Notícias

Triunfo sedia 1° Encontro de Bioeconomia do Mel de Pernambuco

Por Nill Júnior

A cidade de triunfo sediou o 1° Encontro de Bioeconomia do Mel de Pernambuco (BIOMELPE). O evento aconteceu nos dias 20 e 21 de maio, sexta e sábado, no Espaço Parque. O encontro regional contou com mais de 450 participantes inscritos.

Organizado, em parceria, pelas principais Universidades do estado (Universidade Federal de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco), o evento pretendeu integrar os apicultores da agricultura familiar, a comunidade acadêmica da região e instituições de fomento para difusão do conhecimento tecnológico e fortalecimento da cadeia produtiva do mel.

A programação contou com diversas atividades, como mesas redondas, palestras, conferências, minicursos, feira de negócios e eventos culturais. As mesas redondas tiveram como temas: “Atuação territorial no contexto da apicultura”, “Da taxonomia do pólen a sua aplicação na certificação de origem do mel” e “Biologia, taxonomia e potencial de abelhas nativas: explorando novos horizontes”.

Foram realizadas ainda três conferências, com os temas: “Biologia das flores melíferas”, “Relação polinizador x polinizado: quem são as abelhas?” e “Sanidade das abelhas nativas do Brasil: prevenção, controle e erradicação das doenças”, além da palestra: “Melhoramento genético e saúde da abelha Apis Melífera”.

A realização do encontro é do AgroNordeste, Ministério da Agricultura do Governo Federal, Sebrae, Facepe, UFPE, UPE, UFRPE/UAST.

Outras Notícias

Sertânia comemora sucesso do carnaval

Celebrando a tradição de brincar o carnaval, os sertanienses puderam provar mais uma vez que a folia da Princesa do Moxotó é uma das melhores da região. Foram cerca de 40 blocos, que desfilaram pelas ruas de Sertânia e mais de 10 atrações no palco divididas em cinco dias de festa. Todo mundo brincou com […]

Celebrando a tradição de brincar o carnaval, os sertanienses puderam provar mais uma vez que a folia da Princesa do Moxotó é uma das melhores da região.

Foram cerca de 40 blocos, que desfilaram pelas ruas de Sertânia e mais de 10 atrações no palco divididas em cinco dias de festa. Todo mundo brincou com segurança e tranquilidade.

“Sertânia tem tradição de um carnaval seguro. Sem briga, nem confusão. Aqui é tranquilo. Tranquilo para a população. Os foliões brincam! E brincam com segurança”, declarou o prefeito Ângelo Ferreira.

Segundo a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, apenas 16 ocorrências foram registradas e todas elas foram consideradas leves. “Tivemos a atuação da Polícia Militar, dos Bombeiros e da nossa Guarda Municipal. Tudo isso aliado à alegria do folião fez com que a gente tivesse um carnaval muito bom”, contou o secretário da pasta, Vladimir Cavalcanti.

Além de seguro, o carnaval de Sertânia contou com uma equipe de 58 garis para manter as ruas limpas mesmo após a passagem dos blocos e agremiações e depois da realização dos shows.

“Foram recolhidos 28 toneladas de lixo nesses cinco dias de festa, que foram enviadas ao aterro sanitário em Arcoverde. Respeitando assim também o meio ambiente”, disse o secretário de Serviços Públicos, Renato Remígio.

Pagamento: o Governo Municipal de Sertânia vai começar a realizar o pagamento do salário de fevereiro dos servidores de todas as secretarias, já na próxima segunda-feira (27), exceto para os da Educação e da Saúde.

Na terça, dia 28, recebem os trabalhadores da Educação. Na quarta-feira, dia 1º de março, é a vez dos servidores da Saúde, junto aos aposentados e pensionistas.

Lembrando que o município de Sertânia tem mais de 1,7 mil servidores ativos e inativos na folha de pagamento, o que representa mais de R$ 5,3 milhões de injeção na economia.

Estúdio da Cidade FM vai homenagear Anchieta Santos

Vai passar a se chamar “Estúdio Anchieta Santos” o estúdio da Rádio Cidade FM. A informação foi confirmada pelo proprietário da emissora,  Paulo Manú, e pelo Gerente de Programação Felipe Marques.  “Estamos como uma casa que perdeu o pai”, disse emocionado Manú na programação especial em homenagem ao radialista, sepultado neste sábado após perder a […]

Vai passar a se chamar “Estúdio Anchieta Santos” o estúdio da Rádio Cidade FM.

A informação foi confirmada pelo proprietário da emissora,  Paulo Manú, e pelo Gerente de Programação Felipe Marques.  “Estamos como uma casa que perdeu o pai”, disse emocionado Manú na programação especial em homenagem ao radialista, sepultado neste sábado após perder a batalha contra um tumor no cérebro.

Anchieta foi fundamental na construção do perfil da emissora tabirense, como principal nome do jornalismo, como apresentador do programa Cidade Alerta, de segubda a sexta-feira às 10 horas.

O programa continuará sendo conduzido por Júnior Alves,  que o fazia em substituição ao seu professor. Júnior fez bela homenagem a Anchieta no Cine São José.

Na Rádio Pajeú,  a emissora informou em comunicado interno que manterá a grade provisória, que estava esperando a volta de Anchieta, o que infelizmente não ocorreu, até esta semana.

No programa Rádio Vivo, até segunda ordem, será mantido o “Bom Dia com Anchieta Santos”, marca do comunicador na emissora.

TRE-PE retoma emissão de títulos de eleitor a partir da próxima terça-feira

Também será possível solicitar transferência de domicílio A partir da próxima terça-feira (8), o cadastro eleitoral estará reaberto. Ou seja, será possível solicitar transferência de domicílio eleitoral, emissão de primeiro título, e regularização de pendências, como cancelamento da inscrição ou inclusão do nome social.  O atendimento pode ser on line, por meio do site do […]

Também será possível solicitar transferência de domicílio

A partir da próxima terça-feira (8), o cadastro eleitoral estará reaberto. Ou seja, será possível solicitar transferência de domicílio eleitoral, emissão de primeiro título, e regularização de pendências, como cancelamento da inscrição ou inclusão do nome social. 

O atendimento pode ser on line, por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na aba “Eleitor e Eleições”, entrando na opção “Autoatendimento”.  O eleitor deve preencher os formulários e anexar os documentos comprobatórios.

O TRE-PE também oferece atendimento presencial, que no Recife é feito na Central do Eleitor, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. O atendimento presencial requer agendamento prévio, por meio da opção “Agendamento”, na aba “Eleitor e Eleições” do site do TRE-PE: www.tre-pe.jus.br

Para saber o local de atendimento de sua cidade, o eleitor também pode consultar o site do tribunal e buscar por “zonas eleitorais”. Em Afogados da Ingazeira o atendimento é no Cartório Eleitoral na Avenida Padre Luiz de Campos Góes, s/n – Manoela Valadares.

O cartório abrange, além de Afogados, a cidade de Iguracy. Os telefones para contato: Telefone: (87) 3036-5466 / (81) 3194-9066 / Celular: (87) 99954-0368. Horário de Funcionamento: Dias úteis: 8h às 14h.

Para requerer o primeiro título de eleitor, o jovem deve levar o original de um documento oficial – que pode ser a certidão de nascimento ou a carteira de identidade. Também é necessário levar um comprovante de residência, no próprio nome ou de um parente em até segundo grau, com comprovação do vínculo familiar. Os eleitores que completarem 19 anos este ano também precisam levar a carteira de reservista.

Biometria

O cadastramento da biometria está temporariamente suspenso, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral.  Em breve, o serviço será restabelecido e o eleitor será orientado sobre como proceder.

UFPE realiza primeiro concurso para professor do Campus Sertânia

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, na próxima segunda-feira (dia 30), as provas escritas do concurso público para o cargo de professor do magistério superior para o Centro Acadêmico do Sertão (CAS), localizado na cidade de Sertânia. Os 336 candidatos homologados concorrem a nove vagas, distribuídas entre os cursos de Licenciatura em História (três vagas), Gestão […]

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza, na próxima segunda-feira (dia 30), as provas escritas do concurso público para o cargo de professor do magistério superior para o Centro Acadêmico do Sertão (CAS), localizado na cidade de Sertânia.

Os 336 candidatos homologados concorrem a nove vagas, distribuídas entre os cursos de Licenciatura em História (três vagas), Gestão Pública (três vagas), Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (duas vagas) e Engenharia de Energias Renováveis (uma vaga). Haverá reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência (PCD).

“Este é o primeiro concurso de docentes do Centro Acadêmico do Sertão, na cidade de Sertânia. Então, é um marco para a UFPE, porque é o primeiro movimento de ingresso de servidores para os novos cursos”, afirma a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Brunna Carvalho Granja.

“Um outro marco é o fato de fazermos esse concurso em Sertânia e, a partir disso, construirmos essa identidade dos próprios candidatos e dos futuros professores com o local onde eles irão trabalhar”, completa a gestora. O concurso integra o PAC Educação, do Governo Federal.

O concurso constará de quatro etapas obrigatórias, que serão realizadas na seguinte ordem: prova escrita (eliminatória); prova didática (eliminatória); defesa de memorial (eliminatória); e prova de títulos (classificatória). A critério da unidade demandante, poderão ser realizadas adicionalmente prova didático-prática, de caráter eliminatório, e/ou defesa de plano de trabalho, de caráter meramente classificatório. Todas as etapas do concurso serão realizadas na cidade de Sertânia, no período de 30 de junho a 20 de julho. A remuneração inicial é de R$ 13.288,85, em regime de trabalho de 40 horas semanais com dedicação exclusiva.

A previsão de publicação do resultado do concurso no DOU é até o dia 7 de agosto, com as atividades previstas para iniciar ainda este ano. O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério exclusivo da UFPE.

O Reitor da Universidade Federal de Pernambuco,  Alfredo Gomes (foto), acompanha a movimentação.  A prefeita de Sertânia,  Pollyana Abreu,  também acompanha a agenda,  tida como histórica e marco para uma nova fase no município.

Seminário da UVP capacita Presidentes de Câmaras

Presidentes e assessores de várias câmaras do Estado de Pernambuco participaram hoje (25) no Teatro Brum, em Olinda, do Seminário da UVP – União dos Vereadores de Pernambuco que busca aperfeiçoar as gestões municipais. Portal da Transparência, subsídios de Vereadores e controle interno nas câmaras foram os principais assuntos abordados pelo contador Ronaldo Alves e […]

Presidentes e assessores de várias câmaras do Estado de Pernambuco participaram hoje (25) no Teatro Brum, em Olinda, do Seminário da UVP – União dos Vereadores de Pernambuco que busca aperfeiçoar as gestões municipais.

Portal da Transparência, subsídios de Vereadores e controle interno nas câmaras foram os principais assuntos abordados pelo contador Ronaldo Alves e pelo advogado Paulo Fernando.

O Presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Igor Mariano esteve presente no evento e parabenizou a UVP, “Foi um evento importante e esclarecedor, particularmente gostei muito de um software que foi apresentado que pode ajudar muito na gestão e no envio das prestações de contas dos presidentes, vamos avaliar os custos e tentar implantar na Câmara de Afogados da Ingazeira”, destacou o parlamentar.

Igor ainda informou estar conversando com o Presidente UVP, Josinaldo Barbosa, para levar um Congresso Estadual de Vereadores para Afogados da Ingazeira, “Hoje fiz um primeiro contato com o Presidente, ele se mostrou solícito a ideia, vamos amadurecer, seria importante porque traria um aquecimento para economia local do nosso município”, emendou Mariano.

Amanhã (26), às 11h,  Igor Mariano participa de reunião no escritório do Deputado Federal André de Paula. Mariano deve apresentar ao parlamentar um histórico do Cine Teatro São José e pedir esforços do Deputado no intuito de conseguir verbas para digitalização do cinema.