Notícias

Rogério Leão participa de Reunião Solene em comemoração aos 184 anos da Alepe

Por André Luis
Foto: Genarks Oliveira

O deputado estadual Rogério Leão participou, na terça-feira (2), das comemorações de 184 anos de instalação da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na Reunião Solene, foram homenageados cinco ex-presidentes do Poder: Clodoaldo Torres, Djalma Paes, José Marcos de Lima, Pedro Eurico e Romário Dias (PSD), que receberam placas alusivas à data.

“São 184 anos de história em que o Poder Legislativo tem sido íntegro com o povo de Pernambuco”, frisou o deputado Rogério Leão. O parlamentar lembrou de passagens importantes na memória da Alepe. “Cassação de direitos políticos de parlamentares durante o período ditatório e dissolução de Mesa Diretora, são páginas do livro da Alepe que não podem ser esquecidas” lembrou.

Durante a cerimônia, os ex-presidentes homenageados agradeceram a iniciativa da Assembleia. Zé Marcos afirmou ter um sentimento de gratidão para com a Casa de Joaquim Nabuco. “Como secretário e presidente, aprendi muito aqui”, comentou, reconhecendo a atuação dos colegas parlamentares e dos funcionários da Alepe.”

A Assembleia Legislativa foi instalada em 1º de abril de 1835, no Forte do Matos, quando o então presidente da Província de Pernambuco, Manuel de Carvalho Paes de Andrade, afirmou que a criação da Casa representava “uma nova época, formada pela segura garantia dos progressos, das luzes e do incremento da prosperidade pública”.

Outras Notícias

Exposerra: última noite foi movimentada no blog

A Exposerra acabou mas ainda dá tempo de registrar as últimas participações em nosso stand, aliás, marcado por um grande fluxo de pessoas e autoridades em todos os dias. Novas parcerias comerciais e o testemunho do grande número de internautas que acessam nosso blog ficaram registrados na festa. O Presidente da CDL, Everaldo Lima, avaliou […]

A Exposerra acabou mas ainda dá tempo de registrar as últimas participações em nosso stand, aliás, marcado por um grande fluxo de pessoas e autoridades em todos os dias. Novas parcerias comerciais e o testemunho do grande número de internautas que acessam nosso blog ficaram registrados na festa.

DSC02809

O Presidente da CDL, Everaldo Lima, avaliou positivamente o evento. Dentre os pontos avaliados, a presença dos principais candidatos ao Governo do Estado na Exposerra e os compromissos que assumiram merecem registro. “Teremos como cobrar os compromissos que eles firmaram conversando conosco”, comemorou. Dentre os sonhos de Everaldo, a cobertura total da área. Outro sonho é a efetivação do projeto do Aeroporto regional de Serra Talhada.

DSC02768

O Presidente da Câmara de Vereadores, José Raimundo, informou que em dezembro pretende fazer uma grande prestação de contas da Câmara. Zé Raimundo acredita que apesar da polêmica envolvendo as contas de Carlos Evandro, a Casa não saiu com imagem arranhada, muito menos ele, muito questionado à ´poca. “Fizemos o que estava à luz da legislação e regimento interno”, garante. Ele também afirma que geriu a casa com equilíbrio, respeitando e interagindo com  as bancadas.

foto (3)

O escritor Paulo César, autor do livro que conta a história da banda D.Gritos, apresentou na Exposerra seu novo livro: “os dez assuntos que os pais e adolescentes não conversam em casa”. O livro será lançado no primeiro Café Literário de Afogados da Ingazeira, organizado pela Academia Afogadense de Letras. Será dia 27 na casa de festas Jorge e Maria.

DSC02810

O empresário Marcos Oliveira está correndo para dar andamento aos projetos de emissoras em Afogados, Serra Talhada e Betânia. A Afogados FM já funciona em caráter experimental. Marcos ainda dirige emissoras do grupo Inocêncio Oliveira e ensaia se candidatar novamente a vereador em 2014.

DSC02808

O vereador e radialista Alberto Ribeiro (Flores) esteve com a esposa no stand do blog.  Alberto, que faz oposição à gestão Soraya Murioca na cidade, diz que tem pontuado um mandato construtivo, apesar da rivalidade política entre os grupos da prefeita e de Marconi Santana na cidade.

Governo Wellington Maciel conquista 1° lugar em Índice de Governança Municipal

A gestão do Prefeito Wellington Maciel (MDB), em Arcoverde, foi premiada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), como primeira colocada no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), entre os municípios entre 50 a 100 mil habitantes. O IGM, índice desenvolvido pelo CFA, considera diversos fatores em sua aferição, como o Índice de Desenvolvimento Humano, saúde fiscal […]

A gestão do Prefeito Wellington Maciel (MDB), em Arcoverde, foi premiada pelo Conselho Federal de Administração (CFA), como primeira colocada no Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), entre os municípios entre 50 a 100 mil habitantes.

O IGM, índice desenvolvido pelo CFA, considera diversos fatores em sua aferição, como o Índice de Desenvolvimento Humano, saúde fiscal do município, comprometimento da receita corrente líquida, endividamento público, entre outros.

De acordo com o estudo, que definiu os índices dos municípios de Pernambuco, a Prefeitura de Arcoverde credenciou-se como referência entre os municípios do mesmo porte, reafirmando a excelência e comprometimento da gestão com as boas práticas na gestão pública.

Em Pernambuco, dos 184 municípios, apenas 16 foram premiados pelo desempenho do IGM. Cidades como Petrolina, Recife, Caruaru e Olinda, foram reconhecidas ao lado de Arcoverde. A cerimônia de premiação ocorreu recentemente, em Recife, no auditório da UNIFAFIRE.

“Esse é mais um reconhecimento ao trabalho sério da nossa gestão, do nosso time, pela nossa cidade. Com planejamento, foco na excelência e respeito pelo dinheiro público, temos garantido importantes conquistas, ao mesmo tempo que temos garantido o equilíbrio das contas públicas e a saúde fiscal do município. Isso tudo com a transparência, que o Tribunal de Contas do Estado já reconheceu, em 2022, como primeira colocada entre as cidades do nosso porte. Essa conquista é de Arcoverde e de todos que nos ajudam na missão de transformar a nossa cidade e cuidar da nossa gente”, celebrou o gestor.

Polícia Civil deflagra Operação Missing em Santa Terezinha

Investigações resultam em apreensões de drogas e objetos de tortura Na manhã desta terça-feira (9), a Polícia Civil de Pernambuco, com apoio operacional da Polícia Militar de Pernambuco (23º BPM de Afogados da Ingazeira) e da Polícia Científica do Estado de Pernambuco (URPOCSP – Afogados da Ingazeira), deflagrou a Operação de Intervenção Tática denominada Missing. […]

Investigações resultam em apreensões de drogas e objetos de tortura

Na manhã desta terça-feira (9), a Polícia Civil de Pernambuco, com apoio operacional da Polícia Militar de Pernambuco (23º BPM de Afogados da Ingazeira) e da Polícia Científica do Estado de Pernambuco (URPOCSP – Afogados da Ingazeira), deflagrou a Operação de Intervenção Tática denominada Missing. A ação é fruto das investigações conduzidas pela equipe da 172ª Circunscrição de Santa Terezinha.

A operação mobilizou vinte e quatro Policiais Civis, incluindo Delegados, Agentes e Escrivães. O objetivo foi cumprir seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Plantão Judiciário – Polo Afogados da Ingazeira/PE (processos nº 0000207-03.2024.8.17.4110 e nº 0000208-85.2024.8.17.4110), e coletar informações sobre crimes de tráfico de drogas, homicídio e tortura ocorridos no município.

Durante a operação, foram apreendidos diversos aparelhos telefônicos, drogas ilícitas (maconha) e objetos que indicam a prática de tráfico de drogas. Além disso, foram encontrados itens utilizados para tortura, como um chicote e uma mangueira de botijão de gás, reforçando as acusações de homicídio e tortura contra os investigados.

Os crimes investigados incluem tráfico de drogas e associação para o tráfico (artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006), homicídio qualificado (artigo 121, parágrafo 4º) e tortura (Lei nº 9.455/1997).

Dilma lidera com 36%, mas empata com Aécio no 2º turno, diz Datafolha

Com 36% das intenções de voto na simulação de primeiro turno, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, mantém a liderança da disputa pelo Palácio do Planalto. Mas, pela primeira vez, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece tecnicamente empatado com ela no teste de segundo turno. Segundo o Datafolha, se o turno final […]

1419911

Com 36% das intenções de voto na simulação de primeiro turno, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, mantém a liderança da disputa pelo Palácio do Planalto. Mas, pela primeira vez, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece tecnicamente empatado com ela no teste de segundo turno.

Segundo o Datafolha, se o turno final da disputa fosse hoje, Dilma teria 44% dos votos, Aécio alcançaria 40%. Como a margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos, eles estão na situação limite de empate técnico.

Num eventual disputa de segundo turno contra o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), o resultado seria 45% para Dilma contra 38% para Campos. É também a menor diferença entre os dois na série de nove pesquisas do Datafolha com este cenário desde agosto de 2013.

Em relação à pesquisa anterior, feita no começo do mês, o quadro do primeiro turno apresenta pouca diferença. Em 15 dias, Dilma oscilou de 38% para 36%. Aécio manteve os 20%. Campos oscilou de 9% para 8%.

Juntos, todos os rivais de Dilma também somam 36%. Considerando a margem de erro, portanto, não é possível dizer se haveria ou não segundo turno se a disputa fosse hoje.

A oscilação negativa de Dilma no primeiro turno e a aproximação de seus rivais em simulações de segundo turno são coerentes com o aumento do percentual de eleitores que julgam o atual governo como ruim ou péssimo.

Conforme a pesquisa, 29% desaprovam a gestão Dilma. Este é, numericamente, o maior percentual de ruim e péssimo para a petista desde o início de sua gestão, em 2011.

Já o total de eleitores que classificam a administração como boa ou ótima são 32% agora, praticamente a mesma taxa apurada no fim de junho de 2013, imediatamente após a grande onda de protestos pelo país. Naquela ocasião, a taxa de aprovação à gestão petista despencou de 57% para 30%.

Em relação à pesquisa anterior, a taxa de rejeição a Dilma subiu de 32% para 35%. O segundo mais rejeitado é o candidato Pastor Everaldo (PSC), que tem 3% das intenções de voto, mas 18% de rejeição. Os que rejeitam Aécio oscilaram de 16% para 17%. Campos mantém os 12% da pesquisa anterior.

O Datafolha ouviu 5.377 eleitores em 223 municípios na terça (15) e nesta quarta-feira (16). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos e o número de registro no TSE é BR-00219/2014. O levantamento foi encomendado pela Folha em parceria com a TV Globo.

Serra Talhada tem melhor geração de emprego em dezembro no Sertão

A cidade de Serra Talhada liderou a geração de empregos no último mês de dezembro em toda a região do Sertão de Pernambuco. A capital do xaxado registrou 421 admissões, 274 desligamentos e 147 empregos de saldo, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged. Somando as 56 cidades sertanejas foram gerados apenas […]

A cidade de Serra Talhada liderou a geração de empregos no último mês de dezembro em toda a região do Sertão de Pernambuco. A capital do xaxado registrou 421 admissões, 274 desligamentos e 147 empregos de saldo, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged.

Somando as 56 cidades sertanejas foram gerados apenas 263 empregos de saldo em dezembro, apresentando saldo positivo apenas Serra Talhada (147), Afogados da Ingazeira (52), Inajá (26), Manari (10), Itapetim (9), Calumbi (6), Carnaíba (5), Santa Cruz (3), Dormentes (2), Tacaratu (2) e Santa Cruz da Baixa Verde (1).

No desempenho por região, o melhor resultado foi do Sertão do Pajeú, que gerou 220 empregos de saldo. O Sertão do Moxotó ficou com 36 de saldo, o Sertão do Araripe com 3, o Sertão de Itaparica com 2 e o Sertão do São Francisco com 2. O Sertão Central fechou no vermelho sem nenhuma vaga de saldo no período. As informações são do Sertão Notícias PE.

Sertão do Moxotó  

Inajá (26)

Manari (10)

Betânia (-1)

Sertânia (-17)

Custódia (-25)

Ibimirim (-49)

Arcoverde (-115)

Sertão do Pajeú

Serra Talhada (147)

Afogados da Ingazeira (52)

Itapetim (9)

Calumbi (6)

Carnaíba (5)

Santa Cruz da Baixa Verde (1)

Brejinho (0)

Quixaba (0)

Tuparetama (0)

Triunfo (0)

Iguaracy (-2)

Santa Terezinha (-4)

Ingazeira (-5)

São José do Egito (-7)

Tabira (-10)

Flores (-17)

Solidão (-75)

Sertão Central

Serrita (-2)

Cedro (-5)

Mirandiba (-5)

Parnamirim (-5)

São José do Belmonte (-8)

Salgueiro (-15)

Verdejante (-27)

Sertão de Itaparica 2

Tacaratu (2)

Carnaubeira da Penha (0)

Itacuruba (-3)

Jatobá (-21)

Floresta (-54)

Belém do São Francisco (-209)

Petrolândia (-275)

Sertão do Araripe 3

Santa Cruz (3)

Moreilândia (0)

Exu (-1)

Granito (-1)

Santa Filomena (-1)

Ouricuri (-4)

Ipubi (-7)

Trindade (-11)

Bodocó (-14)

Araripina (-89)

Sertão do São Francisco 2

Dormentes (2)

Orocó (0)

Terra Nova (-2)

Cabrobó (-11)

Santa Maria da Boa Vista (-16)

Afrânio (-109)

Lagoa Grande (-327)

Petrolina (-1.755)

Confira o ranking geral de empregos em dezembro 2022 no Sertão: 

Serra Talhada (147)

Afogados da Ingazeira (52)

Inajá (26)

Manari (10)

Itapetim (9)

Calumbi (6)

Carnaíba (5)

Santa Cruz (3)

Dormentes (2)

Tacaratu (2)

Santa Cruz da Baixa Verde (1)

Brejinho (0)

Carnaubeira da Penha (0)

Moreilândia (0)

Orocó (0)

Quixaba (0)

Tuparetama (0)

Triunfo (0)

Betânia (-1)

Exu (-1)

Granito (-1)

Santa Filomena (-1)

Iguaracy (-2)

Serrita (-2)

Terra Nova (-2)

Itacuruba (-3)

Ouricuri (-4)

Santa Terezinha (-4)

Cedro (-5)

Ingazeira (-5)

Mirandiba (-5)

Parnamirim (-5)

Ipubi (-7)

São José do Egito (-7)

São José do Belmonte (-8)

Tabira (-10)

Cabrobó (-11)

Trindade (-11)

Bodocó (-14)

Salgueiro (-15)

Santa Maria da Boa Vista (-16)

Flores (-17)

Sertânia (-17)

Jatobá (-21)

Custódia (-25)

Verdejante (-27)

Ibimirim (-49)

Floresta (-54)

Solidão (-75)

Araripina (-89)

Afrânio (-109)

Arcoverde (-115)

Belém do São Francisco (-209)

Petrolândia (-275)

Lagoa Grande (-327)

Petrolina (-1.755)