Blog desafia candidatos de Serra Talhada
Foi só o blog anunciar a segunda pesquisa do Instituto Múltipla para prefeito de Serra Talhada que algumas lideranças políticas já começaram a tentar fazer leitura sobre números dos quais nem o blog ainda tem conhecimento.
Pelo menos dois nomes soltaram nota ou mensagens nas redes querendo fazer análise de futurologia, certamente porque como é comum no período, todos tem pesquisas internas e receio da divulgação de dados amparados na lei.
Então, porque não reunir os quatro projetos, assumindo os custos de uma pesquisa, com Instituto eleito pela maioria? O blog custeia a parte que lhe cabe, seja qual for o instituto. Assim, acaba essa futrica infantil.
Só para dar dois exemplos da rigidez da parceria que dura mais de dez anos, cobiçada por muitos que já tentaram, em vão, tirar o Múltipla de perto do blog:
Em 2012, na disputa entre Luciano Duque e Sebastião Oliveira, o jornalista que assina esse blog, por intermédio do comunicador Anchieta Santos, fechou a venda de um produto por mim assinado, Os Compadres, para a campanha de Sebastião. A parceria já existia com o Instituto e ficou claro que uma coisa jamais iria interferir na outra. A primeira pesquisa deu empate técnico.
A última cravou o resultado. Em meio ao envio do material para a campanha, Sebastião Oliveira brincou com a divulgação do resultado, deixando claro que a era pá de cal no seu projeto. Oliveira, registre-se, foi justo e correto. Honrou o compromisso profissional e nem tentou cogitar não divulgar os dados. Sabia que não adiantaria. O Múltipla cravou o resultado como divulgou o blog copiado por outros à época. Ainda bem que Anchieta Santos e Sebastião Oliveira estão vivos e bem para confirmar a história.
Em 2016, este blogueiro foi procurado pela campanha do socialista Zé de Bira e aliados para produzir guia e inserções para sua campanha em Tabira. No ato da contratação avisou que tinha pactuadas duas pesquisas em parceria com o Múltipla. Ainda aasim, aceitaram.
Na última pesquisa, setores da campanha pressionaram pela não divulgação. Tinham dados que indicavam que afundaria a terceira via. A decisão? A pesquisa foi ao ar, o voto útil saiu de Zé de Bira, migrou pra Sebastião Dias e Nicinha de Dinca perdeu a eleição.
Para evitar esse tipo de situação até por conta da série de atribuições profissionais, esse blogueiro abriu mão de projetos para campanhas eleitorais este ano. Dedica-se só a projetos jornalísticos e gerenciais na Rádio Pajeú, blog e Asserpe.
Usar de novo esse samba de uma nota só explorando dados de dias antes da campanha de 2016, no período em que nenhum Instituto acertou ou errou, pois tratava-se de dado daquele momento, virou motivo de gozação para quem tem juízo e acompanha o processo.
Se a pesquisa que sairá conforme anunciada tivesse qualquer vício, teria sido derrubada na justiça. Pode até ser por qualquer outra alegação, menos por sua lisura.
O blog vai divulgar a pesquisa. E reitera a quem agora questiona: que instituto lhe faz feliz? O blog topa registrar e divulgar. A reunião de definição com os quatro já pode ocorrer na próxima semana…
No mais, reitera profundo respeito por todas as lideranças políticas da Capital do Xaxado. Só reage quando provocado, principalmente sem base na racionalidade.
Segue o jogo. Tudo normal no Reino da Politicolândia…