Vereador de Caruaru é preso novamente
A polícia prendeu novamente um dos dez vereadores de Caruaru, no Agreste do estado, investigados na Operação Ponto Final. José Evandro Francisco da Silva (PMDB) foi detido nesta quinta-feira (9) por determinação do juiz Pierre Souto Maior. O motivo, segundo informações, teria sido uma ameaça a testemunhas envolvidas no processo em que é investigado. Ele deve passar por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), no município, e será encaminhado à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, segundo informaçoes do DPnet.
Dez vereadores do município foram presos no dia 18 de dezembro sob suspeita de participação em um esquema de corrupção que envolve a cobrança de suborno para aprovação de projetos do Poder Executivo na Câmara Municipal. Após seis dias de prisão, seis dos dez vereadores foram soltos. No dia seguinte, outros dois deixaram a penitenciária após pagamento de fiança de R$ 50 mil por porte ilegal de armas.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Erick Lessa, três vereadores foram considerados os mentores do suposto esquema: Cecílio Pedro (PTB) e Sivaldo Oliveira (PP) da situação, e Val das Rendeiras (PROS) da oposição. Na investigação foram usadas mais de 700 horas em escutas ambientes, telefônicas, além de material em áudio e vídeo para colher as provas que seriam suficientes para pedir a prisão preventiva. Os vereadores foram indiciados por concussão e prática de corrupção passiva.
Foram presos em dezembro:
Jadiel Nascimento (PROS)
Sivaldo Oliveira (PP)
Val das Rendeiras (PROS)
Cecílio Pedro (PTB)
Val (DEM)
Louro do Juá (DEM)
Eduardo Cantarelli (SDD)
Neto (PMN)
Evandro Silva (PMDB)
Jajá (PPS)