Destaque, Notícias

Raquel diz que apoio de Lula a João Campos não altera relação entre Pernambuco e governo federal

Por Nill Júnior

Por Pedro Beija – JC

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou nesta quarta-feira (17) que a declaração pública de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não altera a relação institucional entre o Estado e o governo federal. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Asa Branca, em Salgueiro.

A manifestação ocorre após Lula divulgar um vídeo declarando apoio ao socialista para a disputa estadual de 2026. Na gravação, o presidente destacou a aliança nacional entre PT e PSB e classificou os socialistas como o principal aliado político do partido no país.

Questionada sobre o gesto político do presidente, Raquel minimizou os efeitos eleitorais da declaração e ressaltou a manutenção das parcerias administrativas entre os governos estadual e federal.

“Não muda nada. A gente continua com as parcerias firmes com o governo federal e o presidente Lula. Desde o primeiro momento que eu estive lá com ele, no dia 9 de janeiro de 2023, o presidente Lula disse que não faltaria Pernambuco, que eu procurasse os ministros para poder trabalharmos pelo nosso Estado”, afirmou.

Durante a entrevista, a governadora citou obras e programas executados em parceria com o governo federal, como a retomada da Ferrovia Transnordestina, investimentos ligados à transposição do Rio São Francisco, construção de maternidades e ações habitacionais desenvolvidas em conjunto com o programa Minha Casa Minha Vida.

Raquel também rebateu críticas de adversários que atribuem exclusivamente ao governo federal parte dos investimentos realizados em Pernambuco.

“Tem gente que quer diminuir isso dizendo: ‘Ah, então não é uma obra sua, é do governo federal’. Não. Fui eu que disse que era prioridade para cá, porque eu podia ter colocado o dinheiro em outra coisa”, declarou.

Ao comentar o cenário político, a governadora voltou a adotar o discurso de que sua prioridade permanece voltada à gestão estadual, contrapondo a agenda administrativa à movimentação eleitoral dos adversários.

“Enquanto uns falam de eleição, a gente trabalha e entrega, porque eu sou governadora. A gente precisa perder menos tempo cuidando de eleição e pedindo voto para poder fazer entrega de resultado”, disse.

Outras Notícias

PT deixa para abril decisão de apoio a Marília Arraes

Não foi desta vez que o PT decidiu pela candidatura própria no Recife. Reunida em São Paulo, por mais de três horas, com a cúpula do partido em Pernambuco, a executiva nacional adiou para abril a decisão de apoiar Marília Arraes em faixa própria. Durante o encontro, no entanto, os principais líderes nacionais se posicionaram […]

Não foi desta vez que o PT decidiu pela candidatura própria no Recife.

Reunida em São Paulo, por mais de três horas, com a cúpula do partido em Pernambuco, a executiva nacional adiou para abril a decisão de apoiar Marília Arraes em faixa própria.

Durante o encontro, no entanto, os principais líderes nacionais se posicionaram pelo apoio a Marília, enquanto o senador Humberto Costa e sua trupe bateram de frente, rejeitando a tese de candidatura própria.

Em postagem nas redes sociais, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, comunicou o adiamento da decisão. As informações são do blog do Magno.

Edson Lima dá detalhes do acidente com ônibus da banda

O cantor Edson Lima da banda Gatinha Manhosa usou as redes sociais para informar que ele e sua equipe estavam bem após o acidente que aconteceu no final da tarde de sexta-feira (16), na BR- 020, em Simplício Mendes, no Sul do Piauí. Um motociclista morreu após colidir com o ônibus do grupo, que tombou na […]

Edson Lima acalma familiares ao telefone. Foto: divulgação/WhattsApp

O cantor Edson Lima da banda Gatinha Manhosa usou as redes sociais para informar que ele e sua equipe estavam bem após o acidente que aconteceu no final da tarde de sexta-feira (16), na BR- 020, em Simplício Mendes, no Sul do Piauí. Um motociclista morreu após colidir com o ônibus do grupo, que tombou na estrada.

“Estou aqui para esclarecer o acontecido de hoje à tarde. Houve um acidente quando tentàávamos desviar de um motocicleta, o ônibus deitou, não chegou a capotar, mas foi um acidente chocante. Estamos todos bem, recebendo tratamento numa clínica e achei importante vim aqui esclarecer e desmentir qualquer notícia que saía informando que alguém da banda faleceu”, disse o cantor.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o acidente foi do tipo colisão transversal, seguido de tombamento com uma vítima fatal. Ainda conforme, a PRF o condutor da motocicleta Jilson Santana faleceu no local, após bater no ônibus da banda.

“Aproximadamente 10 vítimas com lesões leves, que eram os passageiros do ônibus da banda Gatinha Manhosa. As vítimas foram socorridas pelo Samu para o Hospital Estadual José de Moura Fé. O condutor do ônibus foi identificado como Leandro Carvalho Batista, que teve lesões leves”, afirmou o inspetor Welendal Tenório, superintendente da PRF.

Santa Terezinha: Presidente da Câmara cobra explicações do dinheiro do pré-sal

Um requerimento assinado pelo Presidente da Câmara de Santa Terezinha, Adalberto Gonçalves Júnior, o Doutor Júnior, e subscrito por quatro vereadores cobra do prefeito Vaninho de Danda e de Aislane Liara Araújo, Gestora do FUNPRES, fundo Previdenciário Municipal, explicações sobre a utilização de R$ 640 mil do pré-sal. O requerimento questiona se vai ser enviado […]

Um requerimento assinado pelo Presidente da Câmara de Santa Terezinha, Adalberto Gonçalves Júnior, o Doutor Júnior, e subscrito por quatro vereadores cobra do prefeito Vaninho de Danda e de Aislane Liara Araújo, Gestora do FUNPRES, fundo Previdenciário Municipal, explicações sobre a utilização de R$ 640 mil do pré-sal.

O requerimento questiona se vai ser enviado para a Casa de Leis Projeto solicitando autorização para aplicar os recursos no Fundo Previdenciário, que está quebrado, ou se o Poder Executivo já fez uso da referida verba e, caso positivo, onde foram destinados tais recursos.

“A lei que distribui os recursos da cessão onerosa define a obrigatoriedade de usar a verba com investimentos na previdência e/ou obras. Poderão ser pagar aquelas despesas com dívidas previdenciárias tanto do Regime Próprio de Previdência social (RPPS) quanto do Regime Geral de Previdência (RGP), corrente ou decorrente de parcelamentos”, diz o requerimento.

“A outra forma de uso da cessão onerosa é com despesas de investimento, entendidas como aqueles gastos com despesa de capital, como as que se relacionam com a aquisição de máquinas ou equipamentos, a realização de obras, a aquisição de participações acionárias de empresas, a aquisição de imóveis ou veículos, ou seja, as que geram um bem de capital que possa ser incorporado pelo Município”.

O silêncio do prefeito pode ser questionado inclusive pelo MP. Em várias cidades, o Ministério Público tem cobrado clareza nas informações acerca da utilização dos recursos. Vários cidades do sertão receberam recomendações. A base é a Lei nº 13.893/2019, que destina os recursos para os Municípios brasileiros e especifica seus gastos.

São José do Egito: Padre Airton Freire visita área onde nascerá “Terra da Graça”

O Padre Airton Freire, responsável pela Fundação Terra, visitou esta tarde o município de São José do Egito, terra onde nasceu, para o marco inicial da Terra da Graça, local para acolhimento de crianças da comunidade de Alto da Bala, uma das mais carentes e de maior vulnerabilidade social do município. A visita foi acompanhada […]

O Padre Airton Freire, responsável pela Fundação Terra, visitou esta tarde o município de São José do Egito, terra onde nasceu, para o marco inicial da Terra da Graça, local para acolhimento de crianças da comunidade de Alto da Bala, uma das mais carentes e de maior vulnerabilidade social do município.

A visita foi acompanhada pelo Prefeito Evandro Valadares, a Secretária de Assistência Social Isabelle Valadares nomes da equipe de governo e servidores da Secretaria. A área foi doada pelo senhor Olavo Gomes de Souza.

O poeta Antonio Marinho, Paulo Jucá, Secretário, vereadores como Beto de Marreco acompanharam a solenidade. No centro de convivência, em contra-turno escolar  as crianças terão acesso a atividades educativas como dança, arte, música. “As crianças poderão potencializar as habilidades que tem”, disse Isabelle.

O nome do projeto tem relação com a esposa do prefeito Evandro e pai de Isabella, Graça Valadares, falecida há exatos seis anos, em abril de 2011. Em virtude disso, houve muita emoção da Secretária e do gestor municipal em vários momentos da visita.

O Padre Airton falou da emoção em iniciar um projeto em sua terra natal. “A cidade onde eu nasci, banhada pelo Rio Pajeú. Junto às pessoas de boa vontade, os mais pobres entre os pobres serão beneficiados. Assim como aconteceu na Rua do Lixo, em Arcoverde, vamos quebrar esse ciclo de pobreza”.

O Padre lembrou a importância de que a sociedade e empresários contribuam com iniciativas como doação através do imposto de renda, com até 6% para pessoa física e 1% para pessoas jurídicas. Outras sugestões,  como arrecadação com pontos de coletas em estabelecimentos comerciais e bazar da solidariedade foram apresentadas.

O Prefeito Evandro Valadares afirmou que, apesar das dificuldades que disse ter enfrentado  no início de gestão, dará atenção especial à comunidade. Há perspectiva de que recursos do FEM sejam aplicados na área. Padre Airton visitou residências da comunidade, conversou com moradores e ao final rezou o Terço da Misericórdia com os presentes. Houve sugestão de que a comunidade passe a ser chamada de Alto da Paz.

Marconi Santana: “Por que só Serra e Afogados receberam vacina Janssen ?”

Marconi Santana (PSB), prefeito da cidade de Flores, sertão do Pajeú, questionou o governo do estado de Pernambuco na Vilabela FM nesta quinta-feira (01.07), em entrevista ao comunicador Francys Maia, sobre o não envio de doses da vacina Janssen para Flores. Em entrevista à Francys Maya no Frequência Democrática, Marconi disse que fez uma apelo […]

Marconi Santana (PSB), prefeito da cidade de Flores, sertão do Pajeú, questionou o governo do estado de Pernambuco na Vilabela FM nesta quinta-feira (01.07), em entrevista ao comunicador Francys Maia, sobre o não envio de doses da vacina Janssen para Flores.

Em entrevista à Francys Maya no Frequência Democrática, Marconi disse que fez uma apelo ao Governador Paulo Câmara, do seu partido PSB, para que Flores seja comtemplada com vacinas que devem chegam entre esta e a próxima semana.

“A gente oficiou ao governador do estado, colocamos o nosso apelo para que essa Jassen (vacina contra Covid-19 da fabricante Janssen), que vai chegar esta semana ou na próxima semana seja dividida pra os municípios todos de Pernambuco”, informou Marconi.

O prefeito criticou o fato das vacinas terem sido enviadas apenas para duas cidades do Pajeú,  Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, e enalteceu o trabalho que tem sido realizado para combater a Covid-19.

“A população de Serra é pernambucana igual à (população) de Flores, a de Afogados é pernambucana igual a de Flores. A gente vem mantendo o trabalho árduo, desinfeção de ruas, distanciamento social, de tudo… mas, porque vacina pra uns e outros, não?”, questionou o prefeito.

Serra Talhada recebeu 3.365 doses da vacina Janssen. Já Afogados da Ingazeira recebeu 1.800 doses.