Notícias

“Patriota está submetido a cuidados mais intensivos”, diz Assessoria

Por Nill Júnior

A assessoria do Deputado Estadual José Patriota (PSB) acaba de soltar nota tratando do quadro de saúde do parlamentar. Patriota está internado em um Hospital na capital pernambucana.

Segundo o blog apurou, o prefeito Sandrinho foi a Recife juntamente com o advogado Carlos Marques. Patriota está acompanhado da esposa Madalena e dos filhos. Veja nota:

“Em atualização ao quadro de saúde do deputado estadual José Patriota, vimos informar que o tratamento segue os procedimentos indicados pela equipe médica.

Neste momento, Patriota encontra-se em Recife, submetido a cuidados mais intensivos.

O quadro é considerado estável e natural para o estágio do acompanhamento. Seguimos firmes e confiantes na constante evolução. A família agradece por toda atenção e solidariedade”.

Outras Notícias

Sertão do Pajeú se aproxima dos 450 óbitos por Covid-19

Brejinho, Carnaíba e Tabira confirmaram novos óbitos pela doença. Por André Luis De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta quarta-feira (28), a região registrou 151 novos casos positivos, 67 recuperados e 3 novos óbitos por Covid-19.  Agora o Sertão do Pajeú conta com 23.617 casos confirmados, 22.635 […]

Brejinho, Carnaíba e Tabira confirmaram novos óbitos pela doença.

Por André Luis

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados pelos municípios do Sertão do Pajeú nesta quarta-feira (28), a região registrou 151 novos casos positivos, 67 recuperados e 3 novos óbitos por Covid-19. 

Agora o Sertão do Pajeú conta com 23.617 casos confirmados, 22.635 recuperados (96,20%), 449 óbitos e  533 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú:

Afogados da Ingazeira registrou 32 novos casos positivos. O município conta com 3.888 casos confirmados, 3.644 recuperados, 52 óbitos e 192 casos ativos. 

Brejinho registrou 28 novos casos positivos, 6 recuperados e 1 novo óbito. O município conta com 545 casos confirmados, 506 recuperados, 11 óbitos e 28 casos ativos. A Secretaria de Saúde não deu detalhes sobre o óbito ocorrido.

Calumbi  registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 406 casos confirmados, 391 recuperados, 3 óbitos e 12 casos ativos da doença.

Carnaíba  registrou 19 novos casos positivos e 1 novo óbito. O município conta com 1.259 casos confirmados, 1.149 recuperados, 27 óbitos e 83 casos ativos da doença. O óbito confirmado estava em investigação e trata-se de paciente do sexo feminino de 63 anos.

Flores registrou 1novo caso positivo e 2 recuperados. O município conta com 839 casos confirmados, 780 recuperados, 29 óbitos e 30 casos ativos. 

Iguaracy registrou 2 novos casos confirmados e  2 recuperados. O município conta com 584 casos confirmados, 559 recuperados, 20 óbitos e 5 casos ativos. O novo óbito trata-se de paciente de  caso confirmado e estava internada na UTI do Hospital Regional Emília Câmara.

Ingazeira registrou 3 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 256 casos confirmados, 239 recuperados, 2 óbitos e 15 casos ativos.

Itapetim registrou 5 novos casos positivos e 2 recuperados. O município conta com 887 casos confirmados, 858 recuperados, 20 óbitos e 9 casos ativos. 

Quixaba registrou 1 novo caso positivo. O município conta com 332 casos confirmados, 316 recuperados, 12 óbitos e 4 casos ativos. 

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 9 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 430 casos confirmados, 410 recuperados, 10 óbitos e 10 casos ativos. 

Santa Terezinha registrou 1 novo caso positivo e 1 recuperado. O município conta com 744 casos confirmados, 714 recuperados, 24 óbitos e 6 casos ativos. 

São José do Egito registrou 9 novos casos positivos e 3 recuperados. O município conta com 1.743 casos confirmados, 1.686 recuperados, 33 óbitos e 24 casos ativos. 

Serra Talhada registrou 34 novos casos positivos e 38 recuperados. O município conta com 8.155 casos confirmados, 7.951 recuperados, 133 óbitos e 71 casos ativos da doença. 

Solidão registrou 3 novos casos positivos e 6 recuperados. O município permanece com 391 casos confirmados, 385 recuperados, 2 óbitos e 4 casos ativos.

Tabira registrou 4 novos casos positivos, 1 recuperado e 1 novo óbito. O município conta com 2.083 casos confirmados, 2.039 recuperados, 28 óbitos e 13 casos ativos. 

Triunfo registrou 2 novos casos recuperados. O município conta com 724 casos confirmados, 693 recuperados, 24 óbitos e 7 casos ativos. 

Tuparetama registrou 1 novo caso recuperado. O município conta com 349 casos confirmados, 310 recuperados, 19 óbitos e 20 casos ativos da doença.

Jornalista defende nome de Adelmo Moura

Por Cláudio Soares, ao Blog do Magno* O Sertão do Pajeú, uma região rica em cultura e desafios, anseia por um representante na Assembleia Legislativa, que compreenda suas necessidades e lutas. Nesse cenário, o nome de Adelmo Moura, ex-prefeito de Itapetim por quatro mandatos, se destaca como uma pré-candidatura forte e comprometida com o futuro […]

Por Cláudio Soares, ao Blog do Magno*

O Sertão do Pajeú, uma região rica em cultura e desafios, anseia por um representante na Assembleia Legislativa, que compreenda suas necessidades e lutas.

Nesse cenário, o nome de Adelmo Moura, ex-prefeito de Itapetim por quatro mandatos, se destaca como uma pré-candidatura forte e comprometida com o futuro da nossa gente.

Adelmo Moura é reconhecido por sua notável experiência e pela habilidade de articular políticas que fazem a diferença no cotidiano da população. Sua trajetória política é marcada por conquistas e uma profunda compreensão dos desafios que o Sertão enfrenta.

A proximidade com a família do atual prefeito do Recife, João Campos, e seu trânsito no cenário político da capital pernambucana são diferenciais valiosos que podem abrir portas para a obtenção de recursos e investimentos essenciais para nossa região.

Com raízes na Frente Popular, que teve como ícone o ex-governador Miguel Arraes, Adelmo construiu relações consistentes com figuras influentes da política pernambucana, como o saudoso Eduardo Campos, de quem foi amigo pessoal. Essa vasta rede de contatos, cultivada ao longo de décadas, posiciona Adelmo como um verdadeiro articulador político, capaz de defender e promover os interesses do Sertão do Pajeú com eficácia.

Diante das demandas da população, a pré-candidatura de Adelmo Moura surge como uma oportunidade de renovação e esperança. Ele representa não apenas uma voz forte para o Sertão, mas também um compromisso autêntico com a política local, sempre focado em atender as necessidades e aspirações da nossa gente.

Se a sociedade civil e as lideranças políticas se unirem em torno dessa candidatura, o Sertão do Pajeú pode vislumbrar um futuro mais promissor, com a representação que tanto clama.

Adelmo Moura, com sua experiência, dedicação e amor pela sua terra, é a escolha certa para fortalecer a voz dos sertanejos na Assembleia Legislativa e garantir que nossas necessidades sejam ouvidas e atendidas.

*Advogado e jornalista

Danilo Cabral assina projetos para a nova legislatura

O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), numa ação conjunta com o colega Alessandro Molon (PSB-RJ), protocolou projetos que tratam sobre ações discutidas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, como o registro de posse de arma de fogo e a regulamentação da Lei de Acesso à Informação. Os parlamentares também apresentaram propostas relacionadas à mineração. O […]

O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), numa ação conjunta com o colega Alessandro Molon (PSB-RJ), protocolou projetos que tratam sobre ações discutidas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, como o registro de posse de arma de fogo e a regulamentação da Lei de Acesso à Informação. Os parlamentares também apresentaram propostas relacionadas à mineração.

O primeiro projeto de lei dispõe sobre o registro de posse de arma de fogo, que segundo os socialistas, foi desrespeitado pelo governo federal, indo contra o que já foi decidido pelo colegiado. Segundo os parlamentares, fica evidente que o decreto altera a finalidade do Estatuto, extrapolando – em muito – a mera regulamentação, e indo de encontro ao espírito da lei que supostamente regulamenta.

Danilo e Molon, em um Projeto de decreto legislativo (PDC), pedem a revogação do decreto da Lei de Acesso à Informação, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em janeiro. Para eles, somente o Congresso Nacional poderia alterar o mérito da Lei, ampliando ou restringindo seu escopo. Ao fazê-lo por meio de decreto, o governo fere de morte o devido processo legislativo.

Já em relação à mineração, os deputados socialistas protocolaram proposta que visa garantir a execução orçamentária e financeira das atividades de fiscalização e monitoramento de barragens, previstas para serem executadas com recursos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Seguindo a mesma lógica, Molon também protocolou um projeto de lei que estabelece princípios e regras específicos para barragens destinadas à acumulação ou à disposição final ou temporária de rejeitos e resíduos industriais ou de mineração e a barragens de água ou líquidos associados a processos industriais ou de mineração.

Segundo Danilo Cabral, a iniciativa busca sanar acontecimentos como o crime ambiental da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. “Os projetos de lei buscam regulamentar a situação das barragens, com o objetivo de impedir que mais crimes como esse aconteçam”, explica.

São José do Egito: Festa Universitária começa nesta quinta

A cidade de São José do Egito vai vivenciar a partir desta quinta-feira (17) e vai até o próximo domingo (20), mais uma edição da sua tradicional Festa Universitária. A festa, que chega à 52ª edição está recebendo um suporte  tido como histórico pela Prefeitura Municipal, patrocinadora integral para a realização do evento. O gestor […]

A cidade de São José do Egito vai vivenciar a partir desta quinta-feira (17) e vai até o próximo domingo (20), mais uma edição da sua tradicional Festa Universitária.

A festa, que chega à 52ª edição está recebendo um suporte  tido como histórico pela Prefeitura Municipal, patrocinadora integral para a realização do evento.

O gestor Fredson Britto autorizou um apoio de cerca de R$ 1 milhão. Outra novidade marcante este ano é a realização de um Dia Gospel, que abre oficialmente a festa e também acontece pela primeira vez, integrando o calendário do evento.

A programação acontece em dois polos: o Pátio de Eventos e o tradicional Barracão Universitário, reunindo nomes da música regional, forró, sertanejo, cultura popular e gospel.

Nesta quinta, a programação traz a noite gospel, com Samuel Mariano e Banda Ornar. Na sexta, 18, Nadson o Ferinha, Noda de Caju,Kaynan e Kauê. No sábado, 19 de julho, Michelli Andrade, Pedrinho Pegação e Banda Encantu´s. E no domingo, 20 de julho, Trio e Banda Asas da América.

No Barracão Universitário, festival de cantadores, cavalgada, corrida, mesa de glosas, banda de Pífanos, serenata, ciranda, carro de Otoni, lançamentos de livros e muito mais. Na grade cultural, Luiz Barbinha (dia 17), Amazan (dia 18), Assisão (19) e Petrúcio Amorim (20).

Além da prefeitura de São José do Egito, a organização anuncia apoio de Governo de Pernambuco, Empetur, Fundarpe e Pitu.

Lucas Ramos quer regulamentação de Food Trucks

Nos últimos anos, Pernambuco registrou um aumento no número de food trucks e parques gastronômicos em atividade nos centros urbanos. Este tipo de empreendimento saltou em meio à crise econômica, em grande parte, por representar uma alternativa para geração de emprego e renda. Mas o crescimento da oferta levantou a necessidade do ordenamento do serviço. […]

lr

Nos últimos anos, Pernambuco registrou um aumento no número de food trucks e parques gastronômicos em atividade nos centros urbanos. Este tipo de empreendimento saltou em meio à crise econômica, em grande parte, por representar uma alternativa para geração de emprego e renda.

Mas o crescimento da oferta levantou a necessidade do ordenamento do serviço. “A falta de regulamentação dos food trucks pode trazer inúmeros problemas para a sociedade”, salienta o deputado estadual Lucas Ramos (PSB), autor de um projeto de lei que normatiza a atividade no estado.

O texto do projeto sugere que os alimentos comercializados sigam as exigências sanitárias, que os veículos atendam às normas do trânsito e estejam de acordo com os Planos de Prevenção Contra Incêndios. “A segurança de quem compra e quem vende precisa estar em primeiro lugar para que a atividade cresça ainda mais em Pernambuco”, afirma o deputado.

A proposta também institui que para funcionar em via pública os food trucks precisam estar formalizados com inscrição da sociedade empresarial ou do empresário individual antes do início da atividade comercial. Para atuar em ambiente privados, será exigida uma licença prévia de órgãos municipais. “Os veículos precisam apresentar localização, informar se são estacionários ou móveis, dias e horários de funcionamento para que a ocupação das vias públicas seja ordenada”, explica Lucas. “Nossa intenção é evitar problemas com o meio ambiente e a mobilidade urbana”, complementa.

O PL está em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco e aguarda votação em plenário. “Estamos certos de que nossa proposta contará com o apoio dos parlamentares. É de interesse de todos que o serviço prestado pelos food trucks seja o melhor possível”, destaca Lucas.