldo Remígio.
A Assiesp, Associação que engloba as Autarquias sinaliza uma movimentação para pressionar mais o governo. Vivem o drama as Autarquias Educacional do Araripe, de Garanhuns, de Limoeiro, AEVSF, AEDECCA, AESDS, AEDAI, AESA, ABCDE, Autarquia Educacional de Belo Jardim, de Goiana, AEMASUL e AESET.
Socorro Dias e Fátima Oliveira (Aedai/Fafopai) hoje na Rádio Pajeú: atrasos põem em xeque vida administrativa da Instituição
Professor da instituição, ex-presidente da AEDAI, o Padre João Acioly foi quando comandava a Autarquia quem fez um apelo a Eduardo Campos para “salvar as autarquias”. De lá, surgiu o embrião do programa. “Eduardo Campos lançou o programa e Paulo Câmara está cruzando os braços para a questão”.
Ele apela para os prefeitos no sentido de ampliar a pressão sobre o Governo. “Se a Autarquias quebrarem, os primeiros a se desgastarem serão os prefeitos. Não são os gestores das Autarquias. As autarquias são de competência dos municípios”.
Nova Estação de Tratamento de Água vai operar com água do Rio São Francisco A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou hoje (2/10) o transporte da Estação de Tratamento de Água (ETA) pré-fabricada, que será implantada em Tabira, município do Sertão do Pajeú. A nova ETA vai dobrar a oferta de água para cerca de […]
Nova Estação de Tratamento de Água vai operar com água do Rio São Francisco
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou hoje (2/10) o transporte da Estação de Tratamento de Água (ETA) pré-fabricada, que será implantada em Tabira, município do Sertão do Pajeú.
A nova ETA vai dobrar a oferta de água para cerca de 30 mil pessoas, pois possibilitará o tratamento da contribuição de água que será recebida por meio da segunda etapa do Sistema do Adutor do Pajeú (Ramal de Sertânia) – obra que é executada pelo Departamento de Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Com essa obra, mais de 80% da cidade terá abastecimento sem rodízio.
O Governo do Estado e Compesa investem mais de R$ 1,4 milhão na implantação da nova unidade. A companhia vai realizar uma obra para construção da infraestrutura onde será instalada a nova estação, no mesmo local onde fica a Estação de Bombeamento 7 do Sistema Adutor do Pajeú, na entrada da cidade de Tabira (próximo ao distrito de Riacho do Gado). Essa obra será realizada no prazo de quatro meses, após assinatura da ordem de serviço.
A ETA fabricada em fibra de vidro é do tipo de convencional e tem capacidade de tratar 40 litros de água, por segundo.
Quatro caminhões estão sendo usados para realizar o transporte da unidade por módulos (em função das grandes dimensões), como os floculadores, decantadores, filtros e a casa de química. Hoje Tabira é abastecida pelo sistema integrado que também atende a cidade Afogados da Ingazeira, com água captada na Barragem de Brotas.
Sistema ainda paralisado: em nota, a COMPESA informou que os trabalhos de manutenção da ETa de Afogados da Ingazeira não foram concluídos ontem como previsto. Com isso, o abastecimento continua suspenso em Afogados e Tabira, com previsão para ser retomado às 16h desta quarta.
Furo é muito menor que grande vazamento identificado há dias, mas exigirá ação da Compesa. Justiça deve apreciar ação contra obra nesta segunda Como o blog informou, o advogado e nome da oposição Flávio Marques ingressou com ação pedindo a interrupção imediata de uma obra particular do ex-prefeito Dinca Brandino que complementa o aterro irregular […]
Furo é muito menor que grande vazamento identificado há dias, mas exigirá ação da Compesa. Justiça deve apreciar ação contra obra nesta segunda
Como o blog informou, o advogado e nome da oposição Flávio Marques ingressou com ação pedindo a interrupção imediata de uma obra particular do ex-prefeito Dinca Brandino que complementa o aterro irregular em um riacho na saída do município.
Para a obra, está sendo usada estrutura municipal da gestão Nicinha Melo, como guardas municipais. O blog apurou que a juíza plantonista Thayná Prado definiu que a ação pode ser julgada pelo juiz titular, Jorge Fredi, sem necessitar de apreciação no plantão judiciário, podendo esperar o juizo ordinário.
Outra informação é de a máquina danificou de novo a tubulação da Adutora do Pajeú. Um problema anterior chegou a deixar o Alto Pajeú sem água por 72 horas. Dessa vez o vazamento é pequeno, mas, por depender de reparo, pode interromper a distribuição de água na área.
Na ação, houve pedido para que fosse acionada a Procuradoria Geral do Estado, já que presume-se, não houve autorização do DER para na atividade. O trecho vai ser alvo a partir dessa semana da sequência da operação tapa buracos do DER. Presume-se que Dinca quis adiantar o serviço para que o DER resolvesse por conta própria. A ação sem autorização é ilegal e lembra o processo do estado contra um então vereador de Afogados da Ingazeira, Luiz Odon, que quis por conta própria arrumar um trecho da via. Nesse caso, Dinca danificou para a passagem de manilhas.
Problemas pra Nicinha? Não é de hoje que alertam Dinca sobre o mal que ele pode fazer à própria esposa: se for provado que ele usou a estrutura do município para uma ação em espaço privado, ainda por cima rasgando asfalto numa rodovia estadual, como acusa a oposição, Nicinha Melo terá cometido grave ato de improbidade administrativa. Quem convive com ele, diz que nem liga, segundo a Coluna do Domingão.
Relembre: em 1 de agosto, moradores da área alertaram a Rádio Cidade FM para o estouramento na Adutora do Pajeú. Segundo a própria Compesa, “houve mais um sinistro na adutor do Pajeú provocado por serviços de particulares nas proximidades da adutora”. Dinca foi notificado a arcar com as despesas de religação da adutora.
O rompimento que ocorreu no município de Tabira paralisou o abastecimento em Riacho do Meio, Santa Terezinha, Tuparetama, São José do Egito, Brejinho e Itapetim. As equipes de manutenção só conseguiram religar o sistema às 17h do dia seguinte. A rede foi totalmente pressurizada cerca de 48 a 72 horas depois. Um vídeo foi publicado á época mostrando o tamanho do estrago:
Festejando sua padroeira o Distrito do Carmo no município de São Jose do Belmonte ganhou do Governo Marcelo Pereira dois dias de festa. A informação é de Anchieta Santos. Ontem, os shows foram do Forró da Playboyzada e Forrozão Mil e hoje encerrando a programação as atrações serão Renan Vieira e a dupla famosa Sirano […]
Festejando sua padroeira o Distrito do Carmo no município de São Jose do Belmonte ganhou do Governo Marcelo Pereira dois dias de festa. A informação é de Anchieta Santos.
Ontem, os shows foram do Forró da Playboyzada e Forrozão Mil e hoje encerrando a programação as atrações serão Renan Vieira e a dupla famosa Sirano e Sirino.
Você precisa fazer login para comentar.