Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

BPM ETRES: Obras da Estação de Transbordo de Iguaracy iniciam nesta segunda-feira

Publicado em Notícias por em 11 de abril de 2021

A Estação de Transbordo e Resíduos Sólidos – ETRES de Iguaracy, já teve a sua terraplanagem concluída e as obras terão início nesta segunda-feira (12). 

Com as obras avançando, se aproxima cada vez mais o fim do lixão de Afogados da Ingazeira, um problema histórico no município e alvo de muitas reclamações.

Em Triunfo, as obras estão em ritmo acelerado. Máquinas de grande porte estão realizando os trabalhos de nivelamento, além da construção das baias.

“Duas ETRES  estão sendo  construídas em Triunfo e no município de Iguaracy, na comunidade de Aroeira de Cima. Ambas têm capacidade de receber 80 toneladas de lixo/dia. Cada uma terá oito células/baias, totalizando espaços para 16 municípios”, destacou Anchieta Mascena.

As ETRES em conjunto com a usina de beneficiamento e loja de fábrica, instalada em Afogados da Ingazeira terão a capacidade de gerar aproximadamente 50 empregos.

Segundo Mascena, a adesão de vários municípios do Pajeú foi decisiva.

A solução tem atraído municípios da região sertaneja que manifestaram interesse em aderir, por se tratar de uma solução para o drama do destino do lixo, com os prazos do Ministério Público e Tribunal de Contas para o início do processo de tratamento e fim dos lixões.

A maior vantagem, além da solução definitiva para o fim de um problema ambiental e social,  é de economia,  pela proximidade com as estações.  O projeto prevê ainda uma unidade de tratamento de recicláveis em Afogados, absorvendo a produção dos municípios e barateando a execução.

As estações de transbordo são pontos de transferência  de resíduos coletados, criados em função da considerável distância entre a área de coleta e o local de destinação final. É uma fundamental solução para as nossas cidades.

Deixar um Comentário