Volta à Pajeú no Dia Mundial do Rádio
Depois das férias, hora de voltar ao batente, e em um dia especial: o Dia Mundial do Rádio. Não havia momento mais simbólico.
Na volta ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú debatemos a importância de prevenir depressão e ansiedade, com a psiquiatra Vaubéria Macêdo e a psicóloga Carlla Costa. Falamos do aumento de casos e como perceber essas manifestações.
O debate teve a participação de vários ouvintes relatando situações de depressão e ansiedade, e chamando atenção para evitar discriminação com quem sofre dos males da mente. Ou seja, o rádio cumprindo seu papel em estado puro.
O rádio é meu grande alicerce profissional. E continua muito determinante para a nossa sociedade. Prova disso é a última pesquisa Kantar IBOPE Media, no o estudo Inside Radio 2022, mostrando que o veículo é ouvido por 83% da população, um aumento de 3% em comparação ao ano anterior.
Em média, cada ouvinte gasta 3h58 com o rádio por dia. A evolução de como o conteúdo é consumido também chama a atenção: 80% ouvem pelo rádio comum, 26% pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador.
A aferição da credibilidade é outro destaque: 56% dos entrevistados dizem que confiam no veículo para se manterem informados. Essa confiança pode ser determinante para a manutenção ou chegada de novos anunciantes.
Segundo o Inside Radio 2022, 82% dos ouvintes se lembram de ter ouvido propagandas no rádio e quase 40% já converteram o anúncio escutado em compras ou pesquisas. Em números consolidados, 6.677 anunciantes e 7.065 marcas investiram em rádio no 1º semestre de 2022, um aumento de 31% e 38%, respectivamente, em comparação a 2021.
À tarde, falei muito sobre isso com Berg Santos, em entrevista na Rádio Jornal Caruaru, bem como à dupla Almir Vilanova e Moisés Rouche na CBN Caruaru. O rádio é o grande camaleão da comunicação, se reinventando, sendo histórico e moderno, passado, presente e futuro. Viva o rádio!