Notícias

No Dia de defesa do Velho Chico, debate mostra quadro desolador e preocupante

Por Nill Júnior

foto 2

Durante esta semana, a Rádio Pajeú realiza uma série de debates dentro da Semana do Meio Ambiente. Na pauta, a conscientização sobre o papel do São Francisco e seus afluentes, a situação do Rio Pajeú e o encontro promovido pelo Grupo Fé e Política Dom Francisco sobre a degradação do nosso ecossistema, a caatinga.

Hoje, a Pajeú é parceira da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”. Um debate sobre o dia nacional em defesa do Rio São Francisco. A situação do rio e o quadro nas cidades abastecidas pela Adutora do Pajeú também serão debatidos. Os convidados foram Adelmo Santos (Prorural) e Elias Silva (Comitê de Bacias).

foto 1
Equipe do programa Manhã Total (Rádio Pajeú) na campanha em defesa do Velho Chico

Como não poderia ser diferente, houve grande repercussão da notícia fruto de reportagem especial do blog de que é muito baixo o nível de armazenamento de água na Barragem de Sobradinho, que mantém o manancial de Itaparica, onde há a captação para a Adutora do Pajeú.

Elias Silva destacou que o tema já vem sendo amplamente debatido em Comitês ligados ao São Francisco. Ele disse que essa situação já era prevista e que há problemas graves no conjunto dos projetos que retiram água do São Francisco. “O problema é que paralelamente, deveriam estar ndando no mesmo ritmo os projetos de revitalização do Rio e seus afluentes. Os projetos de saneamento estão parados”. Ele chegou em falar nos rumores de que até em cidades onde o projeto está sendo tocado, há risco de paralisação por contingenciamento.

Adelmo Santos lembrou que as civilizações e povos mais inteligentes trataram seus rios adequadamente. “Basta ver rios como o Nilo e Jordão, milenares, que continuam gerando renda e vida nas comunidades em volta deles. Isso porque se viu essa ação como prioritária, o que não acorre com o São Francisco e afluentes como o Pajeú”, desabafou.

 

Outras Notícias

Sebrae promove oficina sobre o E-social em Tabira

O foco foi preparar as empresas para as mudanças implementadas no E-social A Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, em parceria com a Câmara de Dirigentes Logistas do município de Tabira, em Pernambuco, promoveu na última terça-feira (14/05), na Câmara de Vereadores, a Oficina Entendendo o E-social. De acordo com Camilo […]

O foco foi preparar as empresas para as mudanças implementadas no E-social

A Unidade do Sebrae no Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, em parceria com a Câmara de Dirigentes Logistas do município de Tabira, em Pernambuco, promoveu na última terça-feira (14/05), na Câmara de Vereadores, a Oficina Entendendo o E-social.

De acordo com Camilo Melo, analista do Sebrae, o objetivo foi instrumentalizar os empresários, contabilistas e gestores de recursos humanos, para atuarem no atual cenário nas empresas, frente as mudanças que serão implementadas com o E-social. “Esse novo formato, vai interferir, diretamente, nas relações trabalhistas. Com isso, existe a necessidade do conhecimento e atitudes nas tratativas dos vínculos administrativos de todas as rotinas trabalhistas exigidas, desde a admissão de empregados até sua demissão, com o acompanhamento direto dos direitos e obrigações trabalhistas”, explica.

Aberto ao público em geral, o encontro teve como instrutor Irapuan Alves, e contou com a presença de mais de 30 pessoas, ligadas a vários ramos trabalhistas.

Definidos conselheiros tutelares no Pajeú

Ao todo, 3.455 pessoas compareceram à votação para escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Afogados da Ingazeira, um número maior que o da votação anterior. A outra novidade é que a escolha dos cinco nomes teve a recondução de três nomes e uma conselheira que disputou fora. Pela votação final, Simone foi a mais votada […]

7e951e09b96c11e74822b99fcef61f1b
Resultado em Afogados da Ingazeira

Ao todo, 3.455 pessoas compareceram à votação para escolha dos novos Conselheiros Tutelares de Afogados da Ingazeira, um número maior que o da votação anterior. A outra novidade é que a escolha dos cinco nomes teve a recondução de três nomes e uma conselheira que disputou fora.

Pela votação final, Simone foi a mais votada com 1.610 votos, seguida de Danilo (1.508), Patrícia do Abatedouro (1.380),  Romero Moraes (1.231) e Miltinho (1.127). Estes formam o novo Conselho Tutelar da cidade.

Nas suplências, Pedro Rafael (1.122), Alexandre (1.109) e Alani Ramos, atual Conselheira, com 1.105 votos.Esta talvez tenha sido a maior surpresa: Alani era tida como forte concorrente e tinha bom trabalho no Conselho atual. Na sequência, Bel, 1.050, Nice (573), Ivone (564), Maria Rita (435) e Sandra (259).

Em Tabira, candidatos à reeleição, Hominho, que recebeu 2.004 e Geneci do Brejinho, que somou 1.943 foram os candidatos mais votados na eleição do Conselho Tutelar. Os outros eleitos foram Fabiano da Borborema com 1.809, Ednaldo Lima com 1.584 e Lourdinha de Nivaldo 1.533 votos. Os suplentes são Cléo Diniz (1.395 votos),  André da Rádio (1.369) e Andressa de Zé Belo, que recebeu 1.347 votos.

Em Serra Talhada, com 670 votos, Edvan foi o primeiro candidato eleito,  seguido de Cristina com 516 votos, Márcia com 503, Antônio com 334 e Sônia com 232. Ao todo, nove candidatos concorreram a 5 vagas.

“Todos os candidatos passaram por várias etapas para que pudessem chegar a eleição, como: processo seletivo e análise de documento, Com certeza, todos os 9 candidatos estavam aptos a assumirem o cargo, ficando nas mãos dos serra-talhadenses a escolha democrática através da eleição”, explica o Secretário de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial. Durante todo o dia, mais de 3 mil pessoas votaram na Aeset.

Em São José do Egito, Glerinton Guelo teve  423 votos, seguido de Ana de Biró (303), Márcio Lopes ( 250), Pedro Nebrain (227) e Zilma Jucá (224). Em Itapetim, Toinho teve 309 votos, seguido de Bernardo (208), Vinicius Santos (189), João Paulo (176) e Liene (165). Em Brejinho os eleitos foram Edilson de Evinha, Anchieta do Calçamento, Cida de Vatinho, Lucimário Nó e Dê Silva. 

Em Flores, foram eleitos Adiel Estima (1269),  Fabiana (1195), Cristiano da Caiçara (1.146), Edy Silva (1.020) e  Gildo Vieira (955). Em Carnaíba,  integram o Conselho Solange Medeiros (746), Milena Miguel (593), Nenem de Judite  (528), Nanam (501) e Neovanda Gabriel  (435).

Luciano Duque teve agenda na Secretaria Nacional de Habitação‏

O prefeito Luciano Duque esteve na Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, reunido com o chefe de gabinete da secretaria, Tarcísio Cunha, para tratar de investimentos relativos ao programa Minha Casa Rural, e sobre a entrega de mais 500 casas no Bairro Vila Bela. Na conversa com o chefe de gabinete, que representou […]

IMG_3903

O prefeito Luciano Duque esteve na Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, reunido com o chefe de gabinete da secretaria, Tarcísio Cunha, para tratar de investimentos relativos ao programa Minha Casa Rural, e sobre a entrega de mais 500 casas no Bairro Vila Bela.

Na conversa com o chefe de gabinete, que representou a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, o prefeito apresentou a demanda do município para atender também os trabalhadores rurais e os agricultores familiares, através do programa habitacional, que foi criado no âmbito do Minha Casa Minha Vida.

Na ocasião, também foi discutida a entrega de mais quinhentas casas no bairro Vila Bela, solenidade que deve ser marcada para o inicio do segundo semestre. Através da parceria com o Governo Federal, já foram entregues mais de mil casas populares, e outras quase três mil estão em fase de construção, perfazendo um dos maiores programas habitacionais do nordeste, com a 4 mil habitações.

Márcia Conrado alinha novas emendas para Serra Talhada em reunião com Fernando Monteiro

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, cumpriu agenda em Brasília nesta quinta-feira (3) e anunciou, por meio de suas redes sociais, que a cidade está prestes a receber novos investimentos fruto da parceria com o deputado federal Fernando Monteiro. Segundo a prefeita, em reunião realizada na Câmara dos Deputados, ela e Fernando Monteiro discutiram […]

A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, cumpriu agenda em Brasília nesta quinta-feira (3) e anunciou, por meio de suas redes sociais, que a cidade está prestes a receber novos investimentos fruto da parceria com o deputado federal Fernando Monteiro.

Segundo a prefeita, em reunião realizada na Câmara dos Deputados, ela e Fernando Monteiro discutiram a destinação de novas emendas parlamentares definidas no Orçamento, além de organizarem a agenda para os anúncios que serão feitos na próxima semana.

“Serra Talhada nunca volta de mãos vazias quando vamos ao encontro de nosso deputado federal, Fernando Monteiro, em Brasília. Na reunião que tivemos agora à tarde, na Câmara dos Deputados, alinhamos a destinação das novas emendas definidas no Orçamento e organizamos a agenda para os anúncios que faremos na próxima semana”, destacou a prefeita.

Márcia Conrado também ressaltou o compromisso do parlamentar com o desenvolvimento da cidade. “Nosso deputado é comprometido e essa parceria pelo desenvolvimento de Serra Talhada é cada vez mais forte. Muito obrigada, deputado!”, declarou.

Os detalhes sobre as emendas e os investimentos previstos devem ser divulgados nos próximos dias.

Mauro Cid reafirma ao STF que minuta golpista foi discutida no Planalto

Em novo depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ajudante de ordens da Presidência da República, Mauro Cid, voltou a afirmar que integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL) discutiram, dentro do Palácio do Planalto, uma minuta de decreto com teor golpista. Segundo ele, o documento foi apresentado ao então presidente pelo ex-assessor de Assuntos […]

Em novo depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ajudante de ordens da Presidência da República, Mauro Cid, voltou a afirmar que integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL) discutiram, dentro do Palácio do Planalto, uma minuta de decreto com teor golpista. Segundo ele, o documento foi apresentado ao então presidente pelo ex-assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins.

Cid foi ouvido nesta segunda-feira (14) como testemunha no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado e a anulação das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação penal foi dividida em cinco núcleos distintos, de acordo com a suposta atuação dos envolvidos.

No depoimento, Cid reafirmou que Martins teria levado a minuta ao ex-presidente com a intenção de reverter o resultado do pleito. Filipe Martins, por sua vez, nega qualquer envolvimento com a elaboração ou apresentação do documento.

Outro ponto abordado por Cid foi a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos, em 30 de dezembro de 2022. Segundo ele, Martins não constava na lista oficial de passageiros. Esse dado é central para a defesa do ex-assessor, que tenta demonstrar que não saiu do Brasil, contrariando o entendimento do ministro Alexandre de Moraes, que o manteve preso por seis meses por risco de fuga.

A defesa de Filipe Martins afirma que a alegação de viagem internacional foi um dos fatores que fundamentaram a prisão. Para contestar a acusação, os advogados protocolaram duas ações nos Estados Unidos com o objetivo de verificar se há registros de entrada de Martins no país. Eles sustentam que não há qualquer comprovação de que ele tenha deixado o território brasileiro naquele período.