Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Volta das chuvas aumenta risco de proliferação da dengue na região. Alerta é do Ministério da Saúde

Publicado em Sem categoria por em 24 de dezembro de 2013

ÍndiceO Ministério da Saúde vem alertando aos moradores de Afogados da Ingazeira que o município está com uma grande probabilidade de uma epidemia de dengue. O alerta está sendo feito através do telefone fixo com uma mensagem automática diretamente do Ministério da Saúde. A informação é do Afogados On Line.

A mensagem informa que o município está localizado em uma região “com alta possibilidade de epidemia de dengue” e alerta para os cuidados que cada cidadão deve ter para evitar que se acumule água parada, que é onde o mosquito transmissor da doença se reproduz.

O sinal de alerta também acontece por conta da volta das chuvas. Com a água acumulada em áreas abertas como terrenos baldios, aumenta a probabilidade de proliferação.

Este ano, a Secretaria de Saúde do município comemorou o fato de que houve grande redução no número de casos. Mas como os investimentos no combate à doença não foram ampliados significativamente, a explicação para a redução se deve a queda nas chuvas, que praticamente não caíram por dois anos seguidos.

O Secretário Gildázio Moura alegou que pelo, contrário, há maior reservação de água em baldes e tanques, o que favoreceria o aumento de incidência, para justificar que uma ação da Secretaria teria contribuído. “O Ministério da Saúde vai nos premiar com dois veículos por conta da queda”, afirmou.  Mas a verdade é que os índices despencaram em toda a região.

Seja qual for a causa real da redução, importante agora é que na região, com a volta das chuvas e espaços com sol, o risco aumenta muito. Fato também afirmar que não há ação que consiga resolver a questão se uma peça fundamental da engrenagem não colaborar : a população.

Deixar um Comentário