Possível ida de Guga para base governista pode ser mais um baque para Zeca e Júlio
Por Nill Júnior
Vai ter cara feia? Se Guga for para base de Câmara, aliança com Zeca e Júlio estará em xeque
Vai ter cara feia? Se Guga for para base de Câmara, aliança com Zeca e Júlio estará em xeque
O Prefeito de Sertânia Guga Lins confirmou ontem ao comunicador Celso Brandão (Rádio Pajeú) que poderá migrar para a base governista no Estado, se aliando ao Governo Paulo Câmara. “Conversei com alguns membros do Governo, mas se acontecer vai acontecer gradativamente e naturalmente. O entendimento pode existir e estamos abertos ao diálogo”.
Perguntado pelo fato de seu maior adversário, Ângelo Ferreira, já estar ligado à gestão, Guga disse não ver problema. “Aqui, o lado dele é um, o meu é outro, mas o Governo de Pernambuco é um só. Se acontecer, vai ser bom para Sertânia”.
A única equação que Guga terá para resolver até bater o martelo com a gestão socialista é ligada à sua parceria com os irmãos Cavalcanti, de Arcoverde. Zeca e Júlio são ligados ao gestor sertaniense e correm o risco de ficar sem mais um prefeito na sua base: o maior golpe foi sofrido em 2014, quando Madalena Brito , até então “cria” dos dois, resolveu tocar vôo solo, ameaçando a hegemonia dos petebistas “em casa”.
A ex-Secretária de Assistência Social Fabiana Prado foi a convidada do programa Manhã Total na Gazeta. Ela falou do trabalho realizado quando titular da pasta e questionou a ausência de alguns programas na atual gestão. Dentre as ações que afirmou não saber se tiveram ou não continuidade na gestão Romério Guimarães, o programa AABB Comunidade, […]
A ex-Secretária de Assistência Social Fabiana Prado foi a convidada do programa Manhã Total na Gazeta. Ela falou do trabalho realizado quando titular da pasta e questionou a ausência de alguns programas na atual gestão.
Dentre as ações que afirmou não saber se tiveram ou não continuidade na gestão Romério Guimarães, o programa AABB Comunidade, que atendia crianças carentes, o PETI, que contava com 370 crianças em dois núcleos na cidade, além do Restaurante Popular, Projovem Adolescente, Padaria Comunitária e o Sopão. “Fico triste porque muito do que a gente fez era necessária manutenção “.
Ela destacou o fato de a Procuradoria Geral da República ter realizado fiscalização e não ter identificado irregularidades e elogiado a condução dos programas federais.
Distribuição de água: o programa ainda ouviu o chefe de distribuição da Compesa, Washington Jordão. Ele falou do trabalho realizado para incrementar a distribuição de água em São José do Egito a partir da água acumulada nos reservatórios São José I e II.
Segundo Jordão, a partir da próxima semana a Compesa irá fazer um trabalho de retomada do sistema de distribuição convencional na cidade. A ideia é usar 50% da água da Adutora do Pajeú e 50% da água das barragens que pegaram água. O trabalho deve durar até 20 dias.
Os cem dias de Lula e Raquel Esta segunda marca os cem primeiros dias dos governos Lula e Raquel Lyra. Os dois tem como principal similaridade o fato de terem interrompido ciclos. Lula pôs um freio em quatro anos de bolsonarismo. Raquel derrotou um ciclo de 16 anos do PSB no poder. Os discursos também […]
Esta segunda marca os cem primeiros dias dos governos Lula e Raquel Lyra.
Os dois tem como principal similaridade o fato de terem interrompido ciclos. Lula pôs um freio em quatro anos de bolsonarismo. Raquel derrotou um ciclo de 16 anos do PSB no poder.
Os discursos também são parecidos e falam em “arrumar a casa”. O governo Lula 3.0 começou retomando marcas de seus primeiros dois mandatos. Ampliou valores e retomou o Bolsa Família, relançou o Mais Médicos, o Minha Casa Minha Vida, e tenta retomar o PAC, com outro nome. O anterior ficou marcado por obras inacabadas, principalmente no ciclo Dilma Rousseff.
A maior dificuldade enfrentada por Lula reside na economia. A taxa de juros segue altíssima, sem sinais de que Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central e sua trupe a reduzam. Assim, o país não retoma crescimento ou gera mais empregos. A economia segue estagnada. As mudanças da reforma tributária, liderada por Alckmin e Haddad, que prometem fazer quem tem mais pagar mais, esbarram em Arthur Lira e cia. O presidente da Câmara e o Centrão vão barganhar para, quem sabe, aprovar. A oposição diz que não há nada novo no seu terceiro ciclo.
Lula também falou demais e entrou um polêmicas desnecessárias, como quando disse que pensou em “foder Sérgio Moro” e na fala em que duvidou do plano do PCC para matar o Senador. Ganhou desgaste na pior hora.
Raquel Lyra aparentemente ainda trabalha com diagnósticos da gestão Paulo Câmara. Sempre que cobrada por demandas mais urgentes como estradas, manutenção das escolas, complemento das indicações da máquina, diz que vai colocar Pernambuco nos trilhos e retoma o discurso de que pegou um estado sem dinheiro em caixa para projetos estruturadores.
Ainda não lançou um programa de investimentos, um grande projeto estruturador, não mostrou sua marca. Nos últimos meses, dentre os anúncios mais importantes, a entrega de 272 moradias no Conjunto Habitacional Canal do Jordão, o acordo de gestão para Fernando de Noronha, abrir 24 horas Delegacias da Mulher, entregou reforma de UTI e enfermaria no Barão de Lucena, R$ 23 milhões para o Corpo de Bombeiros, homologou aprovação de 500 analistas e 96 assistentes administrativos da Educação, requalificação da PE 145, entre Caruaru e Fazenda Nova.
Raquel sabe que falta mais e tem dito que vai consertar o estado. Recentemente comentou em sua rede social: “Pernambuco está na 23ª posição no ranking nacional de competitividade, mostram dados do CLP. Os indicadores são péssimos para quem já foi líder do Nordeste. Recuperar o protagonismo é fundamental para o estado voltar a crescer e gerar empregos. Temos muito trabalho pela frente.”
Sobre saúde: “A precariedade da Saúde Pública em Pernambuco não vem de 70 dias, mas de anos de descaso”.
Há um indicador popular que tem um limite muito mais imediatista que o da política: chama-se paciômetro. Ele até tem aguentado essa marca inicial de cem dias e compreendido o discurso de “arrumar a casa”. O mesmo não se pode dizer em junho, quando ambos terão chegado aos seis meses de governo. Até lá, o povo espera mais.
Nos dois casos, ainda há os fantasmas que os rondam. Atendem pelos nomes de Jair Bolsonaro e João Campos. É a atitude de Da Silva e Lyra que vai definir o quão assustadores de fato serão em 2026.
Janones em Gravatá
O Deputado mineiro André Janones, personagem da guerra virtual com Jair Bolsonaro na defesa de Lula, se encontrou em Recife com Sebastião Oliveira, Waldemar Oliveira e nomes como Rogério Leão, discutindo estratégias do AVANTE. Marília Arraes (SD) e Luiz Tibé, presidente estadual da legenda, participaram do encontro. Janones é Tibé também assistiram à Paixão de Cristo em Nova Jerusalém.
Vai que…
No embalo, quem também esteve com Janones foi o vereador Léo do Ar, que ainda disputa a presidência da UVP. Vai que tem mesmo nova eleição e Léo solta um “olha quem está conosco”…
Cada um com seu cada um
Falando em UVP, quem apoia a luta de Zé Raimundo contra o atual presidente costuma dizer: “não entendo como vereadores do Pajeú não estão com Zé.” E quem está do lado de Léo diz: “não entendo como Zé e cia tentam tumultuar um processo que sabem, não vencerão”. Quem tem razão?
Brincadeira de mau gosto
Em Afogados da Ingazeira, alguém criou uma conta fake e faz ameaça de ataque à Dom Mota, escola de referência, para depois apagar. Direção e prefeitura buscaram acalmar os pais e dizem não haver motivo para pânico. A brincadeira de mau gosto será investigada pela Polícia.
Concorda ou “disconconrda?”
Um texto do jornalista Adriano Roberto reverberou neste sábado. Ele diz que, ao ver Paulo Câmara recentemente, lembrou da saraivada de ataques que sofreu na imprensa e nos palanques no final do seu mandato. “Refleti: está aí um homem da história de Pernambuco que foi injustiçado. Eu mesmo me arrependi de minha parcela de culpa.” E você? O que diz?
Sinais?
Quem aposta que Luciano Duque vai pra disputa com Márcia Conrado em 2024 usa como argumento até postagem de rede social. Lá, Duque enobreceu seus feitos na área de Saúde. Foi a presença de Márcia na pasta que a projetou para ser gestora. Quando juntam com a fala de Marília torcendo pelo projeto Duque 2024…
Aleluia
O blog cobrou e teve a notícia de que o imóvel cedido ao MP sem função prática a não ser juntar bicho, barata e rato vai abrigar a sede do Corpo de Bombeiros, após cedência do TJPE. Eles vão sair da PE 320 e, na Roberto Nogueira Lima, a promessa é de mais agilidade para atender emergências.
Pega a senha
Arcoverde tem um dos cenários mais indefinidos para 2024, a se levar em conta a quantidade de pré-candidatos. Além de Wellington Maciel, que busca recuperar popularidade, estão com o nome na rua Siqueirinha, Madalena Britto, Zeca Cavalcanti, Israel Rubis, Cybele Roa. O que rola de enquete nas redes não está no gibi.
O condutor
Quem vai ter o maior desafio para conduzir sua sucessão? Adelmo Moura (Itapetim), Marconi Santana (Flores), Zeinha Torres (Iguaracy), Sávio Torres (Tuparetama), Djalma Alves (Solidão), Anchieta Patriota (Carnaíba) ou Evandro Valadares (São José do Egito)?
Com ou sem emoção?
E quem pode ter uma reeleição mais fácil ou mais complexa entre Márcia Conrado (Serra Talhada), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Joelson (Calumbi), Irlando Parabólicas (Santa Cruz da Baixa Verde), Luciano Torres (Ingazeira), Luciano Bonfim (Triunfo), Gilson Bento (Brejinho), Zé Pretinho (Quixaba), Delson Lustosa (Santa Terezinha) e Nicinha Melo (Tabira)?
Frase da semana:
“Minha obsessão será a retomada do crescimento”.
Do presidente Lula, ao avaliar os cem dias de governo com jornalistas.
A Coordenação Geral de Pós-outorgas do Ministério das Comunicações aprovou o local de instalação da estação e a utilização dos equipamentos da Rádio Pajeú para começar a operar em Frequência Modulada (FM). Tecnicamente falando, a emissora irá operar no canal 285, com a frequência 104,9 MHZ. Resta agora a publicação no Diário Oficial da União […]
A Coordenação Geral de Pós-outorgas do Ministério das Comunicações aprovou o local de instalação da estação e a utilização dos equipamentos da Rádio Pajeú para começar a operar em Frequência Modulada (FM).
Tecnicamente falando, a emissora irá operar no canal 285, com a frequência 104,9 MHZ. Resta agora a publicação no Diário Oficial da União para a possibilidade de início das atividades.
Entretanto, as exigências técnicas e econômicas de uma migração farão com que o inicio da operação em FM aconteça no primeiro semestre de 2018. A coordenação dos trabalhos é do técnico Paulo André de Souza.
Por um período médio de seis meses a um ano, a Rádio Pajeú irá operar nas faixas AM 1500 KHZ e FM 104,1. O período de transição foi definido pelo próprio Ministério, quando editou a Medida Provisória, como forma de ajudar na transição.
Criada em 4 de outubro de 1959, a Rádio Pajeú é a primeira emissora do Sertão de Pernambuco. Fundada pelo Bispo Diocesano Dom Joao José da Mota e Albuquerque , é emissora da Diocese de Afogados da Ingazeira. A programação tem intensa participação popular, jornalismo local, prestação de serviço, músicas de qualidade e transmissão dos principais eventos da Diocese.
O vereador do Cabo de Santo Agostinho, Arimatéia (PSDB), vem sendo estimulado por empresários, lideranças comunitárias e religiosas, além de alguns deputados a disputar a prefeitura do Cabo em 2020. Arimatéia hoje é o principal personagem da oposição ao governo municipal, uma vez que seu grupo político saiu dizimado das urnas no ano passado. Ele não […]
O vereador do Cabo de Santo Agostinho, Arimatéia (PSDB), vem sendo estimulado por empresários, lideranças comunitárias e religiosas, além de alguns deputados a disputar a prefeitura do Cabo em 2020.
Arimatéia hoje é o principal personagem da oposição ao governo municipal, uma vez que seu grupo político saiu dizimado das urnas no ano passado.
Ele não entrou, por exemplo, na lista dos vereadores que tiveram seus mandatos suspensos pela Justiça por suspeitas de contratação de “funcionários fantasmas” para a casa. Também pediu instalação de comissão para apurar as denúncias contra o prefeito Lula Cabral (PSB), preso em 19 de outubro por suspeita de participar da transferência de R$ 92,5 milhões do Instituto de Previdência do Cabo (Caboprev) para um fundo de investimento composto por ativos de risco.
Em setembro, passou por um susto quando teve a casa assaltada. Objetos, documentos e cartões de crédito foram levados por dois homens. Após a fuga, um deles foi detido pelo Grupamento de Apoio Tático Itinerante.
De acordo com Arimatéia, a ocorrência teve início quando o filho dele, de 26 anos, chegava na residência da família, no bairro da Charneca, e foi abordado por bandidos, que o agrediram. Os homens obrigaram o biólogo a abrir as portas da casa.
José de Arimatéia Gerônimo Santos tem 56 anos e é professor por formação, daí o registro em campanha como Professor Arimatéia. É filho do líder sindical Manoel Gerônimo, nascido em Iguaracy. Na última eleição obteve 2.136 votos, sendo o 11º mais votado.
Zé Pretinho disse estar bem, apenas com sintomas leves Por André Luis O prefeito de Quixaba, Zé Pretinho (Avante), comunicou em suas redes sociais nesta terça-feira (25), que testou positivo para a Covid-19. “Estou bem, só um pouco de incômodo na garganta, mas com fé em Deus logo estarei curado”, informou o prefeito. Zé Pretinho […]
Zé Pretinho disse estar bem, apenas com sintomas leves
Por André Luis
O prefeito de Quixaba, Zé Pretinho (Avante), comunicou em suas redes sociais nesta terça-feira (25), que testou positivo para a Covid-19.
“Estou bem, só um pouco de incômodo na garganta, mas com fé em Deus logo estarei curado”, informou o prefeito.
Zé Pretinho aproveitou para pedir a população que se cuidem, mantenham os protocolos sanitários e não deixem de tomar a vacina. Leia abaixo a íntegra do comunicado:
Meus amigos e amigas, venho aqui informar a todos que infelizmente hoje testei positivo para covid-19. Estou bem, só um pouco de incômodo na garganta, mas com fé em Deus logo estarei curado.
Irei agora manter as recomendações médicas, ficando em casa mantendo o isolamento recomendado.
Aproveito, e peço a toda população que se cuide, use máscara, higienize as mãos, tome a vacina, para que possamos passar por essa pandemia todos bem.
Agradeço o carinho de todos que estão me enviando mensagem, me ligando e dizendo que estão rezando pela minha recuperação, meu muito obrigado. Peço a todos de verdade que se protejam. Meu abraço a todos!
Você precisa fazer login para comentar.