Notícias

Arcoverde: presidente da AESA anuncia aprovação do curso de medicina

Por André Luis

O presidente da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), Alexandre Lira, anunciou, nesta quarta-feira (26), através de um vídeo nas redes sociais, que o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco aprovou o curso de Medicina da instituição.

Em sua declaração, Lira destacou a importância do novo curso para a cidade e a região, atribuindo o sucesso dessa conquista a um esforço coletivo.

“Hoje é um dia de muita emoção para nós que fazemos parte da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde. Agradeço ao prefeito Wellington Maciel, que nos dá tanta força e tantas oportunidades, ao deputado Fernando Monteiro, que sempre está presente nos momentos de luta, e ao deputado Kaio Maniçoba, que também fez parte desse processo”, afirmou Lira.

Ele também expressou sua gratidão a outras figuras importantes que apoiaram a iniciativa, como o presidente Habib e a presidente Adriana de Garanhuns, além dos diretores e professores que participaram do projeto.

“Não foi Alexandre, não foi o prefeito sozinho que conseguiu. Foi uma equipe, todo mundo pensando no bem maior da instituição municipal de ensino superior da AESA e na regionalização do ensino superior”, destacou o presidente.

O novo curso de Medicina é visto como um marco significativo para a AESA e representa um avanço importante para a educação superior na região de Arcoverde.

Outras Notícias

UNIP polo SJE fecha parceria com a empresa Costa Lira

A universidade Paulista – UNIP, polo São José do Egito, localizado na Rua Presidente João Pessoa, 36 – Centro – São José do Egito-PE, fechou nesta quarta-feira (20), mais uma grande parceria com o intuito de oferecer cada vez mais a chance para que pessoas possam realizar o sonho de ter uma formação superior. Em […]

A universidade Paulista – UNIP, polo São José do Egito, localizado na Rua Presidente João Pessoa, 36 – Centro – São José do Egito-PE, fechou nesta quarta-feira (20), mais uma grande parceria com o intuito de oferecer cada vez mais a chance para que pessoas possam realizar o sonho de ter uma formação superior.

Em uma reunião entre o representante comercial da UNIP, André Santos, com os sócios da empresa Costa Lira – Obras, Locações e Teceirizações, Jonielson Costa e Edilio Lira, ficou acertado um convênio onde colaboradores da empresa terão descontos especiais de 30% no valor das mensalidades de qualquer curso disponibilizado pelo polo.

A UNIP oferece educação a distância nas mais diversas áreas, como Administração, Artes visuais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e muito mais. Todas elas com descontos de até 30% nas mensalidades.

Recentemente, a UNIP recebeu autorização do Ministério da Educação – MEC para ofertar mais quatro cursos, sendo eles: enfermagem, farmácia, nutrição, e biomedicina, que em breve estarão sendo disponibilizados no polo de Afogados da Ingazeira.

Para mais informações ligue: UNIP-SJE: (87) 3844-1093 / 9.9901-697 ou (81) 9. 9522-0243 -André Santos – Representante comercial. Site: unip.br/ead

Afogados: discussão de requerimento levanta debate sobre eficácia de quebra-molas

Dificuldade na hora de prestar socorro à alguém faz com que quebra-molas seja mal visto por população, que acredita que equipamento não é a melhor solução. Por André Luis Uma discussão sobre o requerimento do vereador Toinho da Ponte, pedindo a instalação de novas lombadas de concreto na saída de Afogados da Ingazeira e em […]

Dificuldade na hora de prestar socorro à alguém faz com que quebra-molas seja mal visto por população, que acredita que equipamento não é a melhor solução.

Por André Luis

Uma discussão sobre o requerimento do vereador Toinho da Ponte, pedindo a instalação de novas lombadas de concreto na saída de Afogados da Ingazeira e em alguns trechos da PE-320, durante o Grande Expediente da Sessão da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira, na terça-feira (23), levantou um importante debate sobre a eficácia deste tipo de equipamento como redutor de velocidade.

Tudo começou com a intervenção do vereador Vicetinho Zuza, que numa tentativa de ajudar o colega de parlamento, sugeriu, algumas retificações no documento. Dentre elas, mudar o destinatário do requerimento – no lugar de endereçar a Prefeitura Municipal, enviar para o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e à Secretária de Obras e Infraestrutura do Estado – que são os órgãos responsáveis por fazer intervenções em rodovias estaduais.

Outros parlamentares como Reinaldo Lima, Cancão, Cícero Miguel e Raimundo Lima, também comentaram o requerimento do colega, mas Toinho parece não ter gostado e em determinado momento chegou a insinuar que o problema seria partidário, visto que ele é um dos dois únicos vereadores de oposição na Casa.

No Debate das Dez da Rádio Pajeú desta quarta-feira (24), os vereadores Erickson Torres, Toinho da Ponte e Vicentinho Zuza, além de esclarecerem o que se passou durante a discussão, comentaram sobre a possibilidade de um requerimento conjunto pedindo a troca das lombadas de concreto, por lombadas eletrônicas.

A grande maioria dos ouvintes que participaram, disseram que o equipamento de concreto não é a melhor solução para resolver o problema de motoristas que teimam em andar em alta velocidade e veem no equipamento eletrônico uma solução mais eficaz, visto que mexe no bolso dos infratores.

O debate sobre a lobada eletrônica veio a tona, após a fala do vereador Vicentinho, que chamou a atenção para a eficácia do equipamento. 

Vicentinho lembrou ainda que a lombada de concreto é um grande dificultador na hora de socorrer, ao hospital, alguém que esteja passando mal, sem contar que o equipamento, muitas vezes serve de “rampa” para motoqueiros.

Erickson aposta na educação como forma de melhorar o trânsito na cidade. Ele defende uma ação conjunta da Câmara de Vereadores junto ao Detran, cobrando do órgão, ações educativas.

Respondendo a críticas, com relação ao pedido das lombadas, Toinho deixou claro que não era para as ruas da cidade e sim para instalação em estradas estaduais. Ele afirmou ter entendido o posicionamento de Vicentinho como uma intervenção que buscou realmente ajudá-lo, mas disse manter  o pensamento de que alguns comentários de outros colegas tiveram o viés partidário.

No fim das contas, todos, vereadores e população, concordam que os chamados quebra-molas, não são a melhor solução para combater o abuso de velocidade. Apesar de termos situações claras onde estes equipamentos reduziram a zero o número de atropelamentos, como no caso de Nova Brasília. 

Prefeitura de Iguaracy abre Jogos Escolares 2025 

O município de Iguaracy vivenciou, na tarde desta terça-feira (8), a abertura oficial da edição 2025 dos Jogos Escolares – Fase Municipal, em um evento que reuniu autoridades, educadores, estudantes, servidores e um grande público na celebração do esporte e da educação como ferramentas de transformação social. A cerimônia contou com a presença do prefeito […]

O município de Iguaracy vivenciou, na tarde desta terça-feira (8), a abertura oficial da edição 2025 dos Jogos Escolares – Fase Municipal, em um evento que reuniu autoridades, educadores, estudantes, servidores e um grande público na celebração do esporte e da educação como ferramentas de transformação social.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Dr. Pedro Alves, acompanhado do vice-prefeito Marcos Melo, que também responde pela Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico. Estiveram presentes ainda a secretária de Educação e Esportes, Rita de Cássia, e o diretor de Esportes, Matheus Veras, responsáveis pela coordenação dos jogos no município.

Diversos secretários municipais prestigiaram a abertura: Fábio Torres (Viação, Obras e Serviços Públicos), Helena Alves (Finanças), Juliany Rabelo (Assistência Social), Joaudeni Cavalcante (Saúde) e Maria Alves (Adjunta de Saúde), além de vários integrantes da equipe de governo foram presença, conselheiros tutelares e a procuradora do município, Sinara Maranhão, reforçando o apoio institucional ao evento. Todas as secretarias municipais de governo estiveram envolvidas de forma integrada, garantindo o suporte necessário à realização da programação dos jogos.

A participação ativa das direções escolares, professores e alunos foi um dos destaques do evento. Representantes das escolas EREM Joaquim Alves de Freitas, EREF Dr. Diomedes Gomes Lopes, EREF Professora Judite Bezerra, EREM Professora Rosete Bezerra de Souza e Escola Municipal São Vicente (Caatingueira) marcaram presença com entusiasmo, celebrando a valorização do esporte no ambiente.

A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Pereira, e dos vereadores José Alex, Bruna Torres, Amaury de Oliveira e Rômulo Henrique, que reforçaram o apoio do Legislativo às iniciativas voltadas à juventude. Representando a Gerência Regional de Educação (GRE), Mônica Marques parabenizou o município pela organização e o envolvimento das escolas.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Dr. Pedro Alves destacou a importância do momento:

“Os Jogos Escolares representam muito mais do que uma competição esportiva. Eles simbolizam união, superação, espírito de equipe e, acima de tudo, o investimento que fazemos no presente e no futuro dos nossos jovens. É com alegria que vemos esse grande envolvimento de toda a rede escolar e das secretarias.”

“Os Jogos Escolares de Iguaracy 2025 têm como objetivo promover o espírito esportivo, a inclusão e o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes da rede municipal e estadual. As competições seguem nos próximos dias, com diversas modalidades em disputa e classificatórias para as etapas regional e estadual”, destacou a assessoria de comunicação.

Tesouro Nacional diz que quitou todas pedaladas fiscais neste ano

G1 A Secretaria do Tesouro Nacional informou que foram pagos R$ 72,4 bilhões em “obrigações” devidas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao Fundo de Garantia  por Tempo de Serviço (FGTS) e ao Banco do Brasil. Os valores referem-se às chamadas “pedaladas fiscais” de R$ 55,8 bilhões, ou seja, atrasos de pagamentos […]

G1

OLIVEIRA-180615-Face-580x373A Secretaria do Tesouro Nacional informou que foram pagos R$ 72,4 bilhões em “obrigações” devidas ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ao Fundo de Garantia  por Tempo de Serviço (FGTS) e ao Banco do Brasil. Os valores referem-se às chamadas “pedaladas fiscais” de R$ 55,8 bilhões, ou seja, atrasos de pagamentos aos bancos por conta de benefícios sociais, subsídios e operações de crédito rural e ao programa habitacional Minha Casa Minha Vida até 2014, além de outros valores devidos em 2015.

O valor ficou acima dos R$ 57,013 bilhões anunciados pelo governo em novembro à Comissão Mista de Orçamento (CMO). O Tesouro Nacional esclareceu que R$ 16,6 bilhões já haviam sido quitados anteriormente, restando um valor também menor (R$ 55,8 bilhões) que estão sendo pagos nos últimos dias deste ano.

“Quando enviamos o PL ao Congresso Nacional, estimamos um montante de obrigações, que depois percebemos ser menores”, informou o secretário interino do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira, a jornalistas. Segundo ele, portanto, o valor passível de desconto da meta será de R$ 55,8 bilhões, e não os R$ 57 bilhões anunciados anteriormente.

“O pagamento de todas as obrigações neste exercício era medida necessária para fins de cumprimento da meta de resultado fiscal, uma vez que, a partir de determinação do TCU [Tribunal de Contas da União], houve mudança no momento em que se daria a apropriação das referidas obrigações na apuração das estatísticas fiscais, pelo Banco Central. Assim, todas as obrigações da união com bancos públicos e fundos estão imediatamente contabilizadas como despesas primárias e integrarão as estatísticas fiscais”, informou o Tesouro, em nota à imprensa.

As chamadas “pedaladas fiscais” consistiram no atraso dos repasses da União para bancos públicos do dinheiro de benefícios sociais e previdenciários. Essa prática fez com que instituições financeiras como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil usassem recursos próprios para honrar esses compromissos. A oposição alega que estas operações se caracterizaram como “empréstimos” à União, o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mas o governo nega que, tecnicamente, elas possam ser classificadas desta maneira.

Por conta das pedaladas fiscais, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou em outubro, por unanimidade, parecer do ministro Augusto Nardes pela rejeição das contas do governo federal de 2014. Esta foi a segunda vez na história que o TCU recomenda ao Congresso a rejeição das contas de um presidente. Também por conta das pedaladas, entre outros pontos, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, autorizou, no início de dezembro, abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Segundo informações do governo, do total de R$ 72,4 bilhões das pedaladas fiscais pagas, R$ 70,9 bilhões dos valores foram feitos com recursos da conta única do Tesouro Nacional, sendo R$ 21,1 bilhões com recursos das emissões de títulos realizadas anteriormente, sem a necessidade de emissão de novos papéis, e que R$ 49,8 bilhões com “demais fontes” da conta única.

Mendonça Filho comanda caminhada no Pina

O bairro do Pina foi o local escolhido para a Caminhada da Mudança, do candidato ao Senado Mendonça Filho. A caminhada percorreu ruas da Comunidade do Bode, organizada pelos vereadores Eduardo Chêra e Ricardo Cruz. “Posso andar aqui nas ruas do Pina ou em qualquer outra rua do Recife, as pessoas me conhecem, sabem quem […]

O bairro do Pina foi o local escolhido para a Caminhada da Mudança, do candidato ao Senado Mendonça Filho. A caminhada percorreu ruas da Comunidade do Bode, organizada pelos vereadores Eduardo Chêra e Ricardo Cruz.

“Posso andar aqui nas ruas do Pina ou em qualquer outra rua do Recife, as pessoas me conhecem, sabem quem é Mendonça Filho e como trabalhei por Pernambuco ao longo da minha vida. Isso é gratificante”, comentou o candidato ao Senado pela coligação Pernambuco Vai Mudar.

A caminhada contou com a presença do candidato ao governo Armando Monteiro e do candidato a vice, Fred Ferreira.

Apoio no sertão: segundo o Blog do Finfa,  o ex-prefeito da cidade de Quixaba-PE, José Pereira Nunes, o Zé Pretinho, o prefeito Tião Gaudêncio e todos os vereadores da base fecharam apoio à candidatura de Mendonça Filho.

“Quando da sua passagem pelo Governo do Estado de Pernambuco fez a obra da Escola Erem Solidônio Pereira de Carvalho, importante para educação do nosso município”, finalizou Zé Pretinho.