Destaque, Notícias

Pesquisa Folha/IPESPE: Lula tem 57% contra 22% de Flávio em Pernambuco

Por Nill Júnior

Na primeira pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco para o comando do Palácio do Planalto, o presidente e pré-candidato à reeleição Lula (PT) lidera em Pernambuco, com 57% das intenções de voto, contra o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL), que soma 22%.

Na sequência, aparecem com 1% cada os presidenciáveis Ronaldo Caiado (PSD), ex-governador de Goiás; Romeu Zema (Novo), ex-governador de Minas Gerais; Augusto Cury (Avante), escritor; Renan Santos (Missão), empresário, e Joaquim Barbosa (DC), ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-deputado federal Cabo Daciolo (Mobiliza) tem 0%. Nenhum, brancos e nulos somam 10%. Não sabem ou não responderam alcança 5%.

Apoio

A pesquisa perguntou ainda se os eleitores se sentiriam motivados a votar em eventuais pré-candidatos a governador de Pernambuco apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho Flávio Bolsonaro. Para 40% dos entrevistados, o apoio não altera seu voto. Outros 40% dos entrevistados revelaram que o apoio diminui a chance de votar num pré-candidato. Outros 16% anunciaram que a aliança com Bolsonaro aumentariam chance de voto. Não sabem ou não responderam atingiu 5%.

Quando a pesquisa se refere ao apoio do presidente Lula, o apoio aumenta a chance de voto para 45% dos entrevistados. Para 33% das pessoas, o apoio do petista não influenciaria na decisão. Outros 20% afirmaram que diminuiria a possibilidade de voto. Não sabem ou não responderam alcançou 2%.

Avaliação

Sobre a avaliação do governo do presidente Lula, 48% das pessoas entrevistadas classificaram como ótimo ou bom. Já 23% definiram a gestão como regular, outras 27% das pessoas definiram como ruim ou péssimo. Não sabem ou não responderam chega a 2%.

Ao todo, a pesquisa ouviu 1000 pessoas no estado pernambucano entre os dias 11 e 14 de junho deste ano. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE sob os números BR-06997/2022 e PE-07168/2026.

Outras Notícias

Datafolha: aprovação de Bolsonaro sobe para 37%, a melhor do mandato, e reprovação cai para 34%

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu sua melhor avaliação desde o início do mandato, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” no final da noite desta quinta-feira (13). A pesquisa indica alta no número de eleitores que consideram o governo ótimo ou bom (aprovação ao governo) e queda entre os que veem […]

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu sua melhor avaliação desde o início do mandato, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” no final da noite desta quinta-feira (13).

A pesquisa indica alta no número de eleitores que consideram o governo ótimo ou bom (aprovação ao governo) e queda entre os que veem o governo como ruim ou péssimo (reprovação). Os percentuais da pesquisa são: Ótimo/bom: 37%; Regular: 27%; Ruim/péssimo: 34%; Não sabe/não respondeu: 1%.

A pesquisa Datafolha foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Essa taxa de aprovação de 37% é a maior já registrada desde o início do mandato de Bolsonaro.

O instituto também perguntou ao entrevistado se ele confia nas declarações do presidente. O resultado foi: Nunca confia: 41% (anteriormente 46%, 44%, 38%, 43% e 44%); Às vezes confia: 35% (anteriormente 32%, 32%, 37%, 37% e 36%); Sempre confia: 22% (anteriormente 20%, 21%, 21%, 19% e 19%); Não sabe: 2% (anteriormente 2%, 2%, 5%, 1% e 1%).

Sarampo: de doze GERES do Estado, oito já registraram casos suspeitos

Pajeú segue sem nenhuma notificação Por André Luis Até a última segunda-feira (19), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), recebeu cinco resultados laboratoriais positivos para sarampo. Destes, quatro casos estão relacionados a pessoas que participaram de uma excursão para Porto Seguro, na Bahia, sendo dois casos do Recife e dois de Caruaru. O quinto caso […]

Pajeú segue sem nenhuma notificação

Por André Luis

Até a última segunda-feira (19), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), recebeu cinco resultados laboratoriais positivos para sarampo. Destes, quatro casos estão relacionados a pessoas que participaram de uma excursão para Porto Seguro, na Bahia, sendo dois casos do Recife e dois de Caruaru. O quinto caso é de um jovem de 18 anos de Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado.

Além dos cinco casos já confirmados, a SES-PE, acompanha o caso de uma criança de 6 meses, também de Taquaritinga, que possivelmente veio a falecer vítima da doença. Os casos de Taquaritinga não têm ligação com o primeiro grupo, que participou da excursão, o que preocupa mais ainda e fez com que a Secretaria passasse a orientar o reforço na vacinação em algumas cidades.

Casos como estes repercutem e passa a preocupar a população de todo o país. E os moradores da região do Pajeú, será que precisam se preocupar? Para responder esta e outras perguntas, o Debate das Dez da Rádio Pajeú, desta quarta-feira (21), ouviu profissionais ligados a Secretária Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira. Artur Amorim (secretário de Saúde), Madalena Brito (Vigilância Epidemiológica) e Luciana (Coordenadora da Atenção Básica), juntos com a coordenadora da Vigilância em Saúde da X GERES, Alessandra Noé, esclareceram as dúvidas dos ouvintes, além de apresentar um panorama geral da saúde no município. Ouça  a íntegra do debate de hoje clicando aqui.

Alessandra Noé, por exemplo, informou que Pernambuco já tem 245 casos suspeitos de sarampo notificados. Destes, 86 já foram descartados laboratorialmente. Estão em investigação 154 casos com um óbito, que foi a criança de Taquaritinga.

Outra informação importante apresentada pela coordenadora da Vigilância em Saúde da X GERES, é de que das doze regionais de Saúde do Estado, oito já registraram casos suspeitos da doença, dentre as oito, salgueiro notificou um caso suspeito, que ainda não foi confirmado laboratorialmente. A região do Pajeú, não registrou nenhum caso suspeito até agora.

Sintomas – É preciso prestar atenção nos sintomas do sarampo. São eles: febre, manchas avermelhadas, que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite.

Esse cuidado deve ser tomado sem levar em conta a idade ou se a pessoa tomou vacina alguma vez.

Também é preciso ficar em alerta para casos de pessoas com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral.

Segundo a secretaria estadual, no Brasil, os estados com casos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Roraima.

A notificação de caso suspeito de sarampo é obrigatória. Apresentando essa sintomatologia, é importante ir ao posto de saúde mais próximo para receber a devida assistência.

Em Serra Talhada, prefeitura entrega prédio da regulação do Samu

Está pronta a Central de Regulação do SAMU. A Prefeitura de Serra Talhada, entrega a Central do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que atenderá a 35 municípios que integram a 3ª Macro Regional de Saúde, da qual Serra Talhada é a sede. “Conforme anunciamos, está aqui, pronta a Central do SAMU, e é […]

unnamed

Está pronta a Central de Regulação do SAMU. A Prefeitura de Serra Talhada, entrega a Central do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que atenderá a 35 municípios que integram a 3ª Macro Regional de Saúde, da qual Serra Talhada é a sede.

“Conforme anunciamos, está aqui, pronta a Central do SAMU, e é bom que se frise, a melhor e mais bem equipada de todo Nordeste, construída atendendo todos os parâmetros do Ministério”, disse a Dra. Márcia Conrado, nesta sexta-feira (19).

O prédio, que recebe alguns últimos retoques de pintura, já está equipado, com computadores, rádio, alojamento, sala de espera, copa, cozinha, etc.

“Agora é só funcionar, isto agora depende do Estado, da União e dos municípios se adequarem para operar no sistema”, informa Aron Lourenço, secretário adjunto da Saúde em Serra Talhada.

unnamed (2)

De acordo com as informações de Aron, a grande maioria dos municípios não estão preparados, faltando instalarem a central de rádio-comunicação.

“É preciso que  todos os municípios tenham funcionando os rádios operadores, são eles que fazem o contato com a Central e vice versa”, disse Aron e exemplificou: “quando o cidadão ligar para o número 192, a ligação cairá na Central, aqui em Serra Talhada, daqui então a regulação aciona a unidade móvel mais próximo, e é aí que entra a central de rádio, é preciso que os municípios estejam com tudo funcionando para que a Central possa fazer o contato e autorizar  deslocamento da ambulância, enquanto não estiverem prontos, não vamos poder fazer nada”, alerta Aron.

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, informou que irá providenciar a inauguração oficial do espaço, no entanto, o mesmo já está pronto para uso, tão logo os demais municípios satélites estejam operacionais.

“Todo pessoal já está capacitado e esperando, assim que os outros municípios estejam prontos, vamos convocá-los para fazer a Central funcionar, mais uma vez ratifico, estamos entregando o aparelho conforme estipulamos”, finalizou a secretária, Dra. Márcia Conrado.

Pedro Alves acompanha início das obras na Praça Antônio Rabelo

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, acompanhou na manhã desta terça-feira o início das obras de revitalização da Praça Antônio Rabelo. A ação promete transformar completamente o principal espaço público da cidade. A intervenção contempla uma ampla requalificação da Praça da Igreja Matriz e da Praça dos Eventos, que passarão a ser integradas em […]

O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, acompanhou na manhã desta terça-feira o início das obras de revitalização da Praça Antônio Rabelo.

A ação promete transformar completamente o principal espaço público da cidade.

A intervenção contempla uma ampla requalificação da Praça da Igreja Matriz e da Praça dos Eventos, que passarão a ser integradas em um único complexo urbano.

“Estamos iniciando uma obra que representa um novo momento para Iguaracy. Mais do que uma reforma, estamos construindo um espaço moderno, bonito e acolhedor, que será motivo de orgulho para todos os iguaracienses. A população pode acompanhar de perto cada etapa dessa transformação através de nossas redes sociais, porque o resultado será um novo cartão-postal para a nossa cidade”, afirmou Dr. Pedro Alves.

O projeto prevê novo paisagismo, melhorias na mobilidade, espaços de convivência, área destinada aos eventos e uma integração entre as duas praça.

Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira fecha período legislativo 2021

Com a sessão desta terça-feira (30), a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira fechou o período legislativo 2021, totalizando 40 sessões ordinárias, como manda o regimento interno da casa. Os parlamentares aproveitaram a sessão desta terça-feira para fazer uma prestação de contas deste primeiro ano de mandato e agradecer a sociedade afogadense a confiança […]

Com a sessão desta terça-feira (30), a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira fechou o período legislativo 2021, totalizando 40 sessões ordinárias, como manda o regimento interno da casa.

Os parlamentares aproveitaram a sessão desta terça-feira para fazer uma prestação de contas deste primeiro ano de mandato e agradecer a sociedade afogadense a confiança depositada no trabalho do Poder Legislativo.

Também foram aprovados Projetos de Lei enviados pelo Poder Executivo que dispõem sobre o tratamento dos resíduos sólidos em Afogados, pagamento de auxílio no valor de R$800 para os catadores do lixão e concede título de cidadão afogadense ao comerciante, Antônio Aderval Vicente das lojas Ana Maria Calçados.

O Assessor técnico do governo municipal, Elias Silva esteve na Câmara usando a Tribuna para fazer uma explanação sobre o tratamento que será dado ao lixo e a forma de monitoramento para evitar que novos pontos sejam espalhados pela cidade.

A partir deste dia 1º de dezembro Afogados deixará de depositar resíduos sólidos naquela área conhecida como lixão. O governo do estado vai destinar uma verba de R$ 200 mil para que o espaço seja recuperado para instalação de um parque solar.

O anúncio do fim do lixão já havia sido feito pelo prefeito Sandrinho Palmeira há alguns dias atrás e agora o Projeto está saindo do papel.

Após ter cumprido o calendário de sessões neste ano de 2021, a Câmara retorna aos trabalhos no início do ano que vem.