Notícias

Oposição convocará audiência pública sobre caos no sistema prisional em Pernambuco

Por Nill Júnior

100_5255

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa (Alepe) vai convocar o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, para uma audiência pública logo após o recesso, em fevereiro, para que o Governo do Estado possa explicar o atual quadro de calamidade no sistema prisional de Pernambuco.

Matéria veiculada na manhã desta quinta-feira (06), no Bom Dia Brasil (TV Globo), flagrou detentos circulando livremente com armas brancas no pátio de uma das unidades do presídio Frei Damião de Bozzano – antigo Aníbal Bruno -, o maior de Pernambuco. “As imagens reforçam um quadro de completa falência do sistema prisional de nosso Estado, que já tinha sido inclusive apontado por relatório realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco”, afirma o futuro líder da oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB).

O parlamentar também lembra que há pouco menos de um mês membros do Conselho Federal da OAB estiveram em Pernambuco para vistoriar as unidades prisionais do Estado e que o Ministério Público Estadual pediu a intervenção no antigo Aníbal Bruno por conta da superlotação carcerária. “Os presídios de Pernambuco são hoje verdadeiros centros de descompromisso com a cidadania. Existe inclusive um número expressivo de presos aguardando julgamento encarcerados, vivendo em condições precárias”, aponta.

Silvio Costa Filho também cita o caso do presídio de Itaquitinga – que está com as obras paradas desde 2012 e poderia abrigar hoje mais de 3 mil detentos – como um exemplo a mais do descaso do poder público com o sistema prisional do Estado. “Some-se a tudo isto a falta de atenção com os agentes penitenciários e com todos aqueles que trabalham no sistema prisional e que no exercício de sua atividade profissional estão submetidos à falta de segurança e à todo tipo de precariedade. Hoje eles recebem um dos piores salários do Brasil. Queremos uma posição do Governo do Estado sobre todo este quadro de falência”, finaliza.

Outras Notícias

Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde comemora aniversário no dia 21

Por Juliana Lima – Núcleo de Comunicação do Cecor Fundada em 2006, a Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Pajeú, comemora oito anos de resistência e respeito à natureza no próximo dia 21 de julho. Dedicada aos agricultores e agricultoras familiares, a programação tem muito forró pé de serra, alegria e […]

1010234_350253378433802_1350462810_n (1)

Por Juliana Lima – Núcleo de Comunicação do Cecor
Fundada em 2006, a Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Pajeú, comemora oito anos de resistência e respeito à natureza no próximo dia 21 de julho. Dedicada aos agricultores e agricultoras familiares, a programação tem muito forró pé de serra, alegria e comidas típicas.
Programação
06h00 | Abertura da feira e café da manhã;
08h00 | Atrações culturais: Quadrilhas Juninas, forró pé de serra e apresentação da Banda do Grupo da Terceira Idade Voz da Experiência;
09h30 | Fala da coordenação e instituições que apoiam a feira;
10h00 | Parabéns, corte do bolo, rifa e sorteio de brindes;
10h30 | Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Relógio hoje tensiona todos, diz presidente do PT de Pernambuco

Do blog de Jamildo O presidente do PT de Pernambuco, Bruno Ribeiro, afirmou neste domingo (10) que o partido segue com duas opções no Estado: ter candidatura própria ou apoiar a campanha do governador Paulo Câmara (PSB) à reeleição. A executiva nacional do partido aprovou nesse sábado (9) uma resolução em que as possíveis alianças […]

Foto: Paulo Veras/JC

Do blog de Jamildo

O presidente do PT de Pernambuco, Bruno Ribeiro, afirmou neste domingo (10) que o partido segue com duas opções no Estado: ter candidatura própria ou apoiar a campanha do governador Paulo Câmara (PSB) à reeleição.

A executiva nacional do partido aprovou nesse sábado (9) uma resolução em que as possíveis alianças com PSB e PCdoB são consideradas prioritárias para os petistas e que, se o acordo for formalizado para a campanha presidencial, os palanques estaduais deveriam seguir a mesma orientação. “É prioridade do PT nacional, do próprio Lula, mas ainda não tem nada definido”, disse.

“Até ela (a aliança) se caracterizar, seguimos nosso caminho. As pesquisas internas revelam boa posição do partido, de Lula, em Pernambuco. A pré-candidatura de Marília (Arraes) está claramente bem posicionada. Se a aliança se efetivar, vamos avaliar, nós e a nacional, como ela vai se reproduzir”, afirmou Bruno Ribeiro.

Pessoalmente, ele avalia que, apesar de os encontros estaduais terem sido colocados pela nacional para acontecerem até o fim de julho, a posição deve ser tomada antes. “O relógio hoje tensiona todos. A tendência não é que esse diálogo se alongue tanto. Acredito que terá definição no curto prazo para consolidar a aliança ou não”, opinou. “Seguramente o objetivo do PT é construir uma aliança nacional”.

Na resolução, o PT admitiu abrir espaço na composição da chapa majoritária para os dois partidos com que têm crescido as articulações de aliança: PSB e PCdoB. “Essa construção passa pela indicação do candidato a vice-presidente em entendimento com os partidos aliados”, afirma o documento.

O PSB não tem candidatura própria lançada ao Palácio do Planalto após a desistência do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa. Enquanto isso, o PCdoB lançou a deputada estadual Manuela D’Ávila para a disputa, em ato com a participação do próprio Lula. Ambos os partidos têm conversado também com o PDT, que tem como presidenciável Ciro Gomes.

Antes, na negociação com o PSB, era proposta uma aliança nos 11 estados, incluindo Pernambuco, mas não uma coligação nacional. “Cada lado numa negociação precisa colocar suas prioridades. Ainda não está decidido”, afirmou Bruno Ribeiro.

Aliada de Marília Arraes, deputada estadual Teresa Leitão informou nesse sábado, após a reunião da executiva nacional, que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, havia sugerido a Ribeiro retirar as outras duas pré-candidaturas ao governo hoje postas, a do deputado estadual Odacy Amorim, que já cogita desistir da disputa, e a do militante José de Oliveira.

“Não confirmo que têm candidaturas a serem retiradas”, respondeu o presidente estadual do PT ao ser questionado sobre o assunto. “Gleisi deu várias orientações ao PT, sugestões, e eu não vou comentá-las na imprensa”.

São José do Egito: Prefeitura desativa centro de testagem da Covid

Por André Luis A prefeitura de São José do Egito, informou em suas redes sociais que o centro de testagem da Covid-19 que funcionava no prédio do Centro de Saúde da Mulher foi desativado. Segundo a Prefeitura, a decisão se baseia na diminuição dos casos confirmados da doença no município. Nos últimos sete dias, 14 […]

Por André Luis

A prefeitura de São José do Egito, informou em suas redes sociais que o centro de testagem da Covid-19 que funcionava no prédio do Centro de Saúde da Mulher foi desativado.

Segundo a Prefeitura, a decisão se baseia na diminuição dos casos confirmados da doença no município.

Nos últimos sete dias, 14 pacientes que haviam testado positivo para a covid-19, passaram pelo período de monitoramento e estão livres da doença. Nessa semana, nossas unidades de saúde realizaram 85 exames para a detecção do novo coronavírus e apenas cinco casos foram confirmados. 

São José do Egito conta com 5.377 casos confirmados, 5.312, recuperados, 5 em recuperação e foram 60 óbitos da doença.

Ainda segundo a Prefeitura, a partir desta segunda-feira (15), as pessoas que apresentarem os sintomas da Covid deverão procurar o seu PSF para realizar o referido teste. 

Sertânia: prefeito envia proposta de reajuste do piso dos professores à Câmara

O Prefeito Guga Lins encaminhou à Câmara de Vereadores de Sertânia o Projeto de Lei que autoriza o reajuste de 11,36% para os professores da Educação Básica. A partir do próximo mês de maio, profissionais do magistério público da Educação Básica receberão valor referente ao novo Piso Nacional. O reajuste corresponde ao índice do Ministério […]

PREFEITO-GUGA-LINSO Prefeito Guga Lins encaminhou à Câmara de Vereadores de Sertânia o Projeto de Lei que autoriza o reajuste de 11,36% para os professores da Educação Básica.

A partir do próximo mês de maio, profissionais do magistério público da Educação Básica receberão valor referente ao novo Piso Nacional. O reajuste corresponde ao índice do Ministério da Educação (MEC) para servidores que cumprem 40 horas de trabalho.

A Secretária de Educação, Marisa Valéria, fala sobre a conquista para a categoria. “O governo Guga Lins vem mantendo a valorização dos professores, isso dignifica a categoria e mostra toda a preocupação do prefeito a educação do município”, disse em nota.

Nos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, a Prefeitura de Sertânia firma que vem cumprindo integralmente o reajuste, aumentando o salário dos cerca de 350 professores municipais, aumentos esses que correspondem a 40,66%.

Em 2015, foi aprovado o Plano Municipal de Educação – PME, planejamento de forma democrática e participativa para os próximos dez anos. O PME trata do conjunto da educação, no âmbito Municipal, expressando uma política educacional para todos os níveis, bem como as etapas e modalidades de educação e de ensino.

Madalena encerra o Prefeitura nos Bairros em Boa Esperança‏

Nesta quarta-feira, dia 20, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, encerrou mais uma edição do Prefeitura nos Bairros, pelo Boa Esperança. Estiveram presentes os vereadores Célia Cardoso, Sargento Siqueira, Paulo Wanderley, Warley Amaral e Luíza Margarida, além dos secretários da Municipalidade. A programação de encerramento contou com a apresentação cultural da Banda Musical Professor Carlos Torres […]

Boa Esperança 3

Nesta quarta-feira, dia 20, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, encerrou mais uma edição do Prefeitura nos Bairros, pelo Boa Esperança. Estiveram presentes os vereadores Célia Cardoso, Sargento Siqueira, Paulo Wanderley, Warley Amaral e Luíza Margarida, além dos secretários da Municipalidade.

A programação de encerramento contou com a apresentação cultural da Banda Musical Professor Carlos Torres da Escola Monsenhor José Kehrle e do Coral da Escola Municipal Barão do Rio Branco, além da performance do cantor Junior Rios, do Vaqueirões do Forró.

Durante a abertura da solenidade, a prefeita falou de sua satisfação de voltar ao Boa Esperança, trazendo obras e serviços, e ainda ressaltou as obras de saneamento, calçamento e asfaltamento na principal avenida e mais quatro ruas do bairro.

Nesta edição do programa foram espalhadas urnas para conhecer as necessidades das pessoas.

Os moradores reclamaram da iluminação pública,  reivindicaram a construção de uma passarela na BR 232, pediram  uma praça no bairro,  lixeiras públicas,  o calçamento das ruas Jamaica, Bolívia, Equador e Jurandir de Brito, dentre outras demandas.

Madalena respondeu a todas as perguntas feitas e se comprometeu a trabalhar para resolver cada problema.