Notícias

“Pernambuco é estratégico no projeto nacional de Lula”, diz Luciana Santos

Por André Luis

Em entrevista à Rádio Cultura do Nordeste, nesta terça (02.08), a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) defendeu a amplitude das alianças firmadas dentro da Frente Popular de Pernambuco, em apoio à pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB). 

De acordo com ela, a coligação – que reúne nove partidos – é importante não só para garantir governabilidade em uma eventual gestão, mas também porque fortalece a estratégia nacional pela vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa presidencial. 

“Essa aliança é a expressão do que temos procurado construir em Pernambuco: o máximo de amplitude em torno da pré-candidatura de Lula [à Presidência] e de Danilo Cabral [ao Governo do Estado], para darmos a solução que o povo espera”, disse. 

“Lula tem consciência da importância dessa aliança estratégica que Pernambuco representa e, por isso mesmo, essa determinação de cravar e consolidar essa construção que foi muito importante para o país, por conta da presença do PSB nacional na vice, com Geraldo Alckmin. É uma construção que vai para além de Pernambuco e fortalece estratégia nacional pela vitória de Lula”, apontou. 

A poucos dias da convenção da Frente Popular, que oficializará seu nome como vice na chapa encabeçada por Danilo, Luciana destacou que a coligação reúne os mesmos partidos que contribuem com as conquistas da gestão Paulo Câmara.  

“É uma tropa que ajuda a dar governabilidade, para Pernambuco avançar nas questões principais desse governo, como ter a melhor educação do país, garantir o melhor combate à covid-19 do país e ter a situação da retomada do equilíbrio fiscal”.

De acordo com a vice-governadora, o debate na campanha deverá ser politizado. “Será o momento de apresentação de projetos, serviços e ideias. E falando de um futuro em que, certamente, teremos outro cenário, com o pré-candidato Lula”, disse. Ela avaliou que Pernambuco poderá voltar a ter o governo estadual em sintonia com a gestão federal, reeditando, com Danilo, a “dobradinha” entre Lula e Eduardo Campos. Para ela, “ponto alto” do desenvolvimento do Estado.

Outras Notícias

Tuparetama: prefeitura inaugura ciclovia nesta sexta-feira

O Governo Municipal de Tuparetama realiza a entrega de mais uma importante obra à população. Nesta sexta-feira (3), a partir das 17h, acontecerá a solenidade de inauguração da Ciclovia João Batista de Souza. A faixa exclusiva para bicicletas interliga o centro da cidade ao Bairro Vila Bom Jesus. Fruto da articulação do vereador Diógenes Patriota […]

O Governo Municipal de Tuparetama realiza a entrega de mais uma importante obra à população. Nesta sexta-feira (3), a partir das 17h, acontecerá a solenidade de inauguração da Ciclovia João Batista de Souza.

A faixa exclusiva para bicicletas interliga o centro da cidade ao Bairro Vila Bom Jesus.

Fruto da articulação do vereador Diógenes Patriota junto ao deputado federal Gonzaga Patriota, o parlamentar destinou a emenda para o município que também disponibilizou uma contrapartida para a construção do equipamento urbano.

O prefeito Sávio Torres afirmou que a via é uma grande conquista e vai garantir mais segurança na locomoção dos ciclistas e realização de práticas esportivas.

A solenidade será transmitida nas páginas oficiais da prefeitura e do gestor: facebook/SavioTorresPrefeito e facebook/PrefeituraDeTuparetama .

Presidente da Câmara acusa Sávio Torres de governar Tuparetama como se estivesse acima da Lei

Segue sem trégua o embate entre Governo e Oposição na política de Tuparetama, um ano e 3 meses depois da eleição municipal. Entenda-se, Governo Sávio Torres e a bancada da oposição que tem maioria na Câmara, liderada pelo Presidente Danilo Augusto. Em nota, o Presidente diz que o município vive uma situação inusitada, pois, diferentemente […]

Segue sem trégua o embate entre Governo e Oposição na política de Tuparetama, um ano e 3 meses depois da eleição municipal. Entenda-se, Governo Sávio Torres e a bancada da oposição que tem maioria na Câmara, liderada pelo Presidente Danilo Augusto.

Em nota, o Presidente diz que o município vive uma situação inusitada, pois, diferentemente do que prevê a Constituição, em seu Artigo 165, que trata da responsabilidade do Poder Executivo em elaborar os Planos e Orçamentos, ou seja, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), LOA (Lei Orçamentária Anual) e PPA (Plano Plurianual), devendo estes serem enviados ao Poder Legislativo (Câmara de Vereadores) para análise e apreciação dos projetos.

Diz o Presidente Danilo que o Prefeito Sávio Torres enviou os referidos projetos ao Poder Legislativo, e estes receberam algumas emendas, e foram aprovadas pela Câmara.

O Prefeito Sávio Torres, descontente, vetou todas as emendas. Não se dando por satisfeito o Prefeito, agindo como se estivesse acima da Lei, resolve ignorar o Poder Legislati vo e em explícita afronta a Lei, a Constituição, adota em sua gestão os Planos e Orçamentos que não foram aprovados pela Câmara.

Assim Sávio Torres faz Tuparetama ter duas LDOs, duas LOAs e duas PPAs, a legal (que passou por todo processo legal) e a que o prefeito utiliza, ilegalmente. A Câmara de vereadores já informou ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público, as ilegalidades praticadas pelo gestor municipal, que além de afrontar a Constituição, causa grande prejuízo a Administração Pública e em especial ao povo do município.

“A Câmara de Vereadores, suprimiu do projeto enviado pelo executivo o artigo que previa que o Prefeito teria a liberdade de aumentar, sem passar pelo crivo do Poder Legislativo, 10% do orçamento, se assim ele quisesse, como também, a Liberdade de suplementar, sem a aprovação do Legislativo nas Secretarias de maior Orçamento, pois é nítida a ilegalidade e a usurpação do poder da Câmara de Vereadores de fiscalizar os Atos da Administração Pública.

Como também, o Prefeito Vetou e não aceitou a derrubada do veto, referente a informação que o Poder Executivo deve prestar, mensalmente a Câmara de Vereadores, sobre o pagamento dos empréstimos do FUNPRETU”, concluiu Danilo.

Temer tem aprovação de 9% e reprovação de 61%, diz Datafolha

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo (30) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB): Ruim/péssimo: 61% Regular: 28% Ótimo/bom: 9% Não sabe: 3% O Datafolha ouviu 2.781 pessoas nos dias 26 e 27 de abril de 2017. A margem de erro […]

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste domingo (30) pelo jornal “Folha de S.Paulo” mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB):

Ruim/péssimo: 61%

Regular: 28%

Ótimo/bom: 9%

Não sabe: 3%

O Datafolha ouviu 2.781 pessoas nos dias 26 e 27 de abril de 2017. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em dezembro, a pesquisa anterior do Datafolha sobre a aprovação do governo Temer apontou que 10% o consideravam bom ou ótimo; 51% o consideravam ruim ou péssimo; e 34% avaliavam o governo como regular.

“Muitas passagens molhadas e estradas ficaram intransitáveis”, diz Luciano Torres sobre as chuvas na ingazeira 

Durante entrevista ao programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú nesta quarta-feira (15), o prefeito de Ingazeira e presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, comentou sobre os impactos das fortes chuvas no município, que registrou precipitações superiores a 100 milímetros em praticamente todas as localidades, tanto na zona rural quanto na sede.  “Aqui, praticamente todas as localidades, […]

Durante entrevista ao programa Rádio Vivo da Rádio Pajeú nesta quarta-feira (15), o prefeito de Ingazeira e presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, comentou sobre os impactos das fortes chuvas no município, que registrou precipitações superiores a 100 milímetros em praticamente todas as localidades, tanto na zona rural quanto na sede. 

“Aqui, praticamente todas as localidades, tanto na zona rural quanto na sede do município, foram registrados mais de 100 milímetros. Isso causou sérios danos nas estradas, especialmente na PE-283, que liga Ingazeira ao distrito de Santa Rosa e em toda a zona rural. Muitas passagens molhadas e estradas ficaram intransitáveis”, afirmou o prefeito.

Luciano Torres destacou que já acionou a Secretaria de Agricultura e o setor jurídico do município para decretar estado de emergência ou calamidade pública, o que permitirá solicitar recursos ao Governo do Estado e à Defesa Civil. “Estamos tomando as medidas necessárias para recuperar as estradas e garantir que a normalidade seja restabelecida o mais rápido possível. A quantidade de chuva foi muito grande nos últimos dias, e isso afetou praticamente todo o município”, concluiu. As informações são da Rádio Pajeú.

 

Caminhada do Forró arrasta multidão e grandes shows marcaram o domingo do São João de Arcoverde

O domingo (22) foi de festa completa em Arcoverde, marcando a nona noite do São João 2025. A programação começou logo no início da tarde com a tradicional Caminhada do Forró, que este ano reuniu mais de 40 mil pessoas no percurso de mais de 4 quilômetros entre a Rádio Agnus Dei e o Polo […]

O domingo (22) foi de festa completa em Arcoverde, marcando a nona noite do São João 2025.

A programação começou logo no início da tarde com a tradicional Caminhada do Forró, que este ano reuniu mais de 40 mil pessoas no percurso de mais de 4 quilômetros entre a Rádio Agnus Dei e o Polo Multicultural. Seis trios elétricos embalaram o público ao som de muito forró, num trajeto que contou com a presença do prefeito Zeca Cavalcanti, da primeira-dama e secretária de Turismo, Esportes e Eventos, Nerianny Cavalcanti, além de diversas autoridades locais e estaduais.

Encerrada a Caminhada, o Polo Multicultural seguiu com uma noite de shows bastante aguardada. O primeiro a subir ao palco foi Geraldinho Lins, que deu as boas-vindas ao público com sucessos consagrados do forró. Na sequência, o grupo Coco Fulô do Barro trouxe a força da cultura popular, com um repertório que celebrou a identidade nordestina.

O cantor Nando Cordel manteve o ritmo com músicas que fizeram o público cantar e dançar, reforçando o clima de festa. Em seguida, Assisão subiu ao palco com sua energia característica, levando forró tradicional e arrastando ainda mais a multidão. Encerrando a programação da noite, a artista Silvia Regina apresentou um show especial, encerrando o domingo com muita animação.

“Com estrutura ampliada, segurança reforçada e uma programação diversificada, a Prefeitura de Arcoverde segue garantindo que o São João 2025 aconteça com organização e valorização das tradições culturais”, diz a municipalidade. A nona noite confirmou o sucesso da festa, consolidando Arcoverde como um dos principais destinos juninos de Pernambuco.