Quaest e Ipespe saem e mantém tendência apontada por Multipla
Da Itapuama FM
No comentário desta terça-feira (28/07), o jornalista Nill Júnior analisa as novas pesquisas dos institutos Quaest e Ipespe para a eleição em Pernambuco e destaca a convergência dos dados com o levantamento do Múltipla.
A divulgação dos levantamentos da Quaest e do Ipespe confirma o cenário de disputa acirrada no estado, somando-se à pesquisa Múltipla divulgada anteriormente e na expectativa pelos dados do Real Time Big Data e Datafolha.
Nill Júnior destaca os números e as principais análises desse cenário:
• Os números das pesquisas: Na Quaest, Raquel Lyrá aparece com 43% e João Campos com 37% no primeiro turno (45% a 39% no segundo turno). No Ipespe, o cenário traz 46% para Raquel e 44% para João no primeiro turno (47% a 45% para a governadora no segundo turno).
• Média dos institutos: Ao calcular a média dos três levantamentos (Ipespe, Múltipla e Quaest) no primeiro turno, chega-se exatamente aos 44,3% para Raquel e 40,3% para João, reforçando a tendência de curva ascendente da governadora e leve queda de João. O dado bate matematicamente com a pesquisa Múltipla divulgada ontem.
• Margem de erro e teto: A maioria dos cenários aponta para um empate técnico no limite da margem de erro (como os 6 pontos de diferença na Quaest), indicando que os candidatos estão atingindo um teto (Raquel na casa dos 45% e João entre 40% e 41%).
• Aprovação do governo: A melhoria na intenção de voto de Raquel é impulsionada pela avaliação de sua gestão, que chega a 68% de aprovação no levantamento da Quaest.
Para o jornalista, embora a regra geral indique vantagem para governadores bem avaliados que buscam a reeleição, a disputa em Pernambuco é atípica por enfrentar um adversário forte, herdeiro do espólio de Arraes e Eduardo Campos, ex-prefeito do Recife e com forte presença nas redes. Com uma margem de erro e de falha estratégica muito pequena, a eleição promete ser uma das mais acirradas da história recente do estado.




O jovem Marcos Vinicius de Sá Júnior, de apenas 24 anos, que morreu após um acidente na PE-365, na madrugada desta terça-feira (21), nas imediações da Fazenda Nova, em Serra Talhada, pode ter sido arremessado do veículo que capotou. É o que indica o primeiro boletim do Corpo de Bombeiros, que esteve no local. Segundo o boletim, o corpo de Marcos Vinicius estava na rodovia.
![image[1]](https://i0.wp.com/nilljunior.com.br//wp-content/uploads/2016/03/image1-600x400.jpeg?resize=561%2C374)

















Você precisa fazer login para comentar.