Notícias

Anísio Brasileiro disputa reeleição na UFPE. Votação vai até 21h

Por Nill Júnior
Anísio-Brasileiro
Anísio enfrenta quatro chapas, mas mostra confiança

Estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) elegem hoje o reitor que vai comandar a instituição nos próximos quatro anos. Mais de 43 mil membros da comunidade acadêmica estão aptos a votar em uma das cinco chapas inscritas no pleito.

Os votos serão computados em urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), das 9h às 21h, nos três campi da UFPE – Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão.

Serão 86 urnas distribuídas nos 13 centros da instituição, além da Biblioteca Central, do Hospital das Clínicas e da reitoria do campus Recife. O Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias, localizado no bairro de Santo Amaro, na área central da capital pernambucana, também será ponto de votação. Segundo a universidade, haverá urnas específicas para estudantes, docentes e técnicos, mas professores substitutos, servidores à disposição da universidade e terceirizados não fazem parte do colégio eleitoral.

Atual Reitor,  Anísio Brasileiro concorre à reeleição com a chapa 56.  Brasileiro exalta feitos da sua gestão como a requalificação dos espaços públicos, a interiorização e a consolidação da universidade entre as melhores do país.

Mas admite que é preciso “inovar mais” na qualificação e integração da instituição com a sociedade. Para isso, defende a criação de uma agenda de diálogo entre a gestão e a comunidade acadêmica; a ampliação da participação social na programação da TV e da rádio universitária; e o fortalecimento dos campi do interior.

Anísio Brasileiro e Florisbela Campos (candidata a vive) também prometem modernizar o ensino, apoiar as empresas juniores e melhorar a infraestrutura dos campi com a revitalização de calçadas, ampliação das ciclovias e implantação de serviços como bancos e farmácias, além de restaurantes universitários nas unidades do interior.

Sobre o Hospital das Clínicas, o programa de gestão afirma que é preciso fortalecer o projeto estratégico de gestão integrado aos departamentos da universidade, sem deixar de fortalecer o caráter público do hospital.

Ele enfrenta quatro chapas:  Universidade Pública em Movimento (Daniel Álvares Rodrigues e  Bianca Arruda Manchester de Queiroga), A UFPE que Queremos (Diogo Ardailon Simões e Zélia Granja Porto),  Pensar a UFPE com Maria José (Maria José de Matos Luna e Marcos José Vieira de Melo) e Somos Todos UFPE (Edilson Fernandes de Souza e  Luciana Cramer).

Outras Notícias

TCE aprova com ressalvas prestação de contas do prefeito Manuca

A prestação de contas é relativa ao exercício de 2019 do Instituto de Previdência Municipal de Custódia.  Por Juliana Lima  O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), através da Primeira Câmara, julgou regulares com ressalvas as contas do prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Góis (Manuca), relativas ao exercício financeiro de 2019 do Instituto de Previdência Municipal […]

A prestação de contas é relativa ao exercício de 2019 do Instituto de Previdência Municipal de Custódia. 

Por Juliana Lima 

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), através da Primeira Câmara, julgou regulares com ressalvas as contas do prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Góis (Manuca), relativas ao exercício financeiro de 2019 do Instituto de Previdência Municipal de Custódia.

No entendimento do tribunal, a situação atuarial inadequada do Instituto de Previdência Municipal é resultante de problemas históricos e conjunturais comuns à maioria dos Regimes Próprios de Previdência, não podendo ser creditada unicamente a gestão do prefeito Manuca.

Foram identificadas, no entanto, irregularidades na execução do Termo de Parcelamento nº 1206/2013 e transparência deficiente da gestão no que se refere às informações sobre a situação atuarial e a movimentação financeira, ensejando a aprovação com ressalvas da prestação de contas de 2019.

Além das contas do prefeito Manuca, foram julgadas regulares com ressalvas as contas de 2019 dos demais interessados: Filipe Soares Pereira, Juracir Pereira de Siqueira, Maria Severina Leal de Brito Menezes, Paulo Fernando de Moura Barros Filho e João Gualberto Combé Gomes.

Daqui a pouco, sai nova pesquisa Múltipla sobre sucessão em Custódia

O Blog dá sequência nesta terça  (3) a divulga pesquisa com o Instituto Múltipla, na parceria firmada para as eleições desse ano. Todos os passos atendem rigorosamente as regras da legislação eleitoral. Desde 1º de janeiro,  as entidades e empresas que realizem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2020 devem registrar, junto à Justiça […]

O Blog dá sequência nesta terça  (3) a divulga pesquisa com o Instituto Múltipla, na parceria firmada para as eleições desse ano. Todos os passos atendem rigorosamente as regras da legislação eleitoral.

Desde 1º de janeiro,  as entidades e empresas que realizem pesquisas de opinião pública relativas às Eleições 2020 devem registrar, junto à Justiça Eleitoral, as informações constantes no art. 33 da Lei no 9.504/1997 até cinco dias antes da divulgação de cada resultado, conforme disciplinamento da Res.-TSE nº 23.600, de 12.12.2019.

Às 10h, sai o segundo levantamento com intenção de voto em Custódia, importante cidade do Sertão do Moxotó. Lá, o prefeito candidato Manuca de Zé do Povo (PSD), enfrenta o nome de Marcílio Ferraz (PP). No primeiro levantamento, Manuca apareceu com vantagem sobre Marcílio. A dúvida é saber se ele mantém a vantagem aferida no último levantamento, se aumenta ou perde gordura.

A pesquisa tem o número de identificação: PE-01215/2020. Período de realização da coleta: dia 30 de outubro de 2020. A margem de erro é de 5,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Foram 300 entrevistas.

Nome da entidade que realizou a pesquisa: André Cavalcante Falabella LTDA. Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla. Nome do contratante: André Cavalcante Falabella LTDA. Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

X Geres avança para a Etapa 8 do Plano de Convivência com a Covid-19

Na próxima segunda-feira (28.09), as Gerências Regionais de Saúde IX e X, cujas cidades polo são Ouricuri e Afogados da Ingazeira, avançam da Etapa 7 para a Etapa 8, permitindo o funcionamento de museus e espaços para exposições, além de escritórios com 100% dos trabalhadores. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira […]

Na próxima segunda-feira (28.09), as Gerências Regionais de Saúde IX e X, cujas cidades polo são Ouricuri e Afogados da Ingazeira, avançam da Etapa 7 para a Etapa 8, permitindo o funcionamento de museus e espaços para exposições, além de escritórios com 100% dos trabalhadores.

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23), após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19.

Fazem parte da X Geres, os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama.

Na mesma coletiva, foi anunciado ainda a autorização para ampliação do horário de funcionamento dos serviços de alimentação, a partir desta quinta-feira (24), nas cidades que avançam para a Etapa 9 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19. 

São as cidades da Macrorregião 1, que compõem a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata Sul e Norte, além da Gerência Regional de Saúde IV, que tem Caruaru como cidade polo. 

Dessa forma, os estabelecimentos poderão funcionar duas horas a mais, das 6h até meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada para 70%. Assim, a distância obrigatória entre as mesas passa para 1 metro.

Já a partir da próxima segunda-feira (28), as cidades que avançam para a Etapa 9 também poderão permitir a realização de eventos sociais e culturais, assim como a abertura de cinemas e teatros com novos protocolos e limite de público de até 100 pessoas, ou 30% de ocupação do espaço, o que for menor. 

Vale ressaltar que as regras para se evitar a disseminação do novo coronavírus, como a exigência de máscaras para os clientes que não estiverem nas mesas, continuam em vigor.

Covid-19: Sertão do Pajeú passa dos 20 mil casos confirmados e totaliza 342 óbitos

A região registrou cinco novos óbitos nas últimas 24 horas. Por André Luis Após os últimos boletins divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta quinta-feira (11), a região totaliza 20.031 casos confirmados de Covid-19. Foram mais 82 novos casos nas últimas 24 horas. Portanto, os números de casos de cada […]

A região registrou cinco novos óbitos nas últimas 24 horas.

Por André Luis

Após os últimos boletins divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta quinta-feira (11), a região totaliza 20.031 casos confirmados de Covid-19. Foram mais 82 novos casos nas últimas 24 horas.

Portanto, os números de casos de cada município ficam assim: Serra Talhada, 7.184; Afogados da Ingazeira, 3.073; Tabira 1.901, São José do Egito, 1.491; Carnaíba,  1.052; Flores, 737; Santa Terezinha, 690; Triunfo, 662; Itapetim, 620; Iguaracy, 468; Calumbi, 373; Brejinho, 364; Solidão, 338; Quixaba, 311; Santa Cruz da Baixa Verde, 303; Tuparetama, 297 e Ingazeira, 166 casos confirmados.

Óbitos – A região conta agora com 342 óbitos por Covid-19. Foram 5 novos óbitos nas últimas 24h. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada (105); Afogados da Ingazeira (33); Flores (26); São José do Egito (26); Carnaíba (22); Triunfo (22); Tabira (21); Santa Terezinha (19); Tuparetama (17); Iguaracy (14); Itapetim (12); Quixaba (10); Brejinho (5); Santa Cruz da Baixa Verde (4); Calumbi (3); Solidão (2) e Ingazeira (1).

Detalhes dos óbitos

Em Serra Talhada, a XI Geres, confirmou a morte de Adinaide Nunes Magalhães. Ela era Auxiliar de serviços gerais e tinha 52 anos. Estava no Hospital Eduardo Campos . A morte ainda não foi divulgada no boletim oficial do município.

A Secretaria de Afogados da Ingazeira, confirmou o 33º óbito por Covid-19. Trata-se de um paciente do sexo masculino, 79 anos, aposentado, hipertenso, foi a óbito ontem no HREC em decorrência de complicações da Covid-19. 

A Secretaria de Saúde de Tabira, confirmou o 22º óbito no boletim epidemiológico desta quinta-feira, mas não divulgou os detalhes do ocorrido.

Em São José do Egito, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, confirmou o 26º óbito pela doença. Segundo o boletim, a paciente estava há vários dias internada em Afogados da Ingazeira. Ela teve complicações decorrentes da covid-19 e faleceu na manhã de ontem.

A Secretaria de Saúde de Iguaracy, confirmou em seu boletim epidemiológico, a 14ª morte pela doença. O boletim não apresenta detalhes sobre o óbito.

Recuperados –  A região tem agora no total 19.242 pacientes recuperados da Covid-19. O que corresponde a 96,06% dos casos confirmados. Ontem foram 93 novas curas clínicas.

Serra Talhada se veste para abertura do “Natal dos Sonhos”

A Capital do Xaxado recebe os últimos retoque para a abertura do “Natal dos Sonhos”, que vai acontecer amanhã (domingo, 07), no patamar da igreja matriz de Nossa senhora da penha, logo após a missa. “Um espetáculo de “encher os olhos”, será mostrado aos serratalhadenses, com anjos “voando”, corais e mui alegria natalina”, é o […]

A Capital do Xaxado recebe os últimos retoque para a abertura do “Natal dos Sonhos”, que vai acontecer amanhã (domingo, 07), no patamar da igreja matriz de Nossa senhora da penha, logo após a missa.

unnamed

“Um espetáculo de “encher os olhos”, será mostrado aos serratalhadenses, com anjos “voando”, corais e mui alegria natalina”, é o que promete a primeira dama, Karina Rodrigues que tem se dedicado na preparação dos festejos natalinos da cidade.

Utilizando-se de materiais recicláveis, tipo pneus usados e garrafas PET, Serra Talhada prepara a decoração de diversas praças, ruas e avenidas, sendo o ponto principal a praça Sérgio Magalhães.

“Mais de 30 mil garrafas Pets estão sendo usadas na na decoração deste ano, com isto, além de retirarmos estes produtos da natureza, colaborando com o meio ambiente, ainda geramos renda extra para artesão e outros artistas que se empenharam na confecção da nossa decoração natalina”.

unnamed2

A exemplo do ano passado, a organização espera um grande número de pessoas na abertura dos festejos natalinos neste domingo, que além do espetáculo de abertura, promete outras apresentações que vão até o próximo dia 28, toda programação acontecerá no patamar da Igreja de Nossa Senhora da Penha, sempre após a missa.

Confira abaixo toda programação:

Dia 07 (domingo)

Abertura oficial do período natalino na Capital do Xaxado. A exemplo do ano passado, luzes e anjos darão um toque especial à noite. Será uma ótima oportunidade para rever um dos mais belos espetáculos já realizados na cidade, e este ano com a participação da Banda Marcial do Colégio Cônego Torres.

Dia 14 ( domingo)

Coral Anita Vilarim e logo após,  teatro do CDP (Centro Dramático Pajeú) vão apresentar o auto de natal: O Baile do Menino Deus.

Dia 21 (domingo)

Coral do Colégio Cônego Torres,

Grupo Folha Outonais,

Maracatu Nação Império

e o coral do EREMPAC.

Dia 24 ( quarta-feira – véspera de Natal)

Pastoril do Colégio Cônego Torres,

Grupo de Flautista do Colégio Cônego Torres

e logo em seguida o Coral do Centro Espírita Cícero.

Dia 28 ( domingo )

Encerramento dos festejos natalinos de Serra Talhada com apresentação da Caravana Cultura Viva com todos os ritmos pernambucanos.