TRE cassa mandato da governadora do RN pela 2ª vez
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Norte cassou pela segunda vez o mandato da governadora daquele Estado, Rosalba Ciarlini (DEM). O pleno da corte potiguar rejeitou os recursos interpostos pela democrata, que já havia sido afastada do cargo pela acusação de por abuso de poder econômico no pleito municipal de 2012. Com a decisão, ela fica inelegível por oito anos. No entanto, ainda cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O vice-governador, Robinson Faria (PSD), assumirá após a publicação do acórdão. O que deverá ocorrer já na próxima semana. Rosalba Ciarlini, que é dona de um dos piores indicadores de popularidade do País, é a única representante do seu partido em um governo estadual. A governadora é acusada de te feito amplo uso de aeronave oficial do Estado para apoiar Claudia Regina (DEM) na eleição municipal de Mossoró. A prefeita também foi inclusa no mesmo processo e também foram cassados pelo TRE.
O Ministério Público Eleitoral também denunciou Rosalba Ciarlini por promover a perfuração de um poço numa comunidade pobre em Mossoró, berço político de Rosalba, “com fins nitidamente eleitoreiro e sem qualquer comprovação formal dos trâmites legais”. (Blog da Folha)