Notícias

Bispo Diocesano confirma alterações em Paróquias da Diocese

Por Nill Júnior

O bispo diocesano de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, Dom Egídio Bisol, anunciou, há pouco, em uma celebração transmitida pela Rádio Pajeú, direto do Colégio Stella Marys, em Triunfo, alterações em algumas paróquias da área da Diocese de Afogados da Ingazeira. Os últimos detalhes sobre as alterações nas igrejas foram fechados durante um encontro de atualização com o Clero Diocesano, que acontece desde a última quarta-feira. As mudanças passarão a valer em 2019.

Dom Egídio voltou a falar sobre os fatos recentes vivenciados pelo clero da Diocese, destacando a morte do Padre Genildo Herculano, falecido no último dia 13, dizendo ser importante que o Clero entenda esses sinais de Deus.  Sobre as transferências, disse que foram refletidas ao longo desse ano.

A paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Tabira, ficará sob a responsabilidade do padre José Cícero, que estava em Brejinho. Era cuidada pelo padre Aldo Guedes, que por sua vez, assumirá a Paróquia da Imaculada Conceição, em Flores, que vem sendo conduzida pelo Monsenhor João Carlos Acioly Paz. Padre Ailton Costa deixa a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Tuparetama, e vai para a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em São José em Belmonte. E em Tuparetama, assume o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor João Carlos Acioly Paz. A Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, de Solidão, que era comandada pelo Padre Genildo Herculano, continuará sob os cuidados do Padre Aldo Guedes até segunda ordem. Padre Adhemar Lucena assumirá a Paróquia de São Sebastião em Quixaba. Já o Padre Jorge Dias de Siqueira vai para a Paróquia de São Pedro, em Itapetim.

Também foram definidos alguns administradores paroquiais. Padre Clodoaldo Carvalho será Administrador Paroquial na Paróquia de São Judas Tadeu, São José do Egito. Padre Wellington Luiz será administrador da Paróquia de São José, São José do Egito.   Padre Juacyr Delmiro assumirá nessa condição a Paróquia de São Sebastião, em Brejinho. Padre Renato Pereira será Vigário Paroquial em São José do Belmonte, auxiliando Padre Claudivan Pereira. E Padre André Ferreira, na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, auxiliando o Padre Josenildo Nunes. O próprio Dom Egídio afirmou que acumulará a missão no Seminário Propedêutico São Judas Tadeu.

Gozarão de um chamado “tempo sabático” os padres Antonio Lisboa, Evandro Oliveira e Hélio Cláudio da Silva. Padre Hélio cursará Direito Canônico no Rio de Janeiro. Padre Antonio Lisboa terá um tempo para se dedicar aos seus estudos em Serra Talhada, onde cursará Direito.

As últimas grandes alterações na Diocese haviam acontecido há dois anos, em novembro de 2016. Com base no Código de Direito Canônico, a recomendação é de que um sacerdote na condição de Pároco possa ficar seis anos renováveis por mais seis. No bispado de Dom Egídio, se definiu um período de oito anos do sacerdote em uma Paróquia. A orientação se baseia na máxima de que não pode haver personalização da instituição, considerando que a Igreja tem que ser a representação do Cristo Jesus, e não de um indivíduo.

Outras Notícias

Prefeitura de Itapetim paga dezembro nesta quinta-feira

O Governo Municipal de Itapetim anunciou que o pagamento dos funcionários de todas as secretarias municipais, Gabinete, Conselho Tutelar, além de inativos e pensionistas estará na conta amanhã (24). “Terminamos nosso mandato cumprindo nosso compromisso de pagar todos os salários em dia durante estes quatro anos. Fico muito feliz e honrado com isso!”, disse o […]

O Governo Municipal de Itapetim anunciou que o pagamento dos funcionários de todas as secretarias municipais, Gabinete, Conselho Tutelar, além de inativos e pensionistas estará na conta amanhã (24).

“Terminamos nosso mandato cumprindo nosso compromisso de pagar todos os salários em dia durante estes quatro anos. Fico muito feliz e honrado com isso!”, disse o prefeito Adelmo Moura.

O prefeito também anunciou que os professores e a equipe pedagógica receberão uma bonificação também.

Adelmo esteve reunido com a secretária de Finanças, Aline Karine, a diretora de Recursos Humanos, Wesla Larissa, Walter Buarque, da Previta, Roseane Costa, da tesouraria, e equipe.

Eduardo Moura anuncia pré-candidatura a deputado federal pelo Novo em Pernambuco

O vereador do Recife Eduardo Moura anunciou, nesta sexta-feira (17), sua pré-candidatura a deputado federal. A confirmação ocorreu durante um encontro promovido pelo Partido Novo em Recife, voltado à preparação de seus quadros para as eleições de 2026. O evento foi realizado no Empresarial Camilo Brito, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do […]

O vereador do Recife Eduardo Moura anunciou, nesta sexta-feira (17), sua pré-candidatura a deputado federal. A confirmação ocorreu durante um encontro promovido pelo Partido Novo em Recife, voltado à preparação de seus quadros para as eleições de 2026.

O evento foi realizado no Empresarial Camilo Brito, localizado no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e reuniu lideranças políticas, dirigentes partidários e pré-candidatos da legenda em diversas regiões do estado.

A pré-candidatura de Eduardo Moura foi respaldada pelo presidente estadual da sigla, Técio Teles, que participou do anúncio ao lado do parlamentar.

O Novo também anunciou apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra. A ideia colocada no ato é a de que, sem um nome da direita puro sangue disputando, não resta outra opção,  para evitar que o PSB de João Campos volte ao poder.

Eduardo Moura vinha pontuando nas pesquisas entre 3% e 8% na disputa pelo Governo de Pernambuco.

Sicoob oferece crédito consignado para servidores municipais de Serra Talhada

A Gerente de Negócios do Sicoob Serra Talhada, Margarete Pereira de Sá, esteve na Revista da Cultura, com o radialista Tony Alencar. Ela destacou informações sobre cooperativismo financeiro, vantagens de fazer parte do Sicoob e convênio de Crédito Consignado para servidores da Prefeitura de Serra Talhada. “Em 2017 chegou o Sicoob à Serra Talhada. Hoje […]

A Gerente de Negócios do Sicoob Serra Talhada, Margarete Pereira de Sá, esteve na Revista da Cultura, com o radialista Tony Alencar.

Ela destacou informações sobre cooperativismo financeiro, vantagens de fazer parte do Sicoob e convênio de Crédito Consignado para servidores da Prefeitura de Serra Talhada.

“Em 2017 chegou o Sicoob à Serra Talhada. Hoje são duas agências, uma no centro e outra no Shopping Serra Talhada. Viemos contribuir para o crescimento de nossa terra, alavancando e fomentando negócios”.

Ela destacou o papel do Sicoob como cooperativa de crédito e o crescimento do Sicoob no Brasil, como sociedade de pessoas e não de capital.

Ela contou a história do Sicoob Pernambuco que nasceu com 101 produtores rurais e capital de R$ 36 mil. “Hoje somos 37 mil associados e temos R$ 170 milhões de capital. Isso mostra o nosso objetivo por justiça financeira. E nosso diferencial, com taxas mais competitivas, tarifas menores, melhor remuneração para o cooperado, onde você é dono do negócio e participa dos resultados”.

Ela ainda destacou o atendimento personalizado e humanizado, mesmo na era digital e pandemia. “Nosso modelo no Shopping por exemplo é totalmente digital, onde não há caixas, mas colaboradores prontos para atender com horário das 11h às 16h”. Já o autoatendimento funciona o dia todo. No centro, há caixas permanentes com horário bancário.

Margarete destacou ainda o papel de fomento do Sicoob com taxas diferenciadas. Também orientou como abrir contas como pessoa jurídica ou pessoa física.

“Temos todos os serviços para pessoas físicas e jurídicas. Conta corrente, cartões, poupança, crédito, capital de giro, antecipação de recebíveis, emissão de boleto de cobrança com antecipação de recebíveis, consórcios, linha de energia solar e consignados”.

Ela destacou o serviço de empréstimos consignados oferecido a servidores, estaduais, federais e agora municipais.

“Fechamos a parceria com a Prefeitura de Serra Talhada e já estamos operacionalizando o consignado de servidores municipais”.

Basta se dirigir à agência do Shopping e terá todo atendimento e conforto, com horário entendido. E qualquer servidor pode ligar para (81) 9-9964-0198. Ainda no (87) 9-9982-0014.

História:  O Sicoob Pernambuco nasceu em 20 de dezembro 1999, em São José do Egito, município do Alto Sertão do Pajeú pernambucano, através da união de 101 pessoas, pequenos produtores rurais do setor avícola. Surgia  a CREDIPAJEÚ, hoje conhecida como Sicoob Pernambuco.

Em junho de 2000 foi aberta a primeira agência. Hoje já contam com mais de 30 pontos de atendimento espalhados pela área de atuação em Pernambuco e na Paraíba.

Surgiram em meio a um contexto de transformações do sistema agroindustrial local, com fortes alterações no ritmo de produção e vida dessa localidade. O objetivo principal sempre foi atender às necessidades financeiras dos cooperados, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Alinhado à expansão física, a cada dia, o Sicoob intensifica e acelera investimentos em tecnologia e inovação, buscando melhorar cada vez mais a experiência dos cooperados que preferem o atendimento digital, sem deixar de lado a essência acolhedora, humana e cooperativista.

São 22 anos de braços dados com a educação financeira e cooperativista dos nossos cooperados, através da ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito, fomentamos a expansão do cooperativismo de crédito mútuo.

IPESPE/Folha: Marília Arraes mantém liderança na disputa pelo Senado em Pernambuco; Humberto em segundo

A segunda rodada da pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), realizada em parceria com a Folha de Pernambuco, confirma a ex-deputada Marília Arraes (PDT) na liderança da disputa pelo Senado Federal nos dois cenários avaliados. O senador Humberto Costa (PT), que busca a reeleição, aparece na segunda colocação em ambas as […]

A segunda rodada da pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), realizada em parceria com a Folha de Pernambuco, confirma a ex-deputada Marília Arraes (PDT) na liderança da disputa pelo Senado Federal nos dois cenários avaliados.

O senador Humberto Costa (PT), que busca a reeleição, aparece na segunda colocação em ambas as simulações, mantendo o cenário de polarização entre os dois nomes mais bem posicionados na corrida pelas duas vagas que estarão em disputa nas eleições deste ano.

No primeiro cenário, com a presença do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), Marília Arraes avançou de 21% para 22% das intenções de voto. Humberto Costa oscilou de 16% para 15%, enquanto o deputado federal Mendonça Filho (PL) permaneceu com 10%. Túlio Gadelha (PSD) e Eduardo da Fonte aparecem empatados com 7%, ambos registrando queda em relação aos 8% da pesquisa anterior. Já o senador Fernando Dueire (PSD) subiu de 1% para 2%. Os votos em branco, nulos ou em nenhum candidato passaram de 25% para 23%, enquanto o percentual de eleitores que não souberam ou preferiram não responder aumentou de 11% para 15%.

Na segunda simulação, Eduardo da Fonte é substituído pelo ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil). Marília Arraes permanece na liderança com 22%, apesar de registrar uma oscilação negativa de um ponto percentual em relação ao levantamento anterior. Humberto Costa cresce de 14% para 15%, enquanto Miguel Coelho recua de 12% para 11%. Mendonça Filho passa de 10% para 9%, Túlio Gadelha cai de 7% para 6% e Fernando Dueire mantém 2% das intenções de voto. Os votos brancos, nulos e em nenhum candidato somam 23%, enquanto os indecisos representam 12% do eleitorado, indicando que a disputa pelas duas cadeiras pernambucanas no Senado segue aberta e com espaço para movimentações ao longo da campanha.

CNM emite nota de repúdio aos casos de violência contra gestores municipais durante período eleitoral

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) usou suas redes sociais nesta segunda-feira (2), para emitir uma nota de repúdio diante dos crescentes casos de violência registrados neste período eleitoral. A entidade expressou profunda preocupação com a segurança dos gestores municipais, destacando incidentes recentes que têm alarmado a comunidade política. No domingo, 1º de setembro, a […]

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) usou suas redes sociais nesta segunda-feira (2), para emitir uma nota de repúdio diante dos crescentes casos de violência registrados neste período eleitoral. A entidade expressou profunda preocupação com a segurança dos gestores municipais, destacando incidentes recentes que têm alarmado a comunidade política.

No domingo, 1º de setembro, a prefeita de Trindade (PE), Helbe Rodrigues, foi vítima de uma tentativa de homicídio. A gestora foi atacada por um homem embriagado e armado com uma faca. Felizmente, o agressor foi contido a tempo pela polícia local, que agiu com rapidez e eficiência, levando o suspeito sob custódia.

Esse não foi um caso isolado. Nas últimas semanas, outros gestores municipais também enfrentaram situações de violência, aumentando a tensão durante o período eleitoral. Outro caso em Pernambuco, foi prefeito de Sertânia, no Sertão do Moxotó, Ângelo Ferreira. Ele foi esfaqueado por um desafeto político. 

A CNM, que representa os interesses de municípios em todo o Brasil, reforçou seu repúdio a qualquer forma de agressão contra os representantes municipais e destacou a gravidade dessas ocorrências.

Em sua nota, a Confederação fez um apelo por celeridade nas investigações dos casos de violência e exigiu a punição exemplar dos responsáveis. A entidade reafirmou seu compromisso em lutar pela segurança e proteção dos gestores municipais, especialmente em um momento tão crítico como o período eleitoral.

A CNM finalizou a nota conclamando a sociedade a refletir sobre a importância do respeito e da paz durante as eleições, enfatizando que a violência jamais deve ser tolerada como parte do processo democrático.