Notícias

Audiência sobre Maio Amarelo lota auditório da Alepe

Por Nill Júnior

maio

A abertura da Audiência Pública sobre o Movimento Maio Amarelo, realizada pela Frente Parlamentar de Trânsito da Assembléia Legislativa (Alepe) na tarde desta terça-feira (19).  O evento lotou o auditório do sexto andar da Alepe.

Estiveram presentes, o Inspetor Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (SINPRF-PE), Walker, um dos gestores do Maio Amarelo, Carlos Vale; diretor – presidente do Detran, Charles ribeiro; o presidente da Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), Frederico França; Chefe de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, além de representantes de associações de transporte escolar, motociclismo, e outros.

restauração 3

Hospital da Restauração – Na tarde da segunda-feira (18.05), o Deputado Eduíno Brito, que preside a Comissão, esteve no Hospital da Restauração.

Ele foi recebido pelo diretor da unidade, Miguel Arcanjo, além do médico Traumatologista Chefe da Ortopedia, Eduardo Toscano; a psicóloga sanitarista, Sandra Souza; a enfermeira da vigilância epidemiológica hospitalar, Socorro Mendes; a enfermeira da vigilância em saúde, Raphaella Bertolini e a médica e secretária executiva de atendimento à saúde, Cristina Mota.

Também esteve presente, o médico especialista do Comitê de Prevenção de Acidentes de Moto, João Veiga.

Na ocasião, eles conversaram sobre o alto número de acidentados que são atendidos, diariamente, no Restauração e a necessidade de encontrar soluções para o trânsito. Após a reunião, Eduíno percorreu os corredores do hospital e teve a oportunidade de conferir de perto essa triste realidade: a grande maioria dos acidentados presentes são por acidentes de moto.

Outras Notícias

Ingazeira garante nova ambulância em articulação política no Recife

O presidente da Câmara de Vereadores de Ingazeira, Djalminha Veras, assegurou a destinação de uma nova ambulância para a cidade. O anúncio ocorreu após reunião na capital pernambucana com o deputado federal Pedro Campos (PSB). O veículo, orçado em R$ 400 mil, é fruto de uma articulação direta entre o legislativo municipal, a prefeitura — […]

O presidente da Câmara de Vereadores de Ingazeira, Djalminha Veras, assegurou a destinação de uma nova ambulância para a cidade. O anúncio ocorreu após reunião na capital pernambucana com o deputado federal Pedro Campos (PSB).

O veículo, orçado em R$ 400 mil, é fruto de uma articulação direta entre o legislativo municipal, a prefeitura — sob gestão de Luciano Torres — e o gabinete federal de Campos. A previsão é que o equipamento chegue ao município até o final do primeiro semestre de 2026.

Durante o encontro, Veras destacou a importância de parcerias que priorizem o bem-estar social e a manutenção do serviço público de qualidade. O parlamentar também reafirmou a aliança política com Pedro Campos, visando a continuidade de projetos que beneficiem a população de Ingazeira.

Para o presidente da Casa, o diálogo entre as esferas de poder é fundamental para garantir direitos básicos. ‘Essa conquista é resultado de um esforço conjunto para cuidar da nossa gente’, afirmou Djalminha. Com informações do blog Flaviano Ferreira Ingazeira.

Santa Terezinha: cadastro no Mapa Cultural Municipal se encerra nesta segunda-feira

Prefeitura informa que cadastro poderá ser usado para que artistas tenham acesso à Lei Aldir Blanc Por André Luis Em nota, divulgada no Instagram oficial da Prefeitura de Santa Terezinha, a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, informa a todos os artistas e responsáveis pelos espaços culturais do município, que estão abertas as inscrições para […]

Prefeitura informa que cadastro poderá ser usado para que artistas tenham acesso à Lei Aldir Blanc

Por André Luis

Em nota, divulgada no Instagram oficial da Prefeitura de Santa Terezinha, a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, informa a todos os artistas e responsáveis pelos espaços culturais do município, que estão abertas as inscrições para a realização do cadastro para compor o Mapa Cultural do município.

Ainda segundo a nota, que o cadastro, possivelmente irá beneficiar os artistas por meio da Lei Aldir Blanc, disponibilizado pelo Governo Federal.

Segundo a nota, as inscrições podem ser feitas até esta segunda-feira (19), presencialmente na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos ou no site da Prefeitura acessando o seguinte endereço: www.santaterezinha.pe.gov.br.

Serra: Governo empossa novo secretário executivo de Esporte e Lazer

O governo municipal de Serra Talhada empossou na manhã desta segunda-feira (22), o novo secretário executivo de Esporte e Lazer, Romério do Carro de Som. A solenidade de posse aconteceu na sede da prefeitura e contou com a presença do prefeito Luciano Duque, vice Márcio Oliveira, vereadores e do secretário titular de Esportes e Lazer, […]

O governo municipal de Serra Talhada empossou na manhã desta segunda-feira (22), o novo secretário executivo de Esporte e Lazer, Romério do Carro de Som. A solenidade de posse aconteceu na sede da prefeitura e contou com a presença do prefeito Luciano Duque, vice Márcio Oliveira, vereadores e do secretário titular de Esportes e Lazer, Gin Oliveira, além de outras autoridades e funcionários da respectiva secretaria.

 “Esse é um governo que sempre priorizou o esporte, que trouxe investimentos para o desenvolvimento e fortalecimento esportivo, e Romério é alguém que tem o desejo de servir à sua terra e vem para somar conosco nesse trabalho”, frisou o prefeito Luciano Duque.

O gestor citou ainda algumas ações da pasta esportiva desenvolvidas em sua gestão, como a construção do ginásio coberto de Água Branca, construção do ginásio e reforma do Centro Luiza Kherle, praça do CEU da Caxixola, cobertura da quadra do Mutirão, CIE da Cohab, praças de esporte e lazer da Estação, AABB e Cohab, Oficinas Esportivas, Programa Brincando Com Esporte, Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC, entre outras ações.

Romério do Carro de Som é suplente na Câmara Municipal de Vereadores e vai atuar ao lado de Gin Oliveira nas ações da secretaria. Ele substitui Vinicius Feitosa, que passa a integrar a assessoria do prefeito Luciano Duque.

Serra: Câmara de Vereadores aprova criação do Fundo Municipal de Turismo

A Câmara Municipal de Serra Talhada aprovou, nesta terça-feira (27), o Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal de Turismo (Funtur). A iniciativa representa um avanço importante para o fortalecimento do setor turístico, ao viabilizar a captação e aplicação de recursos destinados à promoção, valorização e estruturação do turismo no município. Com o Funtur, […]

A Câmara Municipal de Serra Talhada aprovou, nesta terça-feira (27), o Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal de Turismo (Funtur). A iniciativa representa um avanço importante para o fortalecimento do setor turístico, ao viabilizar a captação e aplicação de recursos destinados à promoção, valorização e estruturação do turismo no município.

Com o Funtur, a gestão municipal passa a contar com um instrumento estratégico para apoiar projetos, eventos, ações de capacitação e investimentos em infraestrutura turística. A medida também facilita o acesso a recursos estaduais e federais, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo e ampliando as oportunidades de emprego e renda para a população.

A prefeita Márcia Conrado acompanhou de perto a tramitação do projeto e destacou a importância da aprovação. “Com o fundo municipal, o município passa a ter mais instrumentos para planejar e executar ações voltadas ao turismo, com possibilidade de acessar recursos estaduais e federais”, afirmou. Segundo ela, o Funtur contribuirá para a criação de políticas públicas permanentes para o setor.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira, também celebrou a iniciativa. “Esse fundo é uma ferramenta que pode ampliar o apoio aos empreendedores do setor e contribuir para a valorização dos atrativos culturais e naturais da cidade”, disse. O Funtur será gerido pela Secretaria em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), garantindo transparência e participação social.

Betânia precisa aumentar procura pela biometria

Quase metade do eleitorado ainda não realizou o cadastramento biométrico. TRE alerta sobre possíveis transtornos Dos 45 municípios que integram o atual ciclo obrigatório da biometria, Betânia é um que tem avançado lentamente no número de cadastrados. O município, que possui 10.044 eleitores, até agora só tem 55,41% com a biometria cadastrada, o que corresponde […]

Quase metade do eleitorado ainda não realizou o cadastramento biométrico. TRE alerta sobre possíveis transtornos

Dos 45 municípios que integram o atual ciclo obrigatório da biometria, Betânia é um que tem avançado lentamente no número de cadastrados. O município, que possui 10.044 eleitores, até agora só tem 55,41% com a biometria cadastrada, o que corresponde a quase metade do eleitorado ainda sem a biometria.

Vale ressaltar que quem deixar para fazer a biometria no final do prazo, que encerra em março de 2020, poderá ter dificuldade no processo de agendamento e enfrentar longas filas.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) alerta para os riscos se o eleitor não cumprir sua obrigação e recomenda que o registro da biometria seja feito com antecedência.

Quem deixar de fazer o recadastramento terá o título eleitoral cancelado, podendo sofrer as seguintes restrições:

Não poderá votar nas próximas eleições; não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; não obter passaporte ou carteira de identidade; não receber Bolsa Família/benefício/aposentadoria; não fazer empréstimos em bancos oficiais; não renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; não obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004.

Já do ponto de vista coletivo, o município que ficar abaixo da meta de recadastramento biométrico poderá ter seu eleitorado reduzido, o que provocará diminuições nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e até cortes nas vagas para vereadores nas Câmaras Municipais.

Em Betânia, a Justiça Eleitoral está realizando o cadastramento biométrico no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Luiz Mestre, s/n – Centro, das 8h às 14h.

O atendimento é feito por meio da entrega de senhas pela manhã ou por agendamento, que pode ser feito no site (http://www.tre-pe.jus.br/eleitor/solicitar-agendamento) ou baixando o aplicativo Agendamento Eleitoral para IOS ou Android.