Capa de Veja roda o país e alimentará debate da Globo. Petistas dizem que é tentativa desesperada de reverter quadro
Por Nill Júnior
A Revista Veja desta semana traz uma bomba que está gerando polêmica. Na última terça-feira, o doleiro Alberto Youssef entrou na sala de interrogatórios da Polícia Federal em Curitiba para prestar mais um depoimento em seu processo de delação premiada.
Antes afeito às sombras e ao silêncio, Youssef mostra desassombro para denunciar, apontar e distribuir responsabilidades na camarilha que assaltou durante quase uma década os cofres da Petrobras.
Ele adicionou novos personagens à trama criminosa, que agora atinge o topo da República. Perguntado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro foi taxativo:
— O Planalto sabia de tudo!
— Mas quem no Planalto?, perguntou o delegado.
— Lula e Dilma, respondeu o doleiro.
Nesta edição de VEJA, a revista diz apresentar os detalhes do depoimento que Alberto Youssef prestou às autoridades.
A divulgação da capa na imprensa já divide opiniões no universo político. Aliados de Aécio fazem a capa de veja circular como um viral pelas redes sociais. Petistas acusam a revista de fazer o jogo dos tucanos em uma tentativa de reverter o que dizem as últimas pesquisas. O tema certamente terá espaço garantido no debate ente Dilma e Aécio esta noite na Globo. A conferir os próximos capítulos.
A Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde – Arcotrans inicia a partir desta quinta-feira (23.01), a campanha educativa para o reordenamento de estacionamentos no bairro do São Cristóvão. A iniciativa abrange mudanças que irão contemplar as ruas São Pedro, Dr. Leonardo Arcoverde (principalmente na lateral da Igreja Universal), Senador Marcos de Barros Freire, Avenida […]
A Autarquia de Trânsito e Transportes de Arcoverde – Arcotrans inicia a partir desta quinta-feira (23.01), a campanha educativa para o reordenamento de estacionamentos no bairro do São Cristóvão.
A iniciativa abrange mudanças que irão contemplar as ruas São Pedro, Dr. Leonardo Arcoverde (principalmente na lateral da Igreja Universal), Senador Marcos de Barros Freire, Avenida José Bonifácio, entorno da Praça do São Cristóvão, assim como o trecho da Academia High Five até o cruzamento da Rua José de Oliveira Calado com a Av. José Bonifácio.
A medida, que inclui panfletagens e explicações para moradores e comerciantes da área, visa orientar sobre a nova ordenação de estacionamentos para carros, motos e vagas direcionadas para carga/descarga.
“O estacionamento para motocicletas, localizado em frente à Praça do São Cristóvão, será desativado e as vagas serão distribuídas em locais determinados pela Arcotrans, específicos e devidamente sinalizados”, informou o chefe de Sinalização, Adrovando Moura.
A Arcotrans salienta que as mudanças fazem parte de um plano de ordenação do trânsito de toda a área principal do bairro, que começa pela da Avenida Joaquim Nabuco, em frente à Academia High Five, até as proximidades da Praça do São Cristóvão.
Por Adelmo Santos* Um simples gesto e o “sopro do Criador numa atitude repleta de amor”, como disse o poeta Luiz Gonzaga Jr. nos deu de presente na cidade de Princesa Isabel do Coronel Zé Pereira um filho muito ilustre João Pereira da Luz. Quis Deus que João trouxesse no nome a luz que precisava […]
Um simples gesto e o “sopro do Criador numa atitude repleta de amor”, como disse o poeta Luiz Gonzaga Jr. nos deu de presente na cidade de Princesa Isabel do Coronel Zé Pereira um filho muito ilustre João Pereira da Luz.
Quis Deus que João trouxesse no nome a luz que precisava para cantar e encantar, e por muito tempo fomos agraciados com a sua arte de fazer poesia de repente. Como é possível de uma mente humana em tão poucos segundos se juntar palavras e se formar um belo diagrama completo de cores e rimas.
E João Pereira da Luz se chamou João Paraibano, mas porque não João Pernambucano, ou João do Pajeú. Nada melhor que João Paraibano do Povo. Esse mesmo povo se despede daquele que representou por meio da poesia a alma e o sentimento do homem e da mulher sertaneja.
Os gênios são muitas vezes incompreensíveis, e João por ser gênio , trazia versos com traços de filosofia,foi na fonte da natureza onde bebeu e alimentou a alma de tanta gente simples do nosso esturricado Sertão.
Quem se atreve cantar com tanta maestria o roçado de milho verde, a riqueza do inverno, as trovoadas, a figura do vaqueiro na caatinga, os banhos na correnteza do riacho, o flagelo das secas, o canto do sabia, da acauã, a asa branca nosso símbolo maior, o mandacaru, o juazeiro. Com tantas fontes de inspiração, a alma de João transbordou poesia.
E a Rádio Pajeú? Suas ondas médias que levou por tanto tempo o show de João para os grotões mais longínquos, o sentimento e a alma sertaneja em forma de poesia. Um prazer incomum ouvir João cantar o que o povo mais queria ouvir: a alegria, a tristeza, a fartura, o sofrimento de um povo.
Como João partiu para a eternidade, teve um começo e muitos recomeços. Muitos tiveram o privilégio de compartilhar com João ao som da viola o embalo de tantas cantorias, foram parceiros, e mais do que isso, companheiros, amigos e irmãos.
Chega Raimundo Borges e descobre João na cidade de Flores, João precisava brilhar e com seus vinte anos de idade, sua candeia se acende, começa nos primórdios dos anos 70 uma esplendida trajetória no Programa “Quando as Violas se Encontram” na Rádio Pajeú, era João Paraibano e Raimundo Borges às 11 da manhã, um encontro marcado.
No caminho de João, outro parceiro da viola que dividiu durante 36 anos muitas alegrias, dificuldades também e pé na estrada, dois predestinados a viajar e levar sua arte ao povo simples, a gente humilde, não importava aonde. Foi Sebastião Dias tão presente na sua caminhada, que parece não entender o que está acontecendo. Mas é isso mesmo, João e Sebastião dois amigos para sempre.
Nessa caminhada de tanto brilho, não poderia faltar Valdir Teles e Diomedes Mariano que em mais de uma década foram honrados por poder fazer dupla e compartilhar da inspiração de João.
O atual “Encontro com a Poesia” das 11 e meia na Rádio Pajeú, deixa Heleno da Silveira sem seu parceiro maior. Os horários matutinos, sempre às 11 horas na Rádio Pajeú nos acostumou com a genialidade poética de João, foram mais de quatro décadas. Agora João, descansa em paz!!!
Em entrevista à Pajeú, petista disse que a base garantirá projeto de candidatura própria e creditou só ao PSB aproximação por aliança A pré-candidata do PT ao Governo do Pernambuco, Marília Arraes, disse hoje em entrevista ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que o posicionamento da base do partido garantirá a manutenção do projeto de […]
Marília quando esteve na Rádio Pajeú. Foto: André Luis/Arquivo do blog.
Em entrevista à Pajeú, petista disse que a base garantirá projeto de candidatura própria e creditou só ao PSB aproximação por aliança
A pré-candidata do PT ao Governo do Pernambuco, Marília Arraes, disse hoje em entrevista ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que o posicionamento da base do partido garantirá a manutenção do projeto de candidatura própria ao governo do estado. Foi no Debate das Dez de hoje.
“A base do PT está mandando um recado para suas lideranças. Quer ver o partido todo defendendo projeto nacional por meio de uma candidatura própria e que é competitiva. Vemos o medo do PSB de perder as eleições que parece que tomou pose e não se deu conta disso. Quer tirar uma candidatura competitiva do páreo, dando uma de que estão no campo progressista. Mas Temer só é presidente pelo apoio do PSB, que inclusive votou pela intervenção militar no Rio. É uma aliança meramente oportunista, principalmente depois do grande ato em Serra Talhada”.
Perguntada porque só credencia ao PSB a não a setores do PT da tentativa de aliança, Marília disse que não costuma falar de companheiros. “Até sexta feira há um prazo para ser protocolada essa proposta. Aí vamos ver quem vai estar a frente desse pedido. Nenhum dos nossos dirigentes se posicionou nesse sentido. Há decisão partidária de ter candidatura própria. Acho injusta a boataria em torno de lideranças nossas”.
Marília evitou falar em “futurologia”. “Há uma busca do PT por alianças nacionais. Não significa interferir nas questões regionais. A vontade é muito mais do PSB. Lula é um estadista. Não vai se envolver em questões internas do PT, tem os tramites internos. Fez certo quando não cravou uma opção para o partido (na entrevista a Geraldo Freire). Os movimentos estão corretos. Nós vamos nos resolver”.
Com o atual percentual, a petista seria candidata em qualquer outro partido. Mas diz não se preocupar com isso. “Muito melhor que se participe, que haja esse tipo de divergência. Melhor que com um cacique que mande. Essa democracia interna que faz com que o partido construa, se fortaleça. Mais legítima que uma decisão tomada monocraticamente. O PSB quer governar o Estado a todo custo, mesmo sem compromisso ideológico, lutando contra o desmonte do estado”.
Ao final, duas manchetes foram apresentadas para Marília. “Marília deixa PT e disputa governo por partido de esquerda”, ou “Marília acata decisão estadual e será candidata a Deputada”. A petista disse que não tem trabalhado com plano B porque seria desonesto . “Não entrei no PT pra ser algo, entrei pra ser militante. Vou continuar no PT independentemente do que aconteça”.
O cantor e compositor Lobão disse, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não tem “capacidade intelectual e emocional para gerir o Brasil”. A fala, claro, repercute muito nas redes sociais entre os que defendem e condenam o artista. O artista também proferiu críticas aos filhos do chefe do executivo, […]
O cantor e compositor Lobão disse, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não tem “capacidade intelectual e emocional para gerir o Brasil”. A fala, claro, repercute muito nas redes sociais entre os que defendem e condenam o artista.
O artista também proferiu críticas aos filhos do chefe do executivo, ao filósofo Olavo de Carvalho e aos apoiadores do peeselista. Também fez duras afirmações sobre o fato de o capitão da reserva usar frequentemente o Twitter.
“Eu tinha que optar por alguém e esse alguém foi o Bolsonaro. Mas ele mostrou que não tem a menor capacidade intelectual e emocional para poder gerir o Brasil. Isso está muito claro para mim e fico muito triste. É óbvio que o governo vai ruir”, ponderou.
Para o músico, a maioria dos que votaram em Bolsonaro estão “decepcionados”. Ele também disse que o escritor Olavo de Carvalho vai acabar com o governo, por ser uma pessoa “autodestrutiva, sociopata e que não tem empatia por ninguém”.
Filhos – Aos filhos de Bolsonaro — o vereador Carlos, o deputado federal Eduardo e o senador Flávio —, Lobão se referiu como “os três patetas do Planalto”, criticando as constantes interferências no governo e as polêmicas que provocam nas redes sociais.
“Eles conseguiram semear ódio num Congresso que estava de braços abertos para esses caras! Era para estar navegando em céu de brigadeiro, passar a reforma da Previdência nos primeiros meses”, analisou. “(Bolsonaro) Não pode achar que o Brasil é o Twitter para se resguardar e intimidar os adversários”, completou.
O rockeiro também demonstrou insatisfação com a reação do presidente às manifestações contra os cortes na educação, chamando os estudantes que foram às ruas de “idiotas úteis”. “Você está pegando no vespeiro, no âmago dos seus inimigos figadais, os estudantes de todo o Brasil, os professores, os reitores. Vai brigar com isso? Para quê? Você não quer votar a reforma da Previdência? Para que criar um barulho agora?”, comentou.
Os amantes do ciclismo em Serra Talhada já começam a se preparar para o II Serra Bike, evento que irá acontecer nos próximos dias 12 e 13 de março. Após o sucesso do 1º Serra Bike que aconteceu em fevereiro do ano passado, os apaixonados pelo ciclismo já estão se preparando para pedalar nas trilhas […]
Os amantes do ciclismo em Serra Talhada já começam a se preparar para o II Serra Bike, evento que irá acontecer nos próximos dias 12 e 13 de março.
Após o sucesso do 1º Serra Bike que aconteceu em fevereiro do ano passado, os apaixonados pelo ciclismo já estão se preparando para pedalar nas trilhas da segunda edição no próximo domingo. A realização é do ‘Cangaço Bike. O evento garante o direito a seguro de vida.
A abertura vai acontecer no dia 12 de março a partir das 18h00 com entrega dos Kits na ‘Estação do Forró’, antiga Estação Ferroviária de Serra Talhada, onde vai haver também um animado “Forró Pé de Serra” com o cantor Assisão.
No domingo, a programação já começa às 5h30, quando será servido um café da manhã no Museu do Cangaço para os participantes e apresentações culturais. Às 7h30 acontece a saída para o passeio ciclístico. Ao meio dia, haverá o almoço.
Serão duas trilhas passando pela zona rural do município com 40 km e 60 km de distância. Todos os participantes ganharão um kit com camisa manga longa, bolsa personalizada, bandana, barra de cereais, energéticos, protetor solar e CD de músicas regionais.
O evento não tem fins lucrativos. Pelo contrário, será beneficente, realizado pelo grupo Cangaço Bike, um grupo de Ciclistas de Serra Talhada com três anos de existência.
O objetivo deste evento é fortalecer Serra Talhada como cidade potencial na rota do ciclo turismo no Pernambuco e no Nordeste, discutindo a mobilidade, troca de experiência, o fortalecimento no circulo de amizades e na pratica de esporte.Serão mais de 700 participantes de mais de 45 cidades e 5 estados do Nordeste.
Serviço: Interessados em participar podem ligar para 87 9-9634-6753, 87 9-9966-9699 ou 87 9-9127-9689.
Você precisa fazer login para comentar.