Os vereadores da Câmara Municipal de Tuparetama/PE, votaram na noite desta segunda-feira (23/10) , as contas de governo e de gestão do Ex-prefeito, Dêva Pessoa, relativas ao exercício financeiro de 2014.
Por unanimidade, os Vereadores votaram favorável ao parecer técnico do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, que apontava para a aprovação das contas.
“É um reconhecimento pela regularidade na aplicação dos recursos e principalmente, pela responsabilidade da administração, Dêva Pessoa, na gestão das contas públicas. Há tempos, que este fato não era registrado no município de Tuparetama”, destacou Danilo Augusto, presidente da Câmara Municipal.
Após o resultado, o ex-Prefeito, Dêva Pessoa, disse que não tinha dúvidas de que os Vereadores estariam aprovando as suas contas, considerando que “administrou com zelo e responsabilidade os recursos públicos, aplicando o dinheiro do povo de maneira séria e correta”.
O vereador eleito Ozório Guedes Policarpo Neto (Pros), da cidade de Soledade, no Cariri paraibano, procurou a Polícia Federal nesta quarta-feira (28) para denunciar que foi ameaçado para que assinasse um documento renunciando à posse dele, em 1º de janeiro de 2017. Segundo ele, dois homens armados, com documentos timbrados, invadiram a casa em que […]
O vereador eleito Ozório Guedes Policarpo Neto (Pros), da cidade de Soledade, no Cariri paraibano, procurou a Polícia Federal nesta quarta-feira (28) para denunciar que foi ameaçado para que assinasse um documento renunciando à posse dele, em 1º de janeiro de 2017.
Segundo ele, dois homens armados, com documentos timbrados, invadiram a casa em que ele estava. O político não assinou o documento. O delegado Luciano Patury, da Polícia Federal, confirmou a denúncia, mas não informou detalhes sobre o caso.
As torturas duraram cerca de 2 horas, disse o vereador. Ele conta que estava na casa de uma amiga tomando sopa, na noite de terça-feira (27), quando dois homens chegaram ao local em uma moto Honda Pop e invadiram a residência procurando por ele. “Quando eles entraram, eu fiquei assustado, porque eu vi que não era coisa boa e eles já foram tirando as armas e um envelope”, disse.
De acordo com o vereador, o envelope estava timbrado com o brasão da Câmara de Vereadores de Soledade. Ozório Neto disse que havia quatro papéis no envelope, sendo um com os dados dele, do partido e com o resultado das eleições, além de outras três folhas iguais com um ofício feito em nome do vereador e destinado ao presidente da Câmara de Vereadores, informando que queria renunciar à posse.
“A renúncia dizia que era de cunho pessoal, porque eu assumi um concurso público recentemente para professor no município, e que eu iria tratar de minha vida para concursos. A arma era aqui [na minha cabeça]. Eles diziam: assina ou morre”, conta o vereador eleito, que informou não ter assinado os documentos, apesar das ameaças.
Ainda de acordo com Ozório Neto, outras duas pessoas que estavam na casa também foram mantidas reféns. Ele disse que os suspeitos ordenavam que ele deitasse no chão, apontava armas para a cabeça e chegaram a passar facas pelo corpo dele, ameaçando matá-lo.
No fim da manhã desta quarta-feira (28) o vereador eleito foi até a delegacia da Polícia Federal em Campina Grande, no Agreste paraibano, onde formalizou a denúncia. “Eu preciso da polícia. Eu preciso de ajuda, se não eu vou ter minha vida jogada pelos bandidos”, disse ele.
Por André Luis Neste domingo (12.01), o ex-deputado Zé Marcos de Lima, aproveitou o tradicional café da manhã na Fazenda Melancias, para confirmar a sua pré-candidatura a Prefeitura de São José do Egito pelo grupo da oposição. Diante de um bom número de pessoas que foram recepcionadas pelo ex-deputado e sua esposa, Madalena Crispim, Zé […]
Neste domingo (12.01), o ex-deputado Zé Marcos de Lima, aproveitou o tradicional café da manhã na Fazenda Melancias, para confirmar a sua pré-candidatura a Prefeitura de São José do Egito pelo grupo da oposição.
Diante de um bom número de pessoas que foram recepcionadas pelo ex-deputado e sua esposa, Madalena Crispim, Zé Marcos disse ainda prezar pela união do grupo.
Esse foi o primeiro Café da Manhã nas Melancias do ano de 2020. O encontro é tradição no município e costuma reunir amigos, políticos e populares.
O prefeito em exercício de São José do Egito, Eclérinston Ramos, mostrou confiança na conquista de uma Companhia Independente da Polícia Militar para o município, atendendo toda a região do Alto Pajeú. Ele falou ao Debate do Sábado, na Gazeta FM. Ele diz que o próximo passo será a reunião na próxima quinta-feira entre o […]
O prefeito em exercício de São José do Egito, Eclérinston Ramos, mostrou confiança na conquista de uma Companhia Independente da Polícia Militar para o município, atendendo toda a região do Alto Pajeú. Ele falou ao Debate do Sábado, na Gazeta FM.
Ele diz que o próximo passo será a reunião na próxima quinta-feira entre o Secretário de Planejamento, Paulo Jucá, e a gestão Raquel Lyra, para buscar viabilizar a demanda. “Temos tido o apoio nessa demanda de todos os cinco prefeitos dessa região”, citando Tuparetama, Itapetim, Brejinho e Santa Terezinha.
O prefeito aproveitou para fazer uma avaliação positiva desse seu ciclo de interinidade. “Fizemos e atuamos em todos os setores. Ontem mesmo me reuni com a CDL. O comercio é de suma importância, gera empregos e impostos que trazem a melhoria pra gente”.
Também destacou a busca por liberação de recursos do FNDE e outras ações. “Busquei ser justo com os funcionários, paguei antes do carnaval, paguei os aposentados dia dez e dia 28, vamos pagar os que recebem mais de um salário. Vou entregar com tudo em dia”, adiantou.
E seguiu: “Fiz o máximo pela limpeza pública. Pagamos impostos em dia. Fui atrás de recursos pra saúde. O hospital precisa melhorar. Conseguimos recursos que vão levar de R$ 350 mil para quase 700 mil o aporte mensal. Vai dar pra dar uma melhorada”.
Sobre a agenda em Brasília. “Fui recebido por dois ministros, inclusive a da Cultura que prometeu vir a São José do Egito. Apresentamos projetos”. falou também da melhoria em praças. A gente vai inaugurar praça quarta em Riacho do Meio. Hoje a tarde estaremos inaugurando uma em Bonfim”.
Avaliou a relação política. “Conversei com situação e oposição. O importante é o melhor pra São José do Egito. Buscamos os deputados votados aqui, a Senadora Teresa Leitão. A gente é prefeito de todos. Devolvo a gestão quinta a Evandro com a gestão equilibrada”, afirmou.
Por Andryele Saraiva * Preocupo-me, como orgulhoso Nordestino que sou, com a dimensão do problema do desequilíbrio regional, sempre protestando e chamando a atenção para o problema, pois o artigo é novo, mas o grito é antigo. Nesse sentido, certa vez disse Franco Montoro: “Ninguém vive na União ou no Estado; as pessoas vivem no […]
Preocupo-me, como orgulhoso Nordestino que sou, com a dimensão do problema do desequilíbrio regional, sempre protestando e chamando a atenção para o problema, pois o artigo é novo, mas o grito é antigo.
Nesse sentido, certa vez disse Franco Montoro: “Ninguém vive na União ou no Estado; as pessoas vivem no Município.” Aristóteles, em sua obra Política, afirma que a cidade é a forma mais elevada de comunidade e tem como objetivo o bem supremo: o bem comum.
A respeito do tema, poderia empregar inúmeros adjetivos, mas deixo apenas um exemplo: não é admissível que uma pessoa tenha acesso à água e seu vizinho não.
Em vez de corrigir as distorções, alegam que os problemas do Nordeste são problemas regionais, quando são nacionais, sem nunca pensar que se tratam de problemas nacionais.
Assim, poderia em outro tempo ir bem mais longe, para buscar o exemplo, de Israel e da Califórnia, tão árida quanto o Nordeste, transformou-se no maior estado americano, um exemplo de riqueza e de desenvolvimento para o mundo inteiro.
Mas hoje, vou bem pertinho, para citar como exemplo, no coração do sertão nordestino, uma história de transformação e resiliência se desenrola. O Vale do São Francisco, outrora conhecido por sua aridez, hoje se destaca como um verdadeiro oásis de prosperidade agrícola. Mostrando, como a irrigação no Vale do São Francisco revolucionou a região, tornando Petrolina o epicentro do agronegócio sustentável no Nordeste brasileiro.
Devo lembrar, por exemplo, o vizinho Estado do Ceará que é destaque e referência nacional na Educação Brasileira, principalmente devido à sua liderança em alfabetização e ao seu desempenho nos exames do Ideb. O Estado possui a maior proporção de crianças alfabetizadas na idade certa, superando a média nacional com uma taxa de 85,3% dos alunos no 2º ano que sabem ler e escrever autonomamente.
Vamos verificando que é preciso lutarmos, e continuar sonhando, pois o Nordeste mudou e tem uma face nova, e obras como a Transnordestina, incluindo o trecho Salgueiro ao Porto de Suape, e o termino da Transposição do Rio São Francisco, com as águas escorrendo pelo Ramal do Entremontes, semeando uma bandeira de esperança e escoando desenvolvimento.
A história do Nordeste, são histórias de coragem, de luta, de tenacidade, de determinação, de sonho e de construção. E é nesse sentido que sonho e continuo acreditando que é possível construir uma realidade diferente em cada cidade desse Pais, a fim de que possam pelo menos ter o mínimo a que tem direito.
“Se ser político é reclamar das injustiças. Então, eu sou político.”
(Patativa do Assaré)
*Andryele Saraiva é Vereador e Vice-Presidente da Câmara de Parnamirim-PE Bacharel em Direito
A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria de Relações Institucionais, promoveu um encontro com empresários do segmento de hotelaria na manhã desta quinta-feira (18/02), no auditório do Centro Administrativo Municipal. O encontro teve como objetivo a viabilização do cadastramento das empresas de hotelaria no CADASTUR, do […]
A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria de Relações Institucionais, promoveu um encontro com empresários do segmento de hotelaria na manhã desta quinta-feira (18/02), no auditório do Centro Administrativo Municipal.
O encontro teve como objetivo a viabilização do cadastramento das empresas de hotelaria no CADASTUR, do Ministério do Turismo. A ação faz parte de um projeto que tem como foco o desenvolvimento do potencial turístico de Serra Talhada, contemplando outros municípios sertanejos.
“Após reunião com o ministro do Turismo, Gilson Neto, a prefeita Márcia Conrado reuniu o seu secretariado e apresentou os caminhos que devem ser trilhados daqui por diante no desenvolvimento do turismo, fortalecendo e consolidando o potencial do nosso município”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlito Godoy.
O CADASTUR é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo.O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. O programa é executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficiais de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal.
Você precisa fazer login para comentar.