Notícias

Barragem de Brotas começa a “sangrar” em Afogados da Ingazeira

Por André Luis

Texto e foto: André Luis

Na tarde desta terça-feira (17), por volta das 15h. Para a alegria do povo sertanejo, uma fina lâmina d’água começou a transpor a parede do vertedouro da barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira.

Às 16h, o volume d’água aumentou chegando a cobrir quase que totalmente o vertedouro. Agora é real! A barragem de Brotas começou a transbordar. A notícia foi dada em primeira mão durante o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú FM e através das redes sociais da emissora.

Mal a notícia foi dada o número de pessoas que chegava até o manancial para conferir de perto aumentava a cada momento. Logo, dezenas de curiosos disputavam um espaço na parede da barragem para admirar o transbordo do manancial.

A expectativa é que o volume d’água aumente de hoje para amanhã, visto que a previsão de chuvas para o alto Pajeú.

Infelizmente, como acontece todos os anos, algumas pessoas arriscam a vida e pulam da parede da barragem, ou descem até o sangradouro para tomar mergulhar nas águas do Pajeú.

Como informado mais cedo pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira, a Defesa Civil Municipal instalou uma tenda no local para prevenir possíveis acidentes.

Também fomos informados que nesta quarta-feira (18), a Prefeitura começa uma operação de limpeza na calha hídrica que fica logo abaixo o vertedouro da barragem.

Outras Notícias

Fernando Bezerra Coelho lamenta morte do radialista Carlos Augusto‏

“Carlos Augusto foi mais que um locutor, foi um símbolo de uma profissão e um exemplo para os seus colegas. Como vice-prefeito de Petrolina foi fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade. O grave de sua voz e a força de sua comunicação fará falta a um povo acostumado a acompanha-lo nas manhãs do rádio […]

“Carlos Augusto foi mais que um locutor, foi um símbolo de uma profissão e um exemplo para os seus colegas. Como vice-prefeito de Petrolina foi fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade. O grave de sua voz e a força de sua comunicação fará falta a um povo acostumado a acompanha-lo nas manhãs do rádio sanfranciscano.

Meu abraço à sua esposa Francisquinha e aos seus filhos.

Petrolina não se esquecerá desse ícone da comunicação”.

Senador Fernando Bezerra Coelho

FBC solicita abertura das comportas do reservatório Terra Nova 

A pedido do líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, autorizou nesta quarta-feira (23) a abertura das comportas do reservatório Terra Nova, garantindo o acesso à água no Riacho Grande aos produtores rurais da região de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco.  Após reunião com o ministro em […]

A pedido do líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, autorizou nesta quarta-feira (23) a abertura das comportas do reservatório Terra Nova, garantindo o acesso à água no Riacho Grande aos produtores rurais da região de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. 

Após reunião com o ministro em Brasília, Fernando Bezerra explicou que a água do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco será liberada em 48 horas. 

“Vim aqui solicitar a liberação da água na altura da barragem de Terra Nova, pertinho de Cabrobó. Essa água vai chegar no Riacho Grande e atender os produtores no município de Cabrobó. Mais uma atenção do ministro Rogério Marinho a Pernambuco”, disse o senador.

“Fernando Bezerra Coelho tem sido um parceiro extraordinário do governo federal no processo de transformação do Brasil. É um pedido justo permitir que a água possa servir aos produtores da região de Cabrobó, para que possam trabalhar e gerar emprego e renda”, afirmou o ministro Rogério Marinho.

Aline Mariano cortejada para assumir Secretaria da Mulher em Recife

Do Blog da Folha Enquanto no plano nacional o PSB busca aproximação com o PT, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), faz movimentos em busca aproximação com os tucanos municipais, nesse caso, de olho na sua reeleição em 2016. Nos bastidores, interlocutores do PSB se articulam para conversas com os partidos que apoiaram o […]

Aline-Mariano

Do Blog da Folha

Enquanto no plano nacional o PSB busca aproximação com o PT, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), faz movimentos em busca aproximação com os tucanos municipais, nesse caso, de olho na sua reeleição em 2016. Nos bastidores, interlocutores do PSB se articulam para conversas com os partidos que apoiaram o governador Paulo Câmara. Entre as siglas, o PSDB vem sendo alvo de conversas visando o no eleitoral.

Nos bastidores, o nome da vereadora Aline Mariano (PSDB) vem sendo fortemente especulado para a Secretaria da Mulher. A legisladora estaria tendo conversas com os governistas, mas ainda não teria fechado sua ida para a Prefeitura do Recife com Geraldo.

A primeira tentativa de fechar o apoio do PSDB foram as costuras para atrair o vereador oposicionista André Régis (PSDB) para o Governo do Estado. Socialistas tentaram fazer a sigla indicar o tucano para o espaço reservado no Estado para o partido, mas não conseguiram. O PSDB já participa do governo de Paulo Câmara na Secretaria do Trabalho, ocupada por Evandro Avelar.

Os tucanos começaram a se aproximar do PSB quando assumiram cargos no Governo Estado. O outro passo foi o apoio ao projeto de Paulo Câmara para o Governo do Estado.

“O governo está conversando com vários partidos. O prefeito tem feito movimentos para se aproximar das legendas. Tivemos conversas com o PSDB, com pessoas do PSDB e também tivemos conversas com Aline, mas não há nada fechado”, afirmou uma fonte do Palácio do Capiberibe, em reserva.

Cinco ruas ganham pavimentação asfáltica em Tabira

Por Anchieta Santos De um total de 11 ruas que serão asfaltadas com recursos da emenda do Senador e Ministro Armando Monteiro, a Prefeitura de Tabira concluiu nos últimos dias,  um lote de cinco. Fora beneficiadas as Ruas Silvana Silveira e Silva, João Vicente Lopes, Padre João Rodrigues, Trav. José Enock do Nascimento e Rua […]

asfaltoPor Anchieta Santos

De um total de 11 ruas que serão asfaltadas com recursos da emenda do Senador e Ministro Armando Monteiro, a Prefeitura de Tabira concluiu nos últimos dias,  um lote de cinco. Fora beneficiadas as Ruas Silvana Silveira e Silva, João Vicente Lopes, Padre João Rodrigues, Trav. José Enock do Nascimento e Rua José Justo dos Santos.

Hoje a empresa GL Serviços e Empreendimentos inicia o 2º lote pelas ruas Maria Pereira Amorim, João Gabriel de Vasconcelos e Praça Pedro Pires. Para contentamento dos moradores das ruas beneficiadas finalmente o asfalto prometido pelo Prefeito Sebastião Dias (PTB) para ser iniciado em 05 de janeiro de 2015, chegou na 2ª quinzena de janeiro de 2016. Antes tarde do que nunca.

Serra Talhada registra melhor saldo de empregos em junho no Pajeú

No total foram 1.258 vagas de saldo no Sertão e 123 no Pajeú. Moxotó registrou apenas 20 vagas no período.  Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no Brasil (Caged), o Sertão de Pernambuco obteve saldo de 1.258 vagas formais de trabalho no último mês de junho. Foram 847 vagas no Sertão do […]

No total foram 1.258 vagas de saldo no Sertão e 123 no Pajeú. Moxotó registrou apenas 20 vagas no período. 

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no Brasil (Caged), o Sertão de Pernambuco obteve saldo de 1.258 vagas formais de trabalho no último mês de junho.

Foram 847 vagas no Sertão do São Francisco, 179 no Sertão Central, 123 no Sertão do Pajeú, 62 no Sertão do Araripe, 27 no Sertão de Itaparica e 20 no Sertão do Moxotó.

O melhor saldo é de Petrolina (545), seguido por Afrânio (148), Salgueiro (142), Lagoa Grande (86) e Serra Talhada (61). Os piores resultados em junho são de Sertânia (-12), Afogados da Ingazeira (-16), Ouricuri (-41), Brejinho (-51)  e Inajá (-126).

No Pajeú os melhores resultados foram de Serra Talhada (61), Tabira (23), São José do Egito (14) e Santa Terezinha (11). Os resultados mais negativos ficaram com Afogados da Ingazeira (-16) e Brejinho (-51).

Sertão do Moxotó

  1. Manari (12)
  2. Arcoverde (6)
  3. Custódia (2)
  4. Betânia (-5)
  5. Ibimirim (-10)
  6. Sertânia (-12)
  7. Inajá (-126)

Sertão do Pajeú

  1. Serra Talhada (61)
  2. Tabira (23)
  3. São José do Egito (14)
  4. Santa Terezinha (11)
  5. Flores (4)
  6. Carnaíba (3)
  7. Iguaracy (2)
  8. Triunfo (2)
  9. Tuparetama (2)
  10. Ingazeira (1)
  11. Calumbi (0)
  12. Santa Cruz da Baixa Verde (-1)
  13. Solidão (-2)
  14. Itapetim (-3)
  15. Quixaba (-3)
  16. Afogados da Ingazeira (-16)
  17. Brejinho (-51)

Sertão Central

  1. Salgueiro (142)
  2. São José do Belmonte (17)
  3. Mirandiba (9)
  4. Parnamirim (6)
  5. Cedro (3)
  6. Serrita (1)
  7. Verdejante (1)

Sertão de Itaparica

  1. Floresta (22)
  2. Jatobá (5)
  3. Tacaratu (1)
  4. Carnaubeira da Penha (0)
  5. Itacuruba (0)
  6. Belém do São Francisco (-1)
  7. Petrolândia (-10)

Sertão do Araripe

  1. Araripina (42)
  2. Ipubi (18)
  3. Bodocó (1)
  4. Trindade (1)
  5. Granito (0)
  6. Moreilândia (-1)
  7. Exu (-2)
  8. Santa Cruz (-3)
  9. Santa Filomena (-7)
  10. Ouricuri (-41)

Sertão do São Francisco

  1. Petrolina (545)
  2. Afrânio (148)
  3. Lagoa Grande (86)
  4. Dormentes (32)
  5. Cabrobó (29)
  6. Terra Nova (4)
  7. Santa Maria da Boa Vista (3)
  8. Orocó (-3)

Ranking Geral Junho 2022 (Caged):

  1. Petrolina (545)
  2. Afrânio (148)
  3. Salgueiro (142)
  4. Lagoa Grande (86)
  5. Serra Talhada (61)
  6. Araripina (42)
  7. Dormentes (32)
  8. Cabrobó (29)
  9. Tabira (23)
  10. Floresta (22)
  11. Ipubi (18)
  12. São José do Belmonte (17)
  13. São José do Egito (14)
  14. Manari (12)
  15. Santa Terezinha (11)
  16. Mirandiba (9)
  17. Arcoverde (6)
  18. Parnamirim (6)
  19. Jatobá (5)
  20. Flores (4)
  21. Terra Nova (4)
  22. Carnaíba (3)
  23. Cedro (3)
  24. Santa Maria da Boa Vista (3)
  25. Custódia (2)
  26. Iguaracy (2)
  27. Triunfo (2)
  28. Tuparetama (2)
  29. Bodocó (1)
  30. Ingazeira (1)
  31. Serrita (1)
  32. Tacaratu (1)
  33. Trindade (1)
  34. Verdejante (1)
  35. Calumbi (0)
  36. Carnaubeira da Penha (0)
  37. Granito (0)
  38. Itacuruba (0)
  39. Belém do São Francisco (-1)
  40. Moreilândia (-1)
  41. Santa Cruz da Baixa Verde (-1)
  42. Exu (-2)
  43. Solidão (-2)
  44. Itapetim (-3)
  45. Orocó (-3)
  46. Quixaba (-3)
  47. Santa Cruz (-3)
  48. Betânia (-5)
  49. Santa Filomena (-7)
  50. Ibimirim (-10)
  51. Petrolândia (-10)
  52. Sertânia (-12)
  53. Afogados da Ingazeira (-16)
  54. Ouricuri (-41)
  55. Brejinho (-51)
  56. Inajá (-126)