Notícias

Vanin de Danda deve ser transferido para o Recife

Por André Luis

Quadro de saúde do Prefeito de Santa Terezinha inspira cuidados.

Por André Luis

O quadro de saúde do atual prefeito e candidato a reeleição de Santa Terezinha, Vanin de Danda, inspira cuidados.

Segundo apurado pelo blog, está sendo cogitada a transferência do prefeito para o Hospital Português, no Recife. Vanin retirou o cateter nasal e passou a usar uma ventilação, ainda não invasiva que é a máscara VNI de oxigenação, caso ele continue a dessaturar ou não tolere a VNI, que incomoda bastante, o recurso será a intubação.

De acordo com o secretário de saúde de Santa Terezinha José Júnior, todos estão aguardando a evolução no quadro de saúde de Vaninho que está medicado. Eles também estão esperando o que a equipe médica vai decidir.

Vanin deu entrada na manhã desta segunda-feira (02.11), na Unidade Mista de Saúde de Santa Terezinha, reclamando de falta de ar e dificuldades de respirar. Ele passou mal na noite do domingo (01.11). Também apresentou o diabetes muito alto.

Ele foi transferido para a Ala Covid, em São José do Egito, ainda no final da tarde de ontem, como precaução, visto que em São José tem maior suporte, caso fosse necessário. Vanin saiu caminhando. Na manhã de hoje voltou a ter complicações em seu quadro de saúde, mas os médicos conseguiram estabilizar.

Ainda segundo apurado pelo blog, o prefeito está com parte de um dos pulmões comprometido. Em torno de 20% a 25%.

Santa Terezinha, é uma das cidades da região do Sertão do Pajeú, que vem preocupando as autoridades sanitárias. Nas últimas duas semanas foram registradas três mortes no município e o número de casos está em curva ascendente.

Outras Notícias

Projeto desenvolvido em escola por radialista participa de Congresso internacional

Na perspectiva de reunir educadores do Brasil e do mundo para estudar, aprender e ensinar a fazer diferente, mudar paradigmas e ressignificar o verdadeiro sentido da educação é que ocorrerá de 17 a 19 de setembro no Centro de Convenções de Pernambuco o XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação promovido pelo Sistema Fecomércio / […]

375758_374928739313544_442201886_n

Na perspectiva de reunir educadores do Brasil e do mundo para estudar, aprender e ensinar a fazer diferente, mudar paradigmas e ressignificar o verdadeiro sentido da educação é que ocorrerá de 17 a 19 de setembro no Centro de Convenções de Pernambuco o XII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação promovido pelo Sistema Fecomércio / Sesc / Senac – PE. Trata-se do maior Congresso Educacional do Brasil, com 20 palestras, 16 minicursos e 9 conferências, onde educadores do mundo inteiro poderão socializar experiências exitosas, aprender as lições dos palestrantes e congressistas, e promover nas suas escolas o início da verdadeira revolução na educação brasileira.

Entre as experiências que serão apresentadas estará o Projeto de Rádio desenvolvido na Escola Mul. Profª Maria Gizelda Simões Inácio de Afogados da Ingazeira. O Comunicador Wellington Rocha (responsável pelo projeto na escola) e a Coordenadora Pedagógica Teresa Paula Paiva submeteram o artigo “Rádio Escolar: uma experiência midiática no desenvolvimento de habilidades não-cognitivas” que relata o trabalho que vem sendo desenvolvido na escola, e foram aprovados pela Comissão Científica do Congresso para apresentar seu artigo durante o evento. Além da oportunidade de levar a experiência da escola para professores do mundo inteiro, eles terão também o seu artigo publicado nos Anais do Congresso.

A notícia dessa aprovação foi recebida com muita alegria pelos autores, a Secretaria de Educação do Município, e toda a Comunidade Escolar envolvida nesse trabalho, afinal é a confirmação da qualidade de uma experiência desenvolvida em Afogados da Ingazeira que agora poderá ser conhecida por pessoas de todo o mundo.

Armando comemora nome na lista dos melhores do Congresso, de Veja

Pelo segundo ano consecutivo o senador Armando Monteiro é apontado pela Revista Veja como um dos melhores parlamentares do Brasil. Único senador do Congresso Nacional a receber a nota 10 por seu mandato em 2013, Armando surge novamente este ano como o parlamentar de destaque na pesquisa “O Ranking do Progresso”, realizado pela Revista Veja […]

81c75371-ea8d-4ead-ad7c-c734e014914c

Pelo segundo ano consecutivo o senador Armando Monteiro é apontado pela Revista Veja como um dos melhores parlamentares do Brasil. Único senador do Congresso Nacional a receber a nota 10 por seu mandato em 2013, Armando surge novamente este ano como o parlamentar de destaque na pesquisa “O Ranking do Progresso”, realizado pela Revista Veja em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Em 2014, Armando figura como o terceiro melhor senador do País, com a pontuação de 9,32. O primeiro parlamentar na colocação é o senador por Sergipe, Eduardo Amorim (PSC), que alcançou a nota máxima (10) e o segundo lugar ficou com o senador pelo Rio de Janeiro, Lindbergh Farias (PT), que obteve 9,53.

Na publicação especial de final de ano, que chega às bancas esta semana, a Revista Veja explica que os critérios para a elaboração do Ranking do Progresso levam em conta as ações de parlamentares que contribuem para um país mais moderno e competitivo. São considerados eixos fundamentais a atuação em prol de uma carga tributária menor, mais infraestrutura, melhor gestão do gasto público, educação e combate à corrupção, entre outros pontos.

Ministério e balanço do mandato – O reconhecimento pela qualidade do mandato de Armando Monteiro surge poucos dias antes dele assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no segundo governo da presidente Dilma Rousseff.

Armando tem destacado que o MDIC será “ponta de lança” do processo de reativação da atividade econômica, com medidas que darão maior competitividade às empresas.

Ele defende que a retomada do crescimento econômico deve ter por base a indústria, por se caracterizar como setor que gera inovação tecnológica e emprego de qualidade.

Em recente pronunciamento no Senado, Armando fez um balanço de sua atuação parlamentar. Membro titular das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE), ele destacou que, na CCJ, relatou e ajudou a aprovar o Código de Direitos e Garantias do Contribuinte, agora em tramitação na CAE, que amplia os direitos e garantias do contribuinte e dá maior equilíbrio à relação entre o contribuinte e o Fisco.

Na CAE, entre outras iniciativas, foi relator da medida provisória que reduziu de 11% para 5% a contribuição previdenciária do microempreendedor individual e do projeto de lei complementar que limitou a cobrança integral e antecipada do ICMS das micro e pequenas empresas. A lei está em vigor desde agosto. Monteiro participou ativamente, também, da aprovação dos projetos que ampliaram os limites e universalizaram, incluindo mais 142 setores, o Simples Nacional.

Além de constar novamente no “Ranking do Progresso da Revista Veja, os mandatos de Armando Monteiro, seja como deputado federal, e como senador, também mereceram o reconhecimento do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), instituição mantida por mais de mil sindicatos de trabalhadores de todo o Brasil. Armando já integra há quatorze anos seguidos a lista dos parlamentares que estão entre os “100 Cabeças do Congresso Nacional”.

Agentes Penitenciários emitem nota sobre a crise no sistema penitenciário

O Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE) lamenta os fatos ocorridos no Presídio Frei Damião de Bozanno. Apesar do ocorrido, temos o dever de relatar que o Estado não vem cumprindo com o seu papel que é assegurar a ordem pública e garantir a segurança para a sociedade. […]

O Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (Sindasp-PE) lamenta os fatos ocorridos no Presídio Frei Damião de Bozanno. Apesar do ocorrido, temos o dever de relatar que o Estado não vem cumprindo com o seu papel que é assegurar a ordem pública e garantir a segurança para a sociedade.

Relatamos que o Estado de Pernambuco vem descumprindo o básico em suas obrigações, que é dar condições laborais aos Agentes Penitenciários, que sofrem deficiências claras em seu trabalho por falta de efetivo. A quantidade de agentes nas unidades prisionais de Pernambuco pode ser considerada como um verdadeiro apagão. Hoje temos uma média de 25 presos para um agente nas unidade prisionais de Pernambuco. Este número desobedece Resolução do Conselho Nacional de Política Criminal Penitenciária (CNPCP) que estabelece o número de cinco presos para cada agente penitenciário.

foto 4
Foto: Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco

No Presídio Frei Damião de Bozanno encontram-se uma média de quatro agentes por plantão. Estes, não raro encontram-se sozinhos e confinados na permanência (segurança), sem poder fazer o combate preventivo de fiscalização e rondas em pavilhões por falta do efetivo necessário que deveria ser de aproximadamente 150 agentes na unidade.

foto 2
Foto: Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco

A necessidade do aumento de efetivo é preponderante para garantir a ordem dentro das prisões, pois os agentes penitenciários realizam serviços de escolta, monitoramento externo, fiscalização, custódia, vigilância, revistas e inteligência.

O Estado também não assegura a segurança externa (guaritas) realizada pela Polícia Militar. Estimamos que 60% dessas guaritas estão desativadas. Infelizmente, esta omissão faz com que os ilícitos (armas, drogas etc.) entrem pelos muros das unidades.

Rechaçamos a afirmação do secretário de Ressocialização de Pernambuco, Humberto Inojosa, que afirmou recentemente em entrevista a veículo televisivo que o Estado dispõe de equipamentos de revista eletrônica nas unidades. O Estado não coloca a disposição dos agentes penitenciários os equipamentos eletrônicos necessários para revista pessoal, como scanner corporal, máquina de Raio X, descumprindo a resolução do CNPCP nº 05/2014 .

Foto: Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco
Foto: Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco

Informamos que as máquinas de Raio X para revistas em objetos e alimentos estão quebradas, bem como os detectores de metais em sua maioria estão danificados ou quebrados.

A falta de  condições de trabalho chega ao extremo com equipamentos de segurança vencidos (coletes), falta de capacetes , falta de munições não letais e letais, bem como falta de manutenção nas armas (com a falta de material para o serviço).

Apesar de toda essa precariedade, em atos heróicos, os Agentes Penitenciários vêm, permanentemente, fazendo apreensões de armas, drogas e celulares.

O sistema carcerário de Pernambuco está a beira do caos e os agentes penitenciários, também, são vítimas dele.

Recife, 07 de janeiro de 2015

João Batista de Carvalho Filho – Presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp-PE)

“Túlio Gadêlha é candidatíssimo no Recife”, diz presidente nacional do PDT

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, confirmou que o deputado federal Túlio Gadêlha deverá ser candidato do partido a prefeito do Recife. Para o dirigente, a candidatura própria na capital pernambucana tem o objetivo de fortalecer a legenda. “Túlio é candidatíssimo a prefeito. Ele é preparado, um jovem que se dedica a estudar os […]

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, confirmou que o deputado federal Túlio Gadêlha deverá ser candidato do partido a prefeito do Recife. Para o dirigente, a candidatura própria na capital pernambucana tem o objetivo de fortalecer a legenda.

“Túlio é candidatíssimo a prefeito. Ele é preparado, um jovem que se dedica a estudar os problemas da cidade e um quadro que defende o nosso partido, inclusive já foi presidente da Fundação local. Tem todas as atribuições para governar o Recife”, disse Lupi em entrevista ao Blog de Jamildo.

Líder da sigla brizolista, Carlos Lupi estará no Recife nos dias 6 e 7 de fevereiro para reuniões com correligionários e promover atos em defesa do nome de Túlio Gadêlha na disputa municipal. Para esse evento, Ciro Gomes não virá, segundo Lupi.

Atualmente, o PDT é aliado ao PSB nos planos municipal e estadual. Na Prefeitura, ocupa a Secretaria de Habitação, comandada por Isabella de Roldão. No Estado, o partido indicou a chefia da pasta do Trabalho, sob comando do ex-vereador de Caruaru, Alberes Lopes.

Tanto Isabella como Alberes são aliados do deputado Wolney Queiroz, presidente estadual do PDT, e do deputado estadual José Queiroz, que deve ser lançado na disputa em Caruaru. “José Queiroz é o nosso nome para Caruaru”, disse Lupi.

A orientação da direção nacional pedetista é lançar Túlio Gadêlha no Recife e José Queiroz em Caruaru.

Procurada pelo Jornal do Commercio, a assessoria de imprensa de Túlio Gadêlha afirmou que não vai se posicionar sobre as declarações de Carlos Lupi.

José Queiroz também preferiu não comentar.

 

Miguel defende parcerias com setor privado para ampliar investimentos na cultura 

O pré-candidato a governador de Pernambuco Miguel Coelho defendeu que o governo do estado fortaleça as parcerias com empresas e entidades para ampliar os investimentos e o acesso de artistas e produtores às políticas de fomento à cultura.  A apresentação das propostas para o segmento foi realizada durante uma conversa virtual com o grupo Cultura […]

O pré-candidato a governador de Pernambuco Miguel Coelho defendeu que o governo do estado fortaleça as parcerias com empresas e entidades para ampliar os investimentos e o acesso de artistas e produtores às políticas de fomento à cultura. 

A apresentação das propostas para o segmento foi realizada durante uma conversa virtual com o grupo Cultura Independente, nesta quinta (14). 

Para Miguel, o Estado deve atuar como um “hub”, estimulando diferentes atores a participar e fortalecer a política cultural. O pré-candidato acredita que o setor privado pode garantir mais recursos tanto para a realização de produções culturais como para a construção de equipamentos públicos, a exemplo de teatros. 

“O governo do estado deve ser um hub, um fomentador, estimulando outras entidades a agregar esse trabalho”, afirmou. “A Fundarpe precisa ter maior protagonismo e fazer parcerias com o terceiro setor e o setor produtivo para as políticas de fomento”, acrescentou.

O pré-candidato do União Brasil também cobrou menos burocracia e a simplificação dos editais do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura). 

“Os editais precisam ser mais claros e menos burocráticos. Olhando para os artistas, é tanta burocracia, que limita o acesso daqueles que estão no início da carreira. E além de simplificar os editais, precisamos abrir o Funcultura, para que não dependa só do orçamento público. Muita empresa topa fazer financiamento e doações, o que aumenta o alcance das políticas culturais”, disse.

Miguel ainda disse que o governo do PSB ficou conhecido por não respeitar os artistas e produtores, criando uma rotina de atraso de cachês e pagamentos dos nomes que fazem a cultura em Pernambuco. 

“Todo ano a gente vê isso. O governo paga os cachês os artistas de fora e atrasa ou até dá calote em quem é daqui da terra. Isso mostra a falta de compromisso com nossos representantes da cultura”, reclamou.