Notícias

Opinião: O eleitor não quer votar 

Por André Luis

Por Magno Martins 

Duas curiosidades na pesquisa Ibope para governador publicada hoje nos jornais do Estado. A primeira diz respeito ao altíssimo percentual de eleitores que tendem a anular o voto ou votar em branco. Somados os 18% que querem anular o voto aos 6% dos que não quiseram se manifestar, chega-se a 24%, dez pontos a menos do segundo colocado, o senador Armando Monteiro Neto, do PTB. 

Esse fenômeno se observa também na corrida para o Senado brancos e nulos que totalizam 24% somados a mais 10% que dizem não saber ou não quiseram responder chega-se a um total de 34%. Na soma geral entre nulos que totalizam 23% mais 7% que disseram não saber chega-se a 30 pontos percentuais, o que configura um empate técnico com o mais votado Paula Câmara, que tem 35% e em relação a Armando fica praticamente colado – 27%. 

Se em Pernambuco o desencanto do eleitor está acentuado imagine o voto no cenário nacional especialmente a corrida presidencial que é o maior samba do criolo doido já visto em uma eleição para presidente no País. O desfile das beldades vai do língua solta Ciro Gomes ao candidato mais temido – Bolsonaro – pelo retrocesso que tende a ocorrer no País, o Brasil já virou a página da ditadura e as marcas dolorosas de políticos feridos a morte e cassados continuam a povoar a mente de muitos principalmente famílias de políticos torturados. 

Já em relação à votação para o Congresso o que se percebe nas ruas é de uma baixa votação e um surpreendente percentual de eleitores que anularão seus votos devido ao grande desapontamento com a categoria. 

É possível que haja uma renovação alta tanto na Câmara quanto no Senado. Estamos diante da chamada eleição do fim do mundo pelo menos para presidente, já que os candidatos deixam muito a desejar. Outro fato inquestionável é que ninguém sabe a dez dias das eleições em quem votar. Por fim, também inquestionável é a grande liderança de Lula, que enjaulado na cela da polícia Federal está fazendo o poste Fernando Haddad ficar iluminado. Dá para concluir que se o candidato fosse o próprio Lula seria eleito presidente mais uma vez.

Outras Notícias

Cadastro Único promove em Arcoverde a fase de recadastramento do Bolsa Escola

Para beneficiários do Programa Bolsa Escola na cidade de Arcoverde, o Cadastro Único – CadÚnico informa que, para que não haja bloqueios do benefício, é necessário a atualização do cadastro com a declaração atual da escola das crianças, junto com todos os documentos originais das pessoas da residência. O recadastramento segue disponível de segunda a […]

Foto: Divulgação

Para beneficiários do Programa Bolsa Escola na cidade de Arcoverde, o Cadastro Único – CadÚnico informa que, para que não haja bloqueios do benefício, é necessário a atualização do cadastro com a declaração atual da escola das crianças, junto com todos os documentos originais das pessoas da residência.

O recadastramento segue disponível de segunda a quinta-feira, e deve ser feito preferencialmente até o início do ano letivo escolar no município. O Cadastro Único de Arcoverde fica localizado na Rua Antônio Barbosa de Siqueira, n° 73 (no final da rua da Celpe). Outras informações sobre o programa podem ser obtidas através do telefone: 3821-1177.

Rebate da campanha de Raquel no episódio do adesivo pró Bolsonaro é elogiado por marqueteiros

Quem é expert em marketing político está elogiando o contraponto da equipe de marketing da candidata Raquel Lyra no episódio do adesivo de  Bolsonaro em sua camisa, explorado por apoiadores de Marília Arraes. Raquel foi atacada por fazer discurso em Petrolina com um adesivo colado por um bolsonarista. No vídeo e imagens que circularam as […]

Quem é expert em marketing político está elogiando o contraponto da equipe de marketing da candidata Raquel Lyra no episódio do adesivo de  Bolsonaro em sua camisa, explorado por apoiadores de Marília Arraes.

Raquel foi atacada por fazer discurso em Petrolina com um adesivo colado por um bolsonarista. No vídeo e imagens que circularam as redes, ficou claro que ela não percebeu o momento em que o adesivo foi colocado. Seguiu discursando sem notar.

Apoiadores de Marília compartilharam a notícia de que Raquel estava discursando e assumindo seu apoio a Bolsonaro. A campanha de marketing de Raquel tinha pouco tempo pra reagir. Viu e reviu as imagens e percebeu um senhor fantasiado de Papa no meio da multidão.

Foi o gatilho pra que o vídeo rebatesse com bom humor, um elemento que ajuda quando aparece em campanha, a acusação de que Raquel era bolsonarista. Gonzaga Patriota com adesivo de Lula pertinho da candidata foi a cereja do bolo. “O bolsonarista, o lulista, até o Papa: todo mundo quer colar em Raquel”.

“Gente, não adianta tentar colar candidato a presidente na minha campanha. Meu coração é só do povo pernambucano. Meu propósito é unir nosso estado. Na nossa caminhada tem quem vota em Lula, em Bolsonaro e, principalmente, quem quer mudar Pernambuco de verdade”, escreveu Raquel em sua rede social.

Outra peça que vem sendo elogiada foi a que mostra eleitores de Lula e Bolsonaro dizendo votar em Raquel. A cereja do bolo no fim de semana foi Raquel com Márcia Conrado, líder petista, na cidade de Serra Talhada este fim de semana. A estratégia, que parecia ser muito arriscada, parece estar dando certo dentre outros fatores, pela sacada da equipe de comunicação.

Prefeituras sertanejas fazem Natal iluminado para atrair turismo e renda

O lançamento Natal Triunfo 2024 foi um sucesso. A magia dessa linda festa iluminou a cidade e a programação repleta de surpresas encantou a todos. No dia 30, em frente ao Theatro Cinema Guarany houve o grande lançamento, com a presença do prefeito Luciano Bonfim. Em Iguaracy,  o prefeito Zeinha Torres, do PSDB, participou do […]

O lançamento Natal Triunfo 2024 foi um sucesso.

A magia dessa linda festa iluminou a cidade e a programação repleta de surpresas encantou a todos. No dia 30, em frente ao Theatro Cinema Guarany houve o grande lançamento, com a presença do prefeito Luciano Bonfim.

Em Iguaracy,  o prefeito Zeinha Torres, do PSDB, participou do acendimento das luzes de Natal em Iguaracy, ao lado de Juliany Rabelo, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Luciano Santana, secretário de Obras e dos eletricistas e colaboradores que contribuíram para a ornamentação natalina na praça Antônio Rabelo em Iguaracy.

O prefeito destacou a importância das festividades de fim de ano para a comunidade e a alegria que as luzes trazem. Em suas redes sociais, Zeinha comemorou o momento especial e convidou todos a celebrarem juntos essa época.

“É um momento de união e esperança. Que as luzes iluminem nossos lares e corações neste Natal,” escreveu o prefeito em sua postagem.

O acendimento das luzes é uma tradição que marca o início das comemorações natalinas na cidade, trazendo um clima festivo.

 

Tancredo Neves e COHAB II recebem novo posto de saúde.

Os Bairros Cohab II e Tancredo Neves em Serra Talhada, receberam nesta sexta (27) a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde. As novas instalações estão dentro do padrão exigido pelo Governo Federal e realizará diversos atendimentos, como: Consulta e tratamento odontológico, consulta médica, exame preventivo do câncer de colo de útero, imunização (vacinas), distribuição […]

unnamed (3)

Os Bairros Cohab II e Tancredo Neves em Serra Talhada, receberam nesta sexta (27) a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde. As novas instalações estão dentro do padrão exigido pelo Governo Federal e realizará diversos atendimentos, como: Consulta e tratamento odontológico, consulta médica, exame preventivo do câncer de colo de útero, imunização (vacinas), distribuição de preservativos e contraceptivos entre outros procedimentos.

Atento a cada detalhe, o público presente, formado por secretários de governo, diretores, empresários e povo em geral, acompanhou a justa homenagem feita pelo governo municipal, que batizou o prédio com o nome do médico Serra-talhadense Bartolomeu Ignácio de Andrada Oliveira.

unnamed (5)

“É com imensa gratidão que estamos aqui nesta noite. Acredito que onde ele estiver, estará muito feliz”, discursou o Dr. Cleydson Ignácio, referindo-se ao seu pai, o homenageado. “Este reconhecimento é muito importante. Agradeço ao prefeito Luciano Duque e ao Secretário de Saúde Luiz Aureliano”, concluiu Cleydson.

O Secretário Luiz Aureliano lembrou que outras UBS’s serão entregues em breve: “Precisamos produzir equidade, dar mais a quem precisa mais e tenham certeza, estamos dispostos a fazer da saúde de Serra Talhada uma saúde de todos”, declarou o secretário.

unnamed (4)

O prefeito Luciano Duque que orgulha em ser “buscador” de recursos e de ter critérios na aplicação, aposta que a Capital do Xaxado está no caminho de se tornar uma cidade melhor. “Estamos investindo para melhorarmos os atendimentos na rede básica, na média e alta complexidade. Estou convicto que estamos no caminho certo”, disse o prefeito ao fazer uso da palavra.

Serra Talhada inaugura complexo esportivo de R$ 5 milhões na Cohab

A Prefeitura de Serra Talhada e o Ministério da Cidadania inauguraram nesta sexta-feira (11), às 11h, o complexo esportivo Estação Cidadania – Esporte, localizado na Rua Cabo Joaquim da Mata, no bairro da COHAB. O equipamento recebeu investimento na ordem de R$ 5 milhões e homenageia o saudoso capoeirista Nego da Capoeira. A Estação Cidadania-Esporte […]

A Prefeitura de Serra Talhada e o Ministério da Cidadania inauguraram nesta sexta-feira (11), às 11h, o complexo esportivo Estação Cidadania – Esporte, localizado na Rua Cabo Joaquim da Mata, no bairro da COHAB. O equipamento recebeu investimento na ordem de R$ 5 milhões e homenageia o saudoso capoeirista Nego da Capoeira.

A Estação Cidadania-Esporte de Serra Talhada é a primeira unidade do projeto Estação Cidadania entregue no estado de Pernambuco. O equipamento de incentivo à iniciação esportiva possui 3.750 metros quadrados de área construída em um terreno de 7.000 metros quadrados, e conta com diversos espaços para formação de futuros atletas, incluindo quadra reversível, ginásio poliesportivo e estrutura de atletismo, além de área administrativa e estacionamento.

A solenidade de inauguração recebeu o Ministro de Estado da Cidadania, Onyx Lorenzoni, que destacou a importância do projeto e parabenizou o Governo Municipal pela aquisição do equipamento, que é o único em Pernambuco e um dos 84 construídos no Brasil. “Quero parabenizar o prefeito Luciano Duque pela perseverança para poder ter uma obra desse tipo, e que vai transformar tantas vidas. Aqui vai se abrir oportunidade para milhares de jovens, que terão um caminho para uma atividade esportiva e para além disso, vão aprender a trabalhar em equipe, a socializar, se transformando num cidadão ainda melhor”, disse.

O prefeito Luciano Duque agradeceu ao Ministro Onyx Lorenzoni e ao deputado Fernando Monteiro pela liberação dos recursos para a conclusão da obra e falou do orgulho em entregar o equipamento no final de sua gestão. “É um orgulho enorme depois de uma grande batalha concluir esse equipamento ao final do nosso governo. Em 2013 tivemos a oportunidade de acessar essa política do recurso para a construção através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. Mesmo com dificuldades, Serra Talhada foi o único município que conseguiu tirar esse equipamento do papel e está hoje entregando esse equipamento à população”, comentou.

Em virtude dos protocolos sanitários de combate à Covid-19, a solenidade não foi aberta ao público, sendo transmitida ao vivo nas redes sociais da PMST. Além do prefeito Luciano Duque e do ministro Onyx Lorenzoni, o evento contou com a presença do vice-prefeito, Márcio Oliveira; do presidente da Câmara Municipal, Manoel Enfermeiro; da prefeita eleita, Márcia Conrado; dos deputados federais Fernando Monteiro e Fernando Filho; e do senador da República, Fernando Bezerra Coelho.