Destaque, Notícias

STF retoma sessões regulares após suspensão de casos envolvendo Moraes e Mendonça

Por Michael Andrade

Plenário voltou a se reunir nesta quarta-feira (16), um dia após Flávio Dino pedir vista e interromper a análise sobre a forma de julgamento das apurações relacionadas ao caso Master.

O Supremo Tribunal Federal retomou nesta quarta-feira (16) suas sessões regulares de julgamento, após a interrupção dos trabalhos do plenário provocada pela crise interna relacionada às apurações envolvendo Alexandre de Moraes e André Mendonça. A sessão ordinária estava prevista na agenda oficial da Corte para a tarde desta quarta. 

Os trabalhos foram abertos pelo presidente do STF, Edson Fachin, por volta das 14h50. O julgamento extraordinário realizado nessa terça-feira (15) não foi mencionado na abertura da sessão.

O primeiro processo analisado tratou da incidência do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) em operações envolvendo empresas do setor imobiliário.

Na semana passada, sessões deliberativas chegaram a ser canceladas em meio às divergências internas sobre o tratamento das informações encontradas nas investigações do Banco Master e das referências a integrantes do próprio Supremo.

Caso Master segue suspenso

Na sessão extraordinária dessa terça-feira, Flávio Dino pediu vista e interrompeu o julgamento que discutia se as situações relacionadas a Moraes e Mendonça deveriam tramitar conjuntamente ou permanecer em procedimentos separados. O mérito sobre eventual abertura de investigação contra Moraes não chegou a ser concluído. 

Dino tem prazo regimental para devolver o processo para continuidade do julgamento.

A crise se intensificou após a divulgação de informações extraídas do celular de Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master, e de questionamentos sobre a condução das investigações.

Moraes acusa Mendonça de ter atuado irregularmente na apuração, enquanto a Procuradoria-Geral da República também questionou procedimentos adotados na produção de relatórios envolvendo o ministro. Mendonça, por sua vez, sustenta que os elementos encontrados pela Polícia Federal precisavam ser submetidos ao plenário.

Com a retomada da pauta regular nesta quarta-feira, o STF volta a analisar os demais processos enquanto o julgamento relacionado ao caso Master permanece suspenso.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Outras Notícias

Confirmadas atrações do 20º Festival de Frio da Borborema

O povoado da Borborema, Tabira, já se prepara para receber mais uma edição de um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural da região. Entre os dias 9 e 11 de julho de 2026, acontece o 20º Festival de Frio da Borborema, celebrando duas décadas de história com uma programação musical diversificada. As atrações foram […]

O povoado da Borborema, Tabira, já se prepara para receber mais uma edição de um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural da região.

Entre os dias 9 e 11 de julho de 2026, acontece o 20º Festival de Frio da Borborema, celebrando duas décadas de história com uma programação musical diversificada.

As atrações foram anunciadas hoje pela prefeitura. Na sexta-feira (10), sobem ao palco Ciel Rodrigues e Waldonys. Já no sábado (11), a festa continua com shows de Petrúcio Amorim, Felipe Santos e Thiago Souza.

O festival é promovido pela Prefeitura de Tabira, com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura, Empetur, Fundarpe e Ministério do Turismo.

Secretário de Saúde faz visita ao Hospital Regional Dom Moura

Durante a passagem pela cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional, onde participou do Seminário Todos por Pernambuco, ao lado do governador Paulo Câmara, o secretario estadual de Saúde, Iran Costa, aproveitou a oportunidade para uma visita ao Hospital Dom Moura, unidade de referência para 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres) […]

IMG_0102

Durante a passagem pela cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional, onde participou do Seminário Todos por Pernambuco, ao lado do governador Paulo Câmara, o secretario estadual de Saúde, Iran Costa, aproveitou a oportunidade para uma visita ao Hospital Dom Moura, unidade de referência para 21 municípios que compõem a V Gerência Regional de Saúde (Geres)

Acompanhado pelo gestor Luiz Melo e pela diretora de Assistência Regional, Carol Lemos, o secretário fez questão de ir a todos os setores do hospital, passando pelo bloco cirúrgico, UTI, enfermarias, internação e também pela maternidade. Em todos os locais, ele fez questão de conversar com pacientes e funcionários.

“Nessas viagens que tenho feito com o governador, faço sempre questão de ver de perto como anda o atendimento à população. E fiquei muito feliz aqui, com a boa infraestrutura da unidade, uma das melhores do Interior”, disse. Segundo Iran Costa, este “é o primeiro passo para humanizar o atendimento, uma das prioridades da Saúde na gestão de Paulo Câmara”, afirmou.

Com mais de 500 mil habitantes em sua base territorial, o Hospital Dom Moura tem perfil de atendimento de urgência e emergência nas especialidades de clinica médica, cirurgia geral, pediatria, traumatologia, obstetrícia e urgência odontológica. Conta com 143 leitos para internação e realiza, em média, mais de dez mil atendimentos, por mês, na emergência e outros seis mil exames laboratoriais.

Exposerra começa hoje

A 23a ExpoSerra terá início nesta  quarta-feira, 22 de julho, e contará com uma programação diversificada, com apresentações culturais, palestras e shows em quatro dias de exposição dos mais variados segmentos em indústria, comércio e serviços. Desde os anos 2000, a ExpoSerra recebe empresas e marcas regionais, nacionais e internacionais que geram grandes negócios a […]

A 23a ExpoSerra terá início nesta  quarta-feira, 22 de julho, e contará com uma programação diversificada, com apresentações culturais, palestras e shows em quatro dias de exposição dos mais variados segmentos em indústria, comércio e serviços.

Desde os anos 2000, a ExpoSerra recebe empresas e marcas regionais, nacionais e internacionais que geram grandes negócios a partir do evento.

Este ano, a expectativa é que a feira, dividida em mais de 250 estandes, com Arena da Moda, Arena Gastronômica, Espaço S e estandes de expositores, gere mais de 30 milhões de reais em negócios, com uma média de 40 mil visitantes durante o evento.

Na programação de hoje, abertura da feira às 19h, no Armazém Social – Sesc Serra Talhada. Após a abertura – As Severinas, no Palco Cultural. As atividades serão encerradas nos estandes às 23h45.

Juíza federal proíbe comemorações do golpe de 1964

A juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara Federal em Brasília, atendeu na tarde desta sexta-feira (29) a um pedido da Defensoria Pública da União e ordenou que as Forças Armadas não realizem comemorações dos 55 anos do golpe militar de 1964. A magistrada considerou que a iniciativa fere o princípio da legalidade porque […]

A juíza Ivani Silva da Luz, da 6ª Vara Federal em Brasília, atendeu na tarde desta sexta-feira (29) a um pedido da Defensoria Pública da União e ordenou que as Forças Armadas não realizem comemorações dos 55 anos do golpe militar de 1964.

A magistrada considerou que a iniciativa fere o princípio da legalidade porque não se trata de data comemorativa prevista em lei. No último dia 23, o porta-voz da Presidência, Otávio Rego Barros, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa “as comemorações devidas”. Nesta quinta (28), Bolsonaro disse que o objetivo não era “comemorar”, mas “rememorar”.

Ela concedeu uma liminar (decisão provisória) para que as Forças Armadas não fizessem a leitura de texto em referência a 31 de março de 1964, quando teve início a ditadura militar no Brasil que perdurou por 21 anos.

A decisão, no entanto, não terá efeito prático porque a leitura foi realizada nesta manhã no Comando Militar do Planalto, em Brasília. Um dos trechos do texto diz: “As Forças Armadas participam da história da nossa gente, sempre alinhadas com as suas legítimas aspirações. O 31 de março de 1964 foi um episódio simbólico dessa identificação”.

A juíza ordenou que o Ministério da Defesa fosse notificado. A ação, no entanto, ainda será julgada no mérito. Ao final da ação civil pública, se a conclusão for a de que houve ilegalidade, a Justiça pode determinar punições.

A Defensoria argumentou que eventual comemoração fere o princípio da legalidade previsto no artigo 37 da Constituição. Isso porque a lei estipula que uma data só pode ser comemorada se houver lei que a estipule. Além disso, a Defensoria argumentou que comemorar um regime em que pessoas foram perseguidas, torturadas e assassinadas viola a moralidade administrativa.

Para a juíza, realizar comemorações, como a leitura da Ordem do Dia feita nesta sexta, “não é compatível com o processo de reconstrução democrática promovida pela Assembleia Nacional Constituinte de 1987 e pela Constituição Federal de 1988.

“Nesse contexto, sobressai o direito fundamental à memória e à verdade, na sua acepção difusa, com vistas a não repetição de violações contra a integridade da humanidade, preservando a geração presente e as futuras do retrocesso a Estados de exceção. Nesse ponto, ressalte-se que a alusão comemorativa ao 31 de março de 1964 contraria, também, a ordem de manter a educação contínua em direitos humanos, como instrumento de garantia de não repetição, estabelecida em sentença proferida pela Corte Interamericana de Direitos Humanos”, disse a juíza.

Senado aprova texto base da Reforma da Previdência

O Senado aprovou nesta terça-feira (22) por 60 votos a 19 o texto-base da proposta de reforma da Previdência. Após a aprovação, os parlamentares passaram à análise de quatro destaques (propostas para mudar a redação). Esta é a penúltima fase da tramitação da proposta de emenda à Constituição. Concluída a votação, a PEC seguirá para promulgação pelo plenário […]

Foto: Pedro França/Agência Senado

O Senado aprovou nesta terça-feira (22) por 60 votos a 19 o texto-base da proposta de reforma da Previdência.

Após a aprovação, os parlamentares passaram à análise de quatro destaques (propostas para mudar a redação).

Esta é a penúltima fase da tramitação da proposta de emenda à Constituição. Concluída a votação, a PEC seguirá para promulgação pelo plenário do Congresso Nacional.

Entre outros pontos, o texto prevê idade mínima de aposentadoria para homens (65 anos) e mulheres (62 anos).

Por se tratar de emenda à Constituição, a proposta precisou ser submetida a dois turnos de votação e ter o apoio mínimo de 49 dos 81 senadores

No primeiro turno, a PEC foi aprovada por 56 votos a 19 e no segundo, por 60 votos a 19.

Antes de chegar ao plenário para ser analisada em segundo turno, a PEC recebeu o aval, mais cedo nesta terça, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Saiba abaixo os principais pontos da reforma aprovada:

Idade mínima e tempo de contribuição: a reforma da Previdência cria idade mínima de aposentadoria e estipula tempo mínimo de contribuição.

De acordo com o texto, as mulheres poderão se aposentar a partir dos 62 anos e os homens, a partir dos 65.

Para a iniciativa privada, será exigido tempo mínimo de contribuição de 15 anos para mulheres, e 20 anos para homens. No caso dos homens já no mercado de trabalho, o tempo será de 15 anos.

Com isso, não existirá mais aposentadoria por tempo de contribuição. Será necessário comprovar a idade e o tempo de contribuição.

No setor público, o tempo mínimo de contribuição previsto é de 25 anos para homens e mulheres (com 10 anos no serviço público e 5 no cargo).

Aposentadoria integral : a aposentadoria integral (100% do benefício) será concedida somente se a mulher contribuir por 35 anos e o homem, por 40 anos. O valor do benefício poderá ultrapassar 100% da média salarial se o trabalhador seguir na ativa após esse período.

Alíquotas: além de aumentar o tempo para se aposentar, a reforma também eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS. Atualmente, o teto é de R$ 5.839,45, e o piso, igual ao salário mínimo (atualmente em R$ 998).

Pelo texto, as alíquotas efetivas (percentual médio sobre todo o salário) irão variar entre 7,5% e 11,68%. Hoje, variam de 8% a 11% no INSS e incidem sobre todo o salário.

Para os servidores públicos, as alíquotas efetivas irão variar de 7,5% a 16,79%. Atualmente, o funcionário público federal paga 11% sobre todo o salário, caso tenha ingressado antes de 2013. Quem entrou depois de 2013 paga de 11% ao teto do INSS.

Segundo a PEC, serão definidas as seguintes alíquotas progressivas:

Para quem ganha até um salário mínimo: 7,5%; mais de um salário mínimo a R$ 2 mil: 9%; de R$ 2.000,01 a R$ 3 mil: 12% ;de R$ 3.000,01 a R$ 5.839,45: 14%;de  R$ 5.839,46 a R$ 10 mil: 14,5%;de  R$ 10.000,01 a R$ 20 mil: 16,5%; de R$ 20.000.01 a R$ 39 mil: 19%; acima de R$ 39.000,01: 22%.