Notícias

Câmara de Tuparetama realiza Audiência Pública sobre Escrituração Gratuita de Imóveis

Por Nill Júnior

A Câmara Municipal de Tuparetama realizará, no dia 22 de outubro, uma Audiência Pública para apresentar à população o Programa Moradia Legal Pernambuco, iniciativa em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que garante a regularização fundiária gratuita de imóveis no município.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Valmir Tunú, destacou a importância da ação para os moradores que ainda não possuem escritura de suas casas ou terrenos.

“A luta por esse projeto é de grande importância para o município e para a população. Com ele, os moradores poderão regularizar sua casa, seu terreno, e garantir o título de propriedade totalmente grátis. Isso fortalece o patrimônio das famílias e também o município”, afirmou o presidente.

Valmir também ressaltou o papel do Tribunal de Justiça de Pernambuco na implementação do programa. “É uma importante ação do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Acredito que vai somar muito ao nosso município, que tem uma grande demanda. O presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, está de parabéns pela iniciativa. Vamos trabalhar para que esse projeto seja aplicado com sucesso em Tuparetama”, completou.

A regularização é garantida pela Lei Federal nº 13.465/2017, que permite que famílias obtenham a escritura de seus imóveis sem custos, garantindo segurança jurídica e valorização do patrimônio. A Câmara reforça o convite a todos os cidadãos que desejam garantir o direito à moradia digna.

Audiência Pública do Programa Moradia Legal Pernambuco
Data: 22 de outubro
Horário: 19h
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Tuparetama

 

Outras Notícias

Cavaleiros do Forró no Carnaval do Bloco a Onda e virgens hoje em Afogados

O movimentado carnaval de Afogados da Ingazeira vai ferver nesta terça-feira, com os blocos a Onda pela manhã, a Cobra vai Subir a tarde e o premiado desfile das Virgens a noite. Com apoio da Prefeitura através da Secretaria de Cultura, as virgens melhores classificadas serão premiadas. Ao longo do último dia de folia teremos […]

10390109_1080795198613309_8604510285352443024_n-1O movimentado carnaval de Afogados da Ingazeira vai ferver nesta terça-feira, com os blocos a Onda pela manhã, a Cobra vai Subir a tarde e o premiado desfile das Virgens a noite.

Com apoio da Prefeitura através da Secretaria de Cultura, as virgens melhores classificadas serão premiadas.

Ao longo do último dia de folia teremos hoje às 10h Bloco A Onda no Polo Rio Branco, tendo como atração Cavaleiros do Forró.

Às 13h no Polo Alternativo,  Tiago Souza e Banda. Às 15h, Bloco A Cobra Vai Subir (Concentração no Polo das Tradições no Bar do Bode Assado). Atração: Genival e Grupo Versátil.

17h Descida do Bloco A Cobra Vai Subir com a Orquestra Show de Frevo em direção à Avenida Rio Branco, logo em seguida Trio Eletrico Naja e a Banda Vizú arrastando os Foliões do Bloco e Foliões em geral.

Às 19h, Desfile das Virgens no Polo Praça de Alimentação e em seguida Orquestra Show de Frevo.

Rio e barragem no Sertão da PB recebem chuvas. Frente fria se aproxima do Pajeú

No RN, super chuvas de 270 e 350 milímetros foram registradas no fim de semana Moradores de cidades sertanejas da Paraíba renovaram as esperanças nesse fim de semana com a ocorrência de mais chuvas na Paraíba. Internautas relataram ocorrências em vários municípios, como Patos, Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Santa Terezinha e São Mamede. […]

No RN, super chuvas de 270 e 350 milímetros foram registradas no fim de semana

Moradores de cidades sertanejas da Paraíba renovaram as esperanças nesse fim de semana com a ocorrência de mais chuvas na Paraíba. Internautas relataram ocorrências em vários municípios, como Patos, Riacho dos Cavalos, Catolé do Rocha, Santa Terezinha e São Mamede.

Em Patos, alguns moradores saíram de casa para tomar banho de chuva. Em Santa Terezinha e São Mamede, barragens e açudes receberam água, dando vida à paisagem local.

No Facebook, usuários compartilharam imagens da chegada de água ao Rio Piancó, em trecho entre Boa Ventura e Itaporanga, e à Barragem de Lucrenário, em Coremas.

A  Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) não tinha divulgado balanço sobre as chuvas ocorridas no fim de semana.  Esta noite, choveu em áreas do Pajeú, no Sertão de Pernambuco, indicando que a frente fria que avança pelo Nordeste,  nos estados de RN e PB chega a Pernambuco.

Super chuvas de 350 e 270 milímetros no RN: essa até esse comunicador imaginou ser impossível. Mas cidades do Rio Grande do Norte receberam precipitações muito acima da média histórica para o Nordeste.

Choveu no sábado (11) em várias cidades e comunidades potiguares. O maior registro foi na cidade de Almino Afonso-RN com 350 milímetros. Em Caicó, a chuva teve várias variações e atingiu em alguns locais mais de 100 milímetros.

Outra forte chuva foi registrada no município de Patú, alcançando a não menos incrível marca de  270 mm, o que levou a sangria de vários açudes no município.

Os fenômenos mostram o quão louco está o clima: em dezembro, a estação pluviométrica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) instalada no município de Cedro, no Ceará, registrou um volume de chuvas de 735,2 milímetros nas últimas 72 horas. Cedro está localizado na mesorregião Centro-Sul cearense e na microrregião Iguatu.

Convenções com datas definidas em Tuparetama

Por Anchieta Santos Enquanto o bloco de oposição liderado pelo pré-candidato Sávio Torres (PTB) agendou a data de sua convenção para o dia 23 de julho, o grupo governista do Prefeito Deva Pessoa(PSD), promoverá sua festa política no dia 30 de julho.

Por Anchieta Santos

Enquanto o bloco de oposição liderado pelo pré-candidato Sávio Torres (PTB) agendou a data de sua convenção para o dia 23 de julho, o grupo governista do Prefeito Deva Pessoa(PSD), promoverá sua festa política no dia 30 de julho.

Renan diz que sessão do Congresso será convocada para a próxima terça

O  presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou na tarde desta quarta-feira (3) que marcará a sessão Congresso Nacional, com deputados e senadores, para as 11h30 da próxima terça-feira (6). Depois de impasse com a Câmara, Renan disse que vai “priorizar o todo” e “não o capricho”. Uma sessão conjunta, entre deputados e senadores, havia […]

O  presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou na tarde desta quarta-feira (3) que marcará a sessão Congresso Nacional, com deputados e senadores, para as 11h30 da próxima terça-feira (6). Depois de impasse com a Câmara, Renan disse que vai “priorizar o todo” e “não o capricho”.

Uma sessão conjunta, entre deputados e senadores, havia sido convocada para as 11h30 desta quarta, mas a realização de reuniões de deputados no plenário da Câmara impediu o início da sessão do Congresso. Segundo Renan, a atitude do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de convocar sessões seguidas e impedir a realização da sessão do Congresso, foi algo inédito.

Cunha pressionava para que veto da presidente Dilma Rousseff que proíbe a doação de empresas a partidos políticos fosse incluído na pauta da sessão do Congresso. A lei sobre a reforma política foi sancionada com vetos nesta terça-feira, após pressão da Câmara. Parlamentares haviam condicionado a votação dos demais vetos já previstos na pauta do Congresso à apreciação do veto do financiamento eleitoral.

“Não há acordo. Não há como vincular realização de sessão do Congresso Nacional à apreciação de um veto que até ontem [terça] não tinha sido posto. Vamos convocar a próxima sessão para priorizar o todo e não a parte, não o capricho”, disse Renan Calheiros após se reunir com líderes dos partidos no Senado.

Renan, que também preside o Congresso, argumentava que o item não poderia ser colocado em pauta porque, segundo regra da Casa, os vetos só podem entrar em votação 30 dias após serem enviado ao Legislativo. Por isso, para ele é impossível analisar o veto que trata da doação de campanha, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira.

“Nós vamos marcar nova sessão do Congresso Nacional para terça-feira, 11h30. Não realizamos [nesta quarta] porque a Câmara convocou sessões seguidas para o mesmo horário. Isso é inédito, mas aconteceu”, completou.

Mais cedo, ao comentar o atraso da sessão do Congresso que analisaria vetos da presidente Dilma Rousseff, Renan disse que a política não pode ter “caprichos acima do interesse do país”. (G1)

Cid Gomes apresenta evolução clínica depois de ser baleado no Ceará

O senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) passa bem depois de ser baleado na 4ª feira (19.fev.2020) na cidade de Sobral, no Ceará. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital do Coração de Sobral, Cid está lúcido e respira sem o auxílio de aparelhos. “O Hospital do Coração informa que o paciente Cid Ferreira Gomes deu entrada […]

O senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE) passa bem depois de ser baleado na 4ª feira (19.fev.2020) na cidade de Sobral, no Ceará. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital do Coração de Sobral, Cid está lúcido e respira sem o auxílio de aparelhos.

“O Hospital do Coração informa que o paciente Cid Ferreira Gomes deu entrada nesta unidade hospitalar, vítima de ferimento por arma de fogo em região torácica. Após atendimento, segue apresentando boa evolução clínica. Seu quadro cardíaco e neurológico não apresenta alteração. Neste momento o paciente encontra-se lúcido e respirando sem auxílio de aparelhos”, diz o boletim médico.

Cid foi baleado ao tentar entrar em 1 batalhão da polícia militar usando uma retroescavadeira. O batalhão estava com portões fechados em virtude de uma paralisação feita por policiais da cidade. Por lei, policiais militares não podem fazer greve. Em seu perfil no Twitter, mais cedo, ele divulgou vídeo em que criticou a paralisação “de quem devia dar segurança para o povo”.

“Estou chocado em ver cenas de quem devia dar segurança para o povo está promovendo a desordem […]. Eu, como cidadão, estou indo agora para Sobral, minha terra, e quero pedir a cada irmão e irmã sobralense, que não se conforma com essa situação, para me esperar no aeroporto. Vamos definir uma estratégia para dar paz para a cidade de Sobral. É o que eu posso fazer no momento”, disse Cid.

Cid Gomes está licenciado do Senado, sem pagamento de salário, desde o início de dezembro de 2019, para resolver assuntos particulares. A licença do senador do Ceará é de 120 dias. Durante esse período, Prisco Bezerra (PDT-CE) o substitui.

Com Informações da Agência Brasil