Notícias

Alberto Ribeiro é transferido para Serra Talhada com Covid-19

Por Nill Júnior

Segundo informações que chegaram ao blogueiro Júnior Finfa,  o vereador de Flores, e candidato a reeleição,  Alberto Ribeiro (PSB), foi transferido nesta madrugada para o Hospital de Campanha de Serra Talhada, após contrair a COVID-19.

Amigos e apoiadores da sua campanha, realizaram ontem corrente de oração para a recuperação de Alberto, que continua sendo candidato a vereador. Nossa solidariedade e torcida pelo vereador e seu pronto restabelecimento.

Outras Notícias

Tuca assume vaga na Câmara de São José do Egito

O presidente da Câmara Municipal de São José do Egito, Romerinho Dantas, deu posse, na manhã desta segunda-feira (11), a Lucivânio Paulino de Moraes, conhecido como Tuca (União Brasil). Tuca passa a ocupar temporariamente a cadeira da vereadora Patrícia de Bacana (União Brasil), que se licenciou para tratar de assuntos pessoais. A solenidade foi realizada […]

O presidente da Câmara Municipal de São José do Egito, Romerinho Dantas, deu posse, na manhã desta segunda-feira (11), a Lucivânio Paulino de Moraes, conhecido como Tuca (União Brasil).

Tuca passa a ocupar temporariamente a cadeira da vereadora Patrícia de Bacana (União Brasil), que se licenciou para tratar de assuntos pessoais.

A solenidade foi realizada no plenário da Casa e contou com a presença de vereadores, familiares e amigos. Ao iniciar seu mandato, Tuca destacou que pretende trabalhar em defesa da população egipciense e contribuir com o fortalecimento das ações do Legislativo municipal.

Saúde detalha agenda de Secretário no Pajeú

O secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, participa, a partir desta quinta-feira (18/02), de uma extensa agenda de atividades no Sertão do Pajeú, onde confere o atendimento nas unidades de Saúde de rede estadual, ouve as demandas e anseios da população e dos profissionais da rede e se reúne com lideranças políticas. A programação tem […]

O secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, participa, a partir desta quinta-feira (18/02), de uma extensa agenda de atividades no Sertão do Pajeú, onde confere o atendimento nas unidades de Saúde de rede estadual, ouve as demandas e anseios da população e dos profissionais da rede e se reúne com lideranças políticas.

A programação tem início às 9h, no auditório do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em Afogados da Ingazeira, com uma reunião com prefeitos e secretários municipais de 20 municípios, que integram o Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú).

Na pauta, além das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da zika, dengue e chikungunya; o secretário vai discutir a assistência materno-infantil na Região e o atendimento às grávidas e crianças com microcefalia.

“A prioridade do Governo de Pernambuco é o combate ao mosquito Aedes aegypti e a garantia da assistência às crianças com microcefalia e suas famílias. Por isso, estamos nos reunindo com os prefeitos da Região para reafirmar o apoio da secretaria para o trabalho de enfrentamento realizado pelos municípios. Também precisamos discutir a assistência com qualidade e regionalizada para as crianças com microcefalia”, ressaltou Iran Costa.

À tarde, ainda em Afogados da Ingazeira, Iran Costa visita o Hospital Regional Emília Câmara, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) do município e a sede da X Gerência Regional de Saúde (Geres).

“Nosso objetivo é ver de perto o funcionamento de cada unidade de saúde, proporcionando o contato direto com funcionários e pacientes, conferindo os serviços ofertados à população e fortalecendo a presença da secretaria estadual de Saúde aqui no Pajeú”, afirma o secretário.

CIR – Fechando a viagem ao sertão pernambucano, o secretário Iran Costa participa, na sexta-feira (19/02), às 8h, no auditório da X Geres, da primeira reunião de 2016 da Comissãode Intergestora Regional (CIR) da X Geres. A CIR é um canal permanente e contínuo de negociação e decisão entre os gestores municipais e o Estado para constituição de uma rede regionalizada.

No encontro, o secretário também irá abordar com os gestores municipais os dados das arboviroses da região. Ainda serão feito informes sobre as novas turmas de residência multiprofissional da região e de curso de atualização em saúde bucal.

Gonzaga Patriota vota contra a privatização da Eletrobras 

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (19), a Medida Provisória (MP) 1.031, que estabelece as bases para a privatização da Eletrobras. Foram 313 votos favoráveis, 166 contrários e cinco abstenções. O deputado Gonzaga Patriota foi contrário à proposta e justifica seu posicionamento afirmando que a privatização levará ao aumento das tarifas de […]

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (19), a Medida Provisória (MP) 1.031, que estabelece as bases para a privatização da Eletrobras. Foram 313 votos favoráveis, 166 contrários e cinco abstenções. O deputado Gonzaga Patriota foi contrário à proposta e justifica seu posicionamento afirmando que a privatização levará ao aumento das tarifas de energia e reduzirá os investimentos para os brasileiros. 

“Acredito que a privatização da Eletrobras vai causar prejuízos a população que pagará mais caro sua conta de luz.  Quando uma empresa é privatizada, a prioridade é o lucro e não os investimentos na sociedade ou na qualidade de vida. O brasileiro já paga muito imposto e, infelizmente, vai pagar muito mais por essa inconsequência do governo. Esse assunto deveria ter sido debatido amplamente, mas isso não aconteceu”, protestou Patriota. 

Entidades como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) também se manifestaram publicamente apontando que a consequência imediata da privatização do sistema Eletrobras será a conta de luz mais cara para os consumidores residenciais, comerciais e industriais. A projeção da Aneel é de que as contas de luz subam, de imediato, entre 16% a 17% em todo o território nacional.

O texto agora segue para o Senado Federal, que terá até dia 22 de junho para analisar a MP. Se a proposta não for votada dentro deste prazo, a medida perderá a validade. As alterações feitas pelos senadores terão que ser analisadas pelos deputados dentro desse prazo.

Em nota ao blog, Wellington Maciel nega uso político de foto com Célia

O Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), respondeu em nota ao blog as afirmações da Vereadora Célia Galindo (sem partido). Célia reclamou da publicação uma foto tirada por sua assessoria com ela e outras pessoas no seu gabinete. A vereadora faz ferrenha oposição a Wellington. Wellington ainda divulgou em suas redes um vídeo com a […]

O Prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel (MDB), respondeu em nota ao blog as afirmações da Vereadora Célia Galindo (sem partido).

Célia reclamou da publicação uma foto tirada por sua assessoria com ela e outras pessoas no seu gabinete. A vereadora faz ferrenha oposição a Wellington.

Wellington ainda divulgou em suas redes um vídeo com a fala de Célia ao seu lado, enobrecendo a iniciativa de discutir e sinalizar um encaminhamento para os professores. O vídeo segundo ele desmonta a tese de que Célia teria sido surpreendida com a publicação,  pois felicitou a iniciativa.  Veja a publicação clicando aqui .

Confira a nota do Prefeito de Arcoverde:

Estimado Nill, 

Li a matéria postada no seu blog, com afirmações da Vereadora Célia Galindo, de que manipulei o uso de uma foto tirada no meu gabinete, na manhã de ontem (02), ao final de uma reunião realizada, com o objetivo de dialogarmos com representantes do SINTEMA e de servidores da educação pública municipal, contando com a presença da referida Vereadora, além do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Siqueirinha, e a Vereadora Zirleide Monteiro, representantes do Poder Legislativo Municipal na ocasião. 

Tal afirmação é maliciosa e eivada de vícios. Em tempo algum, sugeri ou usei de qualquer artifício para sugestionar qualquer apoio ou adesão da Vereadora Célia à base governista, que já conta com o apoio de ampla maioria dos Vereadores.

Na postagem feita nas minhas redes, apenas informei o que foi tratado no encontro, ressaltando a presença dos referidos representantes, que tiveram voz e assento na pauta de discussão, e reforcei o nosso compromisso em ser parte da solução, inclusive sinalizando o atendimento imediato de uma das demandas apresentadas, que é o envio do Projeto de Lei Municipal, que regula e assegura o pagamento dos precatórios do FUNDEF, a partir do crédito dos valores nos cofres municipais. 

Jamais adoraria tal prática. Não faço parte desse jogo baixo, infelizmente, muito peculiar em determinados setores da política arcoverdense, que propaga e prática a tese do “quanto pior, melhor”. Sou um democrata e alguém que preza pela ética em minhas ações, especialmente, no exercício do mandato que foi a mim confiado, para governar Arcoverde. Tenho respeito pelos meus opositores, mesmo quando não é recíproco. Ouço todas as vozes, recebo todos e busco somar forças e ideias, independente das claras divergências políticas que possam existir, em favor daquilo que for do interesse da cidade e da nossa gente. Não desviarei dessa trilha. 

Em tempo, esclareço que no dia 13, além de encaminharmos o PL dos precatórios, daremos retorno definitivo, acerca da possibilidade de concedermos o reajuste aos professores, entendendo o impacto orçamentário e respeitando os preceitos da responsabilidade fiscal, como tenho feito e seguirei fazendo. 

Wellington Maciel – Prefeito de Arcoverde 

Prefeituras recebem 23% a mais em recursos do FPM nesta quarta-feira

O repasse desta quarta-feira do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, será 23% maior. Os municípios brasileiros vão receber R$ 860,7 milhões no total. No mesmo período de 2020, os cofres municipais ganharam pouco mais de R$ 696 milhões. Segundo Cesar Lima, especialista em orçamento público, o repasse do FPM dá aos gestores a […]

O repasse desta quarta-feira do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, será 23% maior. Os municípios brasileiros vão receber R$ 860,7 milhões no total.

No mesmo período de 2020, os cofres municipais ganharam pouco mais de R$ 696 milhões. Segundo Cesar Lima, especialista em orçamento público, o repasse do FPM dá aos gestores a chance de se anteciparem e quitarem dívidas que, no futuro, podem gerar o bloqueio de novas entradas.

“A gente alerta aos municípios que evitem ficar em débito com a União, não honrando, por exemplo, empréstimos cuja garantidora seja a União, ou mesmo benefícios previdenciários, que podem ser fatores de bloqueio dos valores do FPM. Isso garante que esses recursos continuem fluindo de maneira constante.”

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, 50 municípios não devem receber o repasse do FPM nesta quarta-feira por conta de alguma pendência. Entre elas, estarem com o nome sujo no CAUC, o chamado SPC das Prefeituras.