Notícias

Rogério Leão participa de Reunião Solene em comemoração aos 184 anos da Alepe

Por André Luis
Foto: Genarks Oliveira

O deputado estadual Rogério Leão participou, na terça-feira (2), das comemorações de 184 anos de instalação da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Na Reunião Solene, foram homenageados cinco ex-presidentes do Poder: Clodoaldo Torres, Djalma Paes, José Marcos de Lima, Pedro Eurico e Romário Dias (PSD), que receberam placas alusivas à data.

“São 184 anos de história em que o Poder Legislativo tem sido íntegro com o povo de Pernambuco”, frisou o deputado Rogério Leão. O parlamentar lembrou de passagens importantes na memória da Alepe. “Cassação de direitos políticos de parlamentares durante o período ditatório e dissolução de Mesa Diretora, são páginas do livro da Alepe que não podem ser esquecidas” lembrou.

Durante a cerimônia, os ex-presidentes homenageados agradeceram a iniciativa da Assembleia. Zé Marcos afirmou ter um sentimento de gratidão para com a Casa de Joaquim Nabuco. “Como secretário e presidente, aprendi muito aqui”, comentou, reconhecendo a atuação dos colegas parlamentares e dos funcionários da Alepe.”

A Assembleia Legislativa foi instalada em 1º de abril de 1835, no Forte do Matos, quando o então presidente da Província de Pernambuco, Manuel de Carvalho Paes de Andrade, afirmou que a criação da Casa representava “uma nova época, formada pela segura garantia dos progressos, das luzes e do incremento da prosperidade pública”.

Outras Notícias

Itapetim: UBS recebeu Programa Saúde do Homem

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (28), o programa Saúde do Homem. Esta é uma ação que incentiva a prevenção de doenças do sexo masculino e está acontecendo do dia 27 ao dia 31 de agosto. O evento aconteceu na UBS Alzira Alves e contou com serviços de […]

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (28), o programa Saúde do Homem. Esta é uma ação que incentiva a prevenção de doenças do sexo masculino e está acontecendo do dia 27 ao dia 31 de agosto.

O evento aconteceu na UBS Alzira Alves e contou com serviços de cardiologista, eletrocardiograma, clínico geral, dentista, nutricionista, psicólogo, enfermeiros, testes rápidos de HIVc sífilis e hepatite C, vacinas e aferição de pressão arterial. Tudo isso para os homens do município.

Foram mais de 60 atendimentos no período da noite e contou com a presença do prefeito Adelmo Moura. “Parabéns a todos da Secretaria de Saúde e da UBS por este grandioso evento. É de grande importância que a gente continue realizando ações para incentivar a prevenção de doenças”, disse.

Pane elétrica em Floresta afeta distribuição da Adutora do Pajeú

Em comunicado enviado ao blog  a Compesa informou que a Adutora do Pajeú está com abastecimento suspenso desde a cidade de Floresta. O comunicado, assinado por Eduardo brito, Coordenador De Produção da GNR Alto Pajeú informa que  o sistema da Adutora do Pajeú está parado devido à falta de energia na Estação Elevatória 03, que fica no município de […]

Em comunicado enviado ao blog  a Compesa informou que a Adutora do Pajeú está com abastecimento suspenso desde a cidade de Floresta. O comunicado, assinado por Eduardo brito, Coordenador De Produção da GNR Alto Pajeú informa que  o sistema da Adutora do Pajeú está parado devido à falta de energia na Estação Elevatória 03, que fica no município de Floresta.

Assim, o  abastecimento está suspenso em boa parte das as cidades no trajeto da Adutora, como Serra Talhada, Flores, Calumbi,  Carnaíba, Quixaba, Tuparetama, Iguaracy, Ingazeira e os distritos de Jabitacá e Borborema. Haverá ainda redução de vazão em Afogados da Ingazeira e São José do Egito. “Assim que a Celpe resolver voltaremos a comunicar”, diz a nota.

A primeira etapa da Adutora do Pajeú tem cerca de 200 quilômetros de tubulação – com diâmetros que variam de 250 a 600 mm – e  quatro reservatórios de controle e cinco estações elevatórias, iniciando a captação de água no Lago de Itaparica.

A construção da segunda fase – prevista para atender mais de 230 mil pessoas em outros 14 municípios de Pernambuco e oito da Paraíba – está em andamento, com atrasos no cronograma.  No total, a adutora terá 598 quilômetros de extensão, com a capacidade para beneficiar 400 mil pessoas em 21 municípios pernambucanos e oito paraibanos.

Alepe promove audiência pública para discutir futuro da Compesa

Por André Luis A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa promove nesta segunda-feira (14), às 9h, uma audiência pública para discutir o futuro da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A audiência foi solicitada pelo deputado João Paulo (PT), que defende a rediscussão do modelo de gestão da Compesa.  “A Compesa é uma […]

Por André Luis

A Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Assembleia Legislativa promove nesta segunda-feira (14), às 9h, uma audiência pública para discutir o futuro da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

A audiência foi solicitada pelo deputado João Paulo (PT), que defende a rediscussão do modelo de gestão da Compesa. 

“A Compesa é uma empresa pública que tem cumprido bem seu papel de fornecer água e saneamento básico para a população de Pernambuco. A privatização da empresa pode levar a uma piora na qualidade do serviço e ao aumento das tarifas para os consumidores”, afirmou João Paulo.

A audiência pública contará com a presença de representantes da Compesa, do governo de Pernambuco, de entidades da sociedade civil e de consumidores. Os participantes serão ouvidos sobre as propostas para o futuro da empresa.

A privatização da Compesa é um tema que vem sendo debatido há alguns anos. Em 2019, o governo de Pernambuco chegou a estudar a abertura de capital da Companhia na proporção de 49%. O assunto foi analisado pelo governador Paulo Câmara.

A audiência pública é uma oportunidade para a sociedade discutir o futuro da Compesa e defender a continuidade da empresa como uma empresa pública.

PM recebe de colega bastão do Rotary Club Afogados

O Rotary Club de Afogados da Ingazeira realiza hoje a posse do novo Conselho Diretor para o biênio 2015/2016. A solenidade acontecerá às 19h na Câmara de Vereadores da cidade. E o bastão será repassado de PM para PM: o atual presidente é o policial Cícero Edu Alves de Oliveira. Assumirá a presidência a também […]

Jpeg
Jpeg

O Rotary Club de Afogados da Ingazeira realiza hoje a posse do novo Conselho Diretor para o biênio 2015/2016. A solenidade acontecerá às 19h na Câmara de Vereadores da cidade.

E o bastão será repassado de PM para PM: o atual presidente é o policial Cícero Edu Alves de Oliveira. Assumirá a presidência a também PM Anita Ferreira Silva, que participa de atividades de polícia comunitária na cidade.

Vale o registro de que o Rotary Club Afogados da Ingazeira é um dos mais atuantes do Estado, com representação de vários setores da comunidade.

Antonio Marinho assume Direção Nacional de Cultura no governo Lula

O poeta Antonio Marinho aproveitou a abertura da Festa de Louro do Pajeú,  em São José do Egito,  que ocupará uma função no governo Lula. O poeta chegou depois de uma viagem cansativa.  No domingo,  esteve declamando para Lula, Janja, Alckmin e Lu Alckmin no Festival do Futuro,  na posse de Lula, em Brasília. “Margareth […]

O poeta Antonio Marinho aproveitou a abertura da Festa de Louro do Pajeú,  em São José do Egito,  que ocupará uma função no governo Lula.

O poeta chegou depois de uma viagem cansativa.  No domingo,  esteve declamando para Lula, Janja, Alckmin e Lu Alckmin no Festival do Futuro,  na posse de Lula, em Brasília.

“Margareth Menezes me convidou pra ser Diretor Nacional de Cultura Popular do MinC”, revelou.

Ele dedicou a indicação à esposa Renata, ao filho Zé Antonio e a mãe, Bia Marinho.

“Ainda estou meio que professando ainda. Mas ela não me chamou, ela chamou a gente. Então não tenho direito de dizer não se o não não é só meu. Então, a partir de hoje estamos com essa missão”.

Festa pra Louro, Helena, Otacílio e Cal: o evento lembra em 2023, os 108 anos de Louro do Pajeú, os 100 anos de Helena Marinho e de Otacílio Batista.

Também vai homenagear o cantor e filho de Louro, Val Patriota, que faleceu no final de 2022.