Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Barragem da Transposição: Ministério diz que situação foi controlada

Publicado em Notícias por em 4 de março de 2017

Uma família precisou ser removida, diz nota. Recomendações do MPF da PB serão seguidas, garantem

Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional que trabalharam a noite inteira para conter o vazamento no reservatório Barreiro, em Sertânia (PE), atestam as condições de segurança da barragem. É o que diz o Ministério da Integração em nota ao blog.

A estrutura fica localizada entre as estações de bombeamento 5 e 6 (EBV-5 e EBV-6) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O vazamento foi contido durante a madrugada deste sábado (4), diz o Ministério.

“Eliminamos o risco de vazamento. Todo o barramento já foi verificado e não foi atingido. A segurança está mantida”, afirmou o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, em entrevista na tarde deste sábado.

O secretário também confirmou que o Ministério da Integração e o Consórcio seguirão integralmente as recomendações do Ministério Público Federal de Monteiro (PB), na Paraíba.

Pádua destacou, ainda, que algumas medidas já estão sendo tomadas, a exemplo das ações emergenciais. As demais recomendações serão adotadas ao longo da próxima semana. Leia mais.

De

Antônio de Pádua, do Ministério da Integração

acordo com o secretário, há cerca de 50 profissionais habilitados integrando a equipe do Ministério no local para diagnosticar as causas do vazamento.

“Estamos fazendo uma série de testes e preparando um diagnóstico definitivo. A nossa preocupação em primeiro lugar é com a segurança da população e da obra”, disse Antônio de Pádua.

Como as casas não foram afetadas, apenas uma família foi removida, mas já retornou à residência, diz a nota.

Comentário(s) (2)

Trackback | Comentários RSS

  1. ANTONIO P. FERRAZ FILHO disse:

    Obras de Barragens são em sua grande maioria obras complexas, e independente do seu porte, devem ter sempre um acompanhamento de profissionais da área, tanto na sua construção quanto no monitoramento durante a sua utilização. Para a construção de uma barragem, três premissas básicas devem ser atendidas : 1) A barragem não deve recalcar ou seja , não deve afundar no terreno. 2) A barragem não deve deslizar no terreno, ou seja não devem se deslocar horizontalmente, principalmente àquelas de concreto assentadas em terreno rochoso. 3) A barragem não deve tombar, ou seja a barragem não deve cair como uma pedra de dominó. Além dessas premissas que devem ser atingidas nos cálculos dos engenheiros especializados nesse tipo de obra, ele tem que ter apoio de outros profissionais do ramo da geologia. Antes da construção de qualquer barragem, devem ser realizadas as análises geotécnicas e geológicas do terreno e dos materiais que vão compor o corpo da barragem , caso a construção seja apenas de terra, isso para garantir a estabilidade dos elementos constituintes da barragem para suportar os esforços da agua ( 1t/m³ ) , como também o ambiente a que essa obra estará exposta durante sua vida útil. Em relação ao caso da matéria, ainda é muito cedo para podermos afirmar que pode ter ocorrido falha no projeto ou na sua execução, haja vista ser uma obra complexa, realizada em um local que apresenta várias dificuldades para o engenheiro construtor. O que se observa nas imagens, e de que se trata de uma percolação de agua no corpo da barragem , na verdade esse tipo de percolação poderá ocorrer em qualquer tipo de barragem, como também a percolação por baixo, ou seja a agua passando pelo fundo da barragem de montante para jusante . Então qual seria a preocupação dos engenheiros em relação a esses acontecimentos? nesse caso específico, é em relação ao volume percolado , que demonstra uma possível falha de compactação ou mesmo do tipo de material empregado nesse trecho da obra, o que deverá ser apurado na investigações técnicas realizadas pela empresa responsável . Geralmente nas grandes obras, principalmente nas de concreto armado ou de concreto compactado a rôlo ( CCR ), são instalados drenos dentro das barragens para coletar essa agua que por ventura esteja transitando por dentro do maciço.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: