Notícias

Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro nas praias e interior pernambucano

Por André Luis

Nos quinze primeiros dias de janeiro, as Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, ambas coordenadas pela Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, abordaram 1.590 veículos em blitzes nas praias de Porto de Galinhas, Tamandaré, Recife, Cabo de Santo Agostinho, Goiana e as cidades de Caruaru e Ipojuca.

Juntas, as Operações autuaram 562 condutores por não usar o cinto de segurança, falar ao celular durante a condução do veículo, dirigir sob o efeito de álcool e falta de equipamento de segurança obrigatório. Desses, 53 tiveram o veículo removido para o depósito do Órgão, 91 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, recolhida por recusa ou constatação de alcoolemia.

O objetivo principal da Operação Rota de Fuga é coibir a realização de manobras perigosas por carros e motocicletas tanto nas vias como nas calçadas, colocando em risco a segurança no trânsito, em particular dos pedestres. Além disso, a Operação rompe com o modelo tradicional de blitz estática e mobiliza as equipes, estrategicamente, a fim de impedir a evasão dos infratores. Já a Operação Trânsito Seguro tem como alvo infrações do cotidiano, a exemplo de deixar de usar o cinto de segurança e dirigir falando ao celular, realizando a fiscalização comum nas ruas e avenidas e garantindo o cumprimento das leis.

De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a ampliação do trabalho da OTS e ORF partiu de uma determinação do Governador Paulo Câmara no que se refere as ações de segurança nas praias. “Nossos agentes estão nas ruas para garantir aos cidadãos mais tranquilidade nesses dias de descanso. É importante que cada um faça seu papel e pedimos aos condutores prudência na hora de dirigir, além de não ingerir bebida alcoólica”, enfatizou.

“Muitos condutores já assimilaram a importância de se precaver, mas infelizmente uma parcela ainda insiste em descumprir a Lei e o fazem de forma deliberada, cientes que colocam em risco não apenas a própria vida, mas também a vida de outras pessoas. Por isso, estamos usamos as atividades educativas e fiscalizadoras, e, se for preciso, coercitiva”.

Com o objetivo de alertar os motoristas , técnicos da Coordenadoria de Educação no Trânsito do Órgão, acompanhados dos artistas educadores da Turma do Fom Fom, visitam bares, localizados no litoral, levando óculos que simulam embriaguez, distribuindo bafômetros descartáveis e panfletos esclarecendo os valores e punições para quem usa álcool e dirige. Foi entregue medalha, de forma condecorativa, para o amigo da vez. O objetivo da ação é chamar a atenção para uma mudança de atitude dos condutores que ainda insistem de fazer a mistura do álcool com direção, ampliando os investimentos em educação de trânsito visando expandir as frentes de atuações para atingir crianças, adolescentes, jovens e adultos, com o intuito exclusivo de reduzir consideravelmente o número de acidentes no Estado.

Outras Notícias

Serra: jovem é morto e casal baleado no Borborema

A cidade de Serra Talhada registrou o nono homicídio do ano nesta quinta-feira (23). O crime aconteceu no durante a madrugada na Travessa Luiz Brás da Silva, no Bairro Borborema, vitimando o jovem identificado como Mikerllan Wesley Lima, de 23 anos. Segundo informações apuradas pelo Farol de Notícias, a vítima voltava das festas de São […]

A cidade de Serra Talhada registrou o nono homicídio do ano nesta quinta-feira (23). O crime aconteceu no durante a madrugada na Travessa Luiz Brás da Silva, no Bairro Borborema, vitimando o jovem identificado como Mikerllan Wesley Lima, de 23 anos.

Segundo informações apuradas pelo Farol de Notícias, a vítima voltava das festas de São João na Estação do Forró quando foi surpreendida pelo atirador que chegou em um veículo e efetuou diversos disparos.

Mikerllan foi atingido por quatro disparos e não resistiu. Um casal que estava com ele também ficou ferido e foi socorrido para o Hospam. A mulher foi liberada após atendimento médico e o homem precisou passar por cirurgia.

O jovem tinha passagem pela polícia. O corpo foi encaminhado ao IML de Caruaru. Ainda não há informações sobre a motivação e autoria do crime.

 

Opinião: enfrentando a crise, Serra Talhada cresce na geração de empregos

Por Luciano Duque* Estamos vivenciando um grave momento de crise na economia que tem afetado todo o país, com acentuado reflexo em Pernambuco, visto a partir do aumento da taxa de desemprego. Mas esse cenário não tem nos deixado parados em Serra Talhada, muito pelo contrário, buscamos promover ações e estruturar o nosso município para […]

Por Luciano Duque*

Estamos vivenciando um grave momento de crise na economia que tem afetado todo o país, com acentuado reflexo em Pernambuco, visto a partir do aumento da taxa de desemprego. Mas esse cenário não tem nos deixado parados em Serra Talhada, muito pelo contrário, buscamos promover ações e estruturar o nosso município para assegurar que o desenvolvimento ancore definitivamente aqui em nossa terra.

E com essa vontade típica do nosso povo, Serra Talhada continua crescendo na geração de empregos. No primeiro trimestre de 2019, já registramos 659 novos postos de trabalho, de acordo com os dados do CAGED.

Compreendemos que não poderíamos nos intimidar diante das adversidades e abrimos as portas de Serra Talhada para novos investimentos, que não param de chegar e criar ainda mais vagas no mercado de trabalho e um novo universo de oportunidades para o nosso povo.

Grandes empreendimentos estão sendo construídos em Serra Talhada, como é o caso do Atacadão e do Assaí, acompanhados da construção do shopping e de outras iniciativas que geram oportunidade não só de emprego, mas de formação de mão de obra. Nesse campo, as instituições do Sistema S também enxergam em Serra Talhada uma terra promissora, tanto é assim que o Sest Senat funciona com uma extraordinária estrutura que nos enche de orgulho e o SENAC já se prepara para iniciar a construção do seu mais novo centro educacional, mais um sonho nosso que se realiza.

Somadas a tudo isso, as obras realizadas pelo nosso governo também impulsionam esse ambiente que enfrenta a crise com geração de emprego e renda. Tivemos a capacidade de realizar projetos que foram responsáveis pelo maior canteiro de obras já visto em nossa terra, com investimentos que beiram os 80 milhões de reais só em obras tocadas pela Prefeitura Municipal.

Não é de hoje que Serra Talhada vem sendo reconhecida pela força com que enfrenta dificuldades provocadas no âmbito da economia. O povo da nossa cidade soube encarar os desafios e se desafiar, superando as adversidades e transformando-as em oportunidades. Porque é olhando pra frente que enxergamos novas alternativas. É por isso que o futuro é aqui, em Serra Talhada!

*Luciano Duque é prefeito de Serra Talhada.

Eleição para Deputado fica municipalizada em Salgueiro

Por Thiago Lima A corrida para deputado estadual tem vários nomes em Salgueiro. Quem vem a mais tempo buscando apoios é o ex-vereador Alvinho Patriota. Ele tem andado principalmente com seu irmão, o deputado federal Gonzaga Patriota. Contra Alvinho, o fato de que  ele não conseguiu durante esse tempo o apoio do grupo de situação […]

Por Thiago Lima

A corrida para deputado estadual tem vários nomes em Salgueiro. Quem vem a mais tempo buscando apoios é o ex-vereador Alvinho Patriota. Ele tem andado principalmente com seu irmão, o deputado federal Gonzaga Patriota. Contra Alvinho, o fato de que  ele não conseguiu durante esse tempo o apoio do grupo de situação ou oposição do município. Pode entretanto ter o apoio da família do médico Dr.Assis.

Quem também se apresenta para essa corrida é o empresário Fábio Lisandro, que é rotulado como candidato do prefeito Clebel, o que pode pesar para “Fabinho”, já que o prefeito anda desgastado na cidade. Ele terá o apoio do irmão Flávio Barros que é vereador, e de mais alguns vereadores da base do prefeito no seu palanque.

Por outro lado, a ex-prefeita e ex-deputada federal, Creuza Pereira, colocou seu nome para disputar uma vaga na Alepe, com a máxima de que segue o que o partido decidir. Ela não sabe dizer um não ao grupo e vai para essa disputa quase que por imposição. deve fazer uma casadinha com João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, que disputará uma vaga na Câmara Federal.

Creuza deve ter o apoio dos vereadores do seu partido, exceto, Zé Carlos que tem a tendência de apoiar alguém do segmento evangélico.

Quem corre ainda nessa disputa são os vereadores André Cacau e Bruno Marreca. André só deve ser candidato caso Marília Arraes consiga ser a candidata do PT a governadora para dar uma base de sustentação à candidatura da neta de Miguel Arraes.

Já Bruno Marreca tem dito que é candidato, mas não conseguiu sequer o apoio do seu grupo em Salgueiro. Ele tem buscado apoios em outros lugares e tem aparecido nas comunidades rurais para mostrar seus projetos.

Problema é que por mais importante que seja, o bolo  eleitoral de Salgueiro é pequeno para conseguir eleger tantos nomes. Com isso,  Salgueiro pode ficar sem um representante na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Um, dois, três ou até todos podem boiar…

Primeira pernambucana é vacinada contra Covid-19

G1 PE A técnica em enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19, nesta segunda-feira (18). “Estou um pouco emocionada, porque isso é um momento histórico para mim e todos”, declarou, após receber a dose às 22h05. Ela recebeu a dose em solenidade […]

G1 PE

A técnica em enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19, nesta segunda-feira (18).

“Estou um pouco emocionada, porque isso é um momento histórico para mim e todos”, declarou, após receber a dose às 22h05.

Ela recebeu a dose em solenidade realizada no auditório Jaime Scherb da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade de Pernambuco (UPE), no Centro da cidade. “Só tenho que agradecer a Deus por ter dado essa oportunidade e estamos vitoriosos diante dessa situação. Parabéns a todos.”,

A primeira dose da CoronaVac foi aplicada horas depois de o primeiro lote do imunizante, contendo 270 mil doses, chegar ao Recife na noite desta segunda.

O avião com o carregamento aterrissou no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre às 19h29.

Covid-19: Pernambuco tem recorde de novos casos desde o início da pandemia

Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 3.074 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta quinta-feira (6). O número é um recorde desde o início da pandemia, em março de 2020. A maior notificação de novas infecções era a do dia 1º de abril de 2021, […]

Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 3.074 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) desta quinta-feira (6). O número é um recorde desde o início da pandemia, em março de 2020. A maior notificação de novas infecções era a do dia 1º de abril de 2021, com 2.987.

Entre os confirmados hoje, 144 (4,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.930 (95,5%) são leves. Com os novos registros, o Estado agora totaliza 418.003 casos confirmados da doença, sendo 41.127 graves e 376.876 leves.

Ainda foram confirmados laboratorialmente 52 óbitos, que ocorreram entre 14/11/2020 e essa quarta-feira, 5 de maio de 2021. Com isso, o Estado totaliza 14.385 mortes pela Covid-19.