Notícias

Afogados: Prefeitura e Diaconia fortalecem parcerias 

Por André Luis

A Diaconia é uma das mais respeitadas instituições que atuam no fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia. Mas também com atuação destacada em diversas áreas de relevância crucial para o interesse público. 

Na manhã desta terça-feira(11), o Prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira, recebeu representantes da Diaconia em uma reunião onde, dentre diversos temas debatidos, ressaltou-se estratégias para o fortalecimento das parcerias entre a Prefeitura e a instituição. 

A comitiva foi formada por Ita Porto, coordenadora da Diaconia no território do Pajeú; Orlenir Chaves, coordenadora administrativo-financeira da entidade; e Érika Nascimento, assessora da coordenação político-pedagógica.

Foram debatidas questões para atuação conjunta, a exemplo da produção do algodão agroecológico, nas áreas de produção de alimentos, soluções para as famílias que sobrevivem do lixão e estratégias para incentivo à piscicultura. 

A Diaconia demonstrou interesse em contribuir com o plano municipal de segurança alimentar, apresentado pelo Prefeito Alessandro Palmeira na última sexta (07), na política municipal de agroecologia e no apoio ao projeto Farmácia Viva – único no território do Pajeú – onde a Prefeitura coordena todas as etapas do processo, desde a produção das plantas medicinais, na sementeira, passando pela manipulação das mesmas em laboratório, a consequente transformação dos princípios ativos em fármacos, até a chegada dos produtos nas prateleiras da farmácia pública municipal que dá suporte ao projeto. 

Após a reunião, o Prefeito Alessandro Palmeira acompanhou as representantes da Diaconia em uma visita à nova sede da entidade que está sendo construída no bairro São Cristóvão, em terreno doado pela Prefeitura. A visita foi acompanhada pelo Secretário Municipal de Infraestrutura, Silvano Brito, e pelo seu adjunto, Carlos Neves. 

O Prefeito convidou a Diaconia para participar da reunião conjunta de monitoramento de gestão, com todas as secretarias do governo, para detalhar as iniciativas das parcerias e poder coloca-las em prática no âmbito de cada setor da gestão municipal.

Outras Notícias

Em ato de filiação de Armando Monteiro ao Podemos, Zé Negão e Danilo Simões tem encontros políticos

Por André Luis Exclusivo O ex-vereador de Afogados da Ingazeira, Zé Negão, acompanhado do possível candidato a prefeito, Danilo Simões, estiveram nesta segunda-feira (13), no Hotel Luzeiros, no Recife, onde acompanharam o ato de filiação do ex-senador Armando Monteiro ao Podemos. Armando pretende disputar uma das duas vagas no Senado que Pernambuco terá direito em […]

Por André Luis

Exclusivo

O ex-vereador de Afogados da Ingazeira, Zé Negão, acompanhado do possível candidato a prefeito, Danilo Simões, estiveram nesta segunda-feira (13), no Hotel Luzeiros, no Recife, onde acompanharam o ato de filiação do ex-senador Armando Monteiro ao Podemos.

Armando pretende disputar uma das duas vagas no Senado que Pernambuco terá direito em 2026. 

Segundo Zé Negão em conversa com o blog, o evento foi bastante prestigiado por diversos políticos e empresários.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e a vice, Priscila Krause também marcaram presença no evento. 

“Tive uma conversa rápida com a governadora. Falamos sobre o processo eleitoral do ano que vem e as demandas da região do Pajeú. Nesta terça-feira eu e Danilo teremos reunião na Casa Civil e logo após vamos acompanhar a eleição da nova Mesa Diretora da Alepe”, informou Zé.

Zé e Danilo também tiveram encontros com parte da base que segundo o ex-vereador, já imputou apoio à oposição de Afogados para 2024. Entre eles o deputado estadual Romero Sales Filho, sua mãe e prefeita de Ipojuca, Célia Sales e o pai, Romero Sales.

Apesar de afirmar que só anunciará a decisão se será candidato a prefeito de Afogados da Ingazeira, em janeiro de 2024, Danilo Simões tem cumprido uma agenda de pré-candidato. No sábado acompanhou Zé no evento que deu posse às comissões do MDB, nesta segunda prestigiou a posse de Armando e nesta terça-feira vai à Casa Civil do Estado e à Alepe.

Caso de maus tratos contra gato choca a cidade de Floresta

A Polícia Civil já foi acionada e deve atuar no caso. Acusada pode ser condenada de 02 a 05 anos de reclusão, além de multa. Ministério Público e Conselho Tutelar devem tomar providências, uma vez que o caso envolve menor de idade.  Mais um caso de maus-tratos contra animais foi registrado na região do Sertão. […]

A Polícia Civil já foi acionada e deve atuar no caso. Acusada pode ser condenada de 02 a 05 anos de reclusão, além de multa. Ministério Público e Conselho Tutelar devem tomar providências, uma vez que o caso envolve menor de idade. 

Mais um caso de maus-tratos contra animais foi registrado na região do Sertão. Em um vídeo que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens é possível ver uma mulher obrigando um gato a ingerir bebida alcoólica. 

Pelas imagens, uma criança segura o animal indefeso enquanto uma mulher vira um litro de bebida alcoólica na boca do gato. Não satisfeitos com o ato criminoso, a acusada ainda postou o vídeo na internet. Segundo relatos, a acusada é mãe da criança que aparece nas imagens. 

O caso foi denunciado nas redes sociais pela ONG Amigos 4 Patas, da cidade de Serra Talhada. A preocupação dos protetores no momento é com a situação do animal, que ainda não foi recolhido, podendo ser vítima de agressões novamente.

A Polícia Civil de Floresta deve atuar no caso. A informação foi confirmada pelo delegado municipal de Serra Talhada, Dr Alexandre Barros. Ele informou que entrou em contato com o delegado de Floresta, que se comprometeu em atender a ocorrência. A identidade e o endereço da agressora já foram confirmados.

Além disso, o Ministério Público de Pernambuco e o Conselho Tutelar de Floresta devem agir no caso, uma vez que há uma criança envolvida e sendo aliciada para praticar maus-tratos.  

Se condenada, a acusada pode pegar de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda do animal, de acordo com a Lei 14.064/20, a chamada Lei Sansão. 

Carlos Evandro cobra SAMU Regional. “Cadê ?”

O ex-prefeito de Serra Talhada, doido pra voltar à cadeira de prefeito, Carlos Evandro, cobrou o início do funcionamento do SAMU da região, a partir da Central de regulação de Serra Talhada e disse ser difícil que ele funcione. Foi em entrevista ao programa Frequência Democrática, na rádio Vilabela FM . “Não é fácil, em Petrolina [um hospital […]

O ex-prefeito Carlos Evandro

O ex-prefeito de Serra Talhada, doido pra voltar à cadeira de prefeito, Carlos Evandro, cobrou o início do funcionamento do SAMU da região, a partir da Central de regulação de Serra Talhada e disse ser difícil que ele funcione. Foi em entrevista ao programa Frequência Democrática, na rádio Vilabela FM .

“Não é fácil, em Petrolina [um hospital municipal] quebrou e transferiu para o Estado porque não aguentou, não teve condições financeiras. Foi igual ao Samu [em Serra Talhada], o prédio está abandonado a quanto tempo? Você deixa o dinheiro em caixa pra botar pra funcionar, é uma parceria trina, estado, município e governo federal, se um desses deixar de repassar o impacto vem todo para o município”, avaliou.

E criticou mais “Disseram que era agora em dezembro [de 2019] que ia reativar o Samu através do consórcio do Cimpajeú, mas aí cadê? Até agora só vive na conversa… Se Deus quiser [vamos retomar o Samu], é um sonho da gente, e você sabe disso”.

Outra denúncia feita por Carlos, que luta na justiça para ter direito de disputar a prefeitura, foi a de que o Hospital São Francisco, do médico Nena Magalhães, no bairro AABB – o qual recebe financiamento público como rede complementar de saúde na cidade – estaria também servindo a interesses políticos da secretária de Saúde Márcia Conrado, pré-candidata governista.

Com reprodução do Farol de Notícias

Animais nas ruas ameaçam a vida das pessoas em Afogados da Ingazeira

Por Anchieta Santos A produção do Rádio Vivo e o Blog do Nill flagraram na noite da sexta-feira 24, cavalos passeando em pleno sistema viário, próximo ao Estádio Vianão.  Um flagrante perigoso, num trecho de muito fluxo de veículos. Um motociclista teve que frear bruscamente depois que o animal saiu do acostamento para a pista […]

Por Anchieta Santos

A produção do Rádio Vivo e o Blog do Nill flagraram na noite da sexta-feira 24, cavalos passeando em pleno sistema viário, próximo ao Estádio Vianão.  Um flagrante perigoso, num trecho de muito fluxo de veículos. Um motociclista teve que frear bruscamente depois que o animal saiu do acostamento para a pista de repente.

O animal seguia tranquilo, em plena via, sem ser importunado, colocando em risco a vida de condutores e a sua própria. Está provado que falta maior fiscalização por parte da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

Informações adicionais indicam que om problema tem relação com o esvaziamento do setor de apreensão. O próprio coordenador do setor, Genecy Siqueira, admitiu que faltam profissionais. Com isso, aumentaram consideravelmente as queixas de animais soltos na sede, bairros e vias como o Sistema Viário. O setor, que necessitaria de no mínimo seis profissionais, hoje conta com dois, e de forma precária.

MDR entrega moradias à Famílias de baixa renda em Pernambuco

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), esta repassando as chaves aos novos moradores de unidades habitacionais em duas cidades de Pernambuco.  Em Caruaru (PE), são 496 apartamentos divididos em 31 blocos com quatro andares. Para a construção do Residencial Jardins (foto), no bairro Cidade Alta, o MDR disponibilizou R$ 39,6 milhões.  Quase 2 mil pessoas […]

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), esta repassando as chaves aos novos moradores de unidades habitacionais em duas cidades de Pernambuco. 

Em Caruaru (PE), são 496 apartamentos divididos em 31 blocos com quatro andares. Para a construção do Residencial Jardins (foto), no bairro Cidade Alta, o MDR disponibilizou R$ 39,6 milhões. 

Quase 2 mil pessoas serão atendidas. O valor de cada unidade de 43,68 m² está em torno de R$ 80 mil. O espaço possui ainda parque infantil, centro comunitário e quadra de esportes, além de toda a infraestrutura.

Já o Residencial Novo Tempo 6, em Petrolina (PE), abrigará outras 227 famílias pernambucanas. O empreendimento custou R$ 18,1 milhões aos cofres da União e é formado por casas isoladas que compõem sete quadras. 

Cada moradia tem 42,93m² divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O empreendimento atenderá à demanda de beneficiários de baixa renda que viviam em áreas de risco e insalubres.

Prioridade para famílias de baixa renda

O Ministério do Desenvolvimento Regional já investiu, em 2020, mais de R$ 1,1 bilhão do orçamento da União no programa de habitação popular. Do total, R$ 847 milhões foram destinados à continuidade de obras de moradias para atender beneficiários da Faixa 1, que compreende grupos familiares com renda mensal de até R$ 1,8 mil.

Também foram entregues 178 mil residências do programa até o fim de junho. Destas, 22 mil para famílias que mais precisam. Além disso, mais de 172 mil unidades habitacionais foram contratadas para as Faixas 1,5; 2; e 3 – financiadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).