Notícias

Opinião: O eleitor não quer votar 

Por André Luis

Por Magno Martins 

Duas curiosidades na pesquisa Ibope para governador publicada hoje nos jornais do Estado. A primeira diz respeito ao altíssimo percentual de eleitores que tendem a anular o voto ou votar em branco. Somados os 18% que querem anular o voto aos 6% dos que não quiseram se manifestar, chega-se a 24%, dez pontos a menos do segundo colocado, o senador Armando Monteiro Neto, do PTB. 

Esse fenômeno se observa também na corrida para o Senado brancos e nulos que totalizam 24% somados a mais 10% que dizem não saber ou não quiseram responder chega-se a um total de 34%. Na soma geral entre nulos que totalizam 23% mais 7% que disseram não saber chega-se a 30 pontos percentuais, o que configura um empate técnico com o mais votado Paula Câmara, que tem 35% e em relação a Armando fica praticamente colado – 27%. 

Se em Pernambuco o desencanto do eleitor está acentuado imagine o voto no cenário nacional especialmente a corrida presidencial que é o maior samba do criolo doido já visto em uma eleição para presidente no País. O desfile das beldades vai do língua solta Ciro Gomes ao candidato mais temido – Bolsonaro – pelo retrocesso que tende a ocorrer no País, o Brasil já virou a página da ditadura e as marcas dolorosas de políticos feridos a morte e cassados continuam a povoar a mente de muitos principalmente famílias de políticos torturados. 

Já em relação à votação para o Congresso o que se percebe nas ruas é de uma baixa votação e um surpreendente percentual de eleitores que anularão seus votos devido ao grande desapontamento com a categoria. 

É possível que haja uma renovação alta tanto na Câmara quanto no Senado. Estamos diante da chamada eleição do fim do mundo pelo menos para presidente, já que os candidatos deixam muito a desejar. Outro fato inquestionável é que ninguém sabe a dez dias das eleições em quem votar. Por fim, também inquestionável é a grande liderança de Lula, que enjaulado na cela da polícia Federal está fazendo o poste Fernando Haddad ficar iluminado. Dá para concluir que se o candidato fosse o próprio Lula seria eleito presidente mais uma vez.

Outras Notícias

Câmara de Tuparetama implanta uniformes e crachás para servidores

A Câmara Municipal de Tuparetama implantou o uso de uniformes padronizados e crachás de identificação para os servidores da Casa Legislativa. “A medida tem como objetivo facilitar a identificação dos funcionários pela população e reforçar a imagem institucional do Poder Legislativo Municipal”, destacou a presidência da casa. O presidente da Câmara, vereador Valmir Tunú, afirmou […]

A Câmara Municipal de Tuparetama implantou o uso de uniformes padronizados e crachás de identificação para os servidores da Casa Legislativa.

“A medida tem como objetivo facilitar a identificação dos funcionários pela população e reforçar a imagem institucional do Poder Legislativo Municipal”, destacou a presidência da casa.

O presidente da Câmara, vereador Valmir Tunú, afirmou que a iniciativa busca fortalecer a transparência e a organização no ambiente de trabalho. “O uso de crachás e uniformes padroniza e identifica nossos servidores, melhorando a comunicação com o público e reforçando o compromisso da Câmara com o serviço público de qualidade”, declarou.

Semana será de posses na Diocese de Afogados da Ingazeira

Nesta segunda (20), os padres Miguel Nunes e Daniel Gomes estarão sendo empossados como pároco e vigário paroquial, respectivamente, na Paróquia de Santo Antônio e São João Maria Vianey, em Carnaíba. A partir das 18h acontecerá a concentração e recepção de boas vindas na Escola de Música Maestro Israel Gomes. As informações são do Afogados […]

Tito Barbosa, Alisson nascimento (Rádio Pajeú e Pascom), padre Josenildo e este blogueiro no último Encontro de Fé, na Rádio Pajeú: indo para Serra Talhada

Nesta segunda (20), os padres Miguel Nunes e Daniel Gomes estarão sendo empossados como pároco e vigário paroquial, respectivamente, na Paróquia de Santo Antônio e São João Maria Vianey, em Carnaíba. A partir das 18h acontecerá a concentração e recepção de boas vindas na Escola de Música Maestro Israel Gomes. As informações são do Afogados On Line.

Em seguida caminhada até a Matriz onde ocorrerá a missa de posse, às 19h, presidida pelo bispo dom Egidio Bisol. Na terça (21), será a vez do padre Evandro Oliveira tomar posse na Paróquia de São Sebastião em Quixaba.

Na quarta (22), o padre Otaviano Bezerra vai assumir a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Triunfo. Na quinta (23), a Paróquia de São João Batista, em Mirandiba, receberá o seu mais novo pároco, o Pe. Erinaldo Sultério.

E na sexta (24), fechando as posses na semana, o padre Josenildo Nunes de Oliveira estará sendo empossado como pároco na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Serra Talhada. As missas de posses durante toda essa semana serão sempre às 19h.

Padre Josenildo participou do último programa Encontro de Fé, na Rádio Pajeú, fazendo um balanço de sua condução a frente da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Remédios. O sacerdote evidenciou avanços pastorais e a transição para o padre Gilvan Bezerra, que chega dia 5.

UBSF é inaugurada em Arcoverde

No final da tarde desta terça-feira, 20 de agosto, a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF Carlos Howard Bradley – Boa Vista. A solenidade foi aberta com apresentação especial da Orquestra Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, para o público que se fez presente, constituído […]

No final da tarde desta terça-feira, 20 de agosto, a Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou a Unidade Básica de Saúde da Família – UBSF Carlos Howard Bradley – Boa Vista.

A solenidade foi aberta com apresentação especial da Orquestra Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, para o público que se fez presente, constituído por representantes da sociedade civil, lideranças comunitárias e as equipes de saúde da família Carlos Bradley e Boa Vista, já atuantes anteriormente em imóveis alugados pela gestão municipal e que a partir de agora, contam com um novo e moderno espaço de trabalho.

Com participações da prefeita de Arcoverde, Madalena Britto; do vice-prefeito Wellington Araújo; da presidente do Poder Legislativo, Célia Almeida Galindo; e dos também vereadores Siqueirinha, Luiza Margarida e Cleriane Medeiros, a secretária de Saúde, Andréia Britto, ressaltou em seu discurso a importância em atender os bairros do São Geraldo e da Boa Vista com uma unidade de grande porte.

Recordou também o tempo que iniciou nos serviços públicos do município como cirurgiã-dentista, exatamente no Posto de Saúde Carlos Bradley, que possuía sede na Rua Martins Júnior.

A estrutura física da nova UBSF seguiu o mesmo padrão adotado nas construções de unidades já entregues pela gestão municipal, como as UBSFs da Cidade Jardim e do Jardim Petrópolis.

agregando como serviços disponíveis consultas médicas e exames de pré-natal e citológico, além de vacinas, medicações e curativos, acompanhamento às gestantes, puericultura no atendimento às crianças, testes rápidos de Sífilis e HIV e equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e do Núcleo de Apoio à Saúde das Famílias – NASF, dando suporte aos atendimentos com fisioterapeuta, educador-físico, nutricionista e psicólogo.

Ao meu pai

Por Magno Martins, jornalista Pai não é só para ser lembrado no seu dia com frases de efeito capazes de sensibilizar num faz de conta. Sempre entendi que o Dia dos Pais é data mercantilista, assim como qualquer data para bombar o comércio, como o Dia das Mães.  Quem ama seus pais e os tem […]

Por Magno Martins, jornalista

Pai não é só para ser lembrado no seu dia com frases de efeito capazes de sensibilizar num faz de conta. Sempre entendi que o Dia dos Pais é data mercantilista, assim como qualquer data para bombar o comércio, como o Dia das Mães.  Quem ama seus pais e os tem como inspiração diária, dá atenção, vive presente, rega como se fosse uma florzinha todos os dias pela manhã, à tarde, à noite. Não existe tempo determinado para amar quem nos colocou no mundo, nos amou e nos ama eternamente.

É assim que me relaciono com meu pai Gastão Cerquinha, 97 anos. Foi assim que vivi com minha mãe Margarida até o último dia da sua vida. Eles me ensinaram tudo, me ensinaram a correr atrás dos meus sonhos, me incentivaram a ser a melhor pessoa que eu possa ser. Por isso, o agradecimento eterno, as minhas benções, o derramar de lágrimas nos reencontros, o derramar de lágrimas nas horas que a saudade dá um nó no coração.

Não pude ir, hoje, beijar meu pai em Afogados da Ingazeira, porque tenho a consciência de que vale muito mais a presença frequente e rotineira do que um dia festivo apenas. Ingressei no jornalismo por acaso, mas parece ter sido dádiva divina: é na minha escrita que me enlaço de corpo e alma ao meu pai. Dele, herdei o prazer pela leitura, o amor ao que faço e a vocação para o jornalismo político.

Embora comerciante e servidor público federal, papai abraçou a política com elevado espírito público. Foi até preso acusado de editar um jornal comunista. Tem três livros sobre Afogados da Ingazeira e sua gente. Na vida pública, ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores da nossa terra por quatro mandatos e foi vice-prefeito de João Alves Filho, o Joãozinho, que teve a infelicidade de pôr ao chão o coreto da cidade, símbolo vivo da cultura e da boemia.

Papai me ensinou, mais do que isso, a diferença entre o mau e o bom. Durante a adolescência, era a autoridade que me punha limites aos meus desejos. Adulto, sempre foi e será meu melhor conselheiro e amigo, amigo de todas as horas. Nos momentos de fracasso, meu pai sempre oferece um consolo e uma segurança que não se encontram em nenhum lugar do mundo.

A cada dia, olhando hoje o seu semblante que o tempo se encarregou de mudar, chegam-me recordações de épocas maravilhosas que passei ao seu lado: a primeira viagem ao Recife de trem, seus discursos que trovejavam da tribuna da Câmara, suas manhãs sertanejas ao pé da vaca tirando leite, seu disciplinamento no almoço (os nove filhos tinham que estar sentados à mesa), seu cantar de músicas da sua juventude e, principalmente, o grande amor pelo sertão.

Meu alicerce da vida foi construído, edificado e renovado por ele. O Dia dos Pais talvez sirva para isso, para despertar em nós a consciência de que todos os dias nasceram para reverenciarmos nossos pais. Fale todos os dias que ama seu pai e sua mãe, porque com certeza eles merecem todo esse amor.

Com fotos: MP inspeciona UBS em Serra Branca

O Promotor de Justiça de Carnaíba, Ariano Tércio Silva de Aguiar, esteve recentemente inspecionando a Unidade Básica de Saúde, do povoado de Serra Branca, zona rural de Carnaíba. Na inspeção, foram colhidas informações dos profissionais que estavam trabalhando, e de alguns moradores local. Após denúncia recebida de que na localidade não tinha médico atendendo na […]

O Promotor de Justiça de Carnaíba, Ariano Tércio Silva de Aguiar, esteve recentemente inspecionando a Unidade Básica de Saúde, do povoado de Serra Branca, zona rural de Carnaíba.

Na inspeção, foram colhidas informações dos profissionais que estavam trabalhando, e de alguns moradores local.

Após denúncia recebida de que na localidade não tinha médico atendendo na UBS, o Promotor de Justiça resolveu fazer diligência para verificar a veracidade da denúncia.

Também foram colhidas algumas informações de moradores sobre quais serviços públicos a comunidade estaria precisando, para que o Ministério Público possa atuar.