Retirada do BEPI de Custódia gera mais um protesto
Por Nill Júnior
Blog do Magno
Moradores do município de Custódia, no Sertão do Moxotó, protestaram mais uma vez hoje no trecho da BR 232 que corta a cidade, contra a retirada do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), antiga CIOSAC, da cidade.
A manifestação acontece após a população tomar conhecimento de que o Governo do Estado pretende transferir a unidade operacional para o município de Serra Talhada. O ato conta com a presença do prefeito, Manuca de Zé do Povo (PSD), e vereadores.
Homens, mulheres e crianças se mobilizaram desde cedo por uma causa nobre: a segurança. Custódia está enfrentando uma verdadeira guerra civil e só o governador não enxerga esta realidade. O deputado João Fernando Coutinho (PSB), que passava pelo local na hora do protesto, aderiu ao movimento e prometeu se envolver na causa.
O candidato ao governo do Estado, Danilo Cabral, volta a apostar suas fichas em agendas com aliados estratégicos no Sertão. Em Serra Talhada, participa agora de carreata pelas ruas da cidade ao lado da prefeita Márcia Conrado, do PT. A concentração ocorre na Praça das Cidades, no Ipsep. À noite, emenda com carreata em Salgueiro, ao […]
O candidato ao governo do Estado, Danilo Cabral, volta a apostar suas fichas em agendas com aliados estratégicos no Sertão.
Em Serra Talhada, participa agora de carreata pelas ruas da cidade ao lado da prefeita Márcia Conrado, do PT. A concentração ocorre na Praça das Cidades, no Ipsep.
À noite, emenda com carreata em Salgueiro, ao lado do prefeito Marcondes Libório, do PSB. A concentração acontece no bairro da Cohab.
A chapa completa acompanha a agenda, com Luciana Santos, candidata a vice-governadora e Teresa Leitão, candidata ao Senado.
A agenda promete ser ainda mais intensa na reta final da campanha. A ideia é ganhar o chamado fôlego final para tentar chegar ao segundo turno, com o voto de estrutura, ligado à liderança dos prefeitos aliados e de lulistas.
Governadores do Nordeste explicam que os incentivos são uma política de desenvolvimento e de redução da desigualdade regional Em reunião realizada em Brasília com o ministro da Fazenda, Fernando Hadadd, e demais governadores do Nordeste, a governadora Raquel Lyra defendeu a manutenção do Regime Automotivo do Nordeste na Reforma Tributária. No encontro, a chefe do […]
Governadores do Nordeste explicam que os incentivos são uma política de desenvolvimento e de redução da desigualdade regional
Em reunião realizada em Brasília com o ministro da Fazenda, Fernando Hadadd, e demais governadores do Nordeste, a governadora Raquel Lyra defendeu a manutenção do Regime Automotivo do Nordeste na Reforma Tributária.
No encontro, a chefe do Executivo estadual explicou que já pleiteou à presidência do Senado para que os benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados para plantas automobilísticas nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste sejam mantidos até 2032.
O pedido é que os senadores conservem esse ponto na votação da PEC no Senado, retirado pela Câmara em julho. Durante a reunião, os governadores e secretários da Fazenda presentes também discutiram sobre o pacto federativo e equilíbrio fiscal dos estados.
“Não se trata de um mero incentivo fiscal e um benefício setorial. Esta é uma política de desenvolvimento regional, um mecanismo de fomento que se utiliza da característica estruturante do setor automotivo. É uma política de correção de distorções que se acentuam no decorrer da história”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
Em Pernambuco, a presença da indústria automotiva Stellantis, em Goiana, na Zona da Mata Norte, além da fábrica da Moura, em Belo Jardim, no Agreste, representa um importante movimento de desconcentração territorial da indústria automotiva e de autopeças no país. Para Pernambuco e os estados do Nordeste, a prorrogação até 2032 é fundamental para garantir a competitividade da indústria automotiva fora do eixo Sul-Sudeste.
O polo automotivo de Goiana, por exemplo, revolucionou a pauta de exportações do Estado. A partir de 2017, o polo exportou R$ 736,5 milhões e se tornou líder das exportações estaduais, uma importante contribuição dessa indústria para acelerar as transformações da economia pernambucana. O complexo gerou dinamismo de emprego, com crescimento médio de 5,6% ao ano. Além disso, entre 2015 e 2021, Pernambuco teve aumento de 28,4% ao ano na arrecadação do ICMS do segmento de fabricação automotiva, quando houve queda na arrecadação total pelo Estado.
“Quando colocamos uma indústria como a Stellantis na região canavieira, uma das mais modernas do mundo, sustentável, fazemos o filho do canavieiro sonhar em ser engenheiro, em ser designer, por exemplo. Se não colocarmos incentivo fiscal, a fábrica vai para qualquer lugar do mundo. E isso é uma decisão política, de colocar incentivos fiscais para colocar novas indústrias onde não há estrutura competitiva”, acrescentou a gestora, que destacou ainda que, para Pernambuco e os estados do Nordeste, a prorrogação até 2032 é fundamental para garantir a competitividade da indústria automotiva fora do eixo Sul-Sudeste.
Além de Raquel Lyra, participaram da reunião os governadores Elmano de Freitas (Ceará), Jerônimo Rodrigues (Bahia), Paulo Dantas (Alagoas) Carlos Brandão (Maranhão), João Azevedo (Paraíba) e Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), além do vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral. Os secretários estaduais de Pernambuco Wilson José de Paula (Fazenda), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Fernando Holanda (Assessoria Especial) também estiveram presentes.
Acidentes tiraram vidas em Itapetim. Na madrugada deste domingo (06), o choque de duas motos na PE-263, na Vila das Crianças, tirou a vida de Dêra do Bar. Ele era morador da vila e proprietário de um bar na mesma localidade. Outra vítima identificada como Alex e conhecida popularmente como “Colorau” ficou gravemente ferida. Segundo […]
Acidentes tiraram vidas em Itapetim. Na madrugada deste domingo (06), o choque de duas motos na PE-263, na Vila das Crianças, tirou a vida de Dêra do Bar. Ele era morador da vila e proprietário de um bar na mesma localidade.
Outra vítima identificada como Alex e conhecida popularmente como “Colorau” ficou gravemente ferida. Segundo o Blog Repórter do Sertão, ainda não há informações sobre o estado de saúde dele.
Um adolescente de quinze anos, Natan de Sousa Santos, de 15 anos, residente no Bairro Paulo VI em Itapetim, não resistiu aos ferimentos causados por um choque elétrico na manhã deste domingo (06). A informação foi confirmada por parentes do garoto.
O jovem estava molhando uma laje em construção, quando acidentalmente tocou na fiação elétrica. Com a descarga ele foi jogado do primeiro andar do prédio. Após ser socorrido por uma equipe de bombeiros civis para o hospital local, a vítima foi transferida para Afogados da Ingazeira onde morreu.
O acidente ocorreu na Rua João Paulo II, no Bairro Paulo VI. Segundo informações, Natan é filho de Adriano de Zezão e de Roberta conhecida como Beta. O corpo foi levado para o IML de Caruaru.
Gestor diz continuar no PT, mas não descarta conversa. Aquilo que for bom para Serra Talhada é bom pra Luciano e bom pro grupo nosso aqui”. O Prefeito de Serra Talhada, Luciano duque (PT), admitiu a possibilidade de uma aliança futura com o bloco ligado ao governador Paulo Câmara. Foi em entrevista a este blogueiro, […]
Gestor diz continuar no PT, mas não descarta conversa. Aquilo que for bom para Serra Talhada é bom pra Luciano e bom pro grupo nosso aqui”.
O Prefeito de Serra Talhada, Luciano duque (PT), admitiu a possibilidade de uma aliança futura com o bloco ligado ao governador Paulo Câmara. Foi em entrevista a este blogueiro, dentro da programação da Festa de Setembro na cidade.
Inicialmente, Duque fez avaliação positiva da festa ao ser perguntado se valeu a pena o investimento. “Objetivamente sim. A gente realizou uma das maiores festas da história com grande público e atrações que agradaram. O polo cultural, polo religioso e polo nacional todas as noites com uma multidão trazendo grande fluxo aproveitando o feriadão. Vamos fazer mais e melhor ano que vem”.
Perguntado sobre as críticas de que teria gasto de mais considerando a crise, Duque rebateu. “Cada real que a gente bota se multiplica, você não tem ideia de quanto o comercio aqueceu, lojas, restaurantes, bares, economia informal. Tivemos parcerias com o setor privado, público, Governo de Pernambuco, Fundarpe. Muitos empresários nos procuraram dizendo que ano que vem estarão conosco”.
Ele elogiou o Painel de Led nos palcos com patrocinadores, novidade deste ano. “Se analisar o que gastamos este ano é um pouco mais que ano passado, mas se analisar os oito anos anteriores, gastaram muito mais que eu gastei”, afirmou, em recado ao desafeto Carlos Evandro.
Por fim, a pergunta que não podia faltar: a de mais rumores de aproximação de Duque com setores do Palácio das Princesas, tendo como ponte o Secretário de Planejamento Danilo Cabral.
“Continuo no PT firme e forte. A relação com o governador Paulo Câmara e Danilo Cabral é institucional. Os convidei para participar da festa. Danilo veio e pude apresentar nosso grupo com os 12 vereadores e lideranças. Estamos discutindo parcerias”.
Mas, emendou ao final da fala: “Se for necessário e possível no futuro a gente fazer um entendimento vamos ter também. Aquilo que for bom para Serra Talhada é bom pra Luciano e bom pro grupo nosso aqui”.
Ouça Duque e a entrevista ao blog e programa Manhã Total (Rádio Pajeú):
Do Brasil 247 Mulheres parlamentares de vários partidos realizarão um ato na Câmara, nesta quarta-feira (16), em apoio à presidenta Dilma Rousseff e contra a tentativa de golpe da oposição. As deputadas e senadoras pedem ainda a renúncia do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e denunciam o machismo que faz parte do movimento golpista […]
Mulheres parlamentares de vários partidos realizarão um ato na Câmara, nesta quarta-feira (16), em apoio à presidenta Dilma Rousseff e contra a tentativa de golpe da oposição.
As deputadas e senadoras pedem ainda a renúncia do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e denunciam o machismo que faz parte do movimento golpista contra Dilma.
“Convidamos todas que lutam contra o patriarcado e contra o machismo para participarem deste ato em defesa da Democracia, pois a luta pelo empoderamento das mulheres passa também pelo fortalecimento do mandato da primeira mulher eleita e reeleita presidenta do Brasil”, diz o texto do convite para o ato.
”Lutamos contra o golpe, contra a crise política que vem sendo propagada pelos perdedores desde a eleição, que não permitem retomar o crescimento e o desenvolvimento do Brasil. Precisamos continuar com a distribuição de renda, a geração de empregos, a ampliação e consolidação dos direitos das mulheres, a inclusão social e a melhoria dos serviços públicos”, acrescenta.
Você precisa fazer login para comentar.