Alfredo Gomes desiste de candidatura e permanece Reitor da UFPE
Por Nill Júnior
Primeira Mão
Em um ato nesta terça-feira (31), no âmbito da Comissão da Memória e Verdade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o reitor Alfredo Gomes afirmou que fica a frente da Reitoria da UFPE. Ele tinha se colocado como pré-candidato ao governo do Estado.
No evento, que relembra os impactos da ditadura militar no Brasil e nas universidades, reforçou o papel da educação pública como pilar da democracia e espaço de resistência, Alfredo externou sua decisão.
Durante seu pronunciamento, o reitor foi enfático ao afirmar que permanece à frente da universidade, mesmo diante de especulações e discussões sobre uma possível candidatura.
“Minha trincheira é a universidade pública. E não é uma escolha qualquer. É uma escolha política, ética e civilizatória”, declarou. Em outro trecho marcante, reforçou: “Seguir à frente da Universidade Federal de Pernambuco é a maior honraria da minha vida profissional. Não há missão mais nobre do que servir à educação pública”.
Ao contextualizar sua decisão, o gestor destacou o cenário desafiador vivido pelo país, com ameaças recorrentes à ciência, à educação e às instituições democráticas. “Diante de um cenário em que ainda se levantam vozes que flertam com o autoritarismo e tentam deslegitimar o conhecimento, estar na universidade é estar na linha de frente da defesa da democracia”, afirmou.
O professor Alfredo também reconheceu que seu nome foi lembrado em diferentes setores da sociedade pernambucana como uma alternativa para o debate político estadual. Ressaltou, inclusive, que uma eventual candidatura teria relevância ao colocar a educação no centro das discussões públicas. No entanto, ponderou que sua contribuição mais urgente e necessária, neste momento histórico, está na condução da UFPE e no fortalecimento da educação pública.
“Seguirei dedicado, com ainda mais energia e senso de urgência, à consolidação de projetos que são verdadeiras pontes para o futuro de Pernambuco”, disse, ao destacar iniciativas como a interiorização da universidade, o fortalecimento da pesquisa científica e a ampliação do acesso ao ensino superior de qualidade.O pronunciamento foi encerrado com um chamado à defesa permanente da democracia e da educação: “Defender a universidade pública é defender a democracia. E defender a democracia é garantir que nunca mais o Brasil volte a viver períodos de exceção, de silêncio imposto e de perseguição ao pensamento”.
O cantor Flávio Leandro, um dos talentos da nova geração de forrozeiros do país, revelou em sua rede social porque tomou a decisão de deixar os palcos. Flávio contou que já tratava de refluxo gástrico, doença que também pode ter implicações na voz. Essa tinha sob controle. “Mas comecei sentir minha voz falhar em alguns […]
O cantor Flávio Leandro, um dos talentos da nova geração de forrozeiros do país, revelou em sua rede social porque tomou a decisão de deixar os palcos.
Flávio contou que já tratava de refluxo gástrico, doença que também pode ter implicações na voz. Essa tinha sob controle. “Mas comecei sentir minha voz falhar em alguns shows. sabia que não era do refluxo que estava sob controle”, disse.
Uma série de exames revelaram a causa: Flávio é portador da Tireoidite de Hashimoto, ou tireoidite linfocítica crônica, uma doença autoimune, cuja principal característica é a inflamação da tireoide causada por um erro do sistema imunológico. Na tireoidite de Hashimoto, o organismo fabrica anticorpos contra as células da tireoide. Esses anticorpos provocam a destruição da glândula ou a redução da sua atividade, o que pode levar ao hipotireoidismo por carência na produção dos hormônios T3 e T4.
Dentre todos os sintomas, o principal sentido por Flávio afetava principalmente a voz. “Eu fiz tratamento com reposição hormonal e na pandemia, coo não fiz shows, consegui controlar”. Mas, diz o artista, a rotina de shows acaba prejudicando severamente o tratamento e, consequentemente, sua qualidade de vida. Emocionado, diosse que isso o fez tomar a decisão de parar.
A guerra começou Há um movimento por trás das adesões, pula-pula e indicações para cargos de primeiro a terceiro escalão no estado e o cabo de guerra com a prefeitura do Recife: a disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026. Essa semana, foi confirmado o embarque do AVANTE no palanque da governadora Raquel Lyra. Os […]
Há um movimento por trás das adesões, pula-pula e indicações para cargos de primeiro a terceiro escalão no estado e o cabo de guerra com a prefeitura do Recife: a disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026.
Essa semana, foi confirmado o embarque do AVANTE no palanque da governadora Raquel Lyra. Os irmãos Sebastião e Waldemar Oliveira indicarão o novo administrador do Arquipélago de Fernando de Noronha e emplacam na Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Estado o ex-prefeito de Custódia, Emanuel Fernandes de Freitas, o Manuca.
Kaio Maniçoba (PP) deixa a ALEPE e assume a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. O movimento contempla o PP, maior partido da base de apoio da gestora. Também houve fortalecimento da relação com o Podemos, entregando o IPA a Miguel Duque.
É a maior movimentação desde os rumores envolvendo Miguel Coelho, que até se encontrou com a governadora Raquel Lyra (PSD), mas reforçou a aliança com o prefeito João Campos (PSB).
Do outro lado, João Campos começa a mergulhar no interior. No próximo domingo (30) estará em Afogados da Ingazeira, em encontro do PSB. Os encontros regionais aos domingos foram a solução encontrada para evitar o discurso de que João estaria deixando Recife e antecipando campanha no interior.
É um movimento de contraponto a Raquel, que, com legitimidade institucional, tem percorrido o Estado. Essa movimentação tem, na opinião de aliados, atenuado a distância entre eles aferida nas pesquisas, que ainda é muito grande pró Campos.
Aliás, as próximas pesquisas vão indicar se esse movimento vai se intensificar pró Raquel, se ela equilibra o jogo, ou se João fortalece seu bloco, à medida em que mantém com uma vantagem consistente.
Certo é dizer que já há uma efervescência nos bastidores muito maior do que vemos na imprensa. Se nos holofotes a temperatura aparentemente esquenta, nos bastidores há plena ebulição.
Os mais questionados
Dos nomes anunciados para funções de segundo e terceiro escalão, o mais questionado tem sido o de Michele Collins (PP), que vai assumir o comando da Arena de Pernambuco. Difícil encontrar uma lógica no anúncio. Já o nome de Manuca traz desconfiança por desconhecimento de parte do staff governista e também pelo currículo desalinhado com a pasta. Cabe a ele provar o contrário.
Árvore…
Muito difícil renovar pra valer a política em Pernambuco. Da capital ao interior. Amanhã, assumem funções no governo Raquel: Miguel Duque (filho de Luciano), Kaio Maniçoba (filho de Rorró) e Manuca (filho de Zé do Povo). Depois, Michelli Collins, esposa de Cleiton Collins. Todos serão empossados por Priscila Krause, filha de Gustavo, ex-governador.
…genealógica
Não faz muito tempo, Miguel Coelho (um dos filhos de FBC enfiados na política) foi cotado no palanque de Raquel Lyra (filha do ex-governador João Lyra Neto), mas preferiu João Campos (filho de Eduardo e neto de Arraes), que na sua primeira eleição venceu a prima Marília (neta de Arraes).
Pra completar
Aliados da prefeita Márcia Conrado, com direito à mãe do postulante, a Secretária Lisbeth Souza, lançaram o nome de Breno Araújo a Estadual. O blog já tinha cantado a pedra ano passado. A ideia é confrontar o favoritismo de Luciano Duque com o marido de Márcia, tido como nome leve para ser apresentado. A indicação, se levada à frente, poderá azedar a relação com Sebastião Oliveira, que também disputará uma vaga. A conferir…
Avaliação de Túlio
O Instituto Múltipla divulga em parceria com o blog nesta segunda-feira, dez da manhã, a primeira pesquisa de avaliação do prefeito Túlio Monteiro, de Buíque. É o primeiro levantamento desde a posse do prefeito do MDB, em janeiro.
Disputa
O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, chegou a brincar sobre a disputa de protagonismo com Serra Talhada. “Vamos botar um portão na entrada de Arcoverde para não deixar passar investimento pra Serra Talhada”, disse aos risos. A fala foi um posicionamento à máxima de que Arcoverde teria perdido terreno e sido ultrapassada por Serra Talhada economicamente, em termos de investimentos.
Entrevista
Na vinda a Afogados no próximo domingo, o prefeito do Recife, João Campos, concede entrevista à Rádio Pajeú. O evento do PSB em Afogados terá uma homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado José Patriota, falecido em setembro do ano passado. O anfitrião, Sandrinho Palmeira, quer fazer do ato um grande encontro regional.
Unidade
O ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, do PSB, vai aproveitar a vinda do socialista para reforçar as articulações em torno de sua pré-candidatura a Deputado Estadual. Também vai aproveitar a vinda de João Campos para reforçar a necessidade de unidade em torno do projeto na região, principalmente depois da sinalização de Anchieta Patriota e Luciano Torres pelo voto em Diogo Moraes.
A mãe falou
Giovanna Ramos, mãe do menino Arthur Ramos do Nascimento – que foi morto violentamente no último dia 16 de fevereiro, aos 2 anos de idade – falou, pela primeira vez desde o dia do crime, ao LW Cast, e seguiu afirmando que é inocente. A entrevista exclusiva foi ao ar na última quinta-feira (20). Giovanna disse que só vai parar quando conseguir provar que não tem nenhum envolvimento no crime. “Meu erro foi confiar em Giselda (…) Vou até o fim”, prometeu.
Repercussão nacional
Diversos veículos de comunicação continuam repercutindo a entrevista de Giovanna no LW Cast. Recortes de trechos do programa ilustram matérias e posts, com destaque para a fala de Giovana, quando responde sobre a demora em levar o seu filho para João Pessoa, cidade onde estava trabalhando como prostituta. “Como que eu vou levar uma criança para dentro de um cabaré?Como que eu vou levar uma criança para um ambiente que é pesado, com prostituição e droga e que tem todo tipo de gente? Eu não ia levar meu filho para isso”. Muitos outros tinham tentado ouví-la, sem êxito. Clique aqui e assista na TV LW On Line.
Frase da semana:
“Minha meta de vida será fazer você pagar por toda a sua crueldade com pessoas inocentes”.
De Eduardo Bolsonaro a Alexandre de Moraes, na tentativa de, nos EUA, gerar uma pressão pra tirar o pai da forca.
O pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, estaria apenas aguardando a confirmação do apoio oficial de Raquel Lyra para cravar seu projeto pela oposição. A informação foi confirmada pelo ex-vereador Zé Negão. Segundo ele, Danilo já teria a sinalização de nomes como Paulo Roberto Arruda, Armando Monteiro, Marcelo Gouveia e Ricardo Teobaldo […]
O pré-candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, Danilo Simões, estaria apenas aguardando a confirmação do apoio oficial de Raquel Lyra para cravar seu projeto pela oposição.
A informação foi confirmada pelo ex-vereador Zé Negão. Segundo ele, Danilo já teria a sinalização de nomes como Paulo Roberto Arruda, Armando Monteiro, Marcelo Gouveia e Ricardo Teobaldo de que a governadora o apoiará.
O apoio de Raquel é estratégico em virtude dos espaços e cargos regionais. Outra informação é a de que está muito encaminhada a formação de chapa com ele na cabeça e o vereador Edson Henrique candidato a vice. Com isso sendo confirmado, Zé Negão vai disputar a vereança.
No fim de setembro, no Debate das Dez, Simões disse estar no mesmo lugar em que militou até 2012, quando a mãe, Giza Simões, foi candidata à prefeitura de Afogados da Ingazeira , no pleito vencido por José Patriota. Danilo usou essa argumentação para afirmar que segue militando na oposição à Frente Popular.
Outra promessa de Danilo foi a de que até janeiro definirá sua condição ou não de candidato. Ele disse estar positivamente surpreendido pela recepção a seu nome desde que admitiu participar do processo, depois de quase 25 anos servindo ao sistema bancário, como funcionário de carreira do Banco Santander.
Provocado a falar da relação com o prefeito Sandrinho e com o Deputado Estadual José Patriota, disse respeitá-los, mas que não tem relação pessoal, para discordar do que disse o prefeito em 13 de setembro, afirmando não vê-lo candidato contra ele e o Deputado, pela proximidade criada na série de homenagens aos pais, Giza Simões e Orisvaldo Inácio. Ainda que de fato houve uma aproximação, mas que isso não representava proximidade política. “Nunca fui sequer procurado para tratar de política”, disse.
Outros municípios também devem ser beneficiados até o final deste mês. A onda de explosão em agências bancárias e caixas eletrônicos deixou muitos municípios pernambucanos sem acesso ao serviço dos bancos, obrigando a população a recorrer a cidades vizinhas. Por decisão das instituições financeiras, muitas agências permanecem fechadas. Aquelas que reabriram funcionam sem dinheiro. Em […]
Deputado Antônio Coelho sensibilizou superintendência do banco. Foto: Matheus Tavares
Outros municípios também devem ser beneficiados até o final deste mês.
A onda de explosão em agências bancárias e caixas eletrônicos deixou muitos municípios pernambucanos sem acesso ao serviço dos bancos, obrigando a população a recorrer a cidades vizinhas. Por decisão das instituições financeiras, muitas agências permanecem fechadas. Aquelas que reabriram funcionam sem dinheiro.
Em conversa recente com a superintendente de Governo e Varejo do Banco do Brasil em Pernambuco, Shirlei Parise, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) assegurou o retorno do banco a algumas cidades pernambucanas ainda neste mês de março.
A cidade de Inajá será uma das primeiras beneficiadas, com a instalação de dois terminais para que a população possa realizar saques e depósitos. Buenos Aires, Cedro, Correntes, Iati, Ipubi, Passira, Serrita e Glória de Goitá também podem ter o serviço bancário reativado até o fim do mês.
“Informei à superintendente como a ausência total das agências vem sufocando e estrangulando a economia dessas cidades e do seu entorno”, destaca o parlamentar, ressaltando que o apelo feito foi no sentido de sensibilizar a Superintendência do Banco do Brasil para rever a decisão de não abrir as agências que sofreram explosões.
“A reabertura do banco vai propiciar aos cidadãos a reinserção no sistema bancário bem como vai contribuir com desenvolvimento da economia local e da região”, reforça o democrata. Antonio Coelho ressalta que os municípios menores dependem do dinheiro dos aposentados e do pagamento de benefícios do governo federal.
Da Coluna do Domingão Um dos mais animados com a agenda de João Campos em Afogados foi o prefeito Sandrinho Palmeira. Para aliados próximos, a melhora da percepção de seu governo, dependendo de fatores gerenciais e entregas, somada à eleição de João o colocam em uma condição de vantagem no debate eleitoral de 2028. Isso […]
Um dos mais animados com a agenda de João Campos em Afogados foi o prefeito Sandrinho Palmeira.
Para aliados próximos, a melhora da percepção de seu governo, dependendo de fatores gerenciais e entregas, somada à eleição de João o colocam em uma condição de vantagem no debate eleitoral de 2028.
Isso porque minimizará o risco de fissuras e racha na sua base, além de fortalecer seu poder de indicação do sucessor. A conferir.
Você precisa fazer login para comentar.