Paulo Câmara indica Lucas Ramos para vice-líder do governo na Alepe
Por Nill Júnior
O deputado Lucas Ramos (PSB) irá assumir a vice-liderança do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O parlamentar aceitou, de pronto, na manhã desta quinta-feira (4), o convite oficial feito pelo líder da bancada na Casa, o deputado Waldemar Borges (PSB), em nome do governador Paulo Câmara (PSB).
Junto com a liderança da base governista, Lucas Ramos vai trabalhar no encaminhamento e defesa das ações do governo na Alepe e na mobilização dos deputados da base de sustentação do governo. “Precisamos dialogar com todos os deputados, dos diversos partidos que formam essa base”, ressaltou o parlamentar.
“O trabalho harmônico entre os dois poderes é o maior desafio. Estou bastante otimista. Vamos conduzir essa função com muita responsabilidade. Nos próximos quatro anos, o estado certamente dará um salto, ainda maior, na qualidade de vida de todos os pernambucanos”, acrescentou Lucas Ramos.
Na manhã de terça-feira (02/02), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Arcoverde realizou encontro de alinhamento para discutir e planejar com os agentes de desenvolvimento comunitário e coordenadores dos CRAS e CREAS, a cerca do diagnóstico da rede no município. Na oportunidade foram discutidos o papel desses profissionais nessa construção, bem como foi […]
Na manhã de terça-feira (02/02), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Arcoverde realizou encontro de alinhamento para discutir e planejar com os agentes de desenvolvimento comunitário e coordenadores dos CRAS e CREAS, a cerca do diagnóstico da rede no município.
Na oportunidade foram discutidos o papel desses profissionais nessa construção, bem como foi analisado o instrumental que será utilizado nas visitas aos equipamentos da Assistência, Saúde e Educação, que começarão a partir da próxima segunda-feira (08/02).
“O diagnóstico atualizado da rede é de fundamental importância para o trabalho em rede”, afirma a secretária de Assistência Social de Arcoverde, Patrícia Padilha.
Em Sessão Especial realizada nesta quarta-feira (4), o Pleno do Tribunal de Contas (TCE-PE) emitiu parecer prévio recomendando à Assembleia Legislativa de Pernambuco a aprovação das contas do ex-governador Paulo Câmara, referentes ao exercício financeiro de 2022. O processo teve como relator o conselheiro Ranilson Ramos. A análise considerou diferentes aspectos da administração estadual, incluindo […]
Em Sessão Especial realizada nesta quarta-feira (4), o Pleno do Tribunal de Contas (TCE-PE) emitiu parecer prévio recomendando à Assembleia Legislativa de Pernambuco a aprovação das contas do ex-governador Paulo Câmara, referentes ao exercício financeiro de 2022. O processo teve como relator o conselheiro Ranilson Ramos.
A análise considerou diferentes aspectos da administração estadual, incluindo gestão orçamentária, financeira, patrimonial e fiscal; áreas essenciais como educação, saúde e segurança pública; além de previdência dos servidores; atuação do terceiro setor; transparência e o cumprimento de recomendações emitidas anteriormente pelo TCE-PE.
A prestação de contas de governo reúne dados contábeis, orçamentários, financeiros e patrimoniais do Poder Executivo, complementados por informações da Secretaria da Fazenda sobre a execução orçamentária e a situação fiscal do Estado. O documento detalha ainda os resultados da administração direta e indireta vinculados ao Orçamento Fiscal, além dos fundos especiais e dos investimentos realizados por empresas estatais dependentes.
VOTO – Em seu voto, o conselheiro Ranilson Ramos destacou que a gestão cumpriu os percentuais constitucionais mínimos de investimento, aplicando 25,55% na manutenção e desenvolvimento do ensino (mínimo exigido 25%) e 18,82% em ações e serviços públicos de saúde (mínimo 12%).
O relator também ressaltou o cumprimento legal de gastos com pessoal. Em 2022, o Poder Executivo estadual destinou 43,3% da Receita Corrente Líquida para essa finalidade, índice inferior ao teto de 49% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
O Balanço Geral do Estado, que inclui os balanços Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e os Demonstrativos das Variações Patrimoniais, também atendeu às exigências legais.
Em cerimônia com auditório lotado, realizada na manhã desta terça-feira, 21 de maio, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, e de mais de 20 ministros e ministras, a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos […]
Em cerimônia com auditório lotado, realizada na manhã desta terça-feira, 21 de maio, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, e de mais de 20 ministros e ministras, a XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi oficialmente aberta.
Os municípios pernambucanos foram representados pelo presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.
Na oportunidade, o presidente Lula prometeu que as demandas da desoneração sejam inseridas no Projeto de Lei (PL) 1.847/2024 e apreciadas pelo Congresso Nacional antes do término do fim da validade da alíquota de 8%, que passou novamente a vigorar com a suspensão de uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, por 60 dias. Como também que o governo apresentará um novo prazo para pagamento das dívidas dos municípios com teto máximo da receita corrente líquida, e diversas outras ações.
Em seu discurso, o presidente Lula reiterou a importância da união dos entes federados para a resolução dos problemas. “Não é possível o país ser rico com cidades pobres”, frisou o presidente lembrando que todas as ações devem ser pensadas para chegarem à ponta, aos municípios.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, lembrou ao governo federal pautas urgentes, como os royalties, e pediu apoio do parlamento. No entanto, ao final de seu discurso, Ziulkoski frisou a importância da prevenção do bem-estar climático do Brasil, com dois anúncios: Instituição do Conselho Nacional de Mudança Climática, a Autoridade Climática Nacional e o Fundo Nacional de Mudança Climática; além da criação do Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, defendeu um consenso na questão da desoneração para que as prefeituras se recuperem, principalmente dos custos pós-pandemia. Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, frisou a atuação da Casa Alta na pauta municipalista, ao lado dos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil.
Rio Grande do Sul
Durante todos os discursos, os gestores e parlamentares lembraram a tragédia no Rio Grande do Sul e foram solidários com o povo gaúcho, resgatando as ações realizadas em prol da minimização dos efeitos. O presidente Lula promoveu 1 minuto de silêncio pelos mortos e desaparecidos nas enchentes, e afirmou que quando as águas baixarem, voltará ao RS para prestar todo o apoio necessário.
No último domingo assistimos a um verdadeiro desrespeito às normas eleitorais e sanitárias na convenção do pré-candidato Flávio Marques. A coligação Por uma Nova Tabira externou o seu repúdio aos atos organizados e praticados pelo grupo situacionista nesse dia. A campanha iniciou no momento errado e de maneira equivocada, desrespeitando os limites da justiça e […]
No último domingo assistimos a um verdadeiro desrespeito às normas eleitorais e sanitárias na convenção do pré-candidato Flávio Marques.
A coligação Por uma Nova Tabira externou o seu repúdio aos atos organizados e praticados pelo grupo situacionista nesse dia.
A campanha iniciou no momento errado e de maneira equivocada, desrespeitando os limites da justiça e da legalidade.
No auge de um momento delicado de saúde pública vimos aglomerações, pessoas sem máscaras e fogos em excesso. Percebemos uma preocupação exacerbada com a demonstração de poder e nenhum tipo de respeito com o povo tabirense.
Não se pode alegar a existência de um ato democrático pois não há democracia na ilegalidade e no abuso de poder. O espaço democrático exige respeito à saúde do povo e o cuidado com a população. Embora a eleição seja a festa da democracia, constituir-se como governo do povo exige muito mais que festejar, exige seriedade e respeito.
A pré-candidata Maria Nelly destacou que o fazer política exige homens e mulheres de responsabilidade. Da mesma forma, a sua equipe jurídica afirma que já tomou e continuará tomando as providências necessárias pelos meios legais adequados.
Além disso, a polêmica continua em virtude do post feito por integrante do alto escalão do poder no Município, onde faz referência à ação impetrada contra a coligação pelas irregularidades da convenção e afirmando que continua orgulhoso dos seus atos.
As advogadas Hérica Nunes e Tassiana Bezerra afirmaram que embora um agente público deboche dos instrumentos legais, continuarão agindo no espaço de legalidade, únicos meios legítimos para se trabalhar.
Ainda, reafirmaram a confiança no judiciário e no Ministério Público: Acreditamos na justiça e sabemos que a resposta virá.
A candidata da Coligação Unidos pelo Brasil à Presidência da República, Marina Silva, concede coletiva de imprensa, às 16h, desta segunda-feira (29), no Caruaru Park Hotel, no município do Agreste. A chapa da Frente Popular na sucessão estadual, Paulo Câmara (Governo), Fernando Bezerra Coelho (Senado) e Raul Henry (vice), acompanharão a correligionária na ocasião. Na […]
A candidata da Coligação Unidos pelo Brasil à Presidência da República, Marina Silva, concede coletiva de imprensa, às 16h, desta segunda-feira (29), no Caruaru Park Hotel, no município do Agreste. A chapa da Frente Popular na sucessão estadual, Paulo Câmara (Governo), Fernando Bezerra Coelho (Senado) e Raul Henry (vice), acompanharão a correligionária na ocasião. Na sequência, a Caravana 40 comandará uma caminhada pelas ruas da cidade e realizam um grande comício na Avenida Rui Barbosa.
Após o ato de Caruaru, Marina e os integrantes da Frente Popular concedem coletiva, às 19h30, no Recife, no Cais da Alfândega, no bairro do Recife. O local também abrigará comício da chapa que vai mudar o Brasil e fazer Pernambuco seguir avançando no caminho das transformações.
Você precisa fazer login para comentar.