Vorcaro teria encomendado ataque hacker para apagar dados de celular apreendido durante prisão domiciliar

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, teria encomendado um ataque hacker enquanto cumpria prisão domiciliar, em janeiro, para tentar apagar informações armazenadas no iCloud de um celular apreendido pela Polícia Federal. A ação, segundo a investigação, não teve sucesso.
As informações foram publicadas inicialmente pela revista piauí e confirmadas pelo Estadão. O caso foi relatado à Polícia Federal por Thiago Santos, especialista em segurança cibernética apontado como participante da tentativa de acesso às contas.
Segundo a apuração, Vorcaro teria acionado Thiago Miranda, intermediário do empresário em negócios ligados ao setor de comunicação, para buscar a invasão da conta no iCloud. O serviço da Apple armazena na nuvem informações como mensagens, fotografias e outros arquivos vinculados aos aparelhos.
Naquele momento, a força-tarefa da Operação Compliance Zero estava com o celular de Vorcaro havia cerca de dois meses. Relatórios produzidos pela PF posteriormente incluíram diálogos encontrados no aparelho, indicando que os investigadores conseguiram preservar e acessar os dados.
A tentativa também teria como alvo a conta de Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro e apontado nas investigações como seu operador financeiro. O celular de Zettel havia sido apreendido pela PF depois de sua prisão no Aeroporto de Guarulhos, em janeiro. Ele foi solto no mesmo dia.
De acordo com a investigação, Thiago Miranda teria procurado Thiago Santos para executar o acesso às contas. Santos teria conseguido entrar no iCloud de Vorcaro, mas a movimentação foi identificada pelos policiais antes que os dados fossem apagados.
A Polícia Federal também investiga outras atividades atribuídas ao grupo, entre elas monitoramentos e tentativas de retirar da internet reportagens consideradas negativas por Vorcaro. Miranda também é investigado por suspeita de intermediar ações de influenciadores contra o Banco Central após a liquidação do Banco Master.
Vorcaro é investigado por suspeitas relacionadas a fraudes no sistema financeiro, gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, ocultação de bens e corrupção. Ele foi preso em novembro de 2025, passou posteriormente para prisão domiciliar e voltou a ser preso em março deste ano. Atualmente, permanece detido em Brasília.
À revista piauí, a defesa de Thiago Miranda afirmou a “absoluta legalidade” dos atos praticados por ele e negou irregularidades. Thiago Santos também negou ter realizado atividade ilegal e disse ter comparecido espontaneamente à PF para prestar esclarecimentos. A defesa de Vorcaro não respondeu à publicação. O Estadão informou ainda ter procurado as defesas de Vorcaro e Miranda.
Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: Divulgação
Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr





Investimentos na Saúde ocorreram abaixo do limite previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal
A Prefeitura de Arcoverde, através da Autarquia de Transito de Arcoverde- Arcotrans, começa a instalar 12 luminárias em LED nas faixas de pedestres.
Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (18), quatro novos casos de intoxicação por metanol no Sertão do estado. A informação foi divulgada por meio de nota oficial da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) após análise realizada pelo Laboratório de Toxicologia da Polícia Científica.
Na tarde desta quinta-feira (5), São José do Egito, a terceira maior cidade do Pajeú, registrou mais um homicídio, o décimo segundo somente em 2023.












Você precisa fazer login para comentar.