Notícias

Arcoverde: 106ª Festa de Santo Antônio acontece no distrito de Ipojuca

Por André Luis

A Prefeitura de Arcoverde apoia a realização da 106ª edição da Festa de Santo Antônio, evento tradicional do povoado de Ipojuca, distrito da zona rural localizado a 18 km do centro da cidade. A programação acontece entre os dias 31 de maio e 08 de junho, fazendo parte do Calendário de Eventos 2019 do município e abrindo oficialmente os festejos do clico junino.

No lado profano da festa, que ocorre sempre depois das habituais novenas comunitárias, no palco do Palhoção de Santo Antônio, já estão confirmadas as atrações: Allana Carla & Banda, Wagner Carvalho, Robson Sertanejo, George Silva e Os Pariceiros, Carlos & Fábio, Forró de Candeeiro e Jorge do Sinal.

E para o tradicional novenário em louvor a Santo Antônio, as celebrações religiosas diárias começam na sexta-feira (07/06) e encerrando no domingo (09/06), quando acontece a partir das 15h a procissão com a imagem do padroeiro.

Confira a programação de apresentações artísticas:

Sexta-feira, 31 de maio

22h – Allana Carla & Banda

0h – Wagner Carvalho

Sexta-feira, 07 de junho

22h – Robson Sertanejo

0h – George Silva e Os Pariceiros

Sábado, 08 de junho

23h – Carlos & Fábio

1h – Forró de Candeeiro

3h – Jorge do Sinal

Outras Notícias

Sinais indicam que SAMU regional, finalmente, deve sair do papel. Entenda:

Esta semana, o prefeito Luciano Duque (PT) garantiu ter ouvido do Governador Paulo Câmara que a depender do Estado, a Central de Regulação do SAMU iniciará as atividades em Serra Talhada em até 60 dias. A promessa do governador, foi de bancar os 25% restantes, como também garantiram ao blog o próprio Câmara e o […]

Esta semana, o prefeito Luciano Duque (PT) garantiu ter ouvido do Governador Paulo Câmara que a depender do Estado, a Central de Regulação do SAMU iniciará as atividades em Serra Talhada em até 60 dias.

A promessa do governador, foi de bancar os 25% restantes, como também garantiram ao blog o próprio Câmara e o Secretário de Saúde Iran Costa.

Luciano disse que vai lutar para destravar os repasses Federais junto ao Ministério da Saúde. Em fevereiro, em entrevista a este blogueiro, o secretário estadual garantiu que Pernambuco irá disponibilizar os recursos que forem de responsabilidade estadual e que a perspectiva é que o serviço esteja funcionando ainda no primeiro semestre deste ano.

“O funcionamento do SAMU é uma decisão tripartite, depende do Governo Federal, Estadual e dos municípios envolvidos. O governador Paulo Câmara já determinou que a parte que cabe ao estado seja aportada assim que o Governo Federal autorizar o funcionamento”, disse.

Ele informou ainda que participou nos últimos dias, juntamente com uma comitiva de parlamentares pernambucanos, de uma reunião no Ministério da Saúde, em Brasília, para tratar do destravamento do serviço. “Estivemos em Brasília reiterando a importância da liberação do serviço para a região do Pajeú, mas entendemos que esse é um momento difícil, o orçamento do Ministério da Saúde é bem menor que em anos anteriores, mas vamos trabalhar para que o SAMU comece a funcionar ainda nesse primeiro semestre”, completou.

Prefeitos “refugaram” quando pressionados: Segundo informações que cegaram na visita do governador ao blog, no curso das negociações com os prefeitos, o Secretário Iran chegou a provoca-los para colocar o serviço para funcionar imediatamente. “Vamos colocar pra funcionar amanhã! Depende de vocês!” – teria dito. Viu muitas caras de espanto e vários “peraí” na reunião. Ou seja, há desconfiança de que os prefeitos fazem jogo de cena para plateia. É hora de provar que essa impressão é equivocada.

Arcoverde abre projeto “Cultura Livre nas Feiras”. Carnaíba é novidade deste ano

Realizado desde 2011 pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, o projeto Cultura Livre nas Feiras retorna com edições contemplando feiras livres do Estado ainda neste semestre. Para compor as edições no Sertão do Araripe, a assessoria do projeto inicia nesta quinta-feira (11), em Ouricuri, um ciclo de reuniões públicas na região. De acordo […]

Cultura Livre nas Feiras, Granito-PE. Gonzagão 100 Anos. Encontro de aboiadores, Pedro Brígido. Foto: Eric Gomes/Secult-PE.
Cultura Livre nas Feiras, Granito-PE. Gonzagão 100 Anos. Encontro de aboiadores, Pedro Brígido. Foto: Eric Gomes/Secult-PE.

Realizado desde 2011 pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, o projeto Cultura Livre nas Feiras retorna com edições contemplando feiras livres do Estado ainda neste semestre. Para compor as edições no Sertão do Araripe, a assessoria do projeto inicia nesta quinta-feira (11), em Ouricuri, um ciclo de reuniões públicas na região.

De acordo com Cajá Freire, assessor do projeto, os encontros visam apresentar para gestores municipais, artistas e grupos culturais o procedimento necessário para que o projeto seja realizado com maior facilidade, abrangendo a identidade cultural de cada localidade ao longo do ano. Qualquer pessoa interessada pode participar.

“Serão abordadas questões que vão desde a documentação necessária para a contratação dos artistas, como também a realização do cadastro que precisa ser efetuado. As reuniões também servem para que os participantes possam expor suas sugestões, contribuindo para o processo de articulação com a cultura regional”, explicou Cajá.

Neste ano, serão contemplados 25 municípios, possibilitando a realização de 61 edições até o final de 2015. Um das novidades é que a feira livre de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, já foi incluída no roteiro.

“A primeira edição do projeto já em fase de composição e será realizada no dia 20 de junho, em Arcoverde, sendo um apoio cultural em parceria com a prefeitura local,  possibilitando apresentações culturais durante a 5ª edição da Caminhada do Forró do município”, adiantou Cajá Freire.

Carnaíba: prefeitura paga salários

A Prefeitura de Carnaíba anuncia que já iniciou o pagamento dos servidores do município. Hoje (27), o salário dos servidores da educação, já está disponível. Amanhã, efetua-se o pagamento dos servidores das demais secretarias, aposentados e pensionistas. Segundo nota, a gestão Anchieta Patriota “navega na contramão da crise econômica e concentra esforços para manter em […]

A Prefeitura de Carnaíba anuncia que já iniciou o pagamento dos servidores do município. Hoje (27), o salário dos servidores da educação, já está disponível.

Amanhã, efetua-se o pagamento dos servidores das demais secretarias, aposentados e pensionistas.

Segundo nota, a gestão Anchieta Patriota “navega na contramão da crise econômica e concentra esforços para manter em dia os compromissos do município”.

Morte de Ettore Labanca: políticos emitem nota

Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Ettore Labanca. Nesta sexta-feira, perdi um amigo e conselheiro com quem sempre pude contar. Mais que um grande político e um excelente gestor, era um ser humano ímpar de muitos amigos e de gestos largos. Prefeito de São Lourenço da Mata por quatro vezes, […]

Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento de Ettore Labanca. Nesta sexta-feira, perdi um amigo e conselheiro com quem sempre pude contar. Mais que um grande político e um excelente gestor, era um ser humano ímpar de muitos amigos e de gestos largos. Prefeito de São Lourenço da Mata por quatro vezes, era apontado pela população como o melhor governante que a cidade já teve. Da mesma forma, como deputado estadual e presidente da Agência Reguladora de Pernambuco teve oportunidade de mostrar suas qualidades de homem público. Quero expressar minha solidariedade aos seus amigos e familiares, entre eles, o ex-deputado Vinícius Labanca.

Paulo Câmara – Governador de Pernambuco

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, em nome de todos que fazem a Casa de Joaquim Nabuco, lamenta profundamente o falecimento do ex-deputado e ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca. Presidente da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), Labanca teve passagem pela Assembleia, exercendo mandato entre 2002 e 2006. Como homem público, desempenhou papéis de suma importância em defesa dos interesses do povo pernambucano, deixando uma marca indelével para nós que carregamos essa missão de conduzir os destinos do Estado.

Eriberto Medeiros – Deputado e Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

A Associação Municipalista de Pernambuco lamenta o falecimento do presidente da Arpe, Ettore Labanca. Entre outros importantes cargos públicos que exerceu, foi prefeito Quatro vezes de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, Ettore prestou inestimáveis serviços ao povo da sua cidade e também ao estado de Pernambuco, na condição de deputado. A Amupe se solidariza com a família e amigos do ex-prefeito; que Deus os conforte nesta hora tão difícil.

José Patriota – Presidente da Amupe

É com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento de Ettore Labanca, um grande amigo, articulador político e destaque no campo do Direito. Tive a enorme satisfação de trabalhar ao seu lado, como Deputado Estadual, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e no período em que integramos a equipe do saudoso governador Eduardo Campos.

Labanca foi uma pessoa que acumulou uma invejável experiência ao longo da sua jornada. Destaco a qualidade dele em conquistar e manter amizade sinceras e o tratamento carinhoso que dispensa a todos que estavam ao seu redor. Neste momento de dor, desejo conforto à família e aos amigos de Ettore Labanca. Peço a Deus, que na sua infinita misericórdia, receba-o na morada celestial.

Sebastião Oliveira – Deputado Federal

Foi com grande tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-deputado e ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Ettore Labanca. Sem duvidas, Pernambuco perdeu hoje um exemplo de pai, gestor e político. Perco um amigo e uma pessoa que tinha profundo carinho e respeito. Ettore era acima de tudo, amigo dos amigos e sempre praticou a boa política, atuando sempre com respeito às pessoas. O seu legado, com toda certeza, ficará no coração de todos nós. Minhas condolências ao amigo ex-deputado Vinicius Labanca, sua esposa Kelly, toda família e amigos que ele reuniu ao longo de sua vida.

Sílvio Costa Filho – Deputado Federal

“Pernambuco perde um grande homem com a morte de Ettore Labanca. Tive a prazer de exercer mandato com ele na Assembleia Legislativa. Era meu amigo pessoal, um articulador como poucos e com uma extensa lista de serviços prestados a Pernambuco e ao povo de São Lourenço, cidade que comandou por quatro vezes. Deixa um vazio imenso na política em nosso Estado. À família, as minhas condolências e o desejo de força, nesse momento tão difícil. Fiquem com Deus.”

Deputado estadual Manoel Ferreira

Engenheiro de Brotas diz não haver risco de rompimento. “Seguríssima”

Engenheiro responsável pela Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, Mário Antonino, descartou a possibilidade de rompimento do reservatório e de outras na região, após o susto criado pelo relatório da CNM, que aponta várias barragens no estado, inclusive no Serão, de alto risco. Foi no Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio […]

Engenheiro responsável pela Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, Mário Antonino, descartou a possibilidade de rompimento do reservatório e de outras na região, após o susto criado pelo relatório da CNM, que aponta várias barragens no estado, inclusive no Serão, de alto risco. Foi no Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.

No Sertão, estão na lista de barragens de alto risco Saco II (Santa Maria da Boa Vista), Algodões (Ouricuri), Bom Sucesso (Tuparetama), Saco I (Serra Talhada), Rosário (Iguaraci), Custódia (Custódia), Cachoeira II (Serra Talhada), Brotas (Afogados da Ingazeira), Arcoverde (Pedra), Boa Vista (Salgueiro), Jazigo (Serra Talhada), Arrodeio (São José do Belmonte), Caiçara (Parnamirim), São José II (São Jose do Egito), Parnamirim (Parnamirim), Manoel Rodrigues (Cabrobó), Almas (Petrolina), Araripina (Araripina), Juá II (Mirandiba), Chinelo (Carnaíba), Cruzeiro (São José do Belmonte) e Deserto (Petrolina).

“O indivíduo pode ver um pequeno defeito e o leigo entender que aquilo é um risco. Não sinto como em Brotas ou em qualquer outra barragem aí possa haver faixa de risco. Pode haver um problema que muitas vezes acontece em algum tipo de barragem mas não em uma barragem como Brotas, construída com cimento, ferro, pedra, com muita dedicação, com muito amor, com mais de mil operários, supervisionada”.

Ele seguiu: “Nunca pressenti que pudesse sofrer algum problema de instabilidade. O que eu sei, já houve comando de descarga quebrado, vê certa negligência, abandono, porque as obras no país sofrem da falta de continuidade administrativa”, disse. Sobre vazamentos, ele disse ser normal, considerando o modelo em que foi construída. “O túnel foi feito para permitir uma vistoria mais fácil. Ela tem cerca de 650 metros com o corpo reto em comprimento maior e uma deflexão naquela ombreira. O vertedouro é galgável, com 250 metros de comprimento por dois e cinco de revanche”, detalhou.

“É uma barragem seguríssima, com quase dezessete metros de largura. Aparecer um fissuramento não é novidade. A barragem é dividida em juntas, após trechos de concreto, feita em material especializado. Agora, tem que ter manutenção. Fosse numa barragem de terra, poderia alarmar, mas numa de alvenaria não sinto a mesma preocupação”, disse.

Mário Antonino, que é engenheiro civil, graduado em 1958 na Universidade Federal de Pernambuco, e bacharel em matemática. É professor na UFPE e hoje, o primeiro presidente da Academia Pernambucana de Engenharia.

De fato, na região do Pajeú, a única barragem que apresentou risco real de rompimento foi a Barragem do Chinelo em Carnaíba. Nos anos 90, o risco chegou a gerar um grande mutirão para salvar o reservatório.