Primeira Câmara julga Termo de Ajuste de Gestão de Orocó
Por Nill Júnior
Conselheiros reunidos em sessão da Primeira Câmara do TCE, realizada na terça-feira (22), apontaram o descumprimento, em parte, de um Termo de Ajuste de Gestão (TAG) firmado entre o TCE e o município de Orocó, no exercício financeiro de 2022, tendo como interessado o George Gueber Cavalcante Nery.
O objetivo do TAG foi analisar a situação e definir melhorias na infraestrutura das escolas municipais que tiveram pior avaliaçãodurante fiscalização realizada pela equipe de auditoria do Tribunal, de forma a contribuir para a regularização das escolas precárias, bem como levantar e avaliar as medidas básicas de prevenção à Covid-19.
Ao todo, foram 45 obrigações assumidas pelo gestor, onde 27 não foram cumpridas, quatro foram cumpridas parcialmente e 14 cumpridas na sua integralidade. Por esses motivos, além do julgamento pelo descumprimento parcial, o relator aplicou uma multa no valor de R$ 10.000,00 ao prefeito.
Ainda, no voto, foi determinado que o gestor cumpra as cláusulas do TAG em análise que não foram devidamente realizadas, sob pena de aplicação de novas penalidades por parte do TCE, e que a Diretoria de Controle Externo verifique nas auditorias/inspeções que se seguirem o cumprimento das determinações.
O voto foi aprovado por unanimidade pelos demais conselheiros presentes à sessão, Marcos Loreto e Valdecir Pascoal, podendo o interessado ainda recorrer ao Pleno do Tribunal. Representou o Ministério Público de Contas o procurador Ricardo Alexandre. O relator do processo (n° 2211618-7)foi o conselheiro Carlos Porto.
A Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, realizou o Sertão Mais Empreendedor, no auditório do Hotel São Cristóvão em Serra Talhada-PE. “O Projeto Sertão Mais Empreendedor busca promover a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido pernambucano, através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias […]
A Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, realizou o Sertão Mais Empreendedor, no auditório do Hotel São Cristóvão em Serra Talhada-PE.
“O Projeto Sertão Mais Empreendedor busca promover a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido pernambucano, através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência”, explica Pedro Lira, gerente do Sebrae Serra Talhada.
Ainda de acordo com Pedro, “o assédio do público, com relação aos palestrantes, evidencia o sucesso do evento”, completando “trouxemos pessoas importantes no cenário empreendedor e que tem feito diferença no dia a dia dos produtores”.
De acordo com Eudes Santana, mestre de torra da Kaffe Torrefação e Treinamento, foi apresentado no evento uma experiência positiva, já realizada em Triunfo com café gourmet. “Estamos desenvolvendo, na cidade de Triunfo-PE, um projeto socioambiental, com pequenos agricultores, para melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Já estamos com uma produção muito boa no município e nosso projeto visa apresentar sabores e aromas intrínsecos, sejam eles caramelizados, frutados, cítricos ou florais”, conta Eudes.
Segundo Raquel Silva, analista do Sebrae de Serra Talhada, a ideia do evento foi mostrar as oportunidades do agronegócio na nossa região. “Diante do que apresentamos no seminário, percebemos a necessidade da criação de uma cooperativa, entre outros desdobramentos para o desenvolvimento da região e já temos produtores nos procurando e pedindo que a gente visite os municípios pra fechar um planejamento, com base no que foi visto, para as ações no próximo ano”, explica Raquel.
O evento, que tinha uma expectativa de público para 200 pessoas, recebeu quase 300 participantes. “Superou nossas expectativas e vemos isso como o reconhecimento de um trabalho sério e positivo desenvolvido pelo Sebrae de Serra Talhada”, conclui Pedro Lira.
O encontro foi registrado ao blog por Luciano Pires, o artista plástico que também é voluntário em eventos esportivos internacionais. Depois da Olimpíada do Rio, tomou gosto e hoje participa dos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru. “Olha quem eu encontrei aqui no Hotel onde o Comitê Olímpico Brasileiro está hospedado, em Miraflores”. Trata-se da pentatleta, […]
O encontro foi registrado ao blog por Luciano Pires, o artista plástico que também é voluntário em eventos esportivos internacionais. Depois da Olimpíada do Rio, tomou gosto e hoje participa dos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru.
“Olha quem eu encontrei aqui no Hotel onde o Comitê Olímpico Brasileiro está hospedado, em Miraflores”. Trata-se da pentatleta, medalhista olímpica e Panamericana Yane Marques, também afogadense.
Bicampeã pan-americana (2007 e 2015) e medalhista de bronze na Olimpíada Londres 2012 no pentatlo moderno, Yane tem a missão de ser influenciadora digital e repórter do Time Brasil nos Jogos Pan-Americanos.
De férias do cargo de Secretária Executiva de Esportes de Recife, a estrela do pentatlo brasileiro foi convidada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Pernambuco coletará amostras de DNA de familiares de pessoas registradas como desaparecidas no Estado, integrando campanha nacional fomentada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). O lançamento é nesta terça-feira (25/05), Dia Internacional da Criança Desaparecida. Poderão participar parentes de 1º grau de pessoas desaparecidas […]
Pernambuco coletará amostras de DNA de familiares de pessoas registradas como desaparecidas no Estado, integrando campanha nacional fomentada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG). O lançamento é nesta terça-feira (25/05), Dia Internacional da Criança Desaparecida.
Poderão participar parentes de 1º grau de pessoas desaparecidas – pai, mãe, irmãos e filhos – que se cadastrarem em um dos 12 postos de coleta abertos nas unidades de Polícia Científica localizados do Litoral ao Sertão. O objetivo é ampliar as chances de identificação de desaparecidos, através do confronto com os dados do Banco de Perfis Genéticos do Brasil.
O cadastro dos interessados em Pernambuco tem início nesta quarta-feira, 26 de maio, por meio da Central de Agendamento no (81) 3183-5388, ou pessoalmente em uma unidade da Polícia Científica. A coleta será realizada a partir da semana de 14 a 18 de junho, quando ocorrerá a mobilização nacional. É preciso apresentar o boletim de ocorrência no qual se registrou o desaparecimento.
Na Região Metropolitana do Recife, os pontos de atendimento serão o Instituto de Medicina Legal Antônio Persivo Cunha (IMLAPC), localizado no Centro do Recife; o Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC), que fica em Jaboatão; e o posto do IML no município de Paulista. Os moradores do interior poderão procurar as Unidades Regionais de Polícia Científica de Caruaru, Garanhuns, Palmares, Nazaré da Mata, Petrolina, Arcoverde, Ouricuri, Salgueiro e Afogados da Ingazeira.
A gerente geral da Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos, destaca a importância do DNA para identificar e localizar pessoas desaparecidas.
“O uso do DNA se mostra cada vez mais eficaz e muitas vezes é o único recurso capaz de acabar com o sofrimento de famílias que vivenciam a dor do desaparecimento. Ao cadastrar esses perfis genéticos em todo o Brasil, será possível dar a inúmeras famílias um desfecho para a angústia de não saber o que ocorreu àquele ente querido. Pernambuco já tem o terceiro maior banco de perfis genéticos de restos mortais não identificados, e agora poderemos avançar no cadastro de possíveis familiares dessas pessoas”, explica.
Além do material genético dos familiares, será possível cadastrar DNA dos próprios desaparecidos. Isso se dará por meio de material coletado em objetos pessoais, a exemplo de escovas de dentes e aparelhos de barbear que eram usados pelo parente desaparecido.
LEGISLAÇÃO – O Projeto Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas para Inclusão nos Bancos de Perfis Genéticos é uma iniciativa do da Senasp e do Comitê Gestor da RIBPG, criado a partir da Lei Nº 13.812/2019, e conta com o apoio da Polícia Federal.
Essa lei estabeleceu a Política Nacional de Pessoas Desaparecidas e prevê apoio financeiro da Secretaria Nacional de Segurança Pública aos Estados, no intuito de custear o processamento das amostras de cadáveres não identificados nos bancos de perfis genéticos – assim como as amostras de familiares de 1º grau de pessoas desaparecidas com registro de ocorrência na Polícia Civil.
Serviço
Cadastro de familiares de pessoas desaparecidas em PE para coleta de material genético
A inauguração do comitê dos candidatos a deputado estadual Manoel Ferreira (PSC) e federal André Ferreira (PSC), em Piedade, Jaboatão, mostrou a força do grupo Ferreira e, também, que cresce o sentimento de que é preciso um novo projeto para o Estado. Nos discursos, os quase cinco mil presentes puderam ouvir as propostas dos anfitriões […]
A inauguração do comitê dos candidatos a deputado estadual Manoel Ferreira (PSC) e federal André Ferreira (PSC), em Piedade, Jaboatão, mostrou a força do grupo Ferreira e, também, que cresce o sentimento de que é preciso um novo projeto para o Estado.
Nos discursos, os quase cinco mil presentes puderam ouvir as propostas dos anfitriões do ato e de todos os integrantes da coligação Pernambucano vai Mudar.
Primeiro a ser chamado a falar, o candidato a vice na chapa comandada por Armando Monteiro Neto, Fred Ferreira (PSC) falou em nome dos vereadores. Terceiro mais votado para a Câmara Municipal do Recife em 2016, ele defendeu os municípios e disse que por onde tem andado no Estado tem encontrado os mesmos problemas.
“Mas estamos prontos para mudar. Esta será uma eleição difícil, lutamos contra a máquina, mas vamos vencer”, previu Fred, em seu discurso.
Com a experiência de quem já governou o Estado, Mendonça Filho (DEM), que disputa uma das vagas ao Senado, afirmou que todos que estavam no palanque vão trabalhar para “resgatar Pernambuco”.
“Existem políticos sem escrúpulos, que não tem limites, como fizeram com a candidata do PT, que foi impedida de disputar. Mas nós representamos a resistência do povo pernambucano”, discursou o democrata.
Com palavras fortes, o outro candidato ao Senado na chapa, Bruno Araújo (PSDB), condenou a atual gestão estadual. Lembrou que na campanha passada, prometeu hospitais e não construiu, disse que implantaria o bilhete único e não entregou, e “só faz reclamar”.
“O governador mente, falta com a verdade ao dizer que eu, como ministro, não trouxe investimentos para o Estado. Ele não honra a tradição dos grandes governadores que nós tivemos”, atacou Bruno.
O candidato a deputado estadual Manoel Ferreira falou da sua alegria e motivação para buscar o seu oitavo mandato na Alepe. Ele lembrou que “na cidade em que passei fome, hoje vejo o meu filho prefeito”, numa referência a Anderson Ferreira, que comanda Jaboatão dos Guararapes. Manoel Ferreira também afirmou que trabalhará firme para eleger Armando Monteiro. “Armando, estamos do seu lado para o que der e vier”, garantiu.
Quinto a discursar, o candidato a deputado federal André Ferreira motivou os presentes. Disse a Armando que os seus aliados só descansarão após o fechamento das urnas em 7 de outubro.
“Essa tropa, Armando, pode não ser a maior do mundo, mas se transforma num gigante quando vai para a rua. Fique certo, Armando, que todos que estão aqui só descansarão quando fechar a última urna do dia 7 de outubro. E o descanso será breve, pois logo em seguida teremos uma vitória para comemorar e um Estado para reconstruir”, colocou André.
Ele também destacou a importância da eleição dos dois senadores da chapa.
“Estão dizendo que eleição para o Senado é homenagem. Mas digo que não. Homenagem a gente faz colocando o nome numa rua. No Senado precisamos de pessoas que trabalhem, que tenham capacidade de trazer desenvolvimento para o Estado. E isso eu vejo em Bruno (Araújo) e Mendonça (Filho)”, afirmou.
O prefeito Anderson Ferreira, por sua vez, disse ter certeza da vitória de Armando e dos dois senadores em 7 de outubro. E destacou o papel da militância.
“Esse clima de alegria da nossa militância mostra que Pernambuco vai mudar”, discursou o prefeito, sendo bastante aplaudido pelo público presente.
Último a falar, o candidato ao governo Armando Monteiro Neto falou da alegria de estar presente num ato tão representativo, disse que queria ter a energia de Manoel Ferreira, elogiou o seu vice Fred Ferreira e disparou contra o atual Governo.
“Esse governo que está aí não tem mais como oferecer futuro a Pernambuco. É preciso mudança. Mas você não entrega o carro para qualquer motorista. Estamos prontos para mudar o nosso Estado”, afirmou Armando Monteiro.
Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados neste domingo (02.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 3.522 casos confirmados de Covid-19. Seis cidades registraram 17 novos casos nas últimas 24 horas. Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de […]
De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados neste domingo (02.08), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 3.522 casos confirmados de Covid-19. Seis cidades registraram 17 novos casos nas últimas 24 horas.
Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 2.022 confirmações. Logo em seguida, com 333 casos confirmados está Tabira, São José do Egito está com 245 casos confirmados, Afogados da Ingazeira está com 203 e Carnaíba está com 106 casos.
Calumbi está com 96, Triunfo está com 82 casos, Flores está com 80, Quixaba tem 61, Iguaracy tem53, Brejinho esta com 49, Itapetim está com 47, Tuparetama tem 42, Solidão tem 36, Santa Cruz da Baixa Verde tem 32, Santa Terezinha tem 24, e Ingazeira tem 11 casos confirmados.
Mortes –A Região tem agora no total, 76 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 26, Triunfo 9, Afogados da Ingazeira e Carnaíba tem 7 óbitos cada, Tabira e Flores tem 5 óbitos cada, Quixaba, Iguaracy, Tuparetama e Itapeitm tem 3 cada, São José do Egito e Santa Terezinha tem 2 óbitos cada, Calumbi tem 1 óbito.
Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou treze novas curas clínicas, totalizando 2.849 recuperados. O que corresponde a 81% dos casos confirmados.
O levantamento foi fechado às 07h30 desta segunda-feira (03.08), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.
Você precisa fazer login para comentar.