Notícias

Carnaíba investe em Educação e Saúde acima da exigência constitucional, diz Prefeitura

Por André Luis

Ascom/Prefeitura

A Prefeitura de Carnaíba vem investindo na melhoria da Saúde e Educação do município. Atualmente o município investe 35% em Educação e até novembro 18,38% da arrecadação e recursos na Saúde.

A Constituição determina que os municípios devem aplicar no mínimo 25% em Educação e 15% em Saúde da arrecadação e recursos, conforme prevê o artigo 212 da Constituição Federal e artigo 7º da Lei Complementar nº141/2012.

Assim, o Executivo vem conseguindo investir mais do que é obrigado, proporcionando melhores serviços à população e qualidade em setores essenciais.

Desde 2017 foram adquiridos novos veículos para a Secretaria de Saúde. Também foi ampliado o número de especialidades e serviços disponíveis no Hospital Municipal Dr. José Dantas Filho.

Na área da Educação, foram implantadas piscinas nas escolas, das zonas urbana e rural; reforma da escola do povoado de Itã, além de autorização para construção da nova escola Joana Freire, em Carnaíba Velha, aumento do número de vagas da Creche Municipal, proporcionando à população serviços de qualidade. Em 2018, Carnaíba ficou em 3° lugar Ranking IDEPE – Municípios Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Outras Notícias

Em posse, Câmara diz que palanques devem ser desarmados

Câmara ainda se posicionou contra privatização da Chesf e pediu conclusão de obras federais no estado. Reeleito, o governador Paulo Câmara (PSB) tomou posse para o segundo mandato na tarde desta terça-feira (1º) relembrando a campanha eleitoral e pedindo que os palanques sejam desarmados, para abrir, assim, caminho ao diálogo. Câmara também se posicionou contra a privatização […]

Marlon Costa/Pernambuco Press Informações: G1 PE

Câmara ainda se posicionou contra privatização da Chesf e pediu conclusão de obras federais no estado.

Reeleito, o governador Paulo Câmara (PSB) tomou posse para o segundo mandato na tarde desta terça-feira (1º) relembrando a campanha eleitoral e pedindo que os palanques sejam desarmados, para abrir, assim, caminho ao diálogo. Câmara também se posicionou contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

“Apoiaremos decisões que beneficiem Pernambuco e o Nordeste, a exemplo das obras complementares da Transposição das águas do Rio São Francisco e da conclusão da Ferrovia Transnordestina. Mas seremos contra, fundados em sólidos argumentos, a iniciativas que comprometam o futuro do estado e da região, como a privatização da Chesf”, disse.

A cerimônia foi realizada no edifício Miguel Arraes, no Centro do Recife, sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), e foi comandada pelo presidente da casa, deputado Eriberto Medeiros (PP). Também foi empossada no Plenário Eduardo Campos a primeira vice-governadora mulher de Pernambuco, Luciana Santos (PC do B).

“Os desafios do futuro serão enfrentados por caminhos abertos pelo diálogo, pela transparência, e fiscalizados pelo povo. Avançaremos juntos com os poderes legal e legitimamente constituídos: o Legislativo, o Judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Contas, e com toda a sociedade”, afirmou.

Participaram da cerimônia, que durou menos de uma hora, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o arcebispo de Olinda e Recife, Fernando Saburido, o senador reeleito Humberto Costa (PT) e outras lideranças políticas de Pernambuco.

Sobre a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), empossado presidente da República em Brasília, Câmara, que apoiou a candidatura de Fernando Haddad (PT), afirmou que pretende fazer oposição a iniciativas como a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e pediu diálogo.

“É urgente desmontar os palanques, desarmar os espíritos, buscar o mínimo de convergências que nos permitam preservar as conquistas democráticas e avançar. O processo eleitoral que nos elegeu para o Poder Executivo e elegeu os parlamentares para o Poder Legislativo é o mesmo que elegeu o presidente da República”, explicou.

Em sua fala, o governador preferiu não repetir as promessas feitas em campanha e falou sobre feitos de sua gestão. “Em Pernambuco, temos o Programa Pacto Pela Vida que teve sua efetividade restabelecida. […] Enfatizo, no entanto, que não há o que comemorar. Enquanto uma única vida for perdida, o Governo não estará cumprindo com suas responsabilidades constitucionais”, afirmou.

Câmara lembrou o ex-governador Eduardo Campos, que morreu após um acidente de avião em 2014, e o também ex-governador Miguel Arraes, um dos criadores da Frente Popular de Pernambuco. Acompanharam a cerimônia a viúva de Eduardo, Renata Campos, e os filhos, incluindo o deputado federal eleito João Campos.

O governador reeleito também destacou obras feitas durante o primeiro mandato. “Recuperamos equipamentos históricos do nosso patrimônio, melhoramos nossa infraestrutura, qualificamos nossa população, introduzimos elementos importantes para os avanços do desenvolvimento econômico, que ajudaram inclusive na expansão da atividade turística em Pernambuco”, apontou.

Assim como fez durante a campanha eleitoral, Câmara falou sobre a crise econômica. “Pernambuco não parou de avançar, de servir de referência na gestão pública, apesar da crise tremenda que o nosso país enfrentou e ainda enfrenta. Da qual todos aqui têm a consciência dos seus efeitos devastadores, especialmente na questão do emprego”, disse.

Serra Talhada registra 10º homicídio do ano e homem é executado a tiros em Jabitacá

A noite desta sexta-feira (27) foi marcada por episódios graves de violência no Sertão do Pajeú, com registros de homicídios nos municípios de Serra Talhada e Iguaracy. As informações são do portal Farol de Notícias e do blog Afogados Conectado, que acompanharam os casos junto às autoridades locais. Serra Talhada: homem é morto a facadas […]

A noite desta sexta-feira (27) foi marcada por episódios graves de violência no Sertão do Pajeú, com registros de homicídios nos municípios de Serra Talhada e Iguaracy. As informações são do portal Farol de Notícias e do blog Afogados Conectado, que acompanharam os casos junto às autoridades locais.

Serra Talhada: homem é morto a facadas na região central

Em Serra Talhada, a vítima foi identificada como Tiago José de Souza Silva, de 39 anos, conhecido como Tiago Foguinho. Morador do bairro Caxixola, Tiago foi atingido por quatro golpes de faca, sendo um na jugular e três no tórax, de acordo com relato de socorristas do Samu ao Farol de Notícias. O crime ocorreu por volta das 18h, na Rua Oscar Barbosa Nogueira, conhecida como Beco do Rio, na região central da cidade.

Testemunhas relataram que Tiago ainda foi visto caminhando pela ponte da Caxixola após ser ferido, mas caiu sem vida na calçada do Beco do Rio. A Polícia Militar informou que a vítima já tinha passagens por delitos e, após a publicação da matéria inicial, o Farol recebeu denúncias de moradores relacionando Tiago a outros crimes ocorridos na região.

Este é o 10º homicídio registrado em Serra Talhada somente em 2025, acendendo um alerta para o avanço da criminalidade na cidade.

Iguaracy: homem é executado e mulher fica ferida em Jabitacá

No distrito de Jabitacá, município de Iguaracy, outro caso de violência foi registrado na mesma noite. Segundo o blog Afogados Conectado, um homem ainda não identificado oficialmente foi assassinado a tiros enquanto estava dentro de um carro, modelo Ônix branco, em via pública.

Durante a ação criminosa, uma mulher também foi atingida pelos disparos. Ela foi socorrida e segue internada, mas o estado de saúde ainda não foi divulgado pelas autoridades médicas.

A Polícia Militar isolou o local do crime e acionou a Polícia Civil, que ficará responsável pela investigação. A motivação e autoria do atentado seguem sob apuração.

Definida a programação da 2ª Mostra Pajeú de Cinema

De 24 a 28 de maio acontecerá no Cine São José de Afogados da Ingazeira a 2ª Mostra Pajeú de Cinema, este ano o evento terá cinco dias com sessões durante a noite e atividades de formação durante o dia, confira a programação: TERÇA 08h00 Mostra Infantil 24/05/2016 18h30 Sessão de Curtas – Programa 1 […]

Bom dia Poeta de Alexanrdre Alencar
Bom dia Poeta de Alexandre Alencar

De 24 a 28 de maio acontecerá no Cine São José de Afogados da Ingazeira a 2ª Mostra Pajeú de Cinema, este ano o evento terá cinco dias com sessões durante a noite e atividades de formação durante o dia, confira a programação:

TERÇA 08h00 Mostra Infantil
24/05/2016 18h30 Sessão de Curtas – Programa 1 – Máscaras
20h00 Longa da noite – Boi Neon
QUARTA 9h00 Debate – Cinema e Gênero
25/05/2016 18h30 Sessão de Curtas – Programa 2 – Golpes
20h00 Longa da noite – Permanência
QUINTA 9h00 Palestra – Escola e Cinema: Lei 13.006
26/05/2016 18h30 Sessão de Curtas – Programa 3 – Corpo / Cidade / Ruína
20h00 Longa da noite – Ramo
SEXTA 18h30 Sessão de Curtas – Programa 4 – Poetas
27/05/2016 20h00 Longa da noite – Danado de Bom
SÁBADO 9h00 Sessão de Curtas – Programa 6 – Cine Rua
28/05/2016 9h00 Debate – Cinema de Rua
18h30 Sessão de Curtas – Programa 5 – Transcender
20h00 Longa da noite – Todas as cores da noite

No site você tem acesso a outras informações, para saber a programação completa acesse – www.mostrapajeudecinema.com.br/p/programacao.html – e para ficar por dentro de tudo que acontece durante o evento curta a fanpage – facebook.com/mostrapajeudecinema.

A 2ª MPC é uma realização da Pajeú Filmes e conta com o apoio da FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes, Rádio Pajeú, Estúdio ISO Fotografia e Filmagens, #CineRuaPE, Associação Cultural São José e a Secretaria de Educação, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

Itapetim: Aline Karina antecipa projetos e planeja reforma do Hospital Municipal Maria Silva

Neste domingo (3), a prefeita eleita de Itapetim, Aline Karina (PSB), anunciou em suas redes sociais um encontro estratégico ao lado do atual prefeito, Adelmo Moura (PSB), e da equipe técnica do deputado federal Felipe Carreras.  A futura gestora celebrou o avanço nas tratativas para a reforma e ampliação do Hospital Municipal Maria Silva, um […]

Neste domingo (3), a prefeita eleita de Itapetim, Aline Karina (PSB), anunciou em suas redes sociais um encontro estratégico ao lado do atual prefeito, Adelmo Moura (PSB), e da equipe técnica do deputado federal Felipe Carreras. 

A futura gestora celebrou o avanço nas tratativas para a reforma e ampliação do Hospital Municipal Maria Silva, um projeto que visa modernizar a unidade, oferecendo maior conforto e melhor estrutura de atendimento para a população de Itapetim.

Segundo Aline, a iniciativa marca o compromisso com melhorias na saúde pública e representa apenas o primeiro passo de uma série de ações que devem ser implementadas durante seu mandato. A agenda incluiu ainda discussões sobre outras demandas prioritárias para o município, em alinhamento com os projetos do deputado Carreras, buscando garantir que a cidade continue a se desenvolver com mais serviços e investimentos.

“Dois mil e vinte e cinco ainda não começou, mas o trabalho já está a todo vapor”, afirmou a prefeita eleita. “Vamos trabalhar incansavelmente para proporcionar um futuro cada vez melhor para os itapetinenses”, completou Aline.

Senado decide colocar em votação ordem do STF para afastar Aécio

G1 O cenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (28), por 43 votos a 8 (e uma abstenção), um pedido de urgência para que a Casa realize uma sessão extraordinária e coloque em votação a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar o senador Aécio Neves(PSDB-MG) do mandato e impor ao tucano recolhimento domiciliar noturno. O requerimento foi assinado por […]

G1

O cenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (28), por 43 votos a 8 (e uma abstenção), um pedido de urgência para que a Casa realize uma sessão extraordinária e coloque em votação a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar o senador Aécio Neves(PSDB-MG) do mandato e impor ao tucano recolhimento domiciliar noturno.

O requerimento foi assinado por parte dos líderes partidários e apresentado pelo líder do PSDB, Paulo Bauer (SC). A sessão deve acontecer na próxima semana. Alguns parlamentares, caso do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), queriam que o assunto fosse decidido já nesta quinta.

“Essa questão, que é fundamental do ponto de vista da República e da democracia, a liturgia com a Constituição que outros não tiveram. É recomendável que nós façamos isso hoje. Cada hora, cada minuto são dias de afirmação do processo democrático e da separação dos poderes”, afirmou Renan.

No entanto, o líder do PSDB e outros senadores avaliaram que a presença de parlamentares nesta quinta era baixa. Por isso, o assunto não poderia ser analisado. Às 12h, o painel de votações do Senado registrava a presença de 50 senadores em plenário.

Na última terça-feira (26) a Primeira Turma do STF decidiu, por 3 votos a 2, afastar Aécio do mandato e impôs que o parlamentar ficasse em casa no período da noite. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi notificado da decisão na noite desta quarta (27).

Antes da votação do pedido de urgência, Eunício afirmou que atenderia ao pedido de parlamentares para que a votação ficasse para a próxima semana.

“Não havendo objeção dos líderes, eu não tenho como tomar outra decisão a não ser deliberar no sentido de votarmos o requerimento e deixarmos a matéria para a próxima semana”, disse Eunício.

No requerimento que elaborou – e que foi aprovado pelo plenário –, Bauer diz que “não existe previsão constitucional para o Poder Judiciário, mesmo que por meio do STF, afastar um senador em pleno exercício de seu mandato”.

Ele pede, ao final do documento, que o Senado se reúna para que, em caráter de urgência, seja convocada sessão a fim de que, “pelo voto da maioria de seus membros, seja resolvida a questão atinente às penas impostas” pelo STF.

Bauer afirma que a decisão coloca em conflito o princípio da separação dos Poderes e diz que a medida compromete a representatividade de Minas Gerais, que passaria a ser representado por somente dois senadores.

O tucano também diz que, na avaliação dele, o recolhimento domiciliar noturno possui “natureza restritiva de liberdade”, motivo pelo qual deve ser analisado pelo Senado.

No artigo 53, o texto da Constituição diz que os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos são remetidos em 24 horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria, o Senado ou a Câmara decidam sobre a prisão. Isso aconteceu, por exemplo, depois da prisão do senador cassado Delcídio do Amaral.

Mas o artigo 319 do Código de Processo Penal diz que recolhimento domiciliar é medida diferente de prisão. Entre as medidas cautelares diversas de prisão, o artigo prevê: “recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga quando o investigado ou acusado tenha residência e trabalho fixos”.