O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, recebeu na manhã desta quinta-feira (02) o engenheiro de trânsito do Detran, Fábio Eduardo, para discutir a elaboração de um projeto para organizar o trânsito da cidade.
Na ocasião, o prefeito apresentou ao engenheiro as principais vias, como as ruas 4 de outubro e Saturnino Bezerra, que devido ao grande tráfego de veículos diariamente ficam congestionadas, causando transtornos à população.
“Queremos disciplinar e sinalizar o trânsito de nossa cidade. Nossa intenção é tornar o fluxo de veículos menos arriscado para os condutores e pedestres”, declarou o prefeito Anchieta Patriota.
O engenheiro Fábio Eduardo disse que iniciará a execução do projeto nos próximos dias. “Após a sua conclusão, o projeto será implantado para educar a população a nova modificação que foi feita no trânsito”, explicou.
A visita do engenheiro do Detran à Carnaíba foi acompanhada pelo secretário municipal de obras, Edval Morato (Fafinha), e Thiago Siqueira, assessor da secretaria de obras.
G1 O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa nesta quarta-feira (15) em que volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Agora, a orientação do ministério é que não seja feita a vacinação deste grupo. A vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente; […]
O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa nesta quarta-feira (15) em que volta atrás sobre a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Agora, a orientação do ministério é que não seja feita a vacinação deste grupo.
A vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente; adolescentes com comorbidades; e adolescentes que estejam privados de liberdade.
A nota informativa desta quarta contraria uma outra publicada pela pasta em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15.
A decisão do Ministério da Saúde foi tomada dentro de um contexto de aumento dos relatos de falta de vacinas no país, sobretudo para a segunda dose.
Além disso, o recuo é o segundo na semana: na quarta-feira, após o ministro Marcelo Queiroga dizer que há “excesso de vacinas”, o governo voltou atrás e manteve o intervalo de 12 semanas para a segunda dose da vacina AstraZeneca. A previsão era reduzir para 8 semanas neste mês.
Além disso, em seu recente posicionamento, o Ministério da Saúde destaca ainda que a “maioria dos adolescentes sem comorbidades” não sofrem de casos graves da doença, que há “somente um imunizante” avaliado em ensaios clínicos, e que “os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos”.
Por fim, o governo ressalta a “redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico”.
Carnaíba, Itapetim, São José do Egito e Serra Talhada confirmaram novos óbitos. Por André Luis Nesta quarta-feira (02.06), foram notificados na região do Sertão do Pajeú, mais 164 novos casos positivos de Covid-19, 138 recuperados e 5 novos óbitos. Os números são referentes às últimas 24 horas. Agora o Sertão do Pajeú conta com 27.519 […]
Carnaíba, Itapetim, São José do Egito e Serra Talhada confirmaram novos óbitos.
Por André Luis
Nesta quarta-feira (02.06), foram notificados na região do Sertão do Pajeú, mais 164 novos casos positivos de Covid-19, 138 recuperados e 5 novos óbitos. Os números são referentes às últimas 24 horas.
Agora o Sertão do Pajeú conta com 27.519 casos confirmados, 25.938 recuperados (94,25%), 526 óbitos e 1.055casos ativos da doença.
Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:
Afogados da Ingazeira registrou 36 novos casos positivos e 37 recuperados. O município conta com 4.765 casos confirmados, 4.434 recuperados, 61 óbitos e 270 casos ativos.
Brejinho registrou 4 novos casos positivos. O município conta com 676 casos confirmados, 615 recuperados, 19 óbitos e 42 casos ativos.
Calumbi registrou 3 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 470 casos confirmados, 455 recuperados, 3 óbitos e 12 casos ativos da doença.
Carnaíba registrou 5 novos casos positivos e 1 novo óbito. O município conta com 1.671 casos confirmados, 1.503 recuperados, 32 óbitos e 136 casos ativos da doença. O 32º óbito trata-se de paciente do sexo masculino de 49 anos.
Flores registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 882 casos confirmados, 815 recuperados, 30 óbitos e 37 casos ativos.
Iguaracy registrou 4 novos casos positivos. O município conta com 670 casos confirmados, 633 recuperados, 23 óbitos e 14 casos ativos.
Ingazeira registrou 4 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 356 casos confirmados, 346 recuperados, 5 óbitos e 5 casos ativos.
Itapetim registrou 12 novos casos positivos, 4 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 1.028 casos confirmados, 973 recuperados, 23 óbitos e 32 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou detalhes sobre o óbito ocorrido.
Quixaba registrou 6 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 423 casos confirmados, 387 recuperados, 13 óbitos e 23 casos ativos.
Santa Cruz da Baixa Verde registou 4 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 535 casos confirmados, 511 recuperados, 15 óbitos e 9 casos ativos.
Santa Terezinha registrou 10 novos casos positivos e 8 recuperados. O município permanece com 860 casos confirmados, 825 recuperados, 25 óbitos e 10 casos ativos.
São José do Egito registrou 12 novos casos positivos, 36 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 2.136 casos confirmados, 2.007 recuperados, 44 óbitos e 85 casos ativos. O 44º óbito se trata de paciente do sexo feminino, 36 anos. Estava internada no Hospital Regional Emília Câmara em Afogados da Ingazeira e faleceu nesta terça-feira (1º).
Serra Talhada registrou 45 novos casos positivos, 21 recuperados e 2 novos óbitos. O município conta com 8.849 casos confirmados, 8.513 recuperados, 147 óbitos e 165 casos ativos da doença.
O 148° óbito se trata de paciente do sexo masculino, 56 anos, morador do Alto da Conceição. Portador de comorbidade (DPOC e HAS), faleceu no dia 13/05/21 no Hospam.
O 149° óbito se trata de paciente do sexo masculino, 63 anos, morador da AABB. Portador de comorbidades (HAS), faleceu no dia 30/05/21 no Hospam.
Solidão registrou 8 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 536 casos confirmados, 514 recuperados, 3 óbitos e 19 casos ativos.
Tabira registrou 7 novos casos positivos e 10 recuperados. O município conta com 2.432 casos confirmados, 2.258 recuperados, 35 óbitos e 139 casos ativos.
Triunfo registrou 2 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 804 casos confirmados, 759 recuperados, 24 óbitos e 21 casos ativos.
Tuparetama registrou 1 novo caso positivo e 6 recuperados. O município conta com 426 casos confirmados, 390 recuperados, 22 óbitos e 14 casos ativos da doença.
Entre os novos apoios o vice-prefeito de Brejinho e o presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito O palanque da pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, recebeu novos apoios vindos do Sertão do Estado: os vereadores do PSB de Brejinho, Ligekson Lira, Inácio Teixeira, Ronaldo Delfino e Chico Dudu, que também […]
Entre os novos apoios o vice-prefeito de Brejinho e o presidente da Câmara de Vereadores de São José do Egito
O palanque da pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, recebeu novos apoios vindos do Sertão do Estado: os vereadores do PSB de Brejinho, Ligekson Lira, Inácio Teixeira, Ronaldo Delfino e Chico Dudu, que também é ex-prefeito da cidade. Ainda do vice-prefeito, Naldo de Valdin e os vereadores Felipe Rocha e Francisco de Vera.
“A cada dia que passa, estamos recebendo novos e importantes apoios vindos de todos os cantos de Pernambuco. Significa que estamos no caminho certo”, afirma Marília.
Em São José do Egito, Marília recebeu o apoio de João de Maria, vereador do PSB e presidente da Câmara Municipal. O parlamentar também declarou apoio a André de Paula, pré-candidato ao Senado. O vereador Albérico Thiago também declarou apoio a Marília.
“Acredito que Marília Arraes é o melhor nome para governar Pernambuco, por isso estou apoiando a neta de Miguel Arraes”, afirma João. “Agradeço demais o apoio vindo de um vereador tão importante como João de Maria”, complementa Marília.
Por André Luis Em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (5), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, denunciou o desrespeito do Governo do Estado à Educação. Caetano afirmou que, na última reunião de negociação com o Governo, a governadora Raquel Lyra não apresentou nenhuma […]
Em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (5), a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, denunciou o desrespeito do Governo do Estado à Educação.
Caetano afirmou que, na última reunião de negociação com o Governo, a governadora Raquel Lyra não apresentou nenhuma proposta de reajuste com repercussão na carreira, continuando a excluir a maior parte dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.
“A única coisa que conseguimos arrancar na mesa de negociação na sexta-feira foi a criação de um grupo de trabalho para reformular o plano de cargos e carreira”, disse Caetano. “Estabelecemos a condição de que esse grupo de trabalho funcione até o próximo ano, com uma conclusão concreta que tenha impacto em nosso plano de carreira”, completou.
A presidente do Sintepe também criticou o encerramento do programa “Professor Conectado”, que oferecia conectividade aos professores da rede pública. “A conectividade, que era uma ajuda pequena, mas importante como política de subsídio e apoio aos trabalhadores e trabalhadoras em educação, foi encerrada após nove meses, sem um plano para substituí-la”, disse.
Caetano ainda denunciou outros desmandos do Governo do Estado, como a confusão relacionada ao precatório e o bônus que deveria ser pago para a bienal, mas não foi devido a má administração. “São nove meses de muitos desmandos, incluindo a qualidade precária da merenda escolar”, disse.
A presidente do Sintepe afirmou que o sindicato vai convocar novos atos e uma assembleia para denunciar as ações do Governo do Estado contra a categoria e a escola pública de Pernambuco.
A força dos Campos Essa semana, foi fácil verificar o poderio político de João Campos, alçado ao status de herdeiro político de Eduardo Campos após a morte do pai, em agosto de 2014. Apenas na região do Pajeú, João mexeu ou está influindo no tabuleiro político de algumas cidades. Em Itapetim e Brejinho, após uma […]
Essa semana, foi fácil verificar o poderio político de João Campos, alçado ao status de herdeiro político de Eduardo Campos após a morte do pai, em agosto de 2014. Apenas na região do Pajeú, João mexeu ou está influindo no tabuleiro político de algumas cidades.
Em Itapetim e Brejinho, após uma arrumação com o prefeito Aglailson Júnior, de Vitória, de quem espera ter expressiva votação, “escalou” para ser votado o jovem desconhecido Aglailson Victor, depois de arrumar a movimentação com o então candidato de Adelmo Moura e Tânia Maria, Nilton Mota.
Em Afogados da Ingazeira, João é tido como peça chave para fazer com que o prefeito José Patriota apoie Aline Mariano (Progressistas) para Estadual. Isso porque em Recife, Aline tem um capital médio de10 mil votos e promete lutar para casar seu espólio eleitoral com Campos. Mas em troca, conversa com ele para dar uma forcinha no convencimento ao prefeito de Afogados para apoiá-la na cidade, algo bastante encaminhado.
Em outras cidades, pelo poder midiático do nome, “o filho de Eduardo” conseguiu desbancar outros federais candidatos em algumas cidades. Dentre eles, o Federal Gonzaga Patriota, que até ameaçou deixar a legenda, tão escancarada que é a movimentação pró Campos em setores do governo. De peso mesmo aliás, até agora, apenas João Fernando Coutinho deixou o partido atirando contra os “feudos socialistas”. Claro, já sairia de toda forma pela ligação com os Coelho.
Em 19 de fevereiro de 2016, João Henrique Campos cruzou as portas do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, para o seu primeiro dia de trabalho como chefe de gabinete do governador Paulo Câmara (PSB). Agora, praticamente dois anos e meio depois, já é alçado a principal nome à Câmara em Pernambuco, com um carimbo de majoritário na testa.
E não deve parar por aí. A nomeação do filho mais velho, entre os homens, a um cargo no poder executivo e agora essa autonomia eleitoral mostrou a força e influência da família do ex-candidato à presidência da República, mesmo após a sua morte. Renata Campos, nos bastidores, continua com muito protagonismo.
Por outro lado, isso pode expor enfraquecimento do próprio Paulo Câmara, pela forma como as articulações são feitas. Eduardo, por exemplo, não abria mão desse papel de apontar as composições e alianças locais e regionais. Tinha o grupo na mão. Muitos se perguntam com basse nesse exemplo quase monástico de Campos, até onde vai o poderio de Câmara… Se não deixa isso evidente, ninguém aparece pra falar por ele…
Cantada
Fernando Filho não digeriu a troca de seu nome por João Campos pelo ex-prefeito de Ingazeira, Luciano Torres (PSB). Prova disso é que procurou o oposicionista Mário Viana Filho oferecendo “toda a estrutura necessária” para ser o majoritário no município. Fernando diz que a questão não são os votos que perdeu, pois não fariam falta na sua conta à reeleição. “É questão de honra”, disse. Mário não disse sim ou não.
Cabe muita coisa
O Presidente reeleito da Câmara de Tuparetama, Danilo Augusto (PDT), disse que “dentro do possível”, manterá a harmonia com o executivo comandado pelo adversário, Prefeito Sávio Torres. Problema é que dentro desse possível, cabe coisa e zoada que só a mulesta…
“Homenagem”
Os protestos e afagos ficam mais aflorados no período eleitoral. Na péssima PE 275, a Estrada da Buraqueira, um manifestante resolveu “homenagear” o governador Paulo Câmara pela situação da via.
Registre-se, desde o dia que esteve na Cidade FM prometendo mandar o DER tapar os buracos porque passou e viu a situação da via, uma á de asfalto sequer foi colocada.
Sem transparência da informações
O promotor Aurinilton Leão fez um estudo e chegou à conclusão de que boa parte dos Portais da Transparência na região são deficientes. Muitos portais estão carentes de muitas informações. Muito do que os prefeitos disseram estar alimentado no Portal não está. “Está falho, e é preciso melhorar à luz da Lei da Transparência”.
Pinóquio
Quem cravar para onde vai o PT antes da reunião de junho, com os 300 delegados decidindo seu futuro, ou está atirando a esmo sabendo que tem 50% de chance de acerto ou está a serviço de um dos grupos pró e contra a aliança com o PSB. Conhecendo o modus operante do PT só o fim de tarde do dia 10 de junho vai apontar o real caminho do partido no Estado.
Segura o andor
A programação do Mês Mariano em Carnaíba programa para a próxima quarta, dia 23, a noite dos poderes executivo e legislativo do município, comandados por Anchieta Patriota e Nêudo da Itã. Atualmente, só a fé para unir os dois…
Frase da semana: “Não existe definição de apoio a nenhum dos diversos candidatos que nos procuram em busca de apoio”.
De José Patriota, prefeito de Afogados, segurando o sim a Aline Mariano.
Você precisa fazer login para comentar.