Câmara faz belo evento para homenagear personalidades que engrandecem Tuparetama
Com fotos de Marcelo Patriota
A Câmara de Vereadores de Tuparetama realizou uma sessão solene no Pajeú Clube para entregar títulos de cidadão tuparetamense e moções de aplauso a personalidades que contribuem com a Princesinha do Pajeú.
A programação fez parte das comemorações dos 62 anos do município. Dentre os que receberam os títulos de cidadania, os deputados estaduais Diogo Morais e Waldemar Borges.
O evento também contou com o vice-prefeito Diógenes Patriota e o vereador Danilo Augusto, que deverão disputar as eleições de outubro. O presidente Arlan Markson e os demais vereadores, Domênico Perazzo, Joel Gomes, Luciana Paulino, Plécio Galvão, Tanta Sales, Valmir Tunu e Vandinha da Saúde.
Foram várias homenagens. Um dos nomes mais lembrados foi o ex-prefeito Pedro Torres Tunu, homenageado em nome do filho, Pedro Torres Filho. Ele lembrou uma curiosidade: como não havia cartório de registro em Tuparetama, Pedro Torres foi registrado em Tabira. “Que também o indiquem para um título de cidadão”, sugeriu.
Dentre os demais homenageados, Padre Mairton Marques, Monsenhor João Acioly (in memorian), Fernando Marques, dentre tantos nomes.
Pela comunicação da região, este jornalista e o blogueiro Júnior Finfa foram agraciados com Moções de Aplauso pela contribuição ao município, repercutindo as informações da bela Princesa do Pajeú. A coemnda foi indicação do vereador Joel Gomes e aprovada por unanimidade.
História:
Originalmente, a localidade hoje conhecida como Tuparetama tinha o nome de Bom Jesus e era distrito subordinado a Afogados da Ingazeira, situação que se manteve até 31 de dezembro de 1948, quando, já com a denominação atual (e após um breve período em que chamou Tupã), o distrito passou a pertencer ao novo município de Tabira, por força do decreto-lei estadual nº 418 e da lei 421, da mesma data.
Essa condição só se alteraria uma década mais tarde, quando a lei estadual nº 3.332, de 31 de dezembro de 1958 elevou o antigo distrito ao status de município, desmembrando-o de Tabira.
Administrativamente, o município é composto pelos distritos-sede e Santa Rita. Sua população estimada no ano de 2017 era de 8.169 habitantes, sendo o 12º município mais populoso da Microrregião do Pajeú.
Homenageados com Títulos de Cidadão, Títulos e Moções:
José Sales de Macedo
Josefa Roseane de Queiroz
Luiz Fernando de Castro
Maria Aparecida Pereira
Pedro Luiz dos Anjos
Áurea Maria de Carvalho
Antônio Carlos Gomes
Francisca Gildete Daniel
Gilvaneide Maria da Silva
Pastor Ivanildo Roberto
Monsenhor João Carlos Acioly (em memória)
Pastor Enellyton Dobson
José Negrinho Neto
Klarissa Luzielle Siqueira
Maria do Carmo Pereira
OAB Subseccional SJEgito Dr.Gilson Flávio Bezerra
José Ricardo Menezes
Pe. Mairton Marques Amaral Sales
Augusto José da Silva Rodrigues
José de Sá Maranhão Junior blog Finfa
Nivaldo Alves Galindo Filho blog Nil Junior
Cristiane Gimenes Rodrigues
Depois. Diogo Casé Moraes
Gabriel Vasconcelos Pessoa
Edneide da Silva Santos
Lucas Vasconcelos Pessoa
Zirlenia Maria Liberal
Cassiano Feitosa
Rafaela Vasconcelos da Silva
Camila da Silva Farias Torres Patriota
João Salvador de Lima
José Severo da Silva
Ângelo Cezar
Alexsandro da Silva Pereira
Edilene Helena Barbosa
Maria do Socorro Gomes
Pedro Torres Tunu
Dep. Waldemar Borges
Banda Paulo Rocha