Notícias

Assembleia dos Policiais Civis decide por nova paralisação próxima quinta-feira, 18 de junho

Por Nill Júnior

sinpol (1)

Os policiais civis de Pernambuco farão nova paralisação de 24 horas no dia 18 de junho, quinta-feira próxima. A nova mobilização foi decidida em assembleia geral da categoria, realizada em frente a sede do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco), na noite desta quinta-feira (11).

A reunião também manteve a Operação Polícia Cidadã, desta vez, mas com a fiscalização reforçada. A operação exige que os policiais civis trabalhem dentro de suas funções e em condições adequadas, de acordo com normas e leis específicas, o que, na prática, não é cumprido em Pernambuco. Em parte pelo baixo efetivo da polícia e pelas péssimas condições de trabalho nas delegacias em todo o Estado.

A novidade ficou por conta da agenda de mobilizações. Neste sábado, 13 de junho, o Sinpol fará uma panfletagem na praia de Boa Viagem, a partir das 8h, saindo da pracinha de Boa Viagem.

sinpol (2)

No dia 18 de junho, realizará outra paralisação de 24 horas, começando às 00h01. Neste mesmo dia, a partir das 16h, o sindicato promoverá outra passeata por melhores salários, saindo da sede do Sinpol até o Palácio do Campo das Princesas.

Na semana do São João, o Sinpol incentivará os policiais que não quiserem cumprir jornadas extenuantes fora do seu turno, a não receber as diárias do Estado em troca de sua folga. Caso o policial se sinta coagido, o Sinpol disponibilizará seu departamento jurídico para possíveis intervenções.

Outras Notícias

Gonzaga Patriota participa do Programa Câmara Ligada com o tema: juventude e HIV

O avanço no tratamento da Aids nos últimos anos trouxe a falsa sensação de que o HIV está controlado, mas a gravidade da epidemia volta a alarmar o mundo e traz grandes desafios: mobilizar a juventude sobre a importância da prevenção e acabar com a discriminação. Segundo dados do Unaids o número de casos entre […]

gonzagapatriota-camaraligadaO avanço no tratamento da Aids nos últimos anos trouxe a falsa sensação de que o HIV está controlado, mas a gravidade da epidemia volta a alarmar o mundo e traz grandes desafios: mobilizar a juventude sobre a importância da prevenção e acabar com a discriminação. Segundo dados do Unaids o número de casos entre meninos de 15 a 19 anos no Brasil cresceu mais de 50% nos últimos 10 anos. Diante disso, o Programa Câmara Ligada, da TV Câmara, convidou o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que integra a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/AIDS para discutir o referido tema.

Ao lado do parlamentar, estava a cantora Izabella Rocha que está celebrando 20 anos de carreira e lança neste ano o disco solo “Gaia”, com 9 músicas inéditas. A cantora iniciou a carreira musical em 1997 com o Natiruts e em 2007 fundou a banda InNatura, quando assumiu pela primeira vez os vocais principais e gravou 3 discos autorais. Também participaram Gabriel Estrela que é um jovem soropositivo que, após descobrir ter o vírus HIV, criou o musical “Boa Sorte” para lutar contra o preconceito. Ele também é co-autor da web série “Eu Só Quero Amar”, sucesso de público. Segundo ele, a melhor maneira de abordar o tema com os jovens é explicar sem impor regras; e Daniel Castro que é assessor de comunicação do Unaids Brasil, que desenvolve diferentes ações de conscientização e prevenção do HIV e tem como meta o fim da epidemia da Aids até 2030.

De acordo com Gabriel Estrela, o preconceito é um dos principais fatores de exclusão social dos portadores do vírus da aids. Por isso, a conscientização é a melhor maneira de quebrar essas barreiras.

Gonzaga Patriota destacou que por meio da informação podemos vencer a aids e lembrou que existem poucas campanhas que incentivam a população a fazer o teste. A maioria das ações aborda somente a necessidade de usar camisinha. O socialista ainda enfatizou que quem discriminar portadores do vírus HIV e doentes de aids poderá ser punido por lei e reforçou dizendo que, apesar de o Brasil ter um dos melhores tratamentos de Aids, a questão do preconceito ainda é um grande entrave.

Programa Câmara Ligada – O Câmara Ligada é um espaço garantido para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania! O projeto dá vida a um programa de TV e Rádio, além de vários produtos para web, construídos a partir do encontro entre estudantes do Ensino Médio + especialistas + deputados + uma banda nacional + jovens protagonistas cheios de histórias para contar. A cada edição o programa traz assuntos de interesse da juventude que tenham interface com as questões ligadas aos Direitos Humanos, Participação Política, Inclusão Social.

Lula deve anunciar reforma ministerial nesta sexta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar a reforma ministerial nesta sexta-feira (18), segundo fontes do governo. No cenário desenhado até o momento, o PP será contemplado com o Ministério do Desenvolvimento Social, com o deputado federal André Fufuca à frente. Já a Presidência da Caixa Econômica Federal sai das mãos de […]

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar a reforma ministerial nesta sexta-feira (18), segundo fontes do governo. No cenário desenhado até o momento, o PP será contemplado com o Ministério do Desenvolvimento Social, com o deputado federal André Fufuca à frente. Já a Presidência da Caixa Econômica Federal sai das mãos de Maria Rita Serrano e vai para a ex-deputada e advogada próxima a Arthur Lira (PP-AL), Margarete Coelho.

Outra mudança é a do ministro Márcio França (PSB) que deve deixar Portos e Aeroportos, que ficará sob o guarda-chuva de Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). França assumirá o Ministério de Ciência e Tecnologia e a titular, Luciana Santos, deve ser alocada na pasta das Mulheres, de Cida Gonçalves.

O senador federal Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP) comentou sobre a troca ministerial.

“É óbvio que os partidos que quiserem ingressar no governo, é legítimo a eles dar aceno ao governo”, disse sobre as negociações do Centrão com Lula.

De acordo com o senador, “agora é momento de reflexão, o presidente ainda não decidiu, só ouviu”. Ainda segundo o senador, quem deve fazer o comunicado oficial é Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais de Lula.

Também na noite da quarta-feira, Lula conversou fora da agenda oficial com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para acertar os ponteiros em relação a troca de cadeiras e garantir maioria para votação de projetos do governo. A votação do novo arcabouço fiscal, matéria considerada prioritária para o Executivo, foi novamente adiada nesta semana devido ao imbróglio. A ala política espera resolver o desenho da reforma até o fim desta semana, antes de o presidente embarcar para a Cúpula do Brics na África do Sul.

Porém, o martelo ainda não foi batido e há um impasse em relação ao Ministério do Desenvolvimento Social, dirigido pelo petista Wellington Dias. A decisão final sobre a pasta pode ser tomada horas antes do anúncio. As informações são do Correio Braziliense.

Fernando Monteiro articula demandas de prefeitos pernambucanos em Brasília

Numa semana de comparecimento em peso de prefeitos de todas as regiões do País por conta da Mobilização Municipalista, organizada pela Confederação Nacional do Municípios (CNM), em Brasília, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) recebeu gestores de 15 municípios pernambucanos, ouvindo suas demandas e intermediando encontros importantes. As audiências passaram pelo Ministério da Saúde, onde posteriormente o ministro […]

Numa semana de comparecimento em peso de prefeitos de todas as regiões do País por conta da Mobilização Municipalista, organizada pela Confederação Nacional do Municípios (CNM), em Brasília, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) recebeu gestores de 15 municípios pernambucanos, ouvindo suas demandas e intermediando encontros importantes.

As audiências passaram pelo Ministério da Saúde, onde posteriormente o ministro Luiz Henrique Mandetta ouviu do deputado os pleitos repassados pelos prefeitos; pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), quando o grupo foi recebido pelo novo presidente Rodrigo Dias, e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Entre os temas discutidos estiveram a necessidade de avanços e a busca por captação de recursos para áreas como educação, saúde e saneamento dos municípios. “A busca pelas conquistas é obrigação de todos os escolhidos pelos pernambucanos. Foram dias de conversas bastante produtivas, com articulações bem encaminhadas e sinalizações positivas. Contem sempre comigo, juntos somos mais fortes”, afirmou o deputado.

Entre os prefeitos que marcaram presença estiveram Marcos Patriota, de Jupi; Luciano Duque, de Serra Talhada; Júnior Amorim, de São Benedito do Sul; Rildo Gouveia, de Amaraji; Sandro Martins, de Ibirajuba; Jaziel Lages, de São José da Coroa Grande; Joamy Alves de Oliveira, de Araçoiaba; Humberto Mendes, de Santa Maria da Boa Vista; Marcello Maranhão, de Ribeirão; Cleomatson, de Santa Filomena; Luiz Aroldo, de Águas Belas; Débora Almeida, de São Bento do Una; Raimundinho Saraiva, de Exu; Josimara Cavalcanti, de Dormentes, e Marivaldo Andrade, de Jaqueira.

Governo do Estado anuncia mais cortes de despesas

Gestão Câmara garante que, apesar do arroxo, vai priorizar  os serviços essenciais nas áreas de Saúde, Educação e Segurança. O governador Paulo Câmara reuniu, nesta segunda-feira (24), todo secretariado para alinhar as novas medidas que serão adotadas pelo Executivo para atravessar o ano de 2015, diante do agravamento da crise econômica.  Ao longo de quase […]

RPIG0021RETRATISTA -- ROBERTO PEREIRA

Gestão Câmara garante que, apesar do arroxo, vai priorizar  os serviços essenciais nas áreas de Saúde, Educação e Segurança.

O governador Paulo Câmara reuniu, nesta segunda-feira (24), todo secretariado para alinhar as novas medidas que serão adotadas pelo Executivo para atravessar o ano de 2015, diante do agravamento da crise econômica.  Ao longo de quase cinco horas, o chefe do Executivo discutiu e ouviu as contribuições visando apontar caminhos para driblar a redução de recursos.

Por causa da crise nacional, a receita estadual, de janeiro a junho deste ano, sofreu uma redução de R$ 1 bilhão. Já os repasses do Governo Federal para o Estado caíram 47%. Após ouvir as contribuições do secretariado, Paulo Câmara conclamou o empenho de todos para  “fazer o dever de casa”.

Uma das ações definidas será a reavaliação das despesas, para os próximos meses, de cada uma das secretarias. Os secretários estaduais participarão de reuniões para definir os ajustes de forma setorial, com o núcleo formado pelas secretarias de Administração, Fazenda, Planejamento e Gestão, além da Controladoria Geral do Estado. A meta é reduzir os gastos em cerca de R$ 1 bilhão até o final deste ano.

O secretário da Fazenda, Márcio Stefanni, destacou a importância do equilíbrio nos gastos públicos. “Apresentamos ao conjunto do secretariado as medidas necessárias para que terminemos o ano. Isso, na prática, significa adequar as receitas às despesas. O Estado só pode gastar aquilo que ele arrecada”, resumiu. Segundo Stefanni, o Governo vai priorizar  os serviços essenciais nas áreas de Saúde, Educação e Segurança.

Serra Talhada registra melhor saldo de empregos em junho no Pajeú

No total foram 1.258 vagas de saldo no Sertão e 123 no Pajeú. Moxotó registrou apenas 20 vagas no período.  Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no Brasil (Caged), o Sertão de Pernambuco obteve saldo de 1.258 vagas formais de trabalho no último mês de junho. Foram 847 vagas no Sertão do […]

No total foram 1.258 vagas de saldo no Sertão e 123 no Pajeú. Moxotó registrou apenas 20 vagas no período. 

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no Brasil (Caged), o Sertão de Pernambuco obteve saldo de 1.258 vagas formais de trabalho no último mês de junho.

Foram 847 vagas no Sertão do São Francisco, 179 no Sertão Central, 123 no Sertão do Pajeú, 62 no Sertão do Araripe, 27 no Sertão de Itaparica e 20 no Sertão do Moxotó.

O melhor saldo é de Petrolina (545), seguido por Afrânio (148), Salgueiro (142), Lagoa Grande (86) e Serra Talhada (61). Os piores resultados em junho são de Sertânia (-12), Afogados da Ingazeira (-16), Ouricuri (-41), Brejinho (-51)  e Inajá (-126).

No Pajeú os melhores resultados foram de Serra Talhada (61), Tabira (23), São José do Egito (14) e Santa Terezinha (11). Os resultados mais negativos ficaram com Afogados da Ingazeira (-16) e Brejinho (-51).

Sertão do Moxotó

  1. Manari (12)
  2. Arcoverde (6)
  3. Custódia (2)
  4. Betânia (-5)
  5. Ibimirim (-10)
  6. Sertânia (-12)
  7. Inajá (-126)

Sertão do Pajeú

  1. Serra Talhada (61)
  2. Tabira (23)
  3. São José do Egito (14)
  4. Santa Terezinha (11)
  5. Flores (4)
  6. Carnaíba (3)
  7. Iguaracy (2)
  8. Triunfo (2)
  9. Tuparetama (2)
  10. Ingazeira (1)
  11. Calumbi (0)
  12. Santa Cruz da Baixa Verde (-1)
  13. Solidão (-2)
  14. Itapetim (-3)
  15. Quixaba (-3)
  16. Afogados da Ingazeira (-16)
  17. Brejinho (-51)

Sertão Central

  1. Salgueiro (142)
  2. São José do Belmonte (17)
  3. Mirandiba (9)
  4. Parnamirim (6)
  5. Cedro (3)
  6. Serrita (1)
  7. Verdejante (1)

Sertão de Itaparica

  1. Floresta (22)
  2. Jatobá (5)
  3. Tacaratu (1)
  4. Carnaubeira da Penha (0)
  5. Itacuruba (0)
  6. Belém do São Francisco (-1)
  7. Petrolândia (-10)

Sertão do Araripe

  1. Araripina (42)
  2. Ipubi (18)
  3. Bodocó (1)
  4. Trindade (1)
  5. Granito (0)
  6. Moreilândia (-1)
  7. Exu (-2)
  8. Santa Cruz (-3)
  9. Santa Filomena (-7)
  10. Ouricuri (-41)

Sertão do São Francisco

  1. Petrolina (545)
  2. Afrânio (148)
  3. Lagoa Grande (86)
  4. Dormentes (32)
  5. Cabrobó (29)
  6. Terra Nova (4)
  7. Santa Maria da Boa Vista (3)
  8. Orocó (-3)

Ranking Geral Junho 2022 (Caged):

  1. Petrolina (545)
  2. Afrânio (148)
  3. Salgueiro (142)
  4. Lagoa Grande (86)
  5. Serra Talhada (61)
  6. Araripina (42)
  7. Dormentes (32)
  8. Cabrobó (29)
  9. Tabira (23)
  10. Floresta (22)
  11. Ipubi (18)
  12. São José do Belmonte (17)
  13. São José do Egito (14)
  14. Manari (12)
  15. Santa Terezinha (11)
  16. Mirandiba (9)
  17. Arcoverde (6)
  18. Parnamirim (6)
  19. Jatobá (5)
  20. Flores (4)
  21. Terra Nova (4)
  22. Carnaíba (3)
  23. Cedro (3)
  24. Santa Maria da Boa Vista (3)
  25. Custódia (2)
  26. Iguaracy (2)
  27. Triunfo (2)
  28. Tuparetama (2)
  29. Bodocó (1)
  30. Ingazeira (1)
  31. Serrita (1)
  32. Tacaratu (1)
  33. Trindade (1)
  34. Verdejante (1)
  35. Calumbi (0)
  36. Carnaubeira da Penha (0)
  37. Granito (0)
  38. Itacuruba (0)
  39. Belém do São Francisco (-1)
  40. Moreilândia (-1)
  41. Santa Cruz da Baixa Verde (-1)
  42. Exu (-2)
  43. Solidão (-2)
  44. Itapetim (-3)
  45. Orocó (-3)
  46. Quixaba (-3)
  47. Santa Cruz (-3)
  48. Betânia (-5)
  49. Santa Filomena (-7)
  50. Ibimirim (-10)
  51. Petrolândia (-10)
  52. Sertânia (-12)
  53. Afogados da Ingazeira (-16)
  54. Ouricuri (-41)
  55. Brejinho (-51)
  56. Inajá (-126)