Amupe e TCE promoveram 6ª edição de oficina para conselhos municipais
Por André Luis
Cerca de 350 conselheiros já foram capacitados graças a parceria
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), promoveu ontem, dia 27 de novembro, no prédio da Inspetoria Regional do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE), em Surubim, a oficina de planejamento e regulamentação para conselhos, por meio do projeto Gestão Cidadã, em parceria com a Escola de Contas Públicas do TCE.
Os presentes puderam estudar toda a estrutura dos órgãos públicos, conselhos municipais e gestão dos municípios. Ao final da capacitação, os conselheiros elaboraram um esboço de um plano de ação para os seus respectivos conselhos. Tudo sob supervisão do analista de controle externo do TCE, Eduardo Maia, que ministrou a aula.
A capacitação desta quarta-feira reuniu cerca de 40 conselheiros das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Machados e Surubim. Os dois últimos contemplaram essa atividade nos seus Planos Municipais de Transparência. Para Eduardo Maia, “os membros dos conselhos através de conhecimento, de atividades práticas, de atividades lúdicas puderam aperfeiçoar ainda mais aquilo que eles exercem como verdadeiros representantes do povo no controle social, o que a gente de uma forma bonita denomina como auditores sociais”.
Esta é a sexta edição da oficina que já capacitou cerca de 350 conselheiros de todo o Estado. Para o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Surubim, José Inácio, “este foi um momento importante para a nossa região, na qual aprendemos como fiscalizar, como poder acompanhar o poder público, as gestões”.
O horário eleitoral gratuito do segundo turno pode começar a partir da noite de quinta-feira (9), mas ainda depende de acordo entre os partidos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu para as eleições deste ano que a propaganda pode reiniciar 48 horas após a proclamação do resultado do primeiro turno, o que deve ser feito […]
O horário eleitoral gratuito do segundo turno pode começar a partir da noite de quinta-feira (9), mas ainda depende de acordo entre os partidos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu para as eleições deste ano que a propaganda pode reiniciar 48 horas após a proclamação do resultado do primeiro turno, o que deve ser feito amanhã (7), no início da sessão plenária, às 19h.
Na quinta-feira à noite, portanto, os programas já poderiam ir ao ar, mas segundo apurou o Broadcast, serviço da Agência Estado de notícias em tempo real, o TSE aguarda a definição entre os partidos. A campanha da petista Dilma Rousseff trabalha com a previsão de início do programa na manhã de sexta-feira, data também apontada por fonte no setor responsável no TSE. O limite para início dos programas, de acordo com o calendário do Tribunal, é sábado (11).
As propagandas serão exibidas diariamente, inclusive aos domingos, até a sexta-feira que antecede a eleição, dia 24 de outubro. O tempo de 20 minutos diários será dividido entre os dois candidatos à Presidência de forma equânime.
Assim, a presidente e candidata do PT, Dilma Rousseff, terá direito a 10 minutos no horário eleitoral, mesmo tempo que caberá ao candidato do PSDB, Aécio Neves. A propaganda dos candidatos a governador, nos Estados onde houver segundo turno, começa logo após o término dos programas de candidatos ao Planalto. Cada candidato terá direito também a 10 minutos em um total de 20 minutos de horário eleitoral. Os programas de rádio são veiculados a partir das 7h e das 12h e os de televisão, transmitidos a partir das 13h e das 20h30.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “uma civilização inteira morrerá nesta noite” ao fazer um post na rede Truth Social nesta terça-feira (7), horas antes do prazo final dado por ele para que o Irã reabra o Estreito de Ormuz. Após várias declarações dadas por autoridades iranianas mostrando que Teerã não deve ceder, Trump disse […]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que “uma civilização inteira morrerá nesta noite” ao fazer um post na rede Truth Social nesta terça-feira (7), horas antes do prazo final dado por ele para que o Irã reabra o Estreito de Ormuz.
Após várias declarações dadas por autoridades iranianas mostrando que Teerã não deve ceder, Trump disse que não quer “que isso aconteça, mas provavelmente acontecerá”, e condenou o atual regime, que está no comando do país há 47 anos.
“Uma civilização inteira morrerá esta noite, para nunca mais ser ressuscitada. Eu não quero que isso aconteça, mas provavelmente acontecerá. Contudo, agora que temos uma mudança de regime completa e total, onde mentes diferentes, mais inteligentes e menos radicalizadas prevalecem, talvez algo revolucionário e maravilhoso possa acontecer, QUEM SABE? Descobriremos esta noite, em um dos momentos mais importantes da longa e complexa história do mundo. 47 anos de extorsão, corrupção e morte finalmente chegarão ao fim. Deus abençoe o grande povo do Irã!”, afirmou.
Em um pronunciamento nesta segunda-feira (6), quando detalhou o resgate dos pilotos dos EUA que tiveram seu caça abatido no espaço aéreo do Irã, Trump já havia dito que “o país inteiro pode ser eliminado em uma noite”.
Antes do post do presidente dos EUA, o Irã pediu na TV que sua população forme correntes humanas para proteger as usinas de energia do país, alvo de ameaças, juntamente com as pontes do país, quando o presidente norte-americano deu seu ultimato de 48 horas no domingo (5).
Faltando poucas horas para o prazo final dado por Trump para que Teerã reabra o Estreito de Ormuz – 21h no horário de Brasília -, Alireza Rahimi, identificado pela televisão estatal iraniana como secretário do Conselho Supremo da Juventude e dos Adolescentes, fez a convocação para “todos os jovens, atletas, artistas, estudantes e universitários e seus professores” e justificou. “As usinas de energia são nossos ativos e capital nacional”.
Com o tema “A inclusão começa no cuidado”, a Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde está promovendo, ao longo de todo o mês de abril, uma série de ações voltadas para o Abril Azul, campanha nacional de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como parte da programação, neste fim de semana, foi […]
Com o tema “A inclusão começa no cuidado”, a Prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde está promovendo, ao longo de todo o mês de abril, uma série de ações voltadas para o Abril Azul, campanha nacional de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Como parte da programação, neste fim de semana, foi realizado um Curso de Primeiros Socorros, voltado especialmente para mães atípicas e mediadores escolares. A iniciativa teve como objetivo oferecer suporte prático a quem convive diretamente com crianças neurodivergentes, fortalecendo o cuidado diário e a segurança em diferentes contextos.
A capacitação foi conduzida por enfermeiros e estudantes da Faculdade FAMA, que repassaram orientações fundamentais e técnicas de primeiros socorros aplicáveis em situações de emergência tanto no ambiente doméstico quanto escolar.
“A ação, além de fazer parte da campanha do Abril Azul, também reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização das famílias atípicas e a formação continuada de profissionais que atuam na inclusão educacional e social no município”, afirmou a assessoria de comunicação.
Pré-candidato a governador foi recebido pela prefeita Márcia Conrado ao lado de Humberto Costa, Marília Arraes e Carlos Costa O pré-candidato a governador João Campos (PSB) chegou ao Sertão do Pajeú. Na noite desta quarta-feira (8), ele foi recebido em Serra Talhada ao lado do senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), da pré-candidata […]
Pré-candidato a governador foi recebido pela prefeita Márcia Conrado ao lado de Humberto Costa, Marília Arraes e Carlos Costa
O pré-candidato a governador João Campos (PSB) chegou ao Sertão do Pajeú. Na noite desta quarta-feira (8), ele foi recebido em Serra Talhada ao lado do senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), da pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT) e do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos).
Na cidade, João reafirmou a parceria com a prefeita Márcia Conrado (PT), e a necessidade de viabilizar pautas prioritárias para a região, como a duplicação da BR-232.
“As pessoas percebem que o estado está num ritmo devagar e que não está tendo o cuidado devido com aquilo que é essencial. Pernambuco pode muito mais. Nosso estado não pode estar mais ou menos. A gente não vai se contentar com isso. Tem que estar bom de verdade”, cravou, elencando a promessa sobre a construção de 250 creches como outro ponto crítico da atual gestão.
“É triste a promessa de 250 creches e só ver três entregues. Sabe quantas eu fiz em cinco anos e três meses no Recife? Mais de 100. Coloquei 12.900 crianças para dentro de sala de aula de creche. Estou certo que dá para fazer muito mais”, completou.
Citando feitos como a entrega do Hospital da Criança do Recife e a triplicação do número de vagas em creches durante a gestão de João Campos na prefeitura da capital, o senador Humberto Costa destacou que Pernambuco “precisa olhar para esse jovem que fez uma verdadeira revolução no Recife”. “João é alguém que pode e vai fazer muito mais. Ao longo desse período que nós vamos viver, vamos mostrar ao Pernambuco que ainda não conhece essa experiência o que é possível fazer com preparo e olhar para quem mais precisa”, valorizou.
Já a pré-candidata a senadora Marília Arraes elogiou o desenho da chapa da Frente Popular, que tem nitidez política em torno do apoio ao presidente Lula. “A gente começou pelo Sertão porque o povo sertanejo é persistente, teimoso e trabalhador. Aqui nós temos lado, porque temos gente comprometida em diminuir as desigualdades. É esse o mundo que a gente quer. Com um governador que tem força em Brasília, três senadores do presidente Lula e um vice-governador que vai ser cogovernador, vamos resgatar Pernambuco”, discursou.
A prefeita Márcia Conrado elencou feitos de sua gestão, a parceria com aliados políticos e a importância de se posicionar em processos eleitorais como os que Pernambuco e o Brasil estão prestes a vivenciar. “Aqui a gente não tem um grupo político, mas amigos, parceiros, pessoas que têm o propósito de servir o povo. Serra Talhada tem uma prefeita que tem lado. E João vai fazer por nossa cidade o que Serra Talhada merece”, avaliou.
No mesmo sentido, o pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo (PT) destacou a unidade em torno do time de Lula em Pernambuco.
“A gente se alegra muito de subir nesse palanque, o palanque de Lula. João, por onde você andar nesse Sertão, estaremos juntos com você, falando de tudo que você fez no Recife, porque o povo sertanejo merece muito. O povo sertanejo não merece um governo de ano de eleição, mas um governo completo, com sua capacidade de fazer”, disse.
As agendas foram acompanhadas por outros prefeitos do Sertão, como Sandrinho Palmeira (PSB), de Afogados da Ingazeira, Vinicius Marques (PSB), de São José do Belmonte, Luciano Torres (PSB), de Ingazeira, Bebe Água (PSB), de Betânia, João Marcos Siqueira (PSB), de Ipubi, Berg Gomes (PSB), de Carnaíba, e Mayco da Farmácia (PSB), de Solidão, pelos ex-prefeitos Ângelo Ferreira (PSB) e Anchieta Patriota (PSB), pelo deputado Diogo Moraes (PSB), além de vereadores e outras lideranças da região.
A Secretaria Municipal de Educação de Tuparetama por meio desta, esclarece os últimos acontecimentos relacionados ao Transporte Escolar. Fatos estes que ocasionaram a suspensão dos serviços relacionados ao mesmo, nos dias 31 de agosto 01 e 04 de setembro de 2017: A equipe da Secretaria já vinha com grandes preocupações referentes ao abastecimento da frota […]
A Secretaria Municipal de Educação de Tuparetama por meio desta, esclarece os últimos acontecimentos relacionados ao Transporte Escolar. Fatos estes que ocasionaram a suspensão dos serviços relacionados ao mesmo, nos dias 31 de agosto 01 e 04 de setembro de 2017:
A equipe da Secretaria já vinha com grandes preocupações referentes ao abastecimento da frota municipal, uma vez que os transportes escolares estão inseridos, pois o Diretor de Transporte havia constatado a insuficiência de dotação orçamentária para efetivar o pagamento referente ao abastecimento dos mesmos.
Agravando ainda mais a situação, os gestores da Escola Anchieta Torres, nos dias 28, 29 e 30 de agosto respectivamente, comunicaram à Secretaria a baixa frequência dos alunos da Escola, pois alguns ônibus não realizaram o percurso de costume.
No dia 30 de agosto o Diretor de Transportes comunicou à Secretaria de Educação que não teria condições de realizar o abastecimento da frota. Em seguida, a Secretaria de Finanças comunicou aos motoristas da frota terceirizada que, devido à falta de dotação orçamentária não seria possível realizar o pagamento referente a prestação desses serviços.
Os mesmos, comunicaram à Secretaria de Educação que não poderiam dar continuidade aos serviços de condução dos alunos.
Diante de todo o cenário exposto a Secretaria de Educação convidou toda a Equipe da Educação (gestores escolares e coordenadores), bem como a presidente do SINTET que no momento estava na Secretaria. Porém a mesma diante dos profissionais que ali estavam recusou-se a participar da reunião, alegando que não poderia tomar nenhuma decisão em nome da classe a qual representa.
Contudo, a Secretária pediu para que a mesma participasse para tomar ciência do contexto da reunião, porém a mesma se retirou.
Em comum acordo os membros participantes da reunião, conforme a situação emergencial, optaram pela garantia do acesso e, consequentemente, a garantia de manter a frequência de 100% do alunado nas escolas, zelando pela efetiva aprendizagem de todos.
Caberia à Secretaria de Educação escolher quem e quantos alunos deveriam assistir às aulas? Nesse caso a Secretaria de Educação estaria limitando o direito do discente em frequentar as aulas.
No dia 1º de setembro, após diálogo realizado entre o Poder Executivo e Legislativo, houve uma Assembleia deliberativa, onde os professores decidiram que caso não houvesse a aprovação da Suplementação Orçamentária referente à folha de pagamento dos profissionais da educação, bem como, dos serviços de transporte escolar continuariam com a suspensão das aulas.
Prezando pela aprendizagem, bem como, pela garantia dos 200 dias letivos a Secretaria de Educação em acordo com os professores, através de seus gestores, realizou o cronograma de reposição das aulas suspensas, que foi apresentado ao Conselho Municipal de Educação, sem quaisquer questionamentos.
Sendo assim, acontecerá de forma regular a reposição das aulas, conforme a realidade de cada instituição, garantindo assim, não só os 200 dias letivos, como também, as horas/aulas regulamentadas.
Você precisa fazer login para comentar.