Notícias

Após transposição, açude de Poções dobra de volume em três dias na PB

Por Nill Júnior

G1 PB

Da noite de sexta-feira (10) até o fim da manhã desta segunda-feira (13), o açude de Poções, que abastece o município de Monteiro, no Cariri paraibano, mais que dobrou o seu volume após receber as águas da transposição do Rio São Francisco.

De acordo com dados divulgados por João Fernandes, presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), o açude recebeu aproximadamente 400 mil m³ de água desde a inauguração do Eixo Leste da transposição na Paraíba.

Na última medição feita pela Aesa, na manhã desta segunda, o açude de Poções apresentou 1,9% (cerca de 562.000 m³) da sua capacidade total. Um aumento de 1,1% em relação a quantidade de água que o manancial tinha antes da chegada das águas da transposição, quando apresentava 0,8% (cerca de 182.000 m³).

As águas da transposição estão chegando ao manancial por meio da barragem São José, que também já recebeu um grande volume de água vinda do Rio São Francisco. Segundo o presidente da Aesa, as caixas de descarga da barragem foram abertas para possibilitarem que as águas passem direto para Poções e não seja preciso esperar que São José encha por completo.

“Nós decidimos abrir as comportas inferiores para que a água passe direto, enquanto enche a barragem. Assim que a barragem encher nós fechamos as caixas de descarga e as águas vão ser lançadas para Poções por meio do sangradouro da barragem, como acontece normalmente” explicou, João Fernandes.

O açude de Poções é o primeiro grande manancial a receber as águas do Rio São Francisco no percurso até a cidade de Campina Grande. Depois de Poções, a águas vão chegar ao açude de Camalaú. Logo depois seguirá o curso pelo Rio Paraíba até chegar ao açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, que abastece não só Campina, mas outros 18 municípios paraibanos.

Outras Notícias

Serra Talhada: COOPECAMAREST conquista certificado do Instituto Coca-Cola Brasil

Com o apoio da Prefeitura Municipal e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP; a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada – COOPECAMAREST recebeu o Certificado Coletivo Reciclagem do Instituto Coca-Cola Brasil. A Cooperativa foi avaliada quanto ao grau de formalização, gestão, capacidade de coleta, produção, comercialização e prestação de serviços; […]

certificadoCom o apoio da Prefeitura Municipal e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP; a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada – COOPECAMAREST recebeu o Certificado Coletivo Reciclagem do Instituto Coca-Cola Brasil.

A Cooperativa foi avaliada quanto ao grau de formalização, gestão, capacidade de coleta, produção, comercialização e prestação de serviços; o que resultou no bom desempenho do terceiro ciclo do Programa de Metas e Recompensas.

O Coletivo Reciclagem tem como objetivo empoderar e profissionalizar cooperativas de catadores de material reciclável e incluí-las na cadeia formal, gerando mais eficiência, trabalho em rede, renda justa e ambiente digno aos catadores.

Ivani Rodrigues – Presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada, ao festejar a conquista relembrou como tudo começou e como foi abrangendo melhorias para os catadores.

“Quando eu entrei aqui, nós encontramos um lixão ali na frente e fizemos um trabalho em parceria. Em seguida o galpão e o projeto foram inaugurados e, coisas boas foram acontecendo; os catadores começaram a ter melhores condições de vida, de trabalho como horário de descanso e almoço” destacou Ivani.

Ainda segundo a presidente, parcerias com o setor privado e o apoio do Governo Municipal foram fundamentais para o sucesso da COOPECAMAREST.

“Juntos realizamos visitas as empresas e, conseguimos firmar parcerias. Algumas doam outras, nós vamos atrás com o nosso caminhão. Hoje, nós já conseguimos levar, várias pessoas de dentro da cooperativa para as ruas; tem sempre uma equipe trabalhando e tendência é só crescer. Foi um avanço muito grande, o prefeito doou este terreno e doou mais outro pra uma nova construção, como também combustível e, nossa meta é triplicar o nosso trabalho”, destacou Ivani.

João Carlos, técnico do Municipal e do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP destacou: “Nossa primeira meta foi conquistada e esse prêmio veio em forma de presentes. Ganhamos uma talhadeira e vários EPI’s”.

Afogados e Arcoverde divulgam cronograma de vacinação contra o sarampo

Além de Serra Talhada, as Secretarias Municipais de Saúde de Afogados da Ingazeira e de Arcoverde, também divulgaram nesta segunda-feira (10.02) os seus cronogramas para a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo em 2020. A doença que havia sido erradica, voltou a fazer vítimas em nosso país. Em 2019, a campanha […]

Além de Serra Talhada, as Secretarias Municipais de Saúde de Afogados da Ingazeira e de Arcoverde, também divulgaram nesta segunda-feira (10.02) os seus cronogramas para a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo em 2020. A doença que havia sido erradica, voltou a fazer vítimas em nosso país.

Em 2019, a campanha imunizou crianças de zero a menos de quatro anos de idade, e o público entre 20 e 29 anos.

Na etapa que se iniciou hoje, o público-alvo é a faixa etária compreendida entre 5 e 19 anos. As vacinas estão sendo ofertadas nas unidades básicas de saúde.

Em Afogados da Ingazeira, a Secretaria de Saúde montou um esquema especial de busca ativa, com suporte também das Escolas do município. No próximo sábado (15.02), as unidades de saúde que não tiverem atingido a meta, abrirão durante todo o dia para atender os retardatários.

Em Arcoverde, a vacinação está disponível até o dia 13 março, em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSFs. O objetivo é alcançar no município crianças e jovens ainda não vacinados contra a doença. “No próximo sábado, 15 de fevereiro, haverá o ‘Dia D’, quando todos os postos de saúde do município estarão abertos para facilitar o acesso das pessoas”, ressaltou a coordenadora do PNI Municipal, Cláudia Cunha.

A tríplice viral protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola. É importante comparecer às Unidades Básicas de Saúde, munidos da Carteira de Vacinação e do Cartão SUS, para verificar e atualizar, caso necessário.

O Sarampo é uma doença infecto contagiosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão ocorre através das vias aéreas superiores (tosse, fala, espirros, gotículas salivares). Qualquer indivíduo que apresentar febre, coriza, conjuntivite e manchas pelo o corpo (exantemas), deve procurar os serviços de saúde para investigação e notificação do caso.

No segundo semestre, seguindo determinação do Ministério da Saúde, as Prefeituras irão imunizar o público alvo de 30 a 59 anos e idade. Segundo o ministério, não há vacinação específica para quem tem mais de 59 anos.

São José do Egito: Câmara promove solene e entrega títulos de cidadãos egipcienses

Nesta sexta, 18, a Câmara de Vereadores de São José do Egito promoveu sessão solene para entrega de Títulos de Cidadania Egipciense. Cinco personalidades que fazem parte do cotidiano local foram agraciadas com a honraria. Receberam os títulos o promotor Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, proposta de autoria do vereador Maurício Mendes, Enoque Estevão Gomes e […]

01

Nesta sexta, 18, a Câmara de Vereadores de São José do Egito promoveu sessão solene para entrega de Títulos de Cidadania Egipciense. Cinco personalidades que fazem parte do cotidiano local foram agraciadas com a honraria.

Receberam os títulos o promotor Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, proposta de autoria do vereador Maurício Mendes, Enoque Estevão Gomes e Rosângela Dantas Baía, projetos do vereador Aderbal Ned, Gercino Domingos Filho e Josimar Lira Matos, ambos indicados pelo parlamentar Flávio Jucá.

O presidente José Vicente Souza conduziu a sessão que contou também com as presenças dos vereadores Albérico Tiago, Beto de Marreco, David Teixeira, Gerson Souza, Jota Ferreira e Rogaciano Jorge. A reunião solene antecedeu o feriado municipal de 19 de março, dia do padroeiro do município, São José.

Luciano Duque volta a dizer que pode disputar vaga na Câmara. “Região está órfã”

O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), disse em entrevista ao programa Sertão Notícias, com Anderson Tennens, que pode ser candidato a Deputado Federal em 2018. Duque chegou a dizer que desde a saída de Inocêncio Oliveira da Câmara, cidade e região estão órfãos. Foi uma cutucada em Sebastião Oliveira, que herdou o espólio […]

luciano-duque1O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), disse em entrevista ao programa Sertão Notícias, com Anderson Tennens, que pode ser candidato a Deputado Federal em 2018. Duque chegou a dizer que desde a saída de Inocêncio Oliveira da Câmara, cidade e região estão órfãos.

Foi uma cutucada em Sebastião Oliveira, que herdou o espólio político de Oliveira, mas, não só para Luciano como até para aliados, não conseguiu ganhar destaque e manter a larga base que tinha o líder maior do PR.

Duque chegou a dizer que a decisão de Sebastião Oliveira de ficar na Secretaria de transportes deixado ocupar sua cadeira o suplente Fernando Monteiro só gerou cabides de empregos para aliados, mas não trata de tema importantes para a Capital do Xaxado.

“Se o cavalo passar selado vou”, disse, afirmando que caso encare o projeto, buscará apoio de gestores da região. Não ficou claro ainda por qual legenda Duque disputará mandato, caso leve a possibilidade a frente. O gestor já deu sinais de saída do PT.

Outro problema é a terra loteada em vários municípios, onde há Deputados com base mais firme que possa se imaginar. Outros nomes como o Presidente da AMUPE, José Patriota, já deram sinais de que também podem ir para disputa.

PMDB deverá dar ‘aviso prévio’ para deixar governo Dilma

G1 Em convenção nacional marcada para este sábado (12) em Brasília, o PMDB deverá dar um “aviso prévio” de 30 dias para desembarcar do governo Dilma Rousseff. A cúpula do partido irá propor ao plenário que o diretório nacional se reúna dentro de um mês e tome uma decisão concreta. A tendência é pelo rompimento […]

size_810_16_9_convencao-do-pmdb

G1

Em convenção nacional marcada para este sábado (12) em Brasília, o PMDB deverá dar um “aviso prévio” de 30 dias para desembarcar do governo Dilma Rousseff. A cúpula do partido irá propor ao plenário que o diretório nacional se reúna dentro de um mês e tome uma decisão concreta. A tendência é pelo rompimento completo com o Palácio do Planalto, inclusive com a entrega de cargos no Executivo.

Indicados pelos diretórios estaduais, 454 delegados vão eleger os 119 integrantes do diretório nacional, que, por sua vez, escolherão os 17 membros da Executiva Nacional, responsável pelas decisões da legenda. Vice-presidente da República e atual presidente do partido, Michel Temer deverá ser reeleito por aclamação.

Embora seja o principal partido aliado do governo Dilma Rousseff, ocupando seis ministérios e a vice-presidência, a sigla tem alas bastante críticas ao governo. Sondagens internas do partido apontam que em torno de 60% dos dirigentes do partido são favoráveis ao fim da aliança – em alguns levantamentos, esse percentual beira os 80%.

Neste sábado, devem ser votadas diversas moções (propostas) de diferentes setores da legenda, que vão desde a saída imediata até a independência do partido para liberar os votos dos seus integrantes em votações no Congresso, por exemplo. No entanto, o mais provável é que não haja um documento final, conclusivo.

“Nós vamos propor o desembarque total, com a entrega de todos os cargos. O PMDB não pode se omitir nesse momento gravíssimo da política brasileira”, defende o deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS), um dos críticos mais ferrenhos ao PT.

Outro que tem uma postura contrária à presidente é o deputado Osmar Terra (PMDB-RS): “A nação não suporta mais. O que estamos vivendo agora é fruto de decisões erradas dela e ela [Dilma] não está mexendo. Está fazendo mais do mesmo”.