Notícias

Após pesquisa Ibope, Dilma revê ataques a Marina

Por Nill Júnior

2014-752308994-2014091757917.jpg_20140917

do O Globo

Debruçados sobre a mais recente pesquisa Ibope de intenção de voto, integrantes das campanhas dos três principais presidenciáveis começaram a traçar as estratégias que serão executadas nos 18 dias que faltam até a eleição de 5 de outubro. Enquanto Marina Silva (PSB) vai focar em rebater os ataques dos adversários e reforçar suas críticas a ambos, Dilma Rousseff (PT) deverá diminuir o ritmo da desconstrução da imagem da adversária para investir em pauta mais propositiva. Aécio Neves (PSDB), por sua vez, vai intensificar a agenda de viagens para se tornar mais conhecido e prosseguir nas críticas às duas candidatas mais bem colocadas na pesquisa.

A equipe de Aécio, o único a subir no levantamento, de 15% para 19%, comemorou o resultado e decidiu intensificar a presença do tucano em estados mais populosos, para tentar chegar ao segundo turno. Entre os formuladores da campanha do PSDB, a estratégia é manter as críticas à presidente Dilma e também focar na desconstrução de Marina, mostrando sua ligação histórica com o PT. A avaliação é que, após um período difícil, a estratégia deu certo.

Já o comitê de Marina, respirou aliviado com a queda de apenas um ponto — de 31% para 30% —, mas resolveu reforçar as contestações ao que considera uma campanha difamatória contra a candidata e apostar nas interpelações judiciais aos adversários para garantir respostas aos ataques. A ordem é focar na vacina contra os boatos de que Marina acabará com os programas sociais do atual governo.

Na campanha petista, com a queda de 3 pontos de Dilma, que agora tem 36% das intenções de voto, passou-se a defender que o partido comece a dosar os ataques a Marina na propaganda de televisão. A avaliação majoritária é que a estratégia de desconstrução da ex-senadora já cumpriu seu papel e é hora de voltar a dar mais espaço para programas propositivos.

Após terem conseguido estancar o crescimento de Marina Silva nas pesquisas eleitorais, há quem defenda, na coordenação da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff, que se comece a dosar os ataques à adversária na propaganda de televisão. A avaliação é que a estratégia de desconstrução da ex-senadora já cumpriu seu papel.

Outras Notícias

Hospital realiza treinamento de pessoal para atendimento a pacientes com coronavirus

Leitos de UTI também já estão instalados em São José do Egito No fim da tarde dessa segunda (07), a diretora do Hospital Maria Rafael de Siqueira, Ana Cláudia Cândido, começou a intensificar o treinamento com os funcionários da unidade hospitalar com objetivo de aperfeiçoar o atendimento a possíveis pacientes infectados com Coronavirus. O sistema […]

Leitos de UTI também já estão instalados em São José do Egito

No fim da tarde dessa segunda (07), a diretora do Hospital Maria Rafael de Siqueira, Ana Cláudia Cândido, começou a intensificar o treinamento com os funcionários da unidade hospitalar com objetivo de aperfeiçoar o atendimento a possíveis pacientes infectados com Coronavirus.

O sistema de Saúde de São José do Egito se prepara para atender os casos da Covid-19. No primeiro momento foram treinados o pessoal de limpeza e serviços gerais, ao longo da semana os demais setores também passarão pelo treinamento.

Leitos de UTI já estão instalados em São José do Egito: anunciada na semana passada pelo secretário de saúde do município, a medida que prevê atendimento para pessoas que desenvolvam sintomas mais gravas da Covid-19, já foi colocada em prática.

São José do Egito é uma das poucas cidades do interior, que está investindo pesado na área hospitalar para num possível colapso do sistema de saúde, a população ainda ter atendimento. Os equipamentos foram instalados em uma área onde está sendo construída a UPA, que fica dentro do Hospital Maria Rafael de Siqueira.

Aline Mariano busca apoio no Sertão

Filha natural de Afogados da Ingazeira, a vereadora Aline Mariano (PP) tem buscado apoio na região do Pajeú para fortalecer sua candidatura na disputa à Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe. Aline tem interesse no apoio do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE e prefeito de Afogados, José Patriota (PSB). Ela é candidata […]

Filha natural de Afogados da Ingazeira, a vereadora Aline Mariano (PP) tem buscado apoio na região do Pajeú para fortalecer sua candidatura na disputa à Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe.

Aline tem interesse no apoio do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE e prefeito de Afogados, José Patriota (PSB). Ela é candidata legítima da região para este pleito e tem trabalho voltado ao Recife, Região Metropolitana e Sertão do Pajeú, região que já teve dois deputados estaduais e que, no entendimento da parlamentar, não pode perder este importante espaço na Alepe.

O socialista já avisou que não será candidato a deputado estadual nas eleições deste ano. “Patriota é um quadro importante da política e uma liderança no Sertão do Pajeú. Ele tem um forte trabalho de interlocução nos municípios de toda a região e o seu apoio é importante para nossa candidatura”, afirma Aline.

Com garantia de Lula de que será vice, Alckmin sela ida para o PSB

Por Vera Magalhães/O Globo O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se reuniu nesta segunda-feira com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para tentar selar sua filiação à legenda. A conversa, que terminou no fim da manhã, praticamente selou o ingresso do ex-tucano na legenda. A conversa já começou com a garantia de Lula […]

Por Vera Magalhães/O Globo

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se reuniu nesta segunda-feira com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, para tentar selar sua filiação à legenda. A conversa, que terminou no fim da manhã, praticamente selou o ingresso do ex-tucano na legenda.

A conversa já começou com a garantia de Lula de que ele será o vice independentemente do partido no qual estará, a despeito da resistência de setores do PT ao seu nome. “Lula tem deixado claro para ele que ele será o vice independentemente do partido que escolher”, me disse um dos interlocutores do ex-tucano.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, disse ao blog que Alckmin só não irá para o PSB se não quiser. “Para mim nunca houve dúvida de que ele viria para o PSB. É muito bem-vindo por todos.”

Na conversa com Siqueira, ficou acertado que Alckmin não vai se envolver diretamente nas tratativas dos palanques estaduais. Ele não quer arbitrar a negociação para a candidatura ao governo de São Paulo.

Márcio França, o principal líder pessebista em São Paulo, um dos articuladores da chapa Lula-Alckmin e parceiro de Palácio dos Bandeirantes do ex-tucano no período entre 2015 e 2018 ainda resiste em retirar sua candidatura ao governo paulista para que se forme um consenso em torno de Fernando Haddad.

Alckmin quer se manter o máximo possível longe dessa polêmica. “A vinda do Alckmin é uma questão nacional. A negociação de São Paulo é de São Paulo, e a decisão será tomada mais lá na frente”, disse Siqueira.

Há alguns entraves à aliança entre PT e PSB localizados em outros Estados além de São Paulo, mas os envolvidos nas negociações acreditam que isso não será óbice ao apoio a Lula. Pode ser, no entanto, impeditivo para que os dois partidos formem uma federação, compromisso mais profundo e com validade maior.

Segundo Siqueira, essas tratativas seguirão em paralelo. O martelo da ida de Alckmin para o PSB deve ser batido em breve. A data da filiação ainda depende de tratativas para que aliados do ex-governador também ingressem na legenda. Ele pediu um tempo para organizar seu time de apoiadores e em breve deve haver o anúncio.

Deputados avaliam positivamente reunião sobre Proupe

Em reunião nesta quarta (18) com a secretária Lúcia Melo (Ciência, Tecnologia e Inovação), os deputados estaduais Lucas Ramos (PSB), Rodrigo Novaes (PSD) e Raquel Lyra (PSB), discutiram e defenderam o Proupe – Programa Universidade para Todos de Pernambuco. Em nota ao blog, dizem que ouviram que o Governo do Estado está disposto a consultar […]

17.11.15 - Foto Lucas Ramos, Rodrigo Novaes e Raquel Lyra discutem Proupe na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Em reunião nesta quarta (18) com a secretária Lúcia Melo (Ciência, Tecnologia e Inovação), os deputados estaduais Lucas Ramos (PSB), Rodrigo Novaes (PSD) e Raquel Lyra (PSB), discutiram e defenderam o Proupe – Programa Universidade para Todos de Pernambuco.

Em nota ao blog, dizem que ouviram que o Governo do Estado está disposto a consultar sociedade e autarquias municipais de ensino superior na condução do programa que oferece bolsas de estudo para alunos do interior do estado. O Proupe atende a 10.800 estudantes e já chegou a oferecer 12 mil bolsas.

O programa enfrenta algumas dificuldades. Em setembro, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec) não honrou a promessa de repassar os valores relativos ao programa Universidade para Todos – ProUPE – às Autarquias de Pernambuco.

17.11.15 - Foto Lucas Ramos, Rodrigo Novaes e Raquel Lyra discutem Proupe na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação 1

O resultado: as treze Autarquias educacionais do Estado não tiveram tendo como honrar compromissos administrativos como salário de professores. Alguns  paralisaram as atividades. Parte do passivo foi regularizado, mas ainda há atrasos e o receio de suspensão do programa.

Bairros de Tacaimbó recebem abastecimento da Compesa

O requerimento é do deputado federal Carlos Veras. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), iniciou a fase de testes para abastecer, com água do Rio São Francisco, as localidades de Melancia e Riacho Fechado, no município de Tacaimbó. A obra faz parte de uma lista de requerimentos que o mandato do deputado federal, Carlos Veras […]

O requerimento é do deputado federal Carlos Veras.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), iniciou a fase de testes para abastecer, com água do Rio São Francisco, as localidades de Melancia e Riacho Fechado, no município de Tacaimbó. A obra faz parte de uma lista de requerimentos que o mandato do deputado federal, Carlos Veras (PT), apresentou ao governo de Pernambuco.

A reunião mais recente com a presidenta da empresa, Manuela Marinho, para reforçar a solicitação ocorreu em fevereiro deste ano.

A demanda em questão partiu do povo tacaimboense via o prefeito, Álvaro Marques, que apresentou a solicitação ao parlamentar durante agenda realizada na cidade em 2019.

Há oito anos as referidas comunidades estavam sem abastecimento, uma vez que os mananciais locais não tinham água suficiente para atender aos moradores, em virtude da escassez de chuvas na região. Nos dois povoados vivem mais de 2 mil pessoas. Na próxima etapa de abastecimento, a população passará a receber água nas torneiras.

“A água é um bem público vital que está diretamente relacionada às questões de saúde pública e desenvolvimento. Vamos continuar trabalhando para que esse direito seja ampliado para toda a população, priorizando as cidades mais carentes”, afirma Veras.