Notícias

Avante e Solidariedade estarão na base do governo em Afogados da Ingazeira

Por André Luis

Na última sexta-feira (1), a ex-deputada federal e presidente do Solidariedade de Pernambuco, Marília Arraes, esteve em Afogados da Ingazeira onde se encontrou com o ex-prefeito de São José do Egito, Romério Guimarães para confirmar a sua filiação ao partido. Romério é um dos pré-candidatos da oposição de São José do Egito.

A reunião aconteceu na residência do Coronel Julierme e Alane Mariano e contou com a presença do ex-vereador Heleno Mariano.

Nesta segunda-feira (4), durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, Julierme e Heleno confirmaram o que se especulou com o local e os participantes do encontro. O Avante capitaneado por Heleno Mariano – após deixar o PSD que ficou em Afogados nas mãos do pré-candidato da oposição, Danilo Simões – e o Solidariedade que passa a ser comandado por Julierme, estarão juntos no palanque do prefeito Sandrinho Palmeira que disputará a reeleição.

Durante a entrevista, Heleno informou que já deu início ao processo de formação da comissão do Avante na cidade, assim como também o partido já trabalha na composição das chapas proporcionais.

Questionado, Julierme confirmou que Marília já vinha conversando sobre a formação de um diretório do Solidariedade na cidade e que o partido também terá candidatos disputando vagas na Casa Legislativa.

Os dois expressaram o desejo em ser a nova casa de vereadores com mandato que disputarão a reeleição em outubro próximo como o Sargento Argemiro, Erikson Torres, e ainda se o PDT migrar para a oposição de Afogados, Gal Mariano e César Tenório. 

Segundo Heleno, o outro vereador de mandato do PSD, Douglas Rodrigues, anunciou que vai para o MDB, que em Afogados está sob o comando do vice-prefeito, Daniel Valadares. O quarto vereador do PSD e presidente da Câmara de Vereadores, Rubinho do São João, já anunciou que não disputará a reeleição.

Outras Notícias

Sheila Borges lança “O repórter-amador” em Caruaru

O livro “O repórter-amador” traz um novo paradigma da comunicação, focando nos indivíduos que estão criando espaços próprios nas redes sociais nos quais escrevem notícias, sem se submeter aos critérios de noticiabilidade do campo do jornalismo e aos filtros de edição das redações, e que, além disso, colaboram com os jornalistas. É sobre esses atores […]

IMG-20151126-WA0002O livro “O repórter-amador” traz um novo paradigma da comunicação, focando nos indivíduos que estão criando espaços próprios nas redes sociais nos quais escrevem notícias, sem se submeter aos critérios de noticiabilidade do campo do jornalismo e aos filtros de edição das redações, e que, além disso, colaboram com os jornalistas.

É sobre esses atores que a jornalista e professora da UFPE, do curso de Comunicação Social de Caruaru,  Sheila Borges, lança no dia 02 de dezembro, às 17h, “O repórter-amador”, no auditório do prédio Administrativo do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), a unidade da UFPE em Caruaru.

A obra foi lançada de forma independente pela autora em agosto. Em função da repercussão, a Cepe, que havia apoiado aquele projeto, decidiu editar O repórter-amador. O livro é uma adaptação da tese de doutorado da jornalista, defendida no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Nele, ela revela quais são as disposições sociais que mais frequentemente motivam o cidadão a querer ser produtor de notícia de forma voluntária, sem compromisso profissional e no tempo livre.

Com a tese, a autora recebeu menção honrosa do prêmio Adelmo Genro Filho em 2014, concedido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR).

“Consideramos que esse ator assume a condição de repórter-amador quando consome, colabora e cria um espaço autoral, driblando a mediação da imprensa e se comunicando diretamente com outros atores”, explica a autora.

O livro foi tema de palestras e debates realizados na Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), na 11ª Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) no Rio de Janeiro, na Universidade Católica de Pernambuco, nas Faculdades Integradas Barros de Melo (Aeso) e na Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau). Neles, a autora tratou também sobre as redes sociais e o poder do cidadão no ambiente de convergência tecnológica.

Serviço:

Lançamento do Livro “O Repórter-amador”

Dia 02 de dezembro (Quarta-feira) – 17h

Local: Auditório do prédio administrativo do Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/Caruaru

Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai criar abrigo público para idosos após acordo com o MPPE

PRIMEIRA MÃO O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira assinaram um acordo para que o município crie um abrigo público para idosos, chamado oficialmente de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Esse abrigo vai substituir o que era administrado pela Associação de Saúde Vale do Pajeú (ASAVAP), que […]

PRIMEIRA MÃO

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira assinaram um acordo para que o município crie um abrigo público para idosos, chamado oficialmente de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

Esse abrigo vai substituir o que era administrado pela Associação de Saúde Vale do Pajeú (ASAVAP), que estava passando por problemas graves de administração e estrutura. Por causa disso, a Justiça colocou a Prefeitura como responsável temporária pelo local, até que a situação fosse resolvida.

Pelo acordo, a Prefeitura precisa:

Iniciar em até 30 dias o processo para desapropriar o imóvel onde hoje funciona o abrigo (ou seja, torná-lo oficialmente da Prefeitura);

Concluir essa desapropriação em até 90 dias;

E, depois disso, criar e colocar para funcionar o novo abrigo público em até 180 dias (seis meses).

Enquanto o novo abrigo não fica pronto, o município deve continuar cuidando normalmente dos idosos, garantindo alimentação, higiene, remédios e acompanhamento psicológico, sem interromper o serviço.

O Ministério Público vai acompanhar de perto o cumprimento do acordo e pode até acionar a Justiça se a Prefeitura não cumprir o que prometeu.

O promotor de Justiça Thiago Barbosa Bernardo e o prefeito Alessandro Palmeira assinaram o documento nesta quarta-feira (6). O acordo foi publicado no Diário Oficial do MPPE desta sexta-feira (7).

Irlando: 77% de aprovação em Santa Cruz da Baixa Verde, diz Múltipla

Pesquisa do Instituto Múltipla, de Arcoverde, para o Farol de Notícias avaliou a gestão do prefeito Irlando Parabólica no município da Santa Cruz da Baixa Verde. A consulta abrangeu a zona urbana e rural sendo realizada no último dia 23 de setembro sob uma amostra de 250 entrevistas e margem de erro de 6,2% para ou […]

Pesquisa do Instituto Múltipla, de Arcoverde, para o Farol de Notícias avaliou a gestão do prefeito Irlando Parabólica no município da Santa Cruz da Baixa Verde.

A consulta abrangeu a zona urbana e rural sendo realizada no último dia 23 de setembro sob uma amostra de 250 entrevistas e margem de erro de 6,2% para ou para menos. Vamos aos números:

Para a maioria de 77,2% dos entrevistados, a gestão de Irlando está aprovada. Apenas 12% desaprovam; 10,8% não opinou. Sobre a classificação da gestão, para 45,2% é considerada boa; 17% acreditam que está ótima; 20% acredita que está regular; 3% ruim; 6% péssimo; 8% não souberam opinar.

Instituto Múltipla também perguntou a opinião da população sobre a gestão de Irlando Parabólica diante à pandemia. Segundo os números, 84% aprovam a forma como o prefeito vem lidando no enfrentamento à Covid-19. Apenas 7,6% desaprovam e 8,4% não soube opinar. Na classificação geral, 66% disseram que a gestão da pandemia em Santa Cruz da Baixa Verde está boa, 21% acreditam que está ótima, 11% disseram que está regular, 0,8% afirmou que está ruim e para 0,4% péssima.

No seu último dia de campanha Paulo participa de minicarreata

Na manhã deste sábado (4) acompanhado pelo prefeito Geraldo Julio e pelo seu companheiro de chapa Fernando Bezerra Coelho, o candidato da Frente Popular ao Governo do Estado foi pela população da Zona Norte da capital pernambucana durante giro que realizou em minicarreata por 14 bairros da região. Em muitos momentos ao longo do percurso, […]

54307731ae2fe.foto-alusio-moreira18.face

Na manhã deste sábado (4) acompanhado pelo prefeito Geraldo Julio e pelo seu companheiro de chapa Fernando Bezerra Coelho, o candidato da Frente Popular ao Governo do Estado foi pela população da Zona Norte da capital pernambucana durante giro que realizou em minicarreata por 14 bairros da região. Em muitos momentos ao longo do percurso, o candidato desceu do carro para falar com os populares que o saudavam.

O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho ressaltou que o povo reflete a confiança no avanço das transformações vivenciadas pelo Estado nos últimos anos. “A receptividade por todos os bairros em que passamos foi excelente. As pessoas identificam Paulo como o candidato capaz de dar continuidade às obras de Eduardo Campos”, disse Fernando.  Ele defendeu o voto fechado na Frente Popular para que Paulo tenha representante no Senado e maioria na Câmara e na Assembleia Legislativa. “Quero ser senador para ajudar Paulo a realizar as grandes obras que Pernambuco precisa e para trazer mais investimentos para nossa terra, gerando mais empregos e renda”, apontou.

MARINA – O apoio à candidatura da ex-senadora Marina Silva à Presidência da República também foi destacado pelos recifenses. Gritos de “estamos com você e Marina” foram repetidos em vários pontos do trajeto. “Estou muito confiante em uma vitória da nossa candidata em Pernambuco e na sua chegada com força no segundo turno. Marina vencerá as eleições para honrar os compromissos assumidos por Eduardo Campos”, frisou Paulo.

Diretora do FMI afirma que o combate à desigualdade deve ser a prioridade dos países

Durante o Fórum Mundial de Davos, que reuniu milhares de participantes de 100 países diferentes, incluindo empresários, além de chefes de Estado e de governo, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde defendeu que os países devem dar prioridade ao combate à desigualdade. Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa, a […]

Durante o Fórum Mundial de Davos, que reuniu milhares de participantes de 100 países diferentes, incluindo empresários, além de chefes de Estado e de governo, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde defendeu que os países devem dar prioridade ao combate à desigualdade.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa, a afirmação de Lagarde é muito importante e vem comprovar o que ele sempre falou. “A diretora do FMI está com a razão quando diz que um país precisa combater a desigualdade social para poder crescer. É o que sempre pregamos, investir em políticas sociais não é ‘dar esmolas’, é atuar em uma política que tem como objetivo acabar com essas desigualdades que sempre existiram no Brasil”, ratificou Humberto.

Christine Lagarde falou que a desigualdade social deveria estar no centro das atenções dos economistas e chefes de estado se eles quiserem um crescimento sustentável e, como consequência, uma classe média forte. “Nosso argumento é de que, se há excesso de desigualdade, isso é contraproducente para o crescimento sustentável ao qual os membros do G-20 aspiram”, disse.

Humberto Costa disse que o governo não eleito de Temer vai na contramão do que Lagarde defende. “O golpista do Temer está fazendo exatamente ao contrário. Esse governo é de total arrocho à população mais pobre e tem como objetivo destruir qualquer tipo de avanço no combate às desigualdades. Aqui no Brasil, infelizmente, o foco é acabar com todos os direitos sociais adquiridos nos últimos anos”, lamentou o parlamentar.

Em 2013, em um relatório assinado por especialistas do FMI, apontou que políticas de controle de gastos públicos, como a PEC 55, resultam na geração de desemprego a curto prazo, o que contribui para a contração da classe médio e o aumento do fosso social entre ricos e pobres. “Esse estudo do FMI comprova que a chamada PEC da Maldade, já aprovada, tende a piorar, e muito, a desigualdade social. É muito mais que um pacote de aumento de impostos. O que teremos é mais desemprego, mais gente passando fome e um retrocesso sem tamanho com essa lei que impõe o limite de gastos. Em um curto espaço de tempo teremos mais miseráveis nas ruas no nosso País”, afirmou Humberto.